Siga nossas redes sociais

Destaque

Plataforma mundial lançou o relatório sobre tendências do esporte em 2024.

Os dados globais destacam mudanças de hábitos para treinos mais equilibrados, com clubes de corrida substituindo baladas como pontos de encontro,
além de indicar as marcas mais populares do ano

Avatar photo

Publicados

em

Do ponto de vista médico, colher seus dados no esporte num lugar só, oferece uma valiosa oportunidade para os atletas avaliarem sua performance e saúde ao longo do ano. Essa analise de daos permite identificar padrões de treino, sobrecarga ou períodos de recuperação insuficiente, ajudando a prevenir lesões e otimizar a performance. Dados como quilometragem total, ganho de elevação e frequência de treinos fornecem uma visão detalhada sobre o equilíbrio entre carga e recuperação, fundamentais para manter a saúde musculoesquelética e cardiovascular.É para isso que exsitesm os apps de treino.

Além disso, essa análise pode guiar ajustes na intensidade e volume para o próximo ano, alinhando os treinos às metas individuais e à capacidade física do atleta. Para médicos do esporte, fisioterapeutas e treinadores, esses relatórios são ferramentas úteis no planejamento de intervenções personalizadas, promovendo um treinamento seguro e eficiente. Dai vem o resumo do ano mais esperado:

O Strava, principal plataforma de pessoas ativas, anunciou hoje o lançamento de seu Relatório Anual sobre Tendências do Esporte (Year in Sport 2024), que identifica as principais tendências que moldaram o cenário global da atividade física em 2024 e traz previsões para o ano seguinte.

O Strava analisou bilhões de dados exclusivos, registrados por sua comunidade global formada por mais de 135 milhões de pessoas em mais de 190 países, além de insights obtidos em uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas ativas, assinantes ou não da plataforma.

Os resultados mostram como as pessoas em todo o mundo estão priorizando o equilíbrio – ao invés do esgotamento – em suas rotinas de exercícios, buscando também conexões sociais através das atividades físicas.

“O Year in Sport é um momento extremamente importante para a nossa comunidade, quando analisamos as tendências globais do esporte e comparamos com a do mercado brasileiro. É sempre um report muito aguardado e usado como base para entendermos também o que se espera para o novo ano que chega no que diz respeito aos hábitos da comunidade esportiva.”, comenta minha amiga e corredora Rosana Fortes, country leader do Strava no Brasil.

Você já ouviu falar de assessoria?

Run club is the new nightclub – Socializar enquanto transpiramos

Os dados mostram um grande crescimento em clubes de corrida e atividades em grupo. Fazer conexões sociais é o principal motivo para as pessoas se exercitarem.

Corrida é o esporte vencedor

Mundialmente (global) e também no Brasil, a corrida foi o esporte mais praticado no Strava e é o esporte social que mais cresce.

  • Explosão nas atividades em grupo:
  • Global: participação em clubes de corrida cresceu 59%.
  • Brasil: crescimento de 109% (quase o dobro).

  • Aumento de corridas em grupo:
  • Global: 18% mais corridas realizadas em grupos com mais de 10 pessoas.
  • Brasil: crescimento de 30%.
  • Amizades através do fitness: 58% dos entrevistados afirmaram ter feito novos amigos por meio de grupos de atividades físicas, enquanto quase um em cada cinco Geração Z saiu em um encontro com alguém que conheceu através do exercício – e essa geração foi quatro vezes mais propensa a preferir conhecer pessoas em treinos do que em bares.
  • Conexões mais fortes, mais quilômetros: a média de duração de atividades (corridas, pedaladas, trilhas) com mais de 10 pessoas foi 40% maior do que atividades realizadas sozinhas.

Por que ingressar em grupos de corrida?

  • Razão principal:
  • Global: 48% citam conexões sociais como o principal motivo (55% entre a Geração Z).
  • Brasil: 56% mencionam conexões sociais como razão principal (mesmo índice para a Geração Z).

Proporção de pessoas que dizem ter feito novos amigos por meio de um grupo Horários mais populares para corridas em grupo durante a semana:

  • Global: 18h/19h.
  • Brasil:19h/20h.

  • Cidades mais sociais em 2024 (maior concentração de pessoas correndo simultaneamente):
    • Brasil: Fortaleza (57%).
    • Espanha: Valência (48%).
    • França: Lyon (52%).
    • Indonésia: Jacarta do Sul (78%).
    • Reino Unido: Leeds (54%).
    • EUA: Nova York (48%).

Quando o corte é feito para a seleção em gênero, há uma diferença relevante:

  • Atividades matinais em grupo aos finais de semana:
    • Global: 35% das atividades femininas são em grupo, 20% a mais que as dos homens.
    • Brasil: 41% das atividades femininas são em grupo, 31% a mais que as dos homens.

Strava é o novo app de relacionamentos?

Globalmente, o número de pessoas que preferem conhecer novas pessoas em um grupo de fitness (59%) é quatro vezes maior do que aquelas que optam por um bar (14%). No Brasil, essa preferência se mantém, com 66% favorecendo grupos fitness e apenas 18% escolhendo bares.

As gerações estão se preocupando mais com o consumo de álcool para não atrapalhar suas atividades e desempenho:

  • Redução de álcool para atingir metas fitness:
  • Global: 92% no total.
  • Brasil: 93% no total.

Burnout is out. Balance is in – Equilíbrio é a nova tendência

Em 2024, as percepções sobre o que significa ter um estilo de vida ativo mudaram: as pessoas deram preferência ao equilíbrio em vez da exaustão, priorizando treinos mais curtos e dias de descanso no treinamento para maratonas.

Os tempos de levar o corpo ao limite a qualquer custo deram lugar a uma visão mais sustentável do exercício, ajudando as pessoas a se manterem ativas por mais tempo, com mais foco na saúde mental e na recuperação.

Globalmente, a duração ideal de cada treino, segundo 57% das pessoas entrevistadas, é de 45 a 60 minutos. No Brasil, esse percentual é de 67%.

  • Aumento de treinos curtos: mais de 20% de todos os treinos foram “micro-movimentos” (menos de 20 minutos), ajudando a manter uma rotina saudável.
  • Recuperação como prioridade: corredores que treinavam para maratonas adicionaram mais dias de descanso e recuperação ativa, com 51% dos dias nas 16 semanas antes da corrida sendo de descanso.
  • Benefício das pausas: atividades em grupo cresceram 13% e tiveram três vezes  mais pausas do que atividades solo, refletindo o tempo dedicado a cafézinho ou conversa no meio do treino.

Descansar é importante!

  • Globalmente, houve 62 dias de descanso em um ciclo médio de treinamento para meia-maratona no Strava. No Brasil, foram 69 dias.
  • Globalmente, entre os treinos para uma maratona, 51% dos dias nas 16 semanas antes da corrida foram dias de descanso – 54 dias sem nenhuma atividade. No Brasil, 43% dos dias nas 16 semanas antes da corrida foram dias de descanso – 60 dias sem nenhuma atividade.

Barriers Are for Breaking Down – Superando Barreiras

Embora o equilíbrio e as conexões sociais tenham sido priorizados, isso não impediu que as pessoas alcançassem seus objetivos. Em 2024, a comunidade global ativa do Strava desafiou normas sociais e estereótipos geracionais para atingir suas metas.

  • Adoção de novos esportes: globalmente, treino com pesos foi o esporte que mais cresceu entre mulheres em 2024, com um aumento de 25% nas atividades registradas. Também houve avanço de 11% na participação feminina no ciclismo. Entre os homens, a prática de ioga ou pilates cresceu 15%.

Globalmente, 61% das pessoas entrevistadas estão otimistas em relação à igualdade de gênero nos esportes.

  • No Brasil, esse percentual é de 78%.
  • Insights

“Este ano mostrou que as pessoas estão assumindo o controle de suas vidas ativas e se movendo de uma forma que funciona para elas. O crescimento de uma rotina de exercícios mais relaxada, fundamentada em conexões sociais, prova que malhar não é mais sinônimo de esgotamento”, disse Zipporah Allen, Chief Business Officer do Strava.

“Adoramos ver os dados   que indicam  como as mulheres estão prosperando, as gerações mais jovens estão buscando conexões e as mais velhas ainda estão quebrando recordes. Na Strava, cada esforço conta, e o relatório deste ano destaca a incrível diversidade e profundidade das conquistas da nossa comunidade global”, complementa.

Para acessar o relatório completo e explorar as tendências, equipamentos e insights que moldaram a forma como as pessoas se movimentaram em 2024, acesse o relatório completo Year In Sport: The Trend Report neste link.

Bons treinos valentes!

@DraAnaPsimoes

Destaque

Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna

O aplicativo é uma startup de tecnologia britânica que desenvolve planos de treino personalizados e serviços de coaching para corrida

Avatar photo

Publicados

em

O Strava, maior comunidade para pessoas ativas, anunciou hoje ter firmado um acordo definitivo para adquirir o Runna, uma startup de tecnologia, com sede no Reino Unido, que desenvolve planos de treino personalizados e serviços de coaching para corrida. A aquisição une a maior comunidade fitness do mundo a um dos aplicativos líderes no competitivo mercado de treinos de corrida, criando um valor atrativo para usuários e acionistas de ambas as empresas.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

“Após um ano de crescimento sem precedentes e inovação acelerada no Strava, este foi o momento certo para buscar negócios complementares que pudessem gerar ainda mais valor para nossos usuários”, disse Michael Martin, CEO do Strava. “A corrida está em alta no mundo todo – quase 1 bilhão de corridas foram registradas no Strava em 2024. A missão do Runna, que oferece um plano personalizado para cada corredor alcançar seus objetivos, é um encaixe perfeito.”

De acordo com os dados do Year In Sport, do Strava, a corrida é o esporte que mais cresce globalmente, e a Geração Z, em especial, está buscando na corrida um meio de criar conexões e comunidades. Isso tem levado a um forte aumento na participação em corridas, com 43% dos usuários do Strava querendo conquistar uma grande prova ou evento em 2025. A demanda por planos de treinamento cresceu rapidamente, à medida que mais atletas buscam orientações personalizadas.

“Estamos muito felizes por nos tornar parte do Strava, enquanto seguimos focados em oferecer os planos de treinamento mais personalizados e sob medida do mercado”, disse Dom Maskell, cofundador e CEO do Runna. “Passamos muitas horas com a equipe de liderança do Strava e não poderíamos estar mais animados por compormos, agora, no mesmo time”, acrescentou. “Nossa paixão é oferecer a cada corredor um plano de treino e acesso a um coaching incrível. Este investimento nos permitirá introduzir ainda mais melhorias em tudo o que fazemos no Runna, beneficiando corredores do mundo todo”, completou Ben Parker, cofundador.

“Estou profundamente impressionado com o Dom, o Ben e toda a equipe do Runna”, disse Martin. “Nosso plano é manter os aplicativos separados por enquanto, investir no crescimento da equipe do Runna e acelerar ainda mais o desenvolvimento do app.”

O acordo faz parte das iniciativas contínuas do Strava para inovar para seus mais de 150 milhões de usuários registrados e representa um investimento significativo na comunidade de desenvolvedores que utilizam a API do Strava. Atualmente, mais de 100 aplicativos de treino estão conectados à API do Strava, oferecendo recursos e funcionalidades aprimoradas aos usuários. O Strava continua comprometido em manter seu papel como uma plataforma aberta para o fitness e em apoiar todos os desenvolvedores – junto com o Runna. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de reconhecer e investir em um desenvolvedor de API como o Runna”, disse Martin. “O Strava é a comunidade para todas as pessoas ativas, independentemente do esporte, nível de habilidade, localização, aplicativo ou dispositivo.”

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento de negócios. Os termos adicionais da aquisição não foram divulgados.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria

Após sucesso de 2024, Yopp e Maratona do Rio anunciam parceria ainda mais forte para 2025

Avatar photo

Publicados

em

Yopp será novamente a parceira oficial de óculos de sol da Maratona do Rio, a principal corrida de rua da América Latina. Após o sucesso na edição de 2024, a marca promete uma coleção inédita com diversos modelos para todos os corredores, apreciadores do evento e da modalidade. Uma das novidades está na criatividade dos óculos, elaborados com artes incríveis e nomes inspirados em pontos turísticos do Rio de Janeiro.

“Estamos extremamente felizes em renovar essa parceria! A Maratona do Rio é, sem dúvidas, a principal prova de corrida de rua do país. O engajamento do atleta é ímpar, além de sempre entregarem um evento de excelência. Para nós da Yopp é uma honra poder trabalhar com essa marca e oferecer ao público um produto exclusivo, feito por corredores, para corredores! Esse ano estamos trazendo uma linha mais ampla, atendendo tanto os atletas amadores, quanto os atletas de elite.” – diz Felipe Davidovich Cusnir, sócio diretor da Yopp.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

Pensada para os corredores de todos os níveis, a coleção terá 10 óculos, incluindo o modelo exclusivo para quem adquiriu a inscrição com o kit Yopp e o TOP 5 para os cinco primeiros colocados em cada distância, e estará disponível nas linhas de óculos clássicos, redondos, hype e performance. O grande diferencial da coleção está no design exclusivo criado por Yuri Barcellos, Diretor de Arte da Maratona do Rio. Cada modelo traz inspirações em pontos icônicos do Rio de Janeiro, com detalhes cuidadosamente elaborados para transformar os óculos em uma lembrança especial do evento.

“A coleção Yopp + Maratona do Rio, nesta edição, está ainda mais espetacular que a do ano passado. Trabalhamos uma paleta de cores super integrada à identidade visual do evento e fizemos questão de ressaltar os detalhes que os corredores mais amam nas peças, como, por exemplo, os grafismos das paisagens cariocas. Para quem gosta de montar o look completo e correr com estilo, todas as peças tornam possíveis múltiplas combinações com os demais itens do enxoval do corredor. Tenho certeza de que vai ser sucesso!” – completa Yuri.

Os óculos estarão disponíveis para o público no dia 4 de abril, vendidos, exclusivamente, no site da Yopp e pelos mais de 1.000 revendedores autorizados e espalhados pelo Brasil. Os corredores também poderão adquirir os óculos na retirada de kits da Maratona do Rio, dentro da loja oficial da Yopp, na Casa Maratona (pavilhão da Marina da Glória – Aterro do Flamengo).

Sobre a Yopp: A Yopp é uma marca referência no mercado nacional, com um catálogo que conta com mais de 200 modelos de óculos esportivos e diversos acessórios para diferentes modalidades, sempre prezando pela qualidade e custo-benefício.


Sobre a Maratona do Rio: A Maratona do Rio acontece durante o feriado de Corpus Christi – de 18 a 22 de junho – no Rio de Janeiro, com as provas: 5K, 10K, 21K | Claro e 42K | Corona Cero (por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer) e o Desafio Cidade Maravilhosa 21K + 42K | Dorflex Max, analgésico oficial.

A adidas é a Marca Esportiva Oficial do evento e o Itaú Uniclass é o Banco Oficial – ambos, patrocinadores máster. A Z2 é o suplemento oficial, a Raia é a farmácia oficial, Gatorade é o hidratador oficial e o Strava é parceiro no segmento de rota oficial. A Maratona do Rio tem o apoio institucional da Prefeitura do Rio e é produzida pela Spiridon Eventos e Dream Factory.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Para elas: C6 Bank River Run chega a São Paulo 

Com patrocínio do C6 Bank e da Lauf Sports, a corrida exclusiva para mulheres acontece no dia 14 de junho, com largada às 16h no Parque Linear Bruno Covas

Avatar photo

Publicados

em

O calendário de corridas de São Paulo ganha uma nova experiência exclusiva para mulheres: a C6 Bank River Run. Idealizada pela Out of Office (OOF), agência especializada no desenvolvimento de projetos de lifestyle, e pela marca de moda esportiva feminina Lauf Sports, a prova proporciona uma experiência especial – ocorre à tarde e se encerra ao pôr do sol, com uma sunset party logo após a linha de chegada.

“Sempre tivemos o desejo de criar uma corrida e agora estamos concretizando essa ideia. A C6 Bank River Run foi pensada para ser uma experiência completa ao pôr do sol, com a possibilidade de revezamento e a oportunidade de trazer tanto corredores experientes quanto iniciantes para esse universo. Queremos incentivar ainda mais pessoas a se conectarem com o esporte, seja para superar desafios, se divertir ou simplesmente viver um momento de bem-estar”, comemora Anna MacDowell, cofundadora da Lauf. 

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

Com patrocínio do C6 Bank e da Lauf Sports, a C6 Bank River Run promete movimentar a cidade no dia 14 de junho, com largada às 16h no Parque Linear Bruno Covas, às margens do Rio Pinheiros, na zona Sul de São Paulo.

“Recentemente revitalizado, o Parque Linear Bruno Covas foi criado como um espaço para lazer e atividades ao ar livre. Apesar da estrutura moderna e convidativa, poucas corridas são realizadas no local. Vamos não somente explorar o percurso, mas desfrutar do melhor do parque – do esporte ao lazer –, o que torna a C6 Bank River Run ainda mais especial para as participantes”, complementa Anuar Tacach, fundador da Out Of Office (OOF).  

Com duração máxima de 1h30 e um percurso de 8 km, a prova pode ser feita individualmente ou em dupla.  

“A C6 Bank River Run é uma forma de incentivar mulheres a se exercitarem e conquistarem um estilo de vida saudável”, diz Alexandra Pain, CMO do C6 Bank. “Queremos apoiar e estar cada vez mais próximos desse público.” 

Inscrições 

As inscrições, no valor de R$ 300, podem ser feitas até 8 de junho no site da corrida. Clientes do C6 Bank têm direito a um desconto exclusivo de 20%.  

A C6 Bank River Run propõe uma experiência exclusivamente voltada para o bem-estar das participantes, com o objetivo de incentivar a jornada, sem a pressão do pódio.

“Queremos que cada participante aproveite o momento, se divirta e celebre a experiência. Todos que cruzarem a linha de chegada receberão uma medalha colecionável e poderão curtir a festa de encerramento”, finaliza Tacach. 

As inscritas têm o direito de levar um convidado para a sunset party pós-corrida e também recebem um kit com duas camisetas Lauf Sports (uma para corrida e outra de finisher), medalha e número de peito que poderá ser retirado no shopping Iguatemi nos dias 12 e 13 de junho, das 10h às 22h, e 14 de junho, até as 12h. 

Serviço

Data: 14 de junho, sábado  

Horário: 16h 

Local: Parque Linear Bruno Covas – Av. Magalhães De Castro, R. Pedro Avancine – Jardim Panorama, São Paulo  

Valor: R$ 300

(Clientes do C6 Bank têm desconto exclusivo de 20%)

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta