Siga nossas redes sociais

Destaque

Estudo da ASICS alerta o mundo sobre ameaça à saúde mental no ambiente de trabalho

Estudo global revela que o estado mental começa a declinar após duas horas de trabalho contínuo no computador, com níveis de estresse aumentando significativamente após quatro horas. No entanto, 15 minutos de exercício podem ajudar a reverter esses efeitos.

Avatar photo

Publicados

em

O estudo global State of Mind (Estado Mental) da ASICS, realizado com 26 mil participantes, revelou uma forte conexão entre comportamento sedentário e bem-estar mental: quanto mais tempo as pessoas permanecem inativas1, mais suas pontuações de bem-estar mental diminuem. Uma pesquisa mais aprofundada descobriu que, após duas horas de trabalho contínuo em uma mesa, essas pontuações começam a cair, enquanto os níveis de estresse aumentam2. O estudo mostrou ainda que, após quatro horas ininterruptas de trabalho sentado, o nível de estresse dos trabalhadores aumentou em 18%. No entanto, um novo experimento chamado “Desk Break”3 mostra que apenas 15 minutos de movimento podem ajudar a reverter esses efeitos.   

O “Desk Break”, conduzido pelo professor Brendon Stubbs, pesquisador líder em exercício e saúde mental do King’s College London, constatou que adicionar apenas 15 minutos de movimento ao dia de trabalho dos funcionários do escritório resultou em uma melhora de 22,5% no estado mental. As pontuações gerais de bem-estar mental aumentaram de 62/100 para 76/100.  

O experimento mostrou que fazer uma pausa diária durante uma semana reduziu os níveis de estresse em 14,7%, aumentou a produtividade em 33,2% e melhorou o foco em 28,6%. Os participantes relataram sentir-se 33,3% mais relaxados e 28,6% mais calmos e resilientes. Além disso, 79,2% dos participantes disseram que se dedicariam mais aos seus empregadores se lhes fossem oferecidas pausas regulares para se movimentarem. 

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Globalmente, a ASICS está incentivando os colaboradores que trabalham em escritório a se exercitarem em prol de sua saúde mental, fazendo intervalos regulares para se movimentarem.   

O pesquisador Stubbs, disse: “Mostramos anteriormente que apenas 15 minutos de exercícios no tempo livre podem resultar em uma melhora significativa nas pontuações do bem-estar mental das pessoas. Mas o que nos surpreendeu no experimento ‘Desk Break’ foi o poder que as pausas de 15 minutos para se movimentar tiveram na melhoraria do bem-estar e na redução do estresse. Isso mudou, inclusive, a percepção das pessoas sobre seu local de trabalho para melhor.” 

Tomoko Koda, Diretora Executiva, Gerente Geral Sênior da Divisão de Marketing ASICS Corportation, comenta: “Na ASICS, acreditamos no poder do movimento, não apenas para o corpo, mas também para a mente. Nosso nome, ASICS, é um acrônimo para ‘Anima Sana in Corpore Sano’, que significa ‘mente sã em corpo são’. Nosso estudo global revelou que passar horas seguidas na mesa de trabalho tem um impacto alarmante na nossa mente. Por isso, mostrando esse resultado queremos inspirar as pessoas a se movimentarem.”  
 
O estudo completo você encontra aqui: https://www.asics.com.br/the-desk-break 

Estudos complementares da ASICS  

Preocupada em trazer cada vez mais dados concretos sobre a relação “Mente Sã em Corpo São”, a ASICS tem investido em pesquisas, e “Desk Break Experiment” já é a terceira somente neste ano.  

Em abril de 2024, a ASICS divulgou o State of Mind (Estado Mental), que reafirma a relação entre atividade física e saúde mental. Os resultados indicam que a atividade física na adolescência traz benefícios duradouros na vida adulta, e quanto mais as pessoas se exercitam, maiores são suas pontuações de bem-estar mental, que são baseadas em um score máximo de 100, calculado a partir da média acumulada de dez traços cognitivos e emocionais: positivo, contente, relaxado, focado, composto, resiliente, confiante, alerta, calmo e energizado. 

No Brasil, os ativos que praticam 150 minutos ou mais de exercícios por semana têm uma pontuação média de 64/100, em contraste com apenas 45/100 para os inativos. A pontuação média do Brasil no State of Mind (Estado Mental) é de 62/100, ligeiramente abaixo da média global de 65/100. A pesquisa completa você encontra aqui: https://www.asics.com.br/stateofmindstudy2024 

Outro estudo global divulgado em março, mês da mulher, intitulado ASICS Move Her Mind, revela a correlação positiva entre a prática de atividades físicas e o bem-estar mental das mulheres. O estudo apontou que mais da metade das mulheres no mundo está desistindo de se exercitar, enfrentando barreiras como falta de tempo (74%), baixa autoconfiança (35%) e ambientes intimidadores (44%). No entanto, aquelas que se exercitam regularmente relatam melhorias significativas, sentindo-se 52% mais felizes, 50% mais energizadas, 48% mais confiantes, 67% menos estressadas e 80% menos frustradas. 

Notas  

1 O estudo State of Mind 2024 foi realizado entre 17 de novembro e 21 de dezembro de 2023 e explorou a relação entre exercício e bem-estar mental em todo o mundo. Mais de 26 mil pessoas participaram do estudo em 22 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA. Cada amostra de mercado foi representativa nacionalmente em termos de idade e gênero. 

2 Uma pesquisa global foi realizada em setembro de 2024 para explorar ainda mais o impacto do trabalho de escritório diário e contínuo em nosso bem-estar mental. Mais de 7 mil pessoas que trabalham sentadas em escritório participaram da pesquisa nos EUA, Reino Unido, Austrália, Japão, Holanda, Alemanha e Brasil. Cada amostra de mercado era nacionalmente representativa em termos de idade e gênero. 

3 O estudo ASICS Desk Break foi realizado de 15 a 26 de julho de 2024, liderado pelo Dr. Brendon Stubbs do King’s College London e da Universidade de Viena. O experimento estudou 80 funcionários que trabalham em escritório da Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Espanha, Suécia, Tailândia, Reino Unido, EUA e Emirados Árabes Unidos. Todos passaram por questionários de triagem de saúde e preencheram formulários de consentimento antes de participar. 

Para saber mais sobre o Desk Break: https://www.asics.com.br/the-desk-break *Recomenda-se que os colaboradores consultem seus empregadores antes de realizarem uma pausa para movimento.

Por: Redação Runners Brasil

Destaque

Wanderlei Oliveira dá dicas para iniciar preparação para a São Silvestre

Começou a Primavera e faltam apenas três meses para a última prova do ano

Avatar photo

Publicados

em

A primavera é estação mais florida e a época mais esperada pelos corredores. Para os que praticam a corrida como forma de lazer e qualidade de vida, como os profissionais, por fazê-los lembrar que faltam apenas três meses para a corrida mais importante da América Latina, a São Silvestre!

Esta será a edição 99 da prova criada pelo jornalista Cásper Libero, em 1924. Ele se inspirou em uma corrida na França, onde os atletas corriam com tochas de fogo, e agora é o maior desafio e motivo de orgulho para todo brasileiro que consegue completar os 15 quilômetros de pura emoção no dia 31 de dezembro.

É hora de dar mais importância a preparação para não fazer feio na hora H e ter que pedir ajuda ao Santo do dia.

Refazer os exames médicos para ver se tudo está em ordem, é o primeiro passo. Somente com a liberação do médico que se deve iniciar a preparação para a prova.

O que não pode faltar
– 
Avaliação bioquímica (hemograma completo, glicose, ferritina, ácido úrico, colesterol e frações, urina tipo 1 e parasitológico) – É necessário não somente saber se você está com alguma deficiência vitamínica, mas também diagnosticar casos de colesterol alto, diabetes, anemia e outros problemas que requerem maiores cuidados.
– Check-up dentário – Ao se submeter ao programa de treinamento, você vai estar utilizando todas as suas reservas. Sendo assim, qualquer tipo de infecção, por menor que seja, pode ter seu quadro agravado.


– Teste de potência aeróbia/anaeróbia ou ergoespirométrico (corrida em esteira ergométrica com monitoração da freqüência cardíaca) – Além de detectar se há alguma anomalia cardíaca durante o esforço físico, o que vai determinar não só se você está apto a correr a São Silvestre mas também se tem condições de praticar uma atividade física, é esse teste que vai dizer a quanto por cento da sua freqüência cardíaca você deve estar treinando.
– Avaliação nutricional – Checar os hábitos alimentares e adequá-los às novas necessidades calórica impostas pela carga e volume de treinamento são providências mais do que bem-vindas.
– Avaliação ortopédica – Dor ciática, anormalidades na coluna, obesidade, má postura, lesões antigas nos meniscos ou nos ligamentos ou até mesmo um formigamento são algumas pistas que podem levar o ortopedista a detectar problemas que podem se agravar quando colocados à prova.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp


Após essa sequência, você precisa iniciar seu programa de treinamento, sempre com a ajuda de um profissional. Bons treinos e boa corrida!

Wanderlei Oliveira, 65 anos, é considerado a maior referência em corridas de rua no Brasil. Começou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente a 3,7 voltas ao redor do planeta Terra (147.564 km). Técnico fundador do Clube CORPORE, em 1982, e do Pão de Açúcar Clube, em 1992, já disputou 24 maratonas no exterior. Desde 2000 é comentarista de TV em provas, como a São Silvestre, e tem o blog Wanderlei Oliveira no portal Band/UOL. É jornalista esportivo e consultor.
 
Blog : https://wanderleioliveira.band.uol.com.br
Instagram : @WO18

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Ícone repaginado: New Balance lança o Fresh Foam X 1080 v14, com mais amortecimento, conforto e estilo

Modelo de performance da marca esportiva global chega à sua 14ª versão com atualizações significativas
para uso em corridas ou em momentos casuais

Avatar photo

Publicados

em

Um dos principais ícones de performance da New Balance está de cara nova. A marca esportiva global lança nesta quinta-feira (10) no Brasil o Fresh Foam X 1080 v14, modelo que simboliza o sucesso da New Balance em corridas de rua em todo o planeta. Com foco em inovação e desempenho, o novo calçado foi projetado para oferecer o máximo conforto, absorção de impacto e flexibilidade, sendo a escolha ideal tanto para corredores de todos os níveis quanto para quem busca um tênis versátil para o uso diário. 

Com um cabedal redesenhado em malha de Engineered Mesh, o Fresh Foam X 1080 v14 está ainda mais respirável, com maior ventilação em zonas estratégicas. Essa atualização não só melhora o conforto durante as corridas, como também agrega modernidade ao design, tornando-o uma opção estilosa para qualquer ocasião. Detalhes refletivos garantem visibilidade durante corridas noturnas, enquanto a lingueta anexada ao cabedal evita movimentos indesejados, proporcionando maior estabilidade. Para completar, a nomenclatura 1080 emborrachada no contraforte dá um charme a mais para o modelo.

A entressola, desenvolvida com a tecnologia Fresh Foam X, conta com um excelente nível de amortecimento, aumentando a absorção de impacto tanto para o uso diário quanto para treinos intensos. Com mais volume nas laterais e uma base mais larga em comparação ao modelo anterior, o 1080 v14 proporciona maior estabilidade e uma sensação de maciez incomparável. Destaca-se também a geometria “rocker” no calcanhar, que melhora a fluidez nas passadas e aprimora a absorção de impacto.

 

O solado também foi atualizado, contando agora com faixas verticais de borracha em zonas estratégicas que aprimoram a fluidez das passadas, sem abrir mão de leveza e garantindo durabilidade e tração.
 “O Fresh Foam X 1080 v14 representa a união entre amortecimento, conforto e estilo. Este modelo, um dos principais ícones da New Balance em performance, chega para estar presente em toda a jornada do corredor, seja em treinos e provas, ou até mesmo em momentos casuais”, disse Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance. 

Para iniciar as vendas do novo modelo, a New Balance fará uma ação especial atrelada à New Balance 15K São Paulo, que acontecerá no dia 13 de outubro em São Paulo. O Fresh Foam X 1080 v14 estará à disposição para experimentação e compra a partir desta quinta-feira (10) na loja da marca no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde os corredores inscritos para a corrida da New Balance poderão retirar seus kits. Também nesta quinta-feira, serão iniciadas as vendas no e-commerce da marca.


Já a comercialização nas demais lojas físicas da New Balance e em stores parceiras começará no dia 14 de outubro (segunda-feira). O preço sugerido é de R$ 1.199,99.

Ficha técnica – Fresh Foam X 1080 v14

Tecnologia da entressola: Fresh Foam X

Drop: 6mm
Altura da entressola: 38 mm (calcanhar) | 32 mm (antepé)

Peso: 235g (feminino, tamanho 36) | 300g (masculino, tamanho 41)

Diferencial: amortecimento e conforto

Público-alvo: corredores iniciantes a avançados

Indicação de uso: treinos diários; rodagens; caminhadas; competições/provas
Preço sugerido: R$ 1.199,99

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Chegou ao Brasil! PUMA lança MagMax NITRO™: máximo amortecimento agora disponível para corredores brasileiros

Avatar photo

Publicados

em

A PUMA lança oficialmente no Brasil o MagMax NITRO™, tênis de corrida desenvolvido para proporcionar máximo conforto e desempenho no dia a dia dos corredores. A partir de hoje, o modelo estará disponível, oferecendo aos corredores brasileiros a inovadora tecnologia NITROFOAM™, com 46mm de amortecimento que garantem propulsão e suporte extras, especialmente em corridas de recuperação. Com o MagMax NITRO™, tanto para iniciantes quanto corredores experientes terão uma adição essencial para qualquer rotação de calçados. O cabedal em malha projetada,  reforçado com a tecnologia PWRTAPE, proporciona respirabilidade premium e ajuste seguro. Além disso, o solado PUMAGRIP™, exclusivo da PUMA, oferece tração e durabilidade em diversas superfícies, adaptando-se perfeitamente às condições dos percursos brasileiros. Disponível nas cores inspiradas na pedra preciosa Lápis Lazuli, o modelo chega ao Brasil com versões masculina e feminina, ambas com detalhes vibrantes para destacar o visual moderno do tênis. O MagMax estará disponível no preço de R$1.399,90 nas lojas da PUMA, no PUMA.com e nas lojas parceiras Running Land SP e RJ, Procorrer, Keep Running, Velocità, Lebre.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta