News

Uphill Marathon – Desafio Samurai

Publicados

em

Foto: Foco Radical

Uma relação de paixão desde 2015 quando vi uma propaganda da prova apresentando os dois percursos (25km e 42km), porém neste ano não foi possível realizar a prova. Em 2016, a vontade de encarar a Serra do Rio do Rastro aumentou quando a organização lançou o Desafio Samurai, que era realizar as distância de 25km e 42km no mesmo dia. Inscrição feita, vamos aos treinos!

Chegando lá, a primeira etapa concluída com a chegada numa manhã ensolarada, porém toda a minha sensação foi bem diferente de tudo que assisti e informações que busquei, só me restava descansar no curto tempo que tinha para realizar minha primeira maratona de subida. A endorfina dividia lugar com o desconforto muscular, o tempo virou e a chuva chegou para dificultar ainda mais meu desafio, pois o meu corpo não responde bem em baixas temperaturas, já que em Salvador é verão praticamente o ano todo. Fui golpeado fortemente e a força mental precisou ser maior que a física para seguir em frente. Terminei o Desafio, não da forma que gostaria, mas com a certeza de que no ano seguinte voltaria.

Foto: Foco Radical

Em 2017, fiz alguns ajustes na periodização, mais preparado fisicamente e mentalmente. Uma mudança considerável no layout da prova me deixava mais confiante para concluir o somatório do tempo das duas prova em 6h, a maratona passou a ser a primeira prova, um verdadeiro dia de verão baiano, o céu azul e o calor me ajudaram a fechar a maratona em 3h44m, muito próximo do esperado. Respira! Ainda tem os 25km que estrategicamente foi dividido em duas etapas, 15km + 10km, os “intermináveis” 10 quilômetros… Mais um ano de desafio concluído, mas com o gostinho de ainda poderia mais…

Foto: Foco Radical

2018 foi um ano de muitas mudanças pessoais, o que me impossibilitou de chegar fisicamente como gostaria, mas sempre fortalecido mentalmente e foi a cabeça que me “arrastou” até o topo. Eu achava que já conhecia todas as armas da Serra do Rio do Rastro, mas ela me apresentou mais uma, rajadas de vento de até 60km/h, minaram demais meu corpo nos últimos 12km, finalizei a maratona esgotado.

Larguei para os 25km desanimado e pela primeira vez pensei em desistir de uma prova, fortes dores nos adutores completavam a vontade de parar. Eis que no ponto de corte apareceu um anjo, o chefe de enfermagem, que realizou uma massagem me colocando de volta na corrida. A briga com o relógio para não estourar o tempo limite foi enorme. Um ano desafiador e de grande aprendizado!

Após uma pausa em 2019, 2020 e 2021, retornarei esse ano para me desafiar outra vez e com a certeza de que darei o meu melhor como em todas as edições anteriores. O desafio é grande, mas sigo firme em busca do meu objetivo, sempre com o apoio da esposa, que também realizará os 25km, além dos alunos da Maximum Sports que estarão presentes com toda a energia positiva que precisamos.

Se quer um desafio, acabou de encontrar! Uphil Marathon Serra do Rio do Rastro

Site Uphill Marathon

Por: João Paulo Leite @

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile