Siga nossas redes sociais

News

Atleta com diabetes tipo 1 completa 100 maratonas e lança biografia

Avatar photo

Publicados

em

Emerson Bisan tem diabetes tipo 1 e já correu maratonas na Muralha da China, Nova York, Disney, Patagônia argentina, entre outras.

Maratona é uma corrida de 42,195 km, que requer preparo físico, força de vontade e planejamento. Completar a prova é uma tarefa difícil, mas o atleta Emerson Bisan, que tem diabetes tipo 1 há 27 anos, provou que é possível vencer essa distância não uma, mas 100 vezes, mesmo tendo uma condição crônica de saúde. Os aprendizados de quase três décadas de corrida e as experiências de vida foram registrados no livro autobiográfico “100 Maratonas: muito mais do que correr, uma missão de vida”, que Bisan lança no próximo dia 17 de novembro, em São Paulo, pela editora Momento Saúde, cuja sede fica em Taubaté.

Bisan se diz realizado por lançar o livro no mesmo ano em que se comemora um marco extremamente significativo para quem tem diabetes: cem anos atrás, Leonard Thompson, um garoto com diabetes, recebia a primeira dose de insulina, descoberta pelo médico canadense Frederick Banting. A partir de então, quem tinha diabetes recebia uma nova oportunidade de viver mais e melhor. “Meu maior medo ao ser diagnosticado com diabetes era de nunca mais poder correr. Mas descobri duas coisas importantes: que a atividade física é fundamental para controlar a glicemia e que, naquela época, o nadador com maior número de medalhas de ouro em uma mesma olimpíada, Mark Spitz, tinha diabetes tipo 1. Isso me motivou a nunca desistir dos meus sonhos”, conta o atleta, que correu a primeira maratona em 1996, ao lado do pai, Daniel Bisan.

Desde então, Bisan decidiu que jamais se faria de vítima por causa de sua condição de saúde. Em vez disso, buscaria ser o melhor em tudo o que fizesse e passou a direcionar sua carreira para orientar e treinar outras pessoas, com e sem diabetes, na realização do sonho de correr. No livro 100 Maratonas, que será lançado em novembro de 2022, ele conta algumas dessas histórias. “Escrevi este livro no mesmo ano que completei a centésima maratona para comemorar dois grandes sonhos e mostrar que o diabetes não nos limita. Cada um de nós pode ter uma vida grandiosa”, disse.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF na sigla em inglês), existem mais de 537 milhões de pessoas com diabetes no mundo e aqui no Brasil são cerca de 16 milhões. No dia 14 de novembro, a IDF, em conjunto com a Organização Mundial do Diabetes, realiza o Dia Mundial do Diabetes para conscientizar a população sobre os sintomas, causas e formas de prevenção e tratamento do diabetes. O diabetes que o Bisan tem, tipo 1, é uma doença autoimune e não pode ser evitado. Já para o diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos de diabetes no mundo, há prevenção e uma das formas é a adoção de um estilo de vida saudável, com prática de atividade física e alimentação saudável.

Foi exatamente isso que motivou Bisan a começar a treinar para uma maratona. Em 1995, o pai de Bisan estava com sobrepeso, estressado e à beira de desenvolver o diabetes tipo 2. Ele pediu a ajuda do Bisan, que na época era estudante de Educação Física, para iniciar um treino de corrida. Tomou gostou pelo esporte, perdeu 20 quilos de forma saudável e começou a treinar para a primeira maratona da vida dele, que fez ao lado do filho.

De lá para cá, Bisan já correu maratonas nacionais e internacionais, como a da Muralha da China, a de Nova York, Disney, Santiago, Buenos Aires, Patagônia e muitas outras. Além das maratonas, o livro traz muita informação sobre o diagnóstico e o tratamento do diabetes, inclusive um capítulo sobre bomba de infusão de insulina e como treinar com diabetes.

Caminho da Fé – Grupo de peregrinos com diabetes

Formado em Educação Física e diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva, Emerson Bisan organizou um grupo de pessoas com diabetes para fazer o Caminho da Fé, percurso a pé de 110 km que sai da cidade de Paraisópolis (MG) e termina em Aparecida (SP). A expedição sairá no dia 12 de novembro com previsão de chegar na Basílica de Aparecida no dia 15 de novembro.

Serviço

Lançamento: livro 100 Maratonas: muito mais do que correr, uma missão de vida

Noite de autógrafos: 17/11/2022, as 18h30 às 21h

Local: Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, São Paulo/SP

Produção: Momento Saúde Editora, patrocínio máster da Meiwa Care e apoio da Momento Diabetes.

Livro impresso: 170 páginas, colorido: R$ 49

Mais informações: www.100maratonas.com.br

News

Strava lança aplicativo redesenhado para Apple Watch

Atualização apresenta design focado em performance e adiciona os Segmentos Ao Vivo pela primeira vez no smartwatch da Apple

Avatar photo

Publicados

em

O Strava, aplicativo líder para pessoas ativas, com mais de 150 milhões de atletas no mundo todo, anuncia hoje o lançamento de seu aplicativo redesenhado para Apple Watch. A atualização apresenta uma interface com foco em performance, criada para apoiar os atletas em cada etapa de sua jornada, e traz pela primeira vez Segmentos Ao Vivo para o pulso dos usuários.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

Uma nova experiência Strava no Apple Watch

O Apple Watch vem ganhando cada vez mais relevância entre os atletas da comunidade Strava. Em 2024, a plataforma registrou crescimento de quase 20% no número de uploads realizados a partir do dispositivo, com a Apple ocupando as duas primeiras posições entre os preferidos dos corredores (dados do relatório Year in Sport 2024).

Para atender a essa crescente demanda, o novo app do Strava para Apple Watch entrega uma experiência mais intuitiva e direta. As atualizações incluem design focado em performance, com interface renovada que facilita o início rápido das atividades e a visualização de estatísticas claras para manter o ritmo. Isto se acrescenta às estatísticas em tempo real, que apresentam ritmo, distância, tempo e frequência cardíaca de forma simples e acessível, e sincronização simplificada com envio automático e confiável das atividades diretamente para o Strava.

Segmentos Ao Vivo: competição em tempo real no pulso dos atletas

Os Segmentos Ao Vivo do Strava, um dos recursos mais característicos da plataforma, chegam pela primeira vez ao Apple Watch. A funcionalidade permite a competição em tempo real de atletas para bater recordes pessoais ou vencer a comunidade em segmentos populares ou marcados, transformando corridas e pedaladas do dia a dia em experiências ainda mais motivadoras.

Por meio de alertas visuais e táteis, os atletas recebem indicações ao se aproximarem e percorrerem cada segmento, acompanhando em tempo real se estão à frente ou atrás de seu recorde pessoal. Ao final, os resultados são exibidos instantaneamente antes do retorno à tela padrão de gravação.

Todos os atletas do Strava terão acesso a atualizações em tempo real nos Segmentos ao Vivo, e por serem o assinantes, poderão desbloquear funcionalidades adicionais como comparação de performance em tempo real com recordes pessoais, contagem regressiva da distância restante em cada segmento e resultados instantâneos após a conclusão do trecho.

“O Apple Watch se tornou um dispositivo cada vez mais popular entre os atletas no Strava”, afirma Matt Salazar, Chief Product Officer do Strava. “Esse investimento no Apple Watch vai além do registro de treinos – trata-se de entregar os recursos em tempo real e como um jogo que os atletas mais valorizam para se manterem motivados”, disse.

Essa novidade reforça a colaboração contínua entre Apple e Strava, que já havia sido ampliada no início do ano com a integração do Apple Fitness+ ao aplicativo, sempre com o objetivo de oferecer mais valor, inspiração e motivação à comunidade global de atletas.

O aplicativo redesenhado do Strava para Apple Watch já está disponível globalmente na App Store. Assinantes e usuários em teste no iOS podem ainda resgatar até três meses gratuitos do Apple Fitness+.

Sobre o Strava

Strava é o aplicativo para pessoas ativas. Com mais de 150 milhões de atletas em mais de 185 países, vai muito além do registro de treinos — é onde as pessoas evoluem juntas, criando novos hábitos e superando marcas pessoais. Não importa qual é o seu esporte ou como você acompanha sua atividade: o Strava está com você. Encontre sua galera, conquiste seus objetivos e faça cada esforço valer a pena. Comece sua jornada com o Strava hoje mesmo.

Junte-se ao Clube Strava ou siga o Strava no Instagram,XFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn. Visite www.strava.com para mais informações.

Nossas estatísticas:

  • Mais de 40% dos atletas que entraram no Strava em 2024 são mulheres
  • Membros da comunidade em mais de 185 países
  • Mais de 12 bilhões de atividades compartilhadas no Strava
  • 51 milhões de atividades enviadas por semana
  • Mais de 60% dos concluintes das principais maratonas de 2024 (como Boston, Londres, Paris e NYCM) compartilharam suas corridas no Strava
  • Quase 1 milhão de clubes ativos na plataforma
  • Mais de 12 bilhões de Kudos dados em 2024
  • Mais de 35 milhões de segmentos criados
  • Mais de 3.000 atletas profissionais no Strava
  • Mais de 12 milhões de fotos e vídeos compartilhados por semana
  • Mais de 3.700 organizações parceiras usando o Strava Metro para melhorar suas comunidades

Por: Runners Brasil

Continue lendo

News

Usain Bolt estrela nova campanha da linha NITRO™ da PUMA, que agora chega com o novo Velocity NITRO 4

Deviate NITRO 3, Deviate NITRO Elite 3 e outros modelos da família também chegam com novas cores predominantemente com tons azuis

Publicados

em

PUMA apresenta a nova atualização da linha NITRO™, com o histórico velocista Usain Bolt como destaque da campanha. O photoshooting aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), durante visita do atleta ao Brasil, reforçando a energia, inspiração e autenticidade da coleção. Como novidade, a marca traz a atualização do modelo Velocity NITRO, que passa da terceira para a quarta versão oferecendo mais tecnologia, responsividade e conforto – tudo isso com 14g a menos que antes.

“Bolt simboliza a união entre o esporte como performance máxima, mas também como forma de autoexpressão, diversão e conexão social, traduzindo perfeitamente o espírito da nossa forma de enxergar o esporte”, destaca a diretora de Marketing, Luciana Soares.

Sobre o novo Velocity NITRO 4

Velocity NITRO™ 4 é a evolução do modelo versátil da família, feito para corredores de todos os níveis e objetivos. Leve e ágil, o tênis transforma treinos diários, corridas e dias de recuperação em uma experiência fluída e única. Sua entressola completamente em NITROFOAM™, cabedal respirável e o solado PUMAGRIP, destaque absoluto de mercado, garantem o combo de amortecimento leve, máxima responsividade e aderência superior.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

“Gosto de chamar o Velocity NITRO 4 de seu parceiro de treino perfeito. Atualizamos o Velocity com entressola completa em NITROFOAM, tornando-o o tênis mais responsivo da sua categoria. Com toda a tecnologia da entressola e seu design dinâmico, o Velocity transforma cada quilômetro em uma experiência divertida. Independentemente da distância ou do ritmo, o Velocity NITRO 4 mostra como a corrida deve realmente ser sentida”, explica Conor Cashin, gerente sênior de linha de produtos da PUMA.

A família NITRO da PUMA

Junto com a atualização, novas cores dos modelos da PUMA estarão disponíveis para os consumidores. Os ícones da família, o Deviate NITRO 3 e o Deviate NITRO Elite 3, seguem oferecendo a melhor tecnologia para os corredores. Além deles, o Fast-R NITRO Elite 3, tênis mais rápido da família, MagMax NITRO, ForeverRUN NITRO 2 e Electrify NITRO 4 completam a coleção.

A linha NITRO™ da PUMA reforça o compromisso da marca em oferecer amortecimento responsivo, estabilidade e conforto em cada modelo, mantendo a tecnologia NITROFOAM como base para performance máxima. Os modelos são ideais para quem quer unir alta tecnologia à liberdade de expressão na corrida.

Os novos modelos estão disponíveis em PUMA, nas lojas físicas da marca no Morumbi Shopping e Shopping Metrô Tatuapé, além de lojas especializadas como Bayard, Velocità, Keep Running, Running Land, Lebre, Procorrer e Move On.

Por: Runnres Brasil

Continue lendo

News

Brasil se torna o país mais social do Strava, com alta de aproximadamente 800% na criação de clubes de corrida na plataforma em um ano

Enquanto Brasil lidera o ranking de crescimento de clubes de corrida na plataforma, número global de clubes triplicou nos últimos 12 meses

Avatar photo

Publicados

em

O Strava, aplicativo voltado para praticantes de atividades físicas, divulgou os resultados de meio do ano em seu relatório anual, o Year in Sport Trend Report, revelando como os usuários estão monitorando atividades e treinando para atingirem suas metas de 2025, e também, o que os mantém motivados.

Reconhecida como a maior comunidade de pessoas ativas do mundo, o Strava oferece insights únicos sobre como as pessoas têm se mantido ativas, e também sobre a transformação contínua dos hábitos de condicionamento físico que não param de evoluir. O relatório Year in Sport Trend Report reúne dados de atividades do mundo todo e de 50 modalidades esportivas diferentes, ilustrando as diversas formas pelas quais um estilo de vida fitness molda vidas em todo o mundo. Assinantes do Strava também poderão acessar, em dezembro, um resumo personalizado do seu Year in Sport, destacando o progresso e as conquistas alcançadas ao longo do ano. 

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

Faltando cinco meses para o ano fechar, 41% dos assinantes do Strava estão próximos de cumprir – ou já ultrapassaram – suas metas anuais. Os ciclistas lideram com média de 53% de progresso, enquanto os corredores vêm logo atrás, com 51%. 

Em relação aos clubes com pessoas que compartilham os mesmos interesses ao acompanhamento dos equipamentos e à motivação vinda de competições amistosas — seja com outros ou consigo mesmos — os dados da Strava revelam o que é necessário para que os atletas concluam o ano no auge. 

Clubes e comunidade garantem consistência

Pesquisas anteriores do Strava mostram que 55% dos atletas da Geração Z apontam a conexão social como principal motivo para entrar em um grupo de treino – prova de que os mais jovens são motivados tanto pela sensação de pertencimento quanto pela emoção do exercício. Entrar para um clube de fitness não é apenas um ótimo meio para criar laços, mas também ajuda a manter a regularidade necessária para atingir objetivos. Com mais de 1 milhão de clubes no Strava – como o Marun Running ClubHypc Running Club, ou o Bora Pedalar – sempre existe uma comunidade para motivar alguém, não importa qual seja o seu objetivo.

  • As comunidades de clubes de corrida estão em expansão: o número de novos clubes de corrida no Strava triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, com o Brasil se destacando como o mercado mais social, registrando um aumento de aproximadamente 800% na criação de novos clubes.
  • A melhor hora para correr em grupo e alcançar suas metas: os horários mais populares para registrar quilômetros em 2025 são, segundo os dados, às 9h00 aos sábados e 18h00 às terças-feiras.
  • Mais reconhecimento para a comunidade: quem não compartilha dados no Strava, é como se não tivesse acontecido. Participar ativamente de uma comunidade não só ajuda a manter a consistência, como também aumenta a motivação virtual: atividades em grupo recebem o dobro de kudos (curtidas) em comparação com aventuras solo.

Monitorando os passos rumo ao sucesso:

A consistência não vem apenas de “aparecer”, mas de acompanhar os detalhes que se acumulam ao longo do tempo. Seja registrando treinos, monitorando passos ou controlando os equipamentos, os dados do Strava mostram como os atletas se mantêm responsáveis e desenvolvem hábitos saudáveis.

  • Passos que fazem diferença: novas pesquisas indicam que 7 mil passos por dia são benéficos para a saúde geral. No Strava, uma caminhada média registra quase 4 mil passos (3,1 quilômetros), enquanto uma corrida média soma cerca de 6,3 mil passos (6,3 quilômetros).
  • Geração Z escolhe Apple: atletas mais jovens têm muito mais probabilidade do que os millennials ou os de gerações mais velhas de registrar atividades usando o Apple Watch.
  • Tênis para o sucesso: monitorar os equipamentos no Strava facilita saber quando é hora de trocar os tênis. Globalmente, Asics é a marca mais registrada, até meados de 2025, seguida por Nike e Hoka. Nos Estados Unidos, a Brooks lidera, enquanto no Brasil a Olympikus continua no primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo.

Mantendo-se na competição para o sprint final:

A competição impulsiona o progresso — e os atletas do Strava comprovam que um pouco de rivalidade, seja com outros ou consigo mesmos, faz toda a diferença. Dos novos recordes pessoais ao cumprimento das metas anuais, os dados indicam que a competição está ajudando os atletas a terminar o ano com força.

  • Disputa entre gerações: 66% dos corredores e ciclistas no Strava alcançaram um novo recorde pessoal em segmentos até julho, mas a Geração Z ainda precisa se esforçar para superar os mais velhos. E se 80% dos boomers já tiveram recorde pessoal em segmentos, apenas 56% da Gen Z alcançou uma destas marcas .
  • Recordes pessoais em alta: com a temporada de maratonas se aproximando, este ano, 42% dos corredores já bateram seu melhor tempo em distâncias de 5 e 10 quilômetros meia maratona ou maratona. Entre os que procuram um novo objetivo antes de dezembro, apenas 32% dos corredores que fizeram 10 quilômetros alcançaram recorde pessoal nessa distância — ainda há tempo para encarar mais um desafio.
  • Reduzindo a diferença das metas: para atingir os objetivos de distância mais populares do ano, ciclistas que buscam 5 mil quilômetros precisam percorrer apenas 67 quilômetros a mais por mês, enquanto corredores que miram 1 mil, precisam adicionar apenas 17,4 quilômetros mensais.

O ritmo de fim de ano está acelerando à medida que os atletas do Strava avançam rumo às metas de 2025. Dos clubes de corrida aos marcos pessoais, comunidade e competição estão ajudando os atletas a ir mais longe. Agora é o momento de cada um encontrar seu grupo e acompanhar seu progresso no Strava para ver seus melhores resultados registrados neste dezembro no Year In Sport.

Por: Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta