Siga nossas redes sociais

Aconteceu

Sol, trilhas técnicas e música marcam a 17ª edição do Mountain Do Costão do Santinho

Mais de 900 corredores participaram do evento no último sábado (13), em Florianópolis (SC)

Avatar photo

Publicados

em

No último sábado (13), o norte da ilha de Santa Catarina recebeu a 17ª edição do Mountain Do Costão do Santinho, uma das provas de trail running mais tradicionais do Brasil. Realizado no Costão do Santinho Resort, o evento reuniu mais de 900 atletas, que enfrentaram percursos de 42 km, 21 km, 9 km e 5 km, em trilhas técnicas e desafiadoras.

O clima ensolarado e a exuberância da Mata Atlântica marcaram a experiência dos corredores, que precisaram de atenção em cada passada para manter o ritmo e a segurança.

A programação começou na sexta-feira (12), com a Expo Mountain Do e a entrega de kits. O espaço contou ainda com área kids, arrecadação de donativos (calçados e alimentos) e ação ambiental, que distribuiu sementes e mudas de árvores nativas. Os atletas receberam kits exclusivos assinados pela Ventus Lab, incluindo mochila impermeável, boné, camiseta dry fit, bandana e toalha.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

A primeira largada aconteceu às 6h45, com os participantes dos 42 km. Entre os homens, a vitória foi de Maurici Zalasik (4h13min54), seguido por Kenji Hamasato (4h28min04) e Celso Pereira Carmem (4h32min45). No feminino, Alessandra Alchini venceu com o tempo de 5h22min52, à frente de Geni Brandalise (5h32min27) e Maria de Fátima Castilhos (5h35min29).

Nos 21 km, o campeão foi Gabriel da Silva Eufraiso, de 23 anos, que completou a prova em 1h54min04. Após a vitória, ele destacou a estrutura do evento: “Foi minha primeira vez no Mountain Do, me surpreendi com a qualidade do kit e a marcação do percurso. Prova bem sinalizada, com muitos pontos de hidratação, barras de proteína e muita atenção dos staffs. O show e o pós-prova foram incríveis. Já quero escolher a próxima etapa!”, comemorou. Entre as mulheres, a vitória ficou com Thais Simone Franca Burtuli, que cruzou a linha de chegada em 2h15min03.

Antes da premiação, a banda Chimarruts embalou o público com um show de duas horas, criando uma atmosfera de celebração que emocionou diferentes gerações.

Entre os participantes, Ana de Almeida Szwarcfiter, de 30 anos, que viajou do Rio de Janeiro para participar dos 9 km, também elogiou a prova. “É tudo muito organizado por setores que deixam nós atletas seguros e tranquilos para focar na corrida em si. Muitos staffs disponíveis, música boa, clima agradável, espaços confortáveis da retirada do kit ao pós-prova. A largada foi emocionante, a locução quase me fez chorar. O espírito de colaboração na trilha também me surpreendeu, uma energia muito boa de união, todos se ajudando”, contou a atleta.

A etapa Mountain Do Costão do Santinho também foi marcada por homenagens. A maratonista olímpica Adriana Aparecida da Silva, bicampeã pan-americana e recordista sul-americana, correu os 21 km e foi celebrada como inspiração para atletas de todas as idades. Outro destaque foi o ex-atleta Emerson Iser Bem, vencedor da São Silvestre de 1997, que recebeu o título simbólico de padrinho da etapa. Em discurso bem-humorado, ele lembrou que o esporte é feito de disciplina, constância, alegria e resiliência.

No encerramento, o diretor técnico Kiko dos Santos agradeceu a confiança dos atletas e anunciou a prévia do calendário Mountain Do 2026, que inclui destinos nacionais e internacionais. A temporada começa em março, com o tradicional Mountain Do X-Treme Gramado (RS) e segue em 11 de abril com a etapa da Praia do Rosa, em Imbituba (SC). Em junho, os atletas cruzam as fronteiras com o Mountain Do Explorer Mont Blanc, entre 20 e 26 de junho no percurso de Chamonix a Courmayeur, e de 27 de junho a 2 de julho, no sentido inverso.

A competição retorna ao Brasil em 25 de julho, com a etapa do Costão do Santinho (SC). Em agosto, será a vez do Deserto do Atacama, em San Pedro de Atacama, no Chile. Setembro terá duas provas nacionais: o Mountain Do Campos do Jordão (SP) e a etapa de Fernando de Noronha (PE). Outubro marca a estreia da etapa da Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante (GO). Em novembro, a floresta ganha protagonismo com a prova na Selva Amazônica (AP) e, em dezembro, o calendário se encerra em grande estilo no Pantanal, em Rio Verde do Pantanal (MT).

As fotos e os resultados completos estão disponíveis no site oficial mountaindo.com.br/trail-run/mountain-do-costao-do-santinho/.

O Circuito Raízes 2025 é uma realização da Mountain Do, com patrocínio da CAIXA e Governo *do Brasil*.

Por: Runnes Brasil

Aconteceu

Corredores brasileiros aproveitaram a décima terceira edição da Patagonian International Marathon

Avatar photo

Publicados

em

As famosas Torres del Paine, no extremo sul do Chile, foram o cenário da décima terceira edição da Patagonian International Marathon, uma das corridas mais lindas do mundo.

Desta vez, o Brasil contou com 81 representantes inscritos, que se incentivaram mutuamente ao longo do percurso. Muitos deles cruzaram a linha de chegada com a bandeira do nosso país.

Ao todo, cerca de mil atletas de 39 nacionalidades realizaram um dos maiores sonhos de suas vidas.

A natureza foi a protagonista e proporcionou uma jornada fascinante: temperatura agradável, um silêncio envolvente e céu limpo que revelou toda a majestade da região.

As montanhas icônicas das Torres del Paine puderam ser vistas em todo o seu esplendor e confirmaram que a Patagonian International Marathon também é uma experiência de conexão com a grandeza do ambiente.

Por: Runners Brasil

Continue lendo

Aconteceu

Cross Urbano CAIXA tem noite de muita festa na etapa de Fortaleza (CE), na Arena Castelão

Neste sábado (6), a corrida reuniu 2.500 particpantes, de cinco estados, na quinta prova da temporada 2025. A próxima parada será em outubro, no dia 4, em mais uma disputa noturna, em Maceió (AL)

Avatar photo

Publicados

em

Uma noite de muita festa em Fortaleza, no Ceará. A quinta etapa do Cross Urbano CAIXA 2025 reuniu 2.500 inscritos neste sábado (6), recorde na história do evento. Quem foi não economizou nos elogios, destacando a prova como a melhor já realizada na capital cearense, com direito a correr na Arena Castelão e com um percurso total de 6K.

Participaram atletas de cinco estados da região – além de Fortaleza, estiveram vivenciando a experiência de uma corrida noturna, passando pelas dependências do estádio, representantes de Teresina (PI), Salvador (BA), Natal (RN) e Recife (PE).

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

“Foi uma prova linda, sensacional, com muitos elogios de quem esteve presente, e esse número recorde de inscritos. Agora, em outubro, o Cross Urbano estará em Maceió, no Estádio Rei Pelé, no dia 4, em mais uma corrida noturna que promete ser destaque em 2025”, afirmou Freddy Carvalho, organizador da prova.

Um evento para toda a família, que movimentou o sábado à noite na capital cearense, transformando o Castelão em uma grande estrutura instagramável. Os atletas puderam utilizar a estrutura do estádio como um verdadeiro playground esportivo, com direito à corrida pelas dependências e volta olímpica ao redor do gramado. E os familiares, amigos, assim com o público em geral, tiveram a oportunidade de visitar, fazer fotos e vídeos em diferentes pontos, ao redor e dentro da arena, incluindo o anel interno – superior e inferior e as rampas de acesso, assim como acompanhar a prova das cadeiras, incluindo a cerimônia de premiação.

O Castelão ou Estádio Governador Plácido Castelo, inaugurado em 1973, já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da seleção brasileira de futebol e da recepção ao Papa João Paulo II, em 1980, em passagem por Fortaleza. Nele foram realizados jogos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, o Cross Urbano CAIXA veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não utilizar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.

Conhecido como Corrida dos Estádios, o Cross Urbano CAIXA 2025 já passou por Brasília (DF) e Campinas (SP), em prova diurna, e Belém (PA), Teresina (PI) e agora Fortaleza, noturnas. Depois estará em Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), também à noite, totalizando sete etapas na temporada.

O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. 

Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna – realizada
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna – realizada
04/10 – Estádio Rei Pelé –  Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna

Por: Runners Brasil

Continue lendo

Aconteceu

Etapa de Maceió do Circuito CAIXA tem festa em família no pódio dos 10km

Campeão Gleison Santos levou o filho Emanuel, de nove meses, para o pódio. No feminino Rosem Mayara, sua esposa, conquistou o terceiro lugar

Avatar photo

Publicados

em

Com apenas nove meses de vida, Emanuel Santos já sabe o que é subir ao degrau mais alto do pódio na elite do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series. Neste domingo (7), ele esteve nos braços do pai, Gleison Santos, no momento em que ele recebeu a premiação como campeão dos 10km da etapa de Maceió. E a festa em família foi ainda maior na capital alagoana, já que Rosem Mayara Santos, mãe do Emanuel e esposa do Gleison, conquistou a medalha de bronze no feminino. 

A etapa de Maceió do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series viu um especialista nos 10km dominar a prova masculina neste domingo (7). Campeão dos 10.000 metros do Troféu Brasil de Atletismo 2025, Gleison Santos decidiu a prova já no quilômetro 2, quando começou a abrir vantagem. “O Circuito CAIXA é sempre uma prova especial, muito bem organizada e que valoriza o esporte aqui no nordeste. Ano passado eu venci duas etapas (também em Maceió e Aracaju) e em 2025 ainda vou lutar por mais duas, em João Pessoa e Aracaju”, disse o atleta, já confirmando a participação da prova do próximo dia 21.

Se conseguir seu objetivo nas próximas duas etapas do Circuito CAIXA, Emanuel deve voltar a visitar o pódio da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. “O Emanuel nos acompanha nos treinos. Hoje, (neste domingo), nós levantamos 4h40 para iniciar as preparações para a corrida aqui em Maceió e às 5h ele já estava acordado. Foi muito especial estar com ele na premiação e também pela conquista da minha esposa”, completou Gleison, campeão em Maceió com o tempo de 31min19.

Na elite do feminino, Vaniclea Moura dos Santos subiu ao degrau mais alto do pódio. “Estou vindo de um segundo lugar na Maratona de Florianópolis, que foi há oito dias, e estou muito feliz com essa vitória. O Circuito CAIXA é uma prova boa, muito bem organizada, com percurso super bom e plano. Graças a Deus consegui correr uma marca boa e agora vou me preparar para correr as próximas etapas”, disse a atleta, que fechou os 10km em 38min27.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

A segunda etapa da temporada 2025 do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series encheu a avenida em frente ao calçadão à praia de Jacarecica. A movimentação começou bem cedo, com as primeiras largadas a partir das 6h20, no Espaço do Réveillion Celebration, com provas de 5km, 10km e caminhada, reunindo pessoas de todas as idades, entre atletas de elite, amadores e PCDs. 

RESULTADOS
10KM MASCULINO
1- Gleison da Silva Santos – 31min19
2 – João Marcos Santos Ferreira – 31min40
3 – José Milton da Silva Jr. – 34min00

10KM FEMININO
1- Vaniclea Moura dos Santos – 38min27
2 -Adriana Teodósio Gonçalves – 40min00
3 -Rosem Mayara Vieira da Silva Santos – 44min42

5KM MASCULINO
1- Rosevan Valdevino da Silva Jr. – 16min30
2 -Matheus de Albuquerque Mendes – 17min51
3 -Tiago Sibaldo de Amorim – 18min48

5KM FEMININO
1- Rosicleide da Silva Santos – 22min21
2- Deisy Elizabeth de Andrade Nascimento – 22min38
3 -Maynara Carla Santos de Carvalho – 22min51 

Pegada do Bem – Além de fazer a festa pelas ruas de Maceió, os corredores alagoanos também exercitam a solidariedade. Durante a entrega dos kits e na arena montada na praia de Jacarecica, muita gente fez a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Quem quiser doar nem precisa estar inscrito no Circuito. 

Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.

Próxima parada – A caravana do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series segue no nordeste. A próxima etapa, a terceira da temporada 2025, será em João Pessoa, no próximo dia 21 de setembro. As inscrições para a prova na capital paraibana já estão abertas e devem ser feitas diretamente no site do evento: https://circuitocaixa.com/2025-joao-pessoa/.

Temporada 2025 – O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana pega a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceió/AL (07/09); João Pessoa/PB (21/09); Rio de Janeiro/RJ (28/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10).

História e tradição – Criado em 2004, recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024, considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia. Em 2024, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Agora, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais sete etapas serão anunciadas em breve.

CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB)
28/09 – Rio de Janeiro (RJ)
05/10 – Aracaju (SE)
12/10 – São Luís (MA)
19/10 – Natal (RN)

Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa

Por: Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta