Siga nossas redes sociais

Destaque

On lança CloudSpark, seu novo tênis de corrida desenvolvido a partir da análise da biomecânica feminina

Avatar photo

Publicados

em

Invertendo a lógica tradicional do mercado, design do modelo foi pensado através de um protótipo feminino

On, marca suíça de tênis e roupas esportivas, lança esta semana o CloudSpark, primeiro tênis da marca desenvolvido a partir da análise e observação biomecânica de corredoras mulheres. O modelo foi criado a partir de uma análise de mais de 47 mil pisadas e 1.2 milhão de ‘foot scans‘ (que analisam a fundo os pés das pessoas). Geralmente o processo de design começa a partir de um protótipo masculino, mas a On inverteu a lógica e desenvolveu o lançamento a partir de um protótipo feminino.  

Com o processo científico, foi identificado que a maioria das mulheres tem tendência a correr em uma posição ligeiramente sentada – o que faz com que elas percam impulsão e tenham passadas mais curtas. Com isso, a On viu a oportunidade de inovar mais uma vez e criar um produto para beneficiar suas corredoras.

O CloudSpark foi desenvolvido justamente para auxiliar nessa biomecânica – sem deixar de lado a leveza e conforto do tênis. Com a tecnologia única da On, o modelo permite que as passadas ganhem mais propulsão, agilidade e estabilidade com uma Speedboard® flexível, gerando um retorno de energia que pode ser sentido em cada pisada – causando assim um efeito de contato rápido com o solo e mais tempo no ar. E ainda que o modelo tenha sido montado com base no estudo da pisada de mulheres, a novidade é que ele está disponível nas versões feminina e masculina – permitindo que todos possam usar e sentir as melhorias oferecidas, adaptando e aprimorando seus próprios treinos e competições.

O modelo é composto por materiais que ajudam a dar leveza (o peso máximo é de 290 gramas): o cabedal projetado em malha 100% de poliéster reciclado molda-se aos pés e permite que os dedos se movam. O CloudSpark também oferece muita segurança, com uma sola de borracha aprimorada e também detalhes refletivos nas laterais, para quem corre em locais escuros ou a noite.

O tênis está disponível nas versões feminina e masculina nas cores Black/Blueberry, Ice/Grove e Flame/Black, através do site da On e em parceiros selecionados.

Por: Redação Runners Brasil

Destaque

ASICS lança GEL-Cumulus™ 26 com mais conforto para os treinos diários  

Avatar photo

Publicados

em

Nova versão apresenta nova tecnologia no solado, está mais leve, além de ser a primeira geração da linha Cumulus a trazer o selo de CO² , evidenciando os esforços de sustentabilidade da marca

ASICS apresenta o novo GEL-Cumulus™ 26, agora mais leve e com importantes atualizações no cabedal e no solado para deixá-lo ainda mais confortável e acompanhar os corredores de diferentes níveis e em diversos tipos de treinos. 

Uma das principais novidades na 26ª edição do GEL-Cumulus™ é o novo solado Fluidride™, que apresenta uma mistura de EVA com borracha. Com uma aderência aprimorada e maior durabilidade, ele proporciona uma sensação mais macia e suave para promover elevado conforto e tração a cada passada, independente do pace do corredor.  

Outra atualização nesta geração aparece no cabedal, feito em Engineered Mesh, um tecido mais leve e respirável que reduz a necessidade de sobreposições adicionais. Além do conforto, essa mudança contribui para a redução do peso do tênis, apresentando 255g (11g mais leve do que a versão anterior) no modelo masculino (tamanho 40) e 220g (9g mais leve do que a versão anterior) no feminino (tamanho 38).  

O GEL-Cumulus™ 26 também recebeu uma modernização com a nova construção do calcanhar que mais elevado protege a região do calcanhar de Aquiles do corredor. Já a palmilha OrthoLite™ X-30 ajuda a proporcionar amortecimento avançado, gerenciamento de umidade e um alto nível de respirabilidade. Durante sua fabricação, foi implementado um processo que reduz o uso de água em aproximadamente 33% e as emissões de carbono em cerca de 45% em comparação com as tecnologias de tingimento convencionais. 

As principais tecnologias presentes na versão 25 permanecem neste lançamento: a PureGEL™ e a FF BLAST™ PLUS, quepromovem maior amortecimento, aterrisagens mais suaves e uma melhor responsividade. 

“Estamos muito felizes em trazer novas tecnologias para o GEL-Cumulus™ 26, como a Fluidride™, que deixaram ele ainda mais leve e com mais aderência. Estamos confiantes de que este modelo continuará a ser um parceiro confiável nos treinos diários, e esperamos que ainda mais pessoas possam se mover com ele para ter uma mente sã em um corpo são. Ao incorporar nosso selo de CO² neste lançamento, estamos dando um grande passo para aumentar a transparência sobre os esforços de sustentabilidade da ASICS”, afirma Daniel Costa, Diretor de Produtos e Inovação ASICS Latin America. 

O GEL-Cumulus™ 26 já está disponível nas lojas e e-commerce da ASICS e nos parceiros especializados, pelo preço sugerido de R$ 899,99. 

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Faltam 2 meses! Time de Especialistas da Maratona do Rio dá dicas aos corredores

Avatar photo

Publicados

em

Cardiologista, nutricionista, treinador, ortopedista e psicóloga destacam pontos fundamentais
na reta final de preparação

Alô, corredor! Está chegando a hora! Faltam apenas dois meses para o maior festival de corridas de rua da América Latina, que vai reunir mais de 45 mil atletas em cinco diferentes distâncias pelas ruas da Cidade Maravilhosa. Para te ajudar neste sprint final de preparação, se liga só nas dicas importantes do Time de Especialistas da Maratona do Rio.

Vamos começar pelo coração. Como está o seu motor? A cardiologista do esporte, Fabiula Schwartz, recomenda uma consulta para quem tem mais de 35 anos, algum fator de risco, como diabetes, colesterol alto ou pressão alta, entre outros; e se sente algum sintoma de alerta, como dor no peito, tontura ou cansaço exagerado, por exemplo.

Fabiula também destaca medidas fundamentais para que o corredor chegue bem ao dia da prova. “Verifique seu cartão de vacinação e proteja-se contra quadros virais que podem te tirar de treinos e corridas. Treine ao ar livre em horários semelhantes ao da sua prova e, se você vem de fora do Rio, chegue uns dias antes para a aclimatação. Prefira roupas claras, ventiladas, de material próprio para o esporte. Meias e tênis novos podem formar bolhas nos pés”.

A nutricionista Roberta Lima aconselha que a alimentação esteja alinhada à planilha de treinamento, de forma que todas as necessidades do corredor sejam atendidas, minimizando o risco de lesões e queda da imunidade. Outra dica fundamental: aproveitar os treinos longos para testar a estratégia de nutrição que será usada durante a prova.

“No dia anterior ao ‘longão’, aumente o consumo de carboidratos. Durante o treino, consuma gel e alimentos ricos em carboidratos, como bananada, fruta desidratada, jujuba de carboidratos, rapadura ou mel. Todas são boas opções, mas precisam ser testadas pelo corredor. Treine também como beber água correndo e quanto de líquido você vai precisar ingerir durante a prova. Uma boa estratégia é se pesar antes e depois do treino, porque o objetivo é sempre terminar com o peso que começou. É preciso testar também a reposição de eletrólitos através de cápsulas, sachês, pastilhas ou bebidas esportivas. As cápsulas são mais práticas de transportar, mas é importante o corredor testar as opções e entender com qual ele se adapta melhor. E, claro, evite ingerir bebidas alcoólicas nas duas semanas antes da prova”.

O treinador André Leta avisa que agora é a hora de foco total e todo treino é importante até a chegada. Ele traz diversas orientações necessárias para quem vai correr os 42k.

“Para os que farão a primeira maratona, recomendo atingir 28k de ápice. Para os intermediários, 30 a 32k, e para os avançados, 32 a 36k. Estas distâncias garantem que você adquira a resistência necessária para completar bem a prova. Sempre que realizar pela primeira vez uma distância, faça o treino de forma leve e preocupe-se em completar. Quando repetir a distância, aí sim, você pode realizá-la de forma ritmada, já dentro da velocidade da prova. No meio da semana, corra aproximadamente metade da distância que você fez na longa de final de semana. Estes treinos são ótimos para você descobrir o ritmo que irá realizar na prova. E aproveite as longas para vivenciar toda a sua estratégia para o dia da corrida”.

O ortopedista Sérgio Maurício lembra a importância de aliar a corrida com a musculação para ter músculos e tendões mais bem preparados para a prova.

“Se você faz musculação com agachamentos e exercícios unilaterais, que trabalhem o gesto motor de uma perna de cada vez, você vai estar com um gesto motor parecido com o da corrida. Ou seja, você vai trabalhar músculos que vão ser executados na corrida. Isso te coloca mais longe de lesão e faz com que você demore mais a cansar durante a prova. Além disso, a musculação estimula a proliferação de fibras de colágeno dentro do nosso tendão, deixando-os menos suscetíveis às tendinites e às tendinopatias”.

Para a psicóloga Vanessa Protásio, é hora de buscar organização e equilíbrio entre o físico e o mental para se superar.

“Mantenha o foco no presente para aprofundar a respiração e regular as emoções. Equilíbrio é o segredo de uma jornada. Faça de seus treinos um aprendizado, pois somar quilômetros é importante para colocar o atleta em contato com a resistência mental. Organize a agenda pessoal e profissional para ajustar uma rotina com controle de qualidade e ampliar a autoconfiança. Por fim, registre suas conquistas para perceber o progresso e ampliar os seus limites”.

A Maratona do Rio acontece entre os dias 29/5 e 2/6 com as seguintes distâncias: 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa 21k + 42k, além de shows, retirada de kits e experiências dos patrocinadores.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Avatar photo

Publicados

em

Reconhecida com o selo da World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial, prova contará com os principais atletas do país

A contagem regressiva já começou para a New Balance 42K Porto Alegre, que acaba de receber o selo da World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial. Com largada no dia 28 de abril, a prova vai reunir os principais atletas da elite nacional em um time nunca visto em uma maratona no Brasil. Trazendo Justino Pedro da Silva e Edson Amaro, patrocinados pela New Balance, além de Paulo de Paula, Jhonatas Cruz e o queniano Edwin Kipngetich Koech como os principais candidatos à quebra do recorde, a prova está prevista para ser a mais rápida do país, por seu trajeto com apenas 19 metros de ganho de elevação ao longo dos 42 quilômetros. 
 

Os tempos de referência a serem batidos foram estabelecidos por Vanderlei Cordeiro de Lima em 2002 (2h11m19s), e pela queniana Rumokol Chepkanam em 2012 (2h31m21s). Com um trajeto mais rápido, se o vencedor da prova quebrar as melhores marcas já estabelecidas na história das maratonas do país, haverá um bônus de R$ 100 mil (oferecimento KTO). Além disso, se a quebra do recorde for feita por um atleta brasileiro, haverá mais um prêmio extra no valor de R$ 80 mil. Caso o feito seja atingido em ambas as categorias masculina e feminina, os valores serão divididos ao meio. 
 

Dentre os brasileiros que participarão da prova, o recordista sul-americano da categoria entre 40 e 44 anos, Paulo de Paula registrou o tempo de 2h09m50s na Maratona de Sevilha, na Espanha, em 2022. Com três Olimpíadas no currículo, em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, o paulista foi o único dos três brasileiros a completar a prova na última edição dos Jogos Olímpicos, no Japão. Sendo o atleta mais velho entre a elite atual, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ele se prepara para as Olimpíadas de Paris 2024.
 

Na meia maratona, Jhonatas Cruz se destaca com seu recorde pessoal de 1h02m31s, atingido no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, em Buenos Aires, em 2022. Sendo o brasileiro melhor classificado nesta prova, também conquistou o feito na São Silvestre de 2023, com um tempo de 46min33s.
 

Na categoria feminina, a pernambucana Mirela Saturnino, patrocinada pela New Balance, já foi duas vezes campeã do Campeonato Sul-Americano de Maratona, em 2017 e 2022. Mais recentemente, em fevereiro, ela bateu seu RP na Maratona de Sevilha, com 2h35m44s. Além dela, Marlei Willers é três vezes campeã em maratonas pelo Brasil, conquistando 2h40m59s na Maratona Internacional de Porto Alegre em 2023.
 

O pelotão da elite brasileira também conta com a participação de Justino Pedro da Silva, atual recordista da Maratona do Rio (2021), e Edson Amaro, sexto colocado na maratona no Campeonato Ibero-Americano, na Espanha (2022), ambos patrocinados pela New Balance. Ainda, Ederson Vilela, Campeão Maratona de Curitiba 2023, Giovani dos Santos, Hexacampeão da volta Internacional da Pampulha e Franck Caldeira, ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ajudam a compor um time de peso nunca visto antes em maratonas no Brasil.
 

Com inscrições já esgotadas e 7 mil corredores confirmados, a New Balance 42K Porto Alegre terá como foco estimular cada vez mais a presença das pessoas no universo da corrida de rua, independentemente das características de cada indivíduo. Este é o conceito por trás da campanha global Run Your Way da marca e também das provas patrocinadas ou promovidas pela New Balance no Brasil e no exterior. Entre elas estão duas das principais Majors do calendário internacional (Maratonas de Nova York e Londres) e as provas nacionais New Balance 42K Porto Alegre e New Balance 15K São Paulo. 

NB 42K Porto Alegre – Serviço

Data
28 de abril de 2024 (domingo)

Local
Porto Alegre (RS)

Distâncias e horários

  • 42k (maratona) – largada às 6h no Monumento ao Expedicionário (Redenção), com chegada no Golden Lake
  • 21k (meia maratona) – largada às 6h (largada e chegada no Golden Lake)
  • 10k – largada às 6h10 (largada e chegada no Golden Lake)
  • 5k – largada às 6h10 (largada e chegada no Golden Lake)

     

Kit do corredor – composição

  • Camiseta New Balance + meia personalizada New Balance + número de peito + medalha de conclusão

Premiações

Maratona (masculino e feminino)*

  • 1º lugar – R$ 50 mil
  • 2º lugar – R$ 15 mil
  • 3º lugar – R$ 10 mil
  • 4º lugar –  R$ 5 mil
  • 5º lugar – R$ 3 mil


Marca masculina – 2h11m19s (Vanderlei Cordeiro de Lima – 2002)
Marca feminina –  2h31m21s (Rumokol Chepkanam, do Quênia – 2012)

Meia maratona (masculino e feminino)

  • 1º lugar – R$ 3,5 mil
  • 2º lugar – R$ 1,5 mil
  • 3º lugar – R$ 1,25 mil
  • 4º lugar –  R$ 750,00
  • 5º lugar – R$ 500,00

Categoria cadeirante, especial e deficiente visual (masculino e feminino)

  • 1º lugar – R$ 500,00
  • 2º lugar – R$ 400,00
  • 3º lugar – R$ 300,00
  • 4º lugar –  R$ 200,00
  • 5º lugar – R$ 100,00

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta