News
Time de Especialistas aponta o caminho para o sucesso na Maratona do Rio
Publicados
3 anos atrásem
De
Redação RRBNa semana do evento, corredores recebem conselhos finais para alcançar seus objetivos sem deixar a saúde de lado. Festival acontece de 8 a 11 de junho com provas de 5K a 63K
Para os milhares de amantes das Corridas de Rua que estão há tempos riscando os dias do calendário, enfim chegou a semana do festival Maratona do Rio, que ocorre de 8 a 11 de junho. E neste momento em que a expectativa cresce dentro de cada um dos 40 mil corredores que participarão do evento, nada melhor do que ouvir os conselhos de quem entende sobre o tema. Por isso, o Time de Especialistas da Maratona do Rio foi acionado para oferecer dicas para melhorar o desempenho e, principalmente, para que esta evolução seja acompanhada de proteção à saúde, como ressalta o ortopedista Dr. Sérgio Maurício:
“A jornada dos que vão participar da Maratona do Rio certamente foi de muito aprendizado, de dores e todos os outros obstáculos que vêm com a preparação para um desafio como este. Costumo dizer que chegar até a linha de largada é mais difícil do que cruzar a linha de chegada. Nos dias que antecedem o evento, é fundamental beber muita água, evitar excesso de álcool e focar em descansar o corpo, com treinos bem leves. Já no dia da prova, é importante não experimentar nenhuma novidade, desde tênis a suplementos. No caso de uma dor durante a prova, sugiro diminuir o pace e ver se a dor some. É muito comum ter dores passageiras em provas de longa distância, mas, se a dor persistir ou aumentar, cuidado!
Insistir na prova pode agravar a lesão”, aconselhou o ortopedista, sem esconder a ansiedade de quem também irá colocar o pé no asfalto para correr a Maratona do Rio. Diretora da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, a Dra. Fabiula Schwartz sublinhou a necessidade de se atentar para as condições climáticas antes, durante e após a prova:
“Entre os principais motivos de atendimentos da equipe médica durante as corridas estão exaustão pelo calor, cãibras, náuseas, vômitos, mialgia, desidratação, hipotermia, taquicardia e as mais diversas formas de dor. Algumas medidas contribuem para evitá-los e ter uma prática saudável. Antes da largada, não subestime o calor e a umidade do Rio de Janeiro: separe boné, filtro solar, escolha roupa adequada para o clima e cuide bem da hidratação. Por outro lado, também não ignore o risco de permanecer com roupas molhadas após a prova. Sim, há risco de hipotermia no Rio de Janeiro, por isso disponha de muda de roupa seca e troque logo após a prova”, comentou a cardiologista, que concluiu com um alerta: “Não ignore os sinais do seu corpo como dor no peito, cansaço desproporcional ao esforço, taquicardia e sensação de desmaio. Caso apareçam antes, durante ou após a prova, procure ajuda imediatamente”.
Um fator estritamente ligado tanto ao desempenho do corredor quanto à sua saúde é a hidratação, e a Dra. Roberta Lima, nutricionista com mais de uma década de experiência no esporte de alto rendimento, detalhou sobre o tema:
“Considerando que a maioria dos corredores tem uma resistência para se hidratar ao longo do percurso, a hidratação que precede a prova acaba sendo uma estratégia importante para minimizar os efeitos negativos causados pela desidratação. Mas também é fundamental ingerir líquidos durante a prova, sendo a recomendação de 400 a 800ml de água por hora a fim de minimizar riscos de comprometer a termorregulação e o desempenho. Vale ressaltar ainda que o suor não é formado somente de líquidos, então, em provas com mais de 2 horas de duração, devemos repor eletrólitos. A reposição de eletrólitos pode ser feita através de bebidas isotônicas, uma estratégia que minimiza os riscos de o corredor desenvolver hiponatremia, que pode gerar sintomas como confusão mental, desorientação, agitação, falta de ar, fala confusa e edema pulmonar”, destacou a nutricionista.
A este respeito, para a tranquilidade dos milhares de corredores da Maratona do Rio, os postos de hidratação ao longo do percurso serão abastecidos com GATORADE®, por mais um ano patrocinador oficial do festival. Além de hidratar os corredores durante as provas, a marca conta com um espaço interativo para atletas e visitantes conhecerem mais sobre o seu portfólio. O local, situado na área Village da Marina da Glória, foi pensado para educar sobrea importância da correta hidratação na prática esportiva, afinal, GATORADE® repõe água e sais minerais perdidos no suor, além de oferecer carboidratos para garantir energia. E ainda, ao colocar em prática seu propósito de incentivar as pessoas a suarem, a marca também irá oferecer aulas de funcional com a aplicação do Sweat Patch – adesivo inteligente que monitora o suor na pratica esportiva e identifica a quantidade de líquido e sódio perdidos no suor para uma recomendação individualizada de hidratação – espaços instagramáveis e conversas com especialistas do time do Instituto Gatorade de Ciências do Esporte (GSSI).
Por fim, a psicóloga Dra. Vanessa Protasio reuniu alguns pontos essenciais para os participantes da prova poderem se basear nesta reta final, pontos que são importantes para manter o equilíbrio em desafios:
“O atleta deve reconstruir pensamentos para diminuir dúvidas e multiplicar a força de enfrentamento das adversidades, mapeando todos os cenários que possam surgir. Neste sentido, o ideal é desenvolver um plano de ação para ampliar a segurança durante a prova, com o estabelecimento de metas para cumprir ao longo do percurso, pois assim o atleta poderá se sentir mais consciente e positivo diante de cada vitória conquistada. É necessário dividir a distância total em blocos menores, de forma a aumentar a percepção de controle sobre novos estímulos”, finalizou a mental coach e também maratonista.
Por: Redação Runners Brasil
Você pode gostar

Como em 1925, ASICS recria a 1ª São Silvestre em corrida inédita por SP

Technogym e World Athletics promovem o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Esteira

Segunda edição da Corrida do Bob Esponja movimenta a capital neste sábado (20)

Vitória recebe pela primeira vez o Circuito das Estações, evento que celebra 20 anos de história em 2026

Circuito das Estações estreia em Ribeirão Preto e celebra 20 anos de história com a energia do interior paulista

Com novidades, New Balance abre as inscrições para a quarta edição da New Balance 15K São Paulo 2026
News
Strava lança aplicativo redesenhado para Apple Watch
Atualização apresenta design focado em performance e adiciona os Segmentos Ao Vivo pela primeira vez no smartwatch da Apple
Publicados
4 meses atrásem
05/09/2025De
Pablo MateusO Strava, aplicativo líder para pessoas ativas, com mais de 150 milhões de atletas no mundo todo, anuncia hoje o lançamento de seu aplicativo redesenhado para Apple Watch. A atualização apresenta uma interface com foco em performance, criada para apoiar os atletas em cada etapa de sua jornada, e traz pela primeira vez Segmentos Ao Vivo para o pulso dos usuários.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Uma nova experiência Strava no Apple Watch
O Apple Watch vem ganhando cada vez mais relevância entre os atletas da comunidade Strava. Em 2024, a plataforma registrou crescimento de quase 20% no número de uploads realizados a partir do dispositivo, com a Apple ocupando as duas primeiras posições entre os preferidos dos corredores (dados do relatório Year in Sport 2024).
Para atender a essa crescente demanda, o novo app do Strava para Apple Watch entrega uma experiência mais intuitiva e direta. As atualizações incluem design focado em performance, com interface renovada que facilita o início rápido das atividades e a visualização de estatísticas claras para manter o ritmo. Isto se acrescenta às estatísticas em tempo real, que apresentam ritmo, distância, tempo e frequência cardíaca de forma simples e acessível, e sincronização simplificada com envio automático e confiável das atividades diretamente para o Strava.
- Como em 1925, ASICS recria a 1ª São Silvestre em corrida inédita por SP
- Technogym e World Athletics promovem o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Esteira
- Segunda edição da Corrida do Bob Esponja movimenta a capital neste sábado (20)
- Vitória recebe pela primeira vez o Circuito das Estações, evento que celebra 20 anos de história em 2026
- Circuito das Estações estreia em Ribeirão Preto e celebra 20 anos de história com a energia do interior paulista

Segmentos Ao Vivo: competição em tempo real no pulso dos atletas
Os Segmentos Ao Vivo do Strava, um dos recursos mais característicos da plataforma, chegam pela primeira vez ao Apple Watch. A funcionalidade permite a competição em tempo real de atletas para bater recordes pessoais ou vencer a comunidade em segmentos populares ou marcados, transformando corridas e pedaladas do dia a dia em experiências ainda mais motivadoras.
Por meio de alertas visuais e táteis, os atletas recebem indicações ao se aproximarem e percorrerem cada segmento, acompanhando em tempo real se estão à frente ou atrás de seu recorde pessoal. Ao final, os resultados são exibidos instantaneamente antes do retorno à tela padrão de gravação.
Todos os atletas do Strava terão acesso a atualizações em tempo real nos Segmentos ao Vivo, e por serem o assinantes, poderão desbloquear funcionalidades adicionais como comparação de performance em tempo real com recordes pessoais, contagem regressiva da distância restante em cada segmento e resultados instantâneos após a conclusão do trecho.
“O Apple Watch se tornou um dispositivo cada vez mais popular entre os atletas no Strava”, afirma Matt Salazar, Chief Product Officer do Strava. “Esse investimento no Apple Watch vai além do registro de treinos – trata-se de entregar os recursos em tempo real e como um jogo que os atletas mais valorizam para se manterem motivados”, disse.
Essa novidade reforça a colaboração contínua entre Apple e Strava, que já havia sido ampliada no início do ano com a integração do Apple Fitness+ ao aplicativo, sempre com o objetivo de oferecer mais valor, inspiração e motivação à comunidade global de atletas.
O aplicativo redesenhado do Strava para Apple Watch já está disponível globalmente na App Store. Assinantes e usuários em teste no iOS podem ainda resgatar até três meses gratuitos do Apple Fitness+.
Sobre o Strava
Strava é o aplicativo para pessoas ativas. Com mais de 150 milhões de atletas em mais de 185 países, vai muito além do registro de treinos — é onde as pessoas evoluem juntas, criando novos hábitos e superando marcas pessoais. Não importa qual é o seu esporte ou como você acompanha sua atividade: o Strava está com você. Encontre sua galera, conquiste seus objetivos e faça cada esforço valer a pena. Comece sua jornada com o Strava hoje mesmo.
Junte-se ao Clube Strava ou siga o Strava no Instagram,X, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn. Visite www.strava.com para mais informações.
Nossas estatísticas:
- Mais de 40% dos atletas que entraram no Strava em 2024 são mulheres
- Membros da comunidade em mais de 185 países
- Mais de 12 bilhões de atividades compartilhadas no Strava
- 51 milhões de atividades enviadas por semana
- Mais de 60% dos concluintes das principais maratonas de 2024 (como Boston, Londres, Paris e NYCM) compartilharam suas corridas no Strava
- Quase 1 milhão de clubes ativos na plataforma
- Mais de 12 bilhões de Kudos dados em 2024
- Mais de 35 milhões de segmentos criados
- Mais de 3.000 atletas profissionais no Strava
- Mais de 12 milhões de fotos e vídeos compartilhados por semana
- Mais de 3.700 organizações parceiras usando o Strava Metro para melhorar suas comunidades
Por: Runners Brasil
News
Usain Bolt estrela nova campanha da linha NITRO™ da PUMA, que agora chega com o novo Velocity NITRO 4
Deviate NITRO 3, Deviate NITRO Elite 3 e outros modelos da família também chegam com novas cores predominantemente com tons azuis
Publicados
4 meses atrásem
05/09/2025De
Pablo MateusA PUMA apresenta a nova atualização da linha NITRO™, com o histórico velocista Usain Bolt como destaque da campanha. O photoshooting aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), durante visita do atleta ao Brasil, reforçando a energia, inspiração e autenticidade da coleção. Como novidade, a marca traz a atualização do modelo Velocity NITRO, que passa da terceira para a quarta versão oferecendo mais tecnologia, responsividade e conforto – tudo isso com 14g a menos que antes.
“Bolt simboliza a união entre o esporte como performance máxima, mas também como forma de autoexpressão, diversão e conexão social, traduzindo perfeitamente o espírito da nossa forma de enxergar o esporte”, destaca a diretora de Marketing, Luciana Soares.

Sobre o novo Velocity NITRO 4
O Velocity NITRO™ 4 é a evolução do modelo versátil da família, feito para corredores de todos os níveis e objetivos. Leve e ágil, o tênis transforma treinos diários, corridas e dias de recuperação em uma experiência fluída e única. Sua entressola completamente em NITROFOAM™, cabedal respirável e o solado PUMAGRIP, destaque absoluto de mercado, garantem o combo de amortecimento leve, máxima responsividade e aderência superior.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

“Gosto de chamar o Velocity NITRO 4 de seu parceiro de treino perfeito. Atualizamos o Velocity com entressola completa em NITROFOAM, tornando-o o tênis mais responsivo da sua categoria. Com toda a tecnologia da entressola e seu design dinâmico, o Velocity transforma cada quilômetro em uma experiência divertida. Independentemente da distância ou do ritmo, o Velocity NITRO 4 mostra como a corrida deve realmente ser sentida”, explica Conor Cashin, gerente sênior de linha de produtos da PUMA.
A família NITRO da PUMA
Junto com a atualização, novas cores dos modelos da PUMA estarão disponíveis para os consumidores. Os ícones da família, o Deviate NITRO 3 e o Deviate NITRO Elite 3, seguem oferecendo a melhor tecnologia para os corredores. Além deles, o Fast-R NITRO Elite 3, tênis mais rápido da família, MagMax NITRO, ForeverRUN NITRO 2 e Electrify NITRO 4 completam a coleção.
A linha NITRO™ da PUMA reforça o compromisso da marca em oferecer amortecimento responsivo, estabilidade e conforto em cada modelo, mantendo a tecnologia NITROFOAM como base para performance máxima. Os modelos são ideais para quem quer unir alta tecnologia à liberdade de expressão na corrida.
- Como em 1925, ASICS recria a 1ª São Silvestre em corrida inédita por SP
- Technogym e World Athletics promovem o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Esteira
- Segunda edição da Corrida do Bob Esponja movimenta a capital neste sábado (20)
- Vitória recebe pela primeira vez o Circuito das Estações, evento que celebra 20 anos de história em 2026
- Circuito das Estações estreia em Ribeirão Preto e celebra 20 anos de história com a energia do interior paulista

Os novos modelos estão disponíveis em PUMA, nas lojas físicas da marca no Morumbi Shopping e Shopping Metrô Tatuapé, além de lojas especializadas como Bayard, Velocità, Keep Running, Running Land, Lebre, Procorrer e Move On.
Por: Runnres Brasil
News
Brasil se torna o país mais social do Strava, com alta de aproximadamente 800% na criação de clubes de corrida na plataforma em um ano
Enquanto Brasil lidera o ranking de crescimento de clubes de corrida na plataforma, número global de clubes triplicou nos últimos 12 meses
Publicados
4 meses atrásem
26/08/2025De
Pablo MateusO Strava, aplicativo voltado para praticantes de atividades físicas, divulgou os resultados de meio do ano em seu relatório anual, o Year in Sport Trend Report, revelando como os usuários estão monitorando atividades e treinando para atingirem suas metas de 2025, e também, o que os mantém motivados.
Reconhecida como a maior comunidade de pessoas ativas do mundo, o Strava oferece insights únicos sobre como as pessoas têm se mantido ativas, e também sobre a transformação contínua dos hábitos de condicionamento físico que não param de evoluir. O relatório Year in Sport Trend Report reúne dados de atividades do mundo todo e de 50 modalidades esportivas diferentes, ilustrando as diversas formas pelas quais um estilo de vida fitness molda vidas em todo o mundo. Assinantes do Strava também poderão acessar, em dezembro, um resumo personalizado do seu Year in Sport, destacando o progresso e as conquistas alcançadas ao longo do ano.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Faltando cinco meses para o ano fechar, 41% dos assinantes do Strava estão próximos de cumprir – ou já ultrapassaram – suas metas anuais. Os ciclistas lideram com média de 53% de progresso, enquanto os corredores vêm logo atrás, com 51%.
Em relação aos clubes com pessoas que compartilham os mesmos interesses ao acompanhamento dos equipamentos e à motivação vinda de competições amistosas — seja com outros ou consigo mesmos — os dados da Strava revelam o que é necessário para que os atletas concluam o ano no auge.
Clubes e comunidade garantem consistência
Pesquisas anteriores do Strava mostram que 55% dos atletas da Geração Z apontam a conexão social como principal motivo para entrar em um grupo de treino – prova de que os mais jovens são motivados tanto pela sensação de pertencimento quanto pela emoção do exercício. Entrar para um clube de fitness não é apenas um ótimo meio para criar laços, mas também ajuda a manter a regularidade necessária para atingir objetivos. Com mais de 1 milhão de clubes no Strava – como o Marun Running Club, Hypc Running Club, ou o Bora Pedalar – sempre existe uma comunidade para motivar alguém, não importa qual seja o seu objetivo.
- As comunidades de clubes de corrida estão em expansão: o número de novos clubes de corrida no Strava triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, com o Brasil se destacando como o mercado mais social, registrando um aumento de aproximadamente 800% na criação de novos clubes.
- A melhor hora para correr em grupo e alcançar suas metas: os horários mais populares para registrar quilômetros em 2025 são, segundo os dados, às 9h00 aos sábados e 18h00 às terças-feiras.
- Mais reconhecimento para a comunidade: quem não compartilha dados no Strava, é como se não tivesse acontecido. Participar ativamente de uma comunidade não só ajuda a manter a consistência, como também aumenta a motivação virtual: atividades em grupo recebem o dobro de kudos (curtidas) em comparação com aventuras solo.
- Como em 1925, ASICS recria a 1ª São Silvestre em corrida inédita por SP
- Technogym e World Athletics promovem o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Esteira
- Segunda edição da Corrida do Bob Esponja movimenta a capital neste sábado (20)
- Vitória recebe pela primeira vez o Circuito das Estações, evento que celebra 20 anos de história em 2026
- Circuito das Estações estreia em Ribeirão Preto e celebra 20 anos de história com a energia do interior paulista

Monitorando os passos rumo ao sucesso:
A consistência não vem apenas de “aparecer”, mas de acompanhar os detalhes que se acumulam ao longo do tempo. Seja registrando treinos, monitorando passos ou controlando os equipamentos, os dados do Strava mostram como os atletas se mantêm responsáveis e desenvolvem hábitos saudáveis.
- Passos que fazem diferença: novas pesquisas indicam que 7 mil passos por dia são benéficos para a saúde geral. No Strava, uma caminhada média registra quase 4 mil passos (3,1 quilômetros), enquanto uma corrida média soma cerca de 6,3 mil passos (6,3 quilômetros).
- Geração Z escolhe Apple: atletas mais jovens têm muito mais probabilidade do que os millennials ou os de gerações mais velhas de registrar atividades usando o Apple Watch.
- Tênis para o sucesso: monitorar os equipamentos no Strava facilita saber quando é hora de trocar os tênis. Globalmente, Asics é a marca mais registrada, até meados de 2025, seguida por Nike e Hoka. Nos Estados Unidos, a Brooks lidera, enquanto no Brasil a Olympikus continua no primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo.
Mantendo-se na competição para o sprint final:
A competição impulsiona o progresso — e os atletas do Strava comprovam que um pouco de rivalidade, seja com outros ou consigo mesmos, faz toda a diferença. Dos novos recordes pessoais ao cumprimento das metas anuais, os dados indicam que a competição está ajudando os atletas a terminar o ano com força.
- Disputa entre gerações: 66% dos corredores e ciclistas no Strava alcançaram um novo recorde pessoal em segmentos até julho, mas a Geração Z ainda precisa se esforçar para superar os mais velhos. E se 80% dos boomers já tiveram recorde pessoal em segmentos, apenas 56% da Gen Z alcançou uma destas marcas .
- Recordes pessoais em alta: com a temporada de maratonas se aproximando, este ano, 42% dos corredores já bateram seu melhor tempo em distâncias de 5 e 10 quilômetros meia maratona ou maratona. Entre os que procuram um novo objetivo antes de dezembro, apenas 32% dos corredores que fizeram 10 quilômetros alcançaram recorde pessoal nessa distância — ainda há tempo para encarar mais um desafio.
- Reduzindo a diferença das metas: para atingir os objetivos de distância mais populares do ano, ciclistas que buscam 5 mil quilômetros precisam percorrer apenas 67 quilômetros a mais por mês, enquanto corredores que miram 1 mil, precisam adicionar apenas 17,4 quilômetros mensais.
O ritmo de fim de ano está acelerando à medida que os atletas do Strava avançam rumo às metas de 2025. Dos clubes de corrida aos marcos pessoais, comunidade e competição estão ajudando os atletas a ir mais longe. Agora é o momento de cada um encontrar seu grupo e acompanhar seu progresso no Strava para ver seus melhores resultados registrados neste dezembro no Year In Sport.
Por: Runners Brasil
Como em 1925, ASICS recria a 1ª São Silvestre em corrida inédita por SP
Technogym e World Athletics promovem o RUN X™, o primeiro Campeonato Mundial de Esteira
Segunda edição da Corrida do Bob Esponja movimenta a capital neste sábado (20)
Em Alta
Notícias4 dias atrásCorrida Iluminada de Campos do Jordão bate recorde de inscritos
Trail Running1 mês atrásFrancês e italiana vencem prova inédita de 200 milhas da Sicoob Mons Ultra Trail, em Nova Trento (SC)
Nutrição Esportiva3 semanas atrásO prato perfeito do corredor: o que comer antes, durante e depois do treino
Notícias1 mês atrásBlack Friday da Centauro tem descontos de até 75% e reforça estratégia omnicanal do varejo esportivo
Notícias1 mês atrásSantander S-RUN chega à São Luís dia 23 de novembro, para celebrar saúde e bem-estar
Run Dubai – Muito Além da Linha de Chegada1 mês atrásEPISÓDIO 2 – Treinar com limites: o corpo, a mente e o propósito
Notícias1 mês atrásQuais os melhores suplementos para corridas de longas distâncias?
Corrida e Dermatologia1 mês atrásMelasma na mulher que corre: o que a ciência revela
Você precisa estar logado para postar um comentário Login