Destaque
Dez Milhas Garoto: dicas valiosas para preparação dos últimos dias que antecedem a prova
O técnico Wanderlei Oliveira explica como os corredores amadores devem cuidar dos treinos de rodagem e velocidade, além de alimentação, hidratação e descanso
Publicados
3 semanas atrásem
De
Pablo MateusA contagem regressiva está chegando ao fim. Faltam apenas sete dias para a 33ª edição das Dez Milhas Garoto, que será neste domingo (29), no Espírito Santo. Mais de 15 mil corredores, vindos de diferentes regiões do país, se preparam para enfrentar os 16.093 metros da tradicional prova, com largada na Praia de Camburi, em Vitória, e chegada em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha.
Na fase final de preparação para correr 16km, o treinador Wanderlei Oliveira compartilha orientações para os participantes, especialmente os atletas amadores, independentemente do nível de performance. “O foco agora deve ser na qualidade dos treinos, especialmente considerando a especificidade da competição”, explica ele, que é corredor desde 1965 e um dos técnicos de atletismo mais experientes do Brasil.
Confira cinco dicas de Wanderlei Oliveira para os últimos treinos antes das Dez Milhas Garoto 2024:
1- Rodagem (Trabalho Aeróbio): Mantenha o ritmo planejado durante os treinos de rodagem. A capacidade aeróbia é fundamental para suportar o ritmo constante ao longo da prova. Evite exageros e observe sua respiração a cada passada. Ela deve estar ritmada e você jamais deve ficar ofegante. Lembre-se de que os treinos de rodagem têm como principal objetivo a melhoria da capacidade aeróbia para que mantenha um ritmo constante para completar o percurso de 16km.
2- Velocidade (Trabalho Anaeróbio): O cuidado com os treinos de velocidade precisa ser maior. Evite realizar tiros mais rápidos do que o necessário. Lembre-se de que o ápice deve ser atingido no momento certo, evitando esgotamento prematuro. Os atletas amadores têm uma tendência em executar os tiros (fartlek, intervalado ou fracionado) em maior intensidade do que o necessário. Quando isso ocorre, o ápice chega antes do grande dia. No jargão do atletismo, isso significa “virar o meio-fio”. No momento mais importante, pode não ter forças para um excelente desempenho.
3- Recuperação: Dê atenção à recuperação. Seu organismo precisa de pelo menos 48 horas de descanso após treinos intensos (ou seja, jamais faça treinos fortes seguidos). Caso o cansaço persista, consulte um médico especializado em esporte. Lembre-se que atletas, especialmente os amadores, devem priorizar a saúde e a qualidade de vida. Redobre a atenção em relação às horas de sono. A grande pergunta é: o tempo está sendo suficiente para a recuperação?
4- Hidratação e Alimentação: Mantenha-se bem hidratado e observe sua alimentação, especialmente no período pré-prova. Fique atento caso ocorram sintomas como sonolência, tontura ou mal-estar. Estes são alguns dos indicadores de reposição inadequada de líquidos. Se persistirem, um médico deve ser consultado.
5- Exames Médicos (bônus): Os exames médicos precisam estar em dia. Significa que não adianta pensar em uma bateria completa de testes a uma semana da prova. Porém, se você ainda não faz desse cuidado um hábito, é hora de mudar. Garanta sempre que a saúde esteja em perfeitas condições para qualquer desafio. Não corra riscos.
- Cardio em Jejum: Mito ou Realidade?
- Qual relógio é mais preciso para medir calorias?
- Estudo da Abenutri reprova 18 marcas de Creatina; 10 delas não contêm a substância
- Garmin Fenix 8: Porque Estas 23 Funcionalidades Importam para Você
- Quais são as principais diferenças entre Apple Watch e Garmin?
“Participe da Dez Milhas Garoto com segurança e determinação. Siga as orientações para ter certeza de estar bem preparado para superar os obstáculos dessa emocionante corrida”, completa o técnico Wanderlei Oliveira.
Com essas dicas, você estará pronto para enfrentar as Dez Milhas Garoto com confiança, determinação e segurança. A largada da prova será a partir das 6h30, por ordem de categorias: cadeirante; elite feminino; elite masculino; pelotão premium; cadeirante com guia; atleta capixaba; colaboradores; e pelotão geral.
Garotada e Cachorrida. A 21ª edição Corrida Garotada e a 3ª Cachorrida (corrida para cães e tutores) serão no dia 28 de setembro. As provas, criadas para integrar pais e filhos e tutores e seus cachorros já estão com inscrições encerradas, assim como as Dez Milhas Garoto.
SERVIÇO
33ª 10 Milhas Garoto
Data: 29 de setembro de 2024
Horário da largada: A partir das 6h30
Largada: Avenida Dante Michelini x Av. Luiz Manoel Vellozo – Praia de Camburi
site: www.dezmilhasgaroto.com.br
21ª Corrida Garotada
Data: 28 de setembro de 2024
Local e horário de largada: Estacionamento do Shopping Vitória – Av. Américo Buaiz, 200 – A 15 – Enseada do Suá – Vitória a partir das 9h
Site www.corridagarotada.com.br
2ª Cachorrida
Data: 28 de setembro de 2024
Local e horário de largada: Estacionamento do Shopping Vitória – Rua Victor Civitta (Próximo ao acesso D do Shopping Vitória) – Enseada do Suá – Vitória, a partir das 6h50min
Site: www.cachorrida.com.br
Por: Redação Runners Brasil
Você pode gostar
Cardio em Jejum: Mito ou Realidade?
Qual relógio é mais preciso para medir calorias?
Estudo da Abenutri reprova 18 marcas de Creatina; 10 delas não contêm a substância
Garmin Fenix 8: Porque Estas 23 Funcionalidades Importam para Você
Quais são as principais diferenças entre Apple Watch e Garmin?
Lançamento do eBook “Nutrição para Corredores de Rua: O Guia Completo para Desempenho e Recuperação”
Destaque
Wanderlei Oliveira dá dicas para iniciar preparação para a São Silvestre
Começou a Primavera e faltam apenas três meses para a última prova do ano
Publicados
4 dias atrásem
11/10/2024De
Pablo MateusA primavera é estação mais florida e a época mais esperada pelos corredores. Para os que praticam a corrida como forma de lazer e qualidade de vida, como os profissionais, por fazê-los lembrar que faltam apenas três meses para a corrida mais importante da América Latina, a São Silvestre!
Esta será a edição 99 da prova criada pelo jornalista Cásper Libero, em 1924. Ele se inspirou em uma corrida na França, onde os atletas corriam com tochas de fogo, e agora é o maior desafio e motivo de orgulho para todo brasileiro que consegue completar os 15 quilômetros de pura emoção no dia 31 de dezembro.
É hora de dar mais importância a preparação para não fazer feio na hora H e ter que pedir ajuda ao Santo do dia.
Refazer os exames médicos para ver se tudo está em ordem, é o primeiro passo. Somente com a liberação do médico que se deve iniciar a preparação para a prova.
O que não pode faltar
– Avaliação bioquímica (hemograma completo, glicose, ferritina, ácido úrico, colesterol e frações, urina tipo 1 e parasitológico) – É necessário não somente saber se você está com alguma deficiência vitamínica, mas também diagnosticar casos de colesterol alto, diabetes, anemia e outros problemas que requerem maiores cuidados.
– Check-up dentário – Ao se submeter ao programa de treinamento, você vai estar utilizando todas as suas reservas. Sendo assim, qualquer tipo de infecção, por menor que seja, pode ter seu quadro agravado.
– Teste de potência aeróbia/anaeróbia ou ergoespirométrico (corrida em esteira ergométrica com monitoração da freqüência cardíaca) – Além de detectar se há alguma anomalia cardíaca durante o esforço físico, o que vai determinar não só se você está apto a correr a São Silvestre mas também se tem condições de praticar uma atividade física, é esse teste que vai dizer a quanto por cento da sua freqüência cardíaca você deve estar treinando.
– Avaliação nutricional – Checar os hábitos alimentares e adequá-los às novas necessidades calórica impostas pela carga e volume de treinamento são providências mais do que bem-vindas.
– Avaliação ortopédica – Dor ciática, anormalidades na coluna, obesidade, má postura, lesões antigas nos meniscos ou nos ligamentos ou até mesmo um formigamento são algumas pistas que podem levar o ortopedista a detectar problemas que podem se agravar quando colocados à prova.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Após essa sequência, você precisa iniciar seu programa de treinamento, sempre com a ajuda de um profissional. Bons treinos e boa corrida!
Wanderlei Oliveira, 65 anos, é considerado a maior referência em corridas de rua no Brasil. Começou no atletismo em 1965. Já percorreu o equivalente a 3,7 voltas ao redor do planeta Terra (147.564 km). Técnico fundador do Clube CORPORE, em 1982, e do Pão de Açúcar Clube, em 1992, já disputou 24 maratonas no exterior. Desde 2000 é comentarista de TV em provas, como a São Silvestre, e tem o blog Wanderlei Oliveira no portal Band/UOL. É jornalista esportivo e consultor.
Blog : https://wanderleioliveira.band.uol.com.br
Instagram : @WO18
Por: Redação Runners Brasil
Destaque
Ícone repaginado: New Balance lança o Fresh Foam X 1080 v14, com mais amortecimento, conforto e estilo
Modelo de performance da marca esportiva global chega à sua 14ª versão com atualizações significativas
para uso em corridas ou em momentos casuais
Publicados
4 dias atrásem
11/10/2024De
Pablo MateusUm dos principais ícones de performance da New Balance está de cara nova. A marca esportiva global lança nesta quinta-feira (10) no Brasil o Fresh Foam X 1080 v14, modelo que simboliza o sucesso da New Balance em corridas de rua em todo o planeta. Com foco em inovação e desempenho, o novo calçado foi projetado para oferecer o máximo conforto, absorção de impacto e flexibilidade, sendo a escolha ideal tanto para corredores de todos os níveis quanto para quem busca um tênis versátil para o uso diário.
Com um cabedal redesenhado em malha de Engineered Mesh, o Fresh Foam X 1080 v14 está ainda mais respirável, com maior ventilação em zonas estratégicas. Essa atualização não só melhora o conforto durante as corridas, como também agrega modernidade ao design, tornando-o uma opção estilosa para qualquer ocasião. Detalhes refletivos garantem visibilidade durante corridas noturnas, enquanto a lingueta anexada ao cabedal evita movimentos indesejados, proporcionando maior estabilidade. Para completar, a nomenclatura 1080 emborrachada no contraforte dá um charme a mais para o modelo.
A entressola, desenvolvida com a tecnologia Fresh Foam X, conta com um excelente nível de amortecimento, aumentando a absorção de impacto tanto para o uso diário quanto para treinos intensos. Com mais volume nas laterais e uma base mais larga em comparação ao modelo anterior, o 1080 v14 proporciona maior estabilidade e uma sensação de maciez incomparável. Destaca-se também a geometria “rocker” no calcanhar, que melhora a fluidez nas passadas e aprimora a absorção de impacto.
O solado também foi atualizado, contando agora com faixas verticais de borracha em zonas estratégicas que aprimoram a fluidez das passadas, sem abrir mão de leveza e garantindo durabilidade e tração.
“O Fresh Foam X 1080 v14 representa a união entre amortecimento, conforto e estilo. Este modelo, um dos principais ícones da New Balance em performance, chega para estar presente em toda a jornada do corredor, seja em treinos e provas, ou até mesmo em momentos casuais”, disse Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance.
- Cardio em Jejum: Mito ou Realidade?
- Qual relógio é mais preciso para medir calorias?
- Estudo da Abenutri reprova 18 marcas de Creatina; 10 delas não contêm a substância
- Garmin Fenix 8: Porque Estas 23 Funcionalidades Importam para Você
- Quais são as principais diferenças entre Apple Watch e Garmin?
Para iniciar as vendas do novo modelo, a New Balance fará uma ação especial atrelada à New Balance 15K São Paulo, que acontecerá no dia 13 de outubro em São Paulo. O Fresh Foam X 1080 v14 estará à disposição para experimentação e compra a partir desta quinta-feira (10) na loja da marca no Conjunto Nacional, em São Paulo, onde os corredores inscritos para a corrida da New Balance poderão retirar seus kits. Também nesta quinta-feira, serão iniciadas as vendas no e-commerce da marca.
Já a comercialização nas demais lojas físicas da New Balance e em stores parceiras começará no dia 14 de outubro (segunda-feira). O preço sugerido é de R$ 1.199,99.
Ficha técnica – Fresh Foam X 1080 v14
Tecnologia da entressola: Fresh Foam X
Drop: 6mm
Altura da entressola: 38 mm (calcanhar) | 32 mm (antepé)
Peso: 235g (feminino, tamanho 36) | 300g (masculino, tamanho 41)
Diferencial: amortecimento e conforto
Público-alvo: corredores iniciantes a avançados
Indicação de uso: treinos diários; rodagens; caminhadas; competições/provas
Preço sugerido: R$ 1.199,99
Por: Redação Runners Brasil
Destaque
Chegou ao Brasil! PUMA lança MagMax NITRO™: máximo amortecimento agora disponível para corredores brasileiros
Publicados
4 dias atrásem
11/10/2024De
Pablo MateusA PUMA lança oficialmente no Brasil o MagMax NITRO™, tênis de corrida desenvolvido para proporcionar máximo conforto e desempenho no dia a dia dos corredores. A partir de hoje, o modelo estará disponível, oferecendo aos corredores brasileiros a inovadora tecnologia NITROFOAM™, com 46mm de amortecimento que garantem propulsão e suporte extras, especialmente em corridas de recuperação. Com o MagMax NITRO™, tanto para iniciantes quanto corredores experientes terão uma adição essencial para qualquer rotação de calçados. O cabedal em malha projetada, reforçado com a tecnologia PWRTAPE, proporciona respirabilidade premium e ajuste seguro. Além disso, o solado PUMAGRIP™, exclusivo da PUMA, oferece tração e durabilidade em diversas superfícies, adaptando-se perfeitamente às condições dos percursos brasileiros. Disponível nas cores inspiradas na pedra preciosa Lápis Lazuli, o modelo chega ao Brasil com versões masculina e feminina, ambas com detalhes vibrantes para destacar o visual moderno do tênis. O MagMax estará disponível no preço de R$1.399,90 nas lojas da PUMA, no PUMA.com e nas lojas parceiras Running Land SP e RJ, Procorrer, Keep Running, Velocità, Lebre.
Por: Redação Runners Brasil
Cardio em Jejum: Mito ou Realidade?
Qual relógio é mais preciso para medir calorias?
Estudo da Abenutri reprova 18 marcas de Creatina; 10 delas não contêm a substância
Em Alta
- Equipado para Correr1 mês atrás
Relógios Mais Procurados por Corredores de Rua no Brasil: Custos, Benefícios e Funcionalidades
- Equipado para Correr3 semanas atrás
Vale a Pena Atualizar para o Garmin Fenix 8?
- Equipado para Correr2 semanas atrás
Galaxy Watch Ultra: O Relógio Perfeito para Corredores de Rua
- Equipado para Correr1 mês atrás
Quais são os melhores tênis para iniciantes?
- Vem aí3 semanas atrás
Sargento Gonzaguinha: inscrições abertas para uma das mais tradicionais corridas de rua de São Paulo
- Boragir3 semanas atrás
A Transformação de uma Vida Sedentária para uma Vida Ativa
- Equipado para Correr1 mês atrás
Garmin Instinct 3: O Futuro dos Smartwatches Outdoor Chegou
- Correndo com fé1 mês atrás
Distâncias da Corrida e a Jornada da Fé Cristã
Você precisa estar logado para postar um comentário Login