Siga nossas redes sociais

Destaque

On lança CloudSpark, seu novo tênis de corrida desenvolvido a partir da análise da biomecânica feminina

Avatar photo

Publicados

em

Invertendo a lógica tradicional do mercado, design do modelo foi pensado através de um protótipo feminino

On, marca suíça de tênis e roupas esportivas, lança esta semana o CloudSpark, primeiro tênis da marca desenvolvido a partir da análise e observação biomecânica de corredoras mulheres. O modelo foi criado a partir de uma análise de mais de 47 mil pisadas e 1.2 milhão de ‘foot scans‘ (que analisam a fundo os pés das pessoas). Geralmente o processo de design começa a partir de um protótipo masculino, mas a On inverteu a lógica e desenvolveu o lançamento a partir de um protótipo feminino.  

Com o processo científico, foi identificado que a maioria das mulheres tem tendência a correr em uma posição ligeiramente sentada – o que faz com que elas percam impulsão e tenham passadas mais curtas. Com isso, a On viu a oportunidade de inovar mais uma vez e criar um produto para beneficiar suas corredoras.

O CloudSpark foi desenvolvido justamente para auxiliar nessa biomecânica – sem deixar de lado a leveza e conforto do tênis. Com a tecnologia única da On, o modelo permite que as passadas ganhem mais propulsão, agilidade e estabilidade com uma Speedboard® flexível, gerando um retorno de energia que pode ser sentido em cada pisada – causando assim um efeito de contato rápido com o solo e mais tempo no ar. E ainda que o modelo tenha sido montado com base no estudo da pisada de mulheres, a novidade é que ele está disponível nas versões feminina e masculina – permitindo que todos possam usar e sentir as melhorias oferecidas, adaptando e aprimorando seus próprios treinos e competições.

O modelo é composto por materiais que ajudam a dar leveza (o peso máximo é de 290 gramas): o cabedal projetado em malha 100% de poliéster reciclado molda-se aos pés e permite que os dedos se movam. O CloudSpark também oferece muita segurança, com uma sola de borracha aprimorada e também detalhes refletivos nas laterais, para quem corre em locais escuros ou a noite.

O tênis está disponível nas versões feminina e masculina nas cores Black/Blueberry, Ice/Grove e Flame/Black, através do site da On e em parceiros selecionados.

Por: Redação Runners Brasil

Destaque

Multiatleta Pepe Fiamoncini encara trail running de 125 km na Argentina

Avatar photo

Publicados

em

Brasileiro chega ao Valholl Argentina by UTMB embalado após correr 70km para comemorar os 70 anos do Parque do Ibirapuera e pedalar 63km no Giro d’Itália Ride Like a Pro, em Campos do Jordão

Maio, 2024 – Após correr 70km para comemorar os 70 anos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e pedalar 63km no Giro d’Itália Ride Like a Pro, em Campos do Jordão, o multiatleta Pepe Fiamoncini está de malas prontas para encarar mais um desafio. Desta vez serão 125 km do Valholl Argentina by UTMB 2024, evento de Trail Running a partir desta sexta-feira (9) até domingo (12), em Villa General Belgrano, Córdova, na Argentina. A meta do brasileiro é concluir a ultramaratona den 21 horas.

“Estou bastante animado para percorrer as trilhas entre as colinas de Córdova, que fica na região central da Argentina, conhecida como Pampa Argentina. Tenho treinado muito, incluindo o longão para festejar os 70 anos do Ibira que, aliás, foi muito bacana. Muitas pessoas vieram correr comigo. Dividi a atividade em dez loops, cada um com 7 km e 1 hora para terminar cada um, e foi incrível sentir toda a energia, desde as pessoas que correram somente um trecho até quem foi até o final, fechando os 70km após 10 horas de atividade e 20 voltas pelo parque “, conta Pepe.

O Valholl Argentina integra o UTMB World Series, circuito de corridas em trilha ao redor do mundo, reconhecido por reunir as maiores estrelas do esporte e também corredores amadores, atraídos pela estrutura de qualidade reconhecida e a oportunidade de testar seus limites em meio a paisagens deslumbrantes.

“Pretendo ficar entre os melhores brasileiros no Valholl Argentina. O meu objetivo é fazer uma boa prova para tentar a classificação para a Western States 100 (a Western States Endurance Run é uma das ultramaratonas de trail run mais consagradas no mundo) nos Estados Unidos, ano que vem. Trata-se de uma prova icônica, com bastante dificuldade no percurso e é preciso de provas classificatórias para poder entrar no sorteio de uma vaga”, comenta Pepe.

A competição na Argentina é uma entre as atividades de Pepe na América do Sul em 2024. Ele estará na Bolívia, em junho, para escalar as montanhas Parinacota, Acotango e Sajama. “Essa etapa de montanhismo faz parte do projeto Everest DARE. Consiste em levar Gildo Afonso para que se torne o primeiro brasileiro com esclerose múltipla para o ponto mais alto do mundo. Essa primeira fase boliviana é para que ele tenha o primeiro contato com o montanhismo, nas montanhas acima de 6 mil metros. Por isso vamos escalar as montanhas que fiz ano passado: Parinacota, Acotango e Sajama”, explica Pepe.

Sem parar – O segundo semestre também será agitado. Pepe pretende disputar tês competições de endurance de nível mundial, sendo duas internacionais – 170km Mundial UTMB França (31/08 ) e Mundial Ultraman Havaí (29/11) – além de ter o Paraty Brazil By UMTB na agenda, entre 19 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro. “Para viabiliazar esses projetos, espero contar com novos patrocinadores para se juntarem às empresas parceiras que já me apoiam e quem agradeço”, completa.

Multiatleta forjado na pandemia – Paraquedista, mergulhador, skatista e montanhista, Pepe resolveu migrar de vez para atividades de endurance durante a pandemia. “Cresci em São Paulo, me formei em Administração (PUC-SP) e Contabilidade (IBMEC). Queria seguir a carreira no mercado financeiro. Mudei para o Rio de Janeiro a convite da minha antiga empresa e tudo mudou. Fiz curso de paraquedismo, mergulho, escalada em rocha, trilhas. Isso foi há nove anos e eu queria viver de esporte. Aí veio a pandemia. Voltei para São Paulo para cuidar da minha mãe e me vi enjaulado em um apartamento. No meio desse momento conturbado, sedentário, depressivo, bebedor de cerveja, decidi me inscrever para o Ironman. Comecei a treinar dentro de casa, com tudo improvisado, pois o prazo era curto, apenas oito meses. E completei minha primeira grande vitória. Depois, veio o Ultraman, e mais e mais desafios”, conta.

“Sempre quero testar meus limites e, para isso, sou movido a desafios. Já escalei o Aconcágua, o Sajama, o Illimani  (primeiro brasileiro a escalar solo em menos de 24 horas), o Ojos del Salado, entre outras montanhas. Fiz o Desafio Everesting, que consiste em pedalar até completar a altitude da maior montanha do Mundo. Também competi no Mundial de Triathlon Extremo na Noruega em 2023 (melhor sul-americano), no UB515, o Campeonato Sul-Americano de Ultradistância (terceiro colocado geral), detenho o recorde como o mais jovem (31 anos) a fazer a travessia do Leme ao Pontal sem Neoprene, entre outros desafios”, conta.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

On Rio City Half Marathon movimenta o Rio de Janeiro

Avatar photo

Publicados

em

Evento deve reunir mais de 5 mil pessoas na Cidade Maravilhosa

Primeira meia maratona do país a receber o selo da World Athletics, a On Rio City Half Marathon movimenta por mais um ano o circuito carioca de corridas de rua. Organizada pela Iguana Sports e considerada uma das provas mais bonitas do Brasil, a corrida será realizada neste domingo (5) nas distâncias de 12km e 21,1km, e deve reunir corredores de 22 estados brasileiros.

Com largada prevista para as 5h40, na orla do Recreio dos Bandeirantes, a On Rio City Half Marathon faz um verdadeiro passeio pela praia carioca, passando pelos bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, local da chegada. Já nos 12km, os corredores largam direto na Barra da Tijuca.

Pela primeira vez com o selo da World Athletics e seguindo todas as regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o evento funciona como índice para provas internacionais e irá premiar os 100 primeiros colocados na prova feminina e masculina.

Registrando um aumento de 53% no número de inscrições em relação ao último ano, a corrida disponibiliza toda a estrutura de hidratação com isotônico e água ao longo do percurso, gel de carboidrato, atendimento médico e reposição necessária para que os atletas obtenham o seu melhor rendimento. Além de todo suporte durante a prova, ao final da corrida a organização ainda oferece um transporte exclusivo até a largada, que pode ser adquirido durante a retirada dos kits.

Expo On Rio City

Além da prova, nos dias 3 e 4 de maio os atletas poderão realizar o credenciamento da prova e a retirada dos kits na Expo On Rio City, na Multiplan Hall que está localizada no Shopping Park Jacarepaguá (Estrada de Jacarepaguá, 6069), e contará com toda estrutura de lojas e expositores.

No evento, uma série de ativações serão realizadas e para aqueles que desejam chegar à Expo de forma gratuita, haverá o serviço de vans das 10h às 18h, durante os dois dias. As saídas acontecem a cada 30 minutos da Estação Jardim Oceânico e do Shopping Village Mall, ambos na Barra da Tijuca. Além desta prova, a Iguana Sports também conta com as seguintes corridas neste ano: Seven Run, On SP City Marathon, Run The Bridge, Athenas Run Series e a corrida feminina Venus Women’s Race.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Brasileiro Paulo Paula e queniana Viola Kosgei são os campeões da maratona na New Balance 42K Porto Alegre

Avatar photo

Publicados

em

Prova que tomou os principais pontos da capital gaúcha neste domingo contou com a presença de 7 mil corredores nas quatro distâncias da programação

O brasileiro Paulo Paula e a queniana Viola Kosgei foram os campeões da maratona da New Balance 42K Porto Alegre, realizada neste domingo (28) nas principais ruas e avenidas da capital gaúcha. Os atletas deixaram para trás fortes concorrentes da elite nacional da modalidade, e venceram as disputas masculina e feminina nos 42k. A primeira edição do evento foi realizada com sucesso, e reuniu cerca de 7 mil participantes em quatro distâncias diferentes (5k, 10k, 21k e 42k).

A maratona largou às 6h no Monumento ao Expedicionário, ainda antes do sol nascer e com temperatura amena, ideal para os corredores tentarem suas melhores marcas. Ao decorrer do percurso, que passou por lugares icônicos de Porto Alegre como o Centro Histórico, Monumento ao Laçador, Cais do Porto e o Estádio Beira-Rio, os líderes começaram a despontar. No masculino, o pelotão de elite contou na primeira metade da prova com Paulo Paula, Justino Pedro da Silva e Giovani dos Santos. Mas na reta final, especialmente a partir do quilômetro 24, Paulo abriu distância dos adversários e cruzou a linha de chegada com ampla vantagem.

Click na imagem e acesse gratuitamente a revista

O atleta de 44 anos, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, venceu em 2h13m11s. Paulo cruzou a linha de chegada menos de dois minutos acima da melhor marca já estabelecida em maratonas no país, que pertence a Vanderlei Cordeiro de Lima desde 2002 (2h11m19s), e ficou bem perto de conquistar o bônus especial oferecido pela organização da New Balance 42K Porto Alegre caso este tempo fosse quebrado. Pela vitória, Paulo ganhou uma premiação de R$ 50 mil.

“A organização está de parabéns. Foi uma excelente prova, em um percurso muito gostoso de correr. Recebi muito carinho do público aqui em Porto Alegre, e isso foi muito importante para que eu chegasse em primeiro lugar. Esse calor humano foi fundamental para a minha vitória”, falou Paulo Paula.

Paulo Paula, campeão da maratona na New Balance 42K Porto Alegre

Na segunda e terceira posições, ficaram dois atletas da equipe APA Petrolina patrocinados pela New Balance. Justino Pedro da Silva foi o vice-campeão com a marca de 2h16m19s, e Edson Amaro chegou logo atrás, com 2h16m22s. Completaram o pódio Ederson Vilela, quarto colocado (2h17s18s), e Franck Caldeira, em quinto lugar (2h22m10s).

“Minha expectativa era ficar entre os cinco primeiros, e cumpri meu objetivo. Lutei até o fim, mas o meu amigo Paulo mereceu esta vitória. Saímos em um ritmo forte e ficamos assim até o quilômetro 21, quando dei uma quebrada. Estou muito feliz com esta segunda colocação. Gostaria de agradecer à torcida, e dizer também que a prova foi muito bem organizada”, falou Justino. 

Já na maratona feminina, a disputa ficou concentrada no duelo entre a queniana Viola Kosgei e a brasileira Mirela Saturnino. As duas conseguiram abrir uma grande distância das concorrentes já no início, e ficaram próximas uma da outra até os últimos quilômetros. Na reta final, a corredora africana conseguiu deixar Mirela para trás para vencer.

Viola marcou o tempo de 2h38m05s, acima da melhor marca já estabelecida em maratonas no Brasil, que pertence à sua compatriota Rumokol Chepkanam desde 2012 (2h31m21s). A queniana não conseguiu conquistar o bônus oferecido pela organização, mas faturou R$ 50 mil pela vitória, o que foi bastante comemorado por ela.

“Estou muito feliz com a minha vitória. Esse prêmio será muito importante para a minha família. Já corri em outras cidades do Brasil, mas em Porto Alegre foi a minha primeira vez”, contou Viola, logo após cruzar a linha de chegada.

Pódio da maratona feminina, com a campeã Viola Kosgei ao centro

Mirela Saturnino foi a melhor brasileira na prova, ao conquistar a segunda posição com a marca de 2h40m24. O terceiro lugar ficou com Marlei Willers, que percorreu os 42,195 quilômetros em 2h46m14. A quarta posição foi de Ana Catarina Amancio (2h49m26), e o quinto lugar foi obtido por Jessica Amanda Pereira (2h53m17s).

“Lutei muito hoje aqui na prova, e dei o meu melhor. Estou começando 2024 muito bem. Meu treinador Marciano Barros fez um trabalho específico para que eu pudesse correr duas maratonas próximas uma da outra. Corri na Espanha em fevereiro, e fiz meu recorde pessoal nesta prova em Sevilha. Sei que eu tenho capacidade de chegar muito além. Tenho potencial e estou treinando para isso”, disse Mirela Saturnino, atleta da APA Petrolina e patrocinada pela New Balance. 

Já na meia maratona da New Balance 42K Porto Alegre, os campeões foram Joilson Bernardo da Silva na prova masculina (1h06m37s), e Jessica Ladeira Soares na disputa feminina (1h17m17s). Cada um deles levou R$ 3,5 mil de premiação – confira abaixo a lista dos cinco primeiros nas provas de 5k, 10k e 21k.

Reconhecida com o selo da World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial, a primeira edição da New Balance 42K Porto Alegre chegou ao fim com uma das maiores premiações em corridas de rua do país. A prova ofereceu R$190 mil no total. Além disso, ao contar com diversos atletas da elite nacional, o evento já conseguiu ganhar espaço e atenção para se tornar uma das principais do calendário nacional.

“Com um dos percursos mais rápidos do país e a maior premiação em maratonas, tínhamos grandes expectativas para a realização da New Balance 42K Porto Alegre esse ano, e encerramos esse capítulo com sucesso. Esgotamos as inscrições com mais de um mês de antecedência e reunimos 7 mil corredores apaixonados do Brasil inteiro, unindo os mundos da corrida com uma prova tanto para quem busca tempo e alta performance, como para quem quer correr apenas para se divertir e se exercitar. Isso é a própria representação do nosso mote Run Your Way, todos podem e devem correr do seu jeito”, disse Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance. 

Para além da prova, a New Balance 42K Porto Alegre ofereceu diversas experiências e ativações aos corredores ao longo da semana, inclusive neste domingo. A Expo do evento, onde os inscritos retiraram seus kits, também contou com venda de produtos ligados ao universo da corrida de rua, com destaque para a loja especial da New Balance. Os participantes também tiveram serviços gratuitos à disposição, como customização de camisetas, gravação de medalhas e espaço para recovery após a prova. A programação também contou com palestras de personalidades da corrida de rua, como atletas e profissionais de diversas áreas.

“Tivemos a preocupação de pensar em todos os detalhes da New Balance 42K Porto Alegre, como estrutura, trajeto e altimetria, para realizarmos uma prova com uma entrega técnica muito boa. Além da prova em si, tivemos muitas ações durante a semana na Expo com inúmeras marcas parceiras. O público abraçou a New Balance e a corrida aqui em Porto Alegre, e não poderíamos estar mais orgulhosos em fazer parte desta festa”, falou Renato Elias, gerente de marketing da New Balance.  

New Balance 42K Porto Alegre – resultados oficiais

42k masculino

1º. Paulo Paula – 2h13m11s

2º. Justino Pedro da Silva – 2h16m19s

3º. Edson Amaro – 2h16m22s

4º. Ederson Vilela – 2h17m18s

5º. Franck Caldeira – 2h22m10s

42k feminino

1º. Viola Kosgei – 2h38m05s

2º. Mirela Saturnino – 2h40m24s

3º. Marlei Willers – 2h46m14s

4º. Ana Catarina Amancio – 2h49m26s

5º. Jessica Amanda Pereira – 2h53m17s

21k masculino

1º. Joilson Bernardo da Silva – 1h06m37s

2º. Givaldo Sena – 1h06m50s

3º. Antonio Araújo – 1h07m06s

4º. Lucas Oliveira – 1h07m51s

5º. Emerson Oliveira – 1h08m01s

21k feminino

1º. Jessica Ladeira Soares – 1h17m17s

2º. Luisa Giampaoli – 1h18m40s

3º. Anastacia Rocha Pereira – 1h19m08s

4º. Regiane Braga de Souza – 1h21m09s

5º. Raimunda Silva – 1h21m51s

10k masculino

1º. Lucas Radtke – 33m33s

2º. Leoander Evangelista – 33m41s

3º. Andrey Silva – 34m01s

4º. Jeferson Lopes – 34m10s

5º. Ivanildo Souza – 34m52s

10k feminino

1º. Luisa Almeida – 37m35s

2º. Tatiana Gois – 39m14s

3º. Maria Rosana Ferreira – 40m39s

4º. Luana Steffen – 42m30s

5º. Bruna Oliveira – 44m41s

5k masculino

1º. José Antônio da Cunha – 15m46s

2º. Felipe Mapelli – 16m03s

3º. Alex Ramos – 16m03s

4º. Guilherme Moser – 16m08s

5º. Matheus Xavier – 16m34s

5k feminino

1º. Daniele da Silva – 18m42s

2º. Fernanda Schneider – 18m46s

3º. Alissandra Araujo – 18m48s

4º. Paula Silva – 19m05s

5º. Mariana Saraiva – 20m02s

Premiações

Maratona (masculino e feminino)

  • 1º lugar – R$ 50 mil
  • 2º lugar – R$ 15 mil
  • 3º lugar – R$ 10 mil
  • 4º lugar – R$ 5 mil
  • 5º lugar – R$ 3 mil

Meia maratona (masculino e feminino)

  • 1º lugar – R$ 3,5 mil
  • 2º lugar – R$ 1,5 mil
  • 3º lugar – R$ 1,25 mil
  • 4º lugar – R$ 750,00
  • 5º lugar – R$ 500,00

Categoria cadeirante, especial e deficiente visual (masculino e feminino)

  • 1º lugar – R$ 500,00
  • 2º lugar – R$ 400,00
  • 3º lugar – R$ 300,00
  • 4º lugar – R$ 200,00
  • 5º lugar – R$ 100,00

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta