Siga nossas redes sociais

X da questão

Estes “litos” funcionam?

Avatar photo

Publicados

em

Sim e não, depende. Tudo que foi criado no mercado da corrida tem um objetivo (geralmente gerar alguma performance), mais importante do que saber todos os benefícios do produto/serviço é saber também usar na hora certa acessórios, saber para quem e em que momento usar as bugigangas da corrida.
Vamos falar dos canelitos, manguitos que é mais comum de se ver por aí.
Devemos sempre ter em mente que o treino é o melhor momento para testar. Jamais em prova, repito, jamais! Outra coisa, testar marcas diferentes, pois muitas vezes, algumas marcas tem tecidos com texturas diferentes, o que acaba sendo melhor para algumas pessoas.
O objetivo do manguito é manter a temperatura do braço aquecido em dias frios (mesmo que a luva), e em dias quentes evitar uma queimadura no braço devido à elevada exposição ao sol. Pronto!
Agora o canelito: O objetivo principal é aliviar as dores (idosas e idosos já usam há anos) e evitar o frio ou a exposição ao sol. Eu não usava, comecei a usar e gostei principalmente quando o treino é mais longo ou provas de fundo. Testei já ao longo dos algumas marcas e modelos, tenho gostado das de tecido, parecem ser mais confortáveis. Quanto a comprovação que geraria alguma performance, nada até agora levou a crer nisso. O que ela promete e oferece de fato, é uma sensação de alívio e conforto.
O que a ciência diz? Exatamente isso, sensação de conforto, se isso pode te gerar performance, bom aí é importante saber que talvez indiretamente sim, devido a uma sensação menor de esforço. Seria assim de fato, um recurso ergogênico vamos combinar assim.
E a elite usa? Alguns atletas de elite usam, gostam, outros evitam. Isso comprova que é muito pessoal, o manguito acredito ser fundamental assim como a luva e a toca em dias de muito frio. Evita a perda calórica elevada e o estresse ambiental, devido a baixa temperatura de exposição.
Vale testar, já testou e gostou de usar algum destes acessórios?

Por: Darlan Souza

X da questão

Vamos falar de higiene alimentar?

Avatar photo

Publicados

em

Como você higieniza seus alimentos a mesa? Tem cuidados especiais neste sentido ou faz de qualquer jeito? Cuidado!

Você usa água sanitária para lavar suas roupas de treinos e nem sabe que ela serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca e a parte mais importante aqui hoje: fazer a sanitização, a lavagem de verduras. Ela serve também para purificar a água para consumo humano

Então agora vamos turbinar sua imunidade, pois iremos aqui te trazer um conteúdo que vai te ajudar a melhorar sua saúde, sua performance e dar um fim nos episódios de diarréias, desconfortos gastrointestinais e episódios de resfriados, tudo por conta da má higiene (ou negligência básica por falta de conhecimento) na cozinha de casa.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Vamos ao que interessa, que é nossa saúde alimentar! Sabemos que os cuidado com a higienização dos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, é importante para a eliminação de possíveis impurezas do local onde ele foi comprado, de vírus, parasitas, micróbios e bactérias oriundas do plantio, armazenamento e transporte dos alimentos. São inimigos invisíveis que possivelmente devem estar presentes nesses alimentos que compramos no supermercado ou na feira.

Já citei inúmeras vezes que o preparo do alimento (cozido, assado ou frito) é tão importante quanto a própria escolha dos alimentos que irão compor a refeição. Afinal um preparo inadequado pode comprometer às calorias dos alimentos e reduzir a capacidade de nutrir eficientemente o indivíduo. Por exemplo os ovos: Um ovo cozido, tem diferentes características calóricas e energéticas de um ovo fritado.

Bom, mas vamos agora reforçar sobre a correta higienização dos alimentos, incluindo as frutas, verduras, legumes e hortaliças que irão compor nossa mesa.

Deixe de preguiça e siga estas 4 etapas simples (separação, lavagem, higienização e relavagem).

E quais são os 4 passos para higienizar bem os alimentos?

1 – A separação:
Antes de mais nada, se for necessário, retire as partes que não servem para consumo. Por exemplo: a alface está com alguma folha danificada, mas o restante está bom? O cacho de uvas possui algumas unidades ruins, mas o restante está bom? É essa a primeira etapa.

2 – Lavagem simples com água corrente
Leve suas frutas, verduras e legumes para lavar em água corrente para retirar a sujeira mais simples. Se forem folhas, lavar cada uma separadamente.

3 – Prepare a solução clorada
Deixar de molho de 15’ em solução de água clorada. Veja como é fácil, pois você vai colocar de molho em água clorada os alimentos por cerca de apenas 15’.

Aqui o X da Questão: As instruções de preparo desta solução são simples e muitas vezes consta na própria embalagem do produto. Por exemplo: água sanitária a mais normal e comum mesmo de mercado, temos a “Candida” (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água e mergulhe os alimentos e deixe por cerca de 15’ minutos.

4 – A última lavagem
Por fim, retire os alimentos da imersão e realize uma outra lavagem extra, agora apenas em água corrente para eliminar a água clorada e assim extinguir qualquer resquício de odor, sabor no seu alimento. Pronto, seu alimento está livre de parasitas (invisíveis) e você e sua família podem se nutrir, armazenar estes alimentos adequadamente na geladeira e assim estão protegidos de qualquer bactéria que possa comprometer sua flora intestinal, sua imunidade e sua saúde.

Extras: Em supermercados esta solução clorada é vendida pronta, porém o ministério da saúde instrui este passo a passo em seu site oficial e através do SUS oferece a solução de hipoclorito de sódio (gratuitamente) nos postos de saúde do Brasil inteiro.

Para saber mais:
O hipoclorito de sódio é conhecido popularmente como água sanitária, lixívia ou cândida, que é vendida em solução de até 2,5% de hipoclorito de sódio.
O Hipoclorito de Sódio, é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. O hipoclorito de sódio, em alta concentração, só é comercializado no atacado e chega ao consumidor doméstico somente na forma de Água Sanitária.

*É sempre importante conferir as instruções do fabricante na embalagem.

Por: Darlan Souza

Continue lendo

Em Alta