News
Com número recorde de participantes, On SP City Marathon acontece neste domingo (28)
Evento reunirá mais de 20 mil corredores pelas ruas de São Paulo

Publicados
9 meses atrásem
De
Pablo Mateus
Com o número recorde de participantes entre todas as edições e um aumento de 45% em relação a prova de 2023, acontece neste domingo (28) a principal maratona de São Paulo, a On SP City Marathon. Organizada pela Iguana Sports, a prova com o selo da World Athletics será realizada nas distâncias de 21,1km e 42,2km e deve reunir mais de 20 mil corredores, sendo 9.393 da capital e 10.692 de diversas regiões.
Entre os participantes, as mulheres serão o maior número, tanto na meia maratona com 55%, como na maratona com 51%. Já os homens, serão 38% e 45%, respectivamente.
Com largada prevista para as 5h20, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e chegada no Jockey Clube de São Paulo, a prova que está na sua sétima edição faz um verdadeiro tour pela metrópole paulista, passando por 18 bairros icônicos e pontos importantes, como o centro financeiro da cidade, a Faria Lima, o tradicional Centro histórico, onde está localizado o Teatro Municipal, a Cidade Universitária e dos corredores, a USP, e o Parque do Ibirapuera e Villa-Lobos, considerados o pulmão verde da cidade. Durante percurso, a corrida contará com 20 estações de apoio entre água da Lindoya Verão, atendimento médico, banheiro químico, pontos de isotônico Dobro, nos quilômetros 12,7km, 17,2km, 22,7km, 31, 1km e 37,9km, gel de carboidrato da Blackskull, nos quilômetros 15,2km e 25,4km, frutas, nuts, refrigerante, bala de goma e esponja. Para estimular ainda mais os atletas, a prova terá 7 atrações musicais de diferentes ritmos.

Seguindo todos os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBat), a On SP City Marathon funcionará como índice para provas internacionais, entre elas a tradicional maratona de Boston. Além de premiar os 5 primeiros colocados da elite nos 21,1km e 42,2km, o evento também oferecerá aos 100 primeiros colocados na prova masculina e feminina a medalha do TOP 100.
SP City Marathon Loyal Squad: novidade a partir desta edição, o SPCM Loyal Squad busca premiar a lealdade e dedicação de todos os corredores, que participaram de cada distância da SP City Marathon, desde 2016. Esses atletas podem ter o seu nome no Hall of Fame da prova e colecionar as Coins of the Loyals, que disponibilizam uma série de benefícios que serão validos no calendário de 2025, da Iguana Sports.
A premiação dos corredores mais leais da SP City Marathon deve ser retirada pelos participantes de acordo com o regulamento, no dia da prova das 7h as 12h30, em uma tenda especial que será montada no Jockey Club de São Paulo.
On SP City Expo: além da prova, nos dias 26 e 27 de julho os atletas poderão aproveitar toda estrutura da maior Expo de corrida de São Paulo, que acontecerá no Transamérica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387). O local contará com 30 expositores, entre eles a loja da On e da Iguana Store, a oficial da prova. O evento também serve como base de credenciamento e retirada de kits por parte dos atletas.
Além disso, uma série de palestras comandadas por personalidades da modalidade serão realizadas ao longo do encontro. No primeiro dia, o local irá funcionar das 8h às 20h, enquanto no sábado (27) até às 18h.
Confira a programação de palestras da Expo:
Dia 26 de julho-
17h- Minha Prova Inesquecível, Histórias de Maratona;
-Harry Thomas Jr- Jornalista, corredor, escritor e host do podcast Grit Run.
-Adriana Aparecida dos Silva- Campeã Pan-amricana de Maratona
-Dr. Álvaro Razuk- Médico cirurgião vascular e Maratonista
-Babi Beluco- Embaixadora On, maratonista e modelo
-Tomaz Lourenço- Former Publish da Contra-Relógio
18h- Percurso Comentado e Dicas Pré-prova;
-André Masella- Azon Assessoria Esportiva
-Claúdia Lopes Larroyd- Nutricionista Esportiva e Maratonista
19h- Ciclo para a prova perfeita: Treinamento e Nutrição para Máxima Perfomance Muscular;
-André Luís Santos- Coordenador na CZN Assessoria Esportiva
-Renata Teixeira- Engenheira de alimentos e Nutricionista AminoVital
-Marco Jafet- Nutricionista Esportivo e Maratonista
– Andressa Sampaio Jafet- Nutricionista Esportiva e Maratonista
Dia 27 de julho-
10h- Pontos de Atenção no Treinamento de Longa Distância;
-Emerson Bisan- Treinamento da Nova Equipe Assessoria, 100 maratonas e educador em diabetes
– Juliana Rodrigues- Fisioterapeuta, treinadora e maratonista
11h- Impulsione a sua Corrida: Como a Escolha de Tênis e Acessórios pode afetar a sua performance;
– David Homsi-Treinador, fisioterapeuta e Embaixador On
– Vanessa Moredo- Ultramaratonista e embaixadora On
12h- On SP City sem seguedor- Dicas para quem quer buscar seu RP na prova;
– Érika da Costa- 3x TOP 100 21,1k da SP City e vai estrear nos 42,2k na On SP City Marathon. Atleta Azon
-André Lanchotti- Correu os 21,1k da SP City 2019 para 2h19 e agora busca o sub 1h30 nos 21,1k. Engenheiro, pai e maratonista
-Roger Ruivo- Treinador e atleta de alta performance
13h- Loyal Squad: Dos primeiros passos a 365 maratonas;
-Nilson Paulo Lima- Epic Runner- fará a 365ª maratona na On SP City
– José Júnior- Unstoppable Runner- fará a 100ª maratona na On SP City
-Célio Mendonça- Legendary Runner- 87 maratonas- 1ª foi na SP City
14h- Dicas de Ouro para você fazer a melhor prova da sua vida;
-Rodrigo Lobo- Head coach Lobo Assessoria
-Raquel Campos- Nutricionista Esportiva especialista em esportes UNIFESP/USP
15h- Pra você chegar lá com o Itaú Uniclass;
– Raquel Castanharo- Fisioterapeuta com mestrado em Biomecânica da Corrida e doutoranda em Lesões da Corrida
-Paulo Vieira- Jornalista, colunita da Folha de S.Paulo, editor no “Jornalistas que Correm”
16- A Corrida mudou a minha vida: A Endorfina é o melhor remédio;
-Marcel Agarie- Ex-fumante, maratonista, jornalista e gestor do canal Mania de Corrida
-Sérgio Mendes- Ex-obeso, chegou a pesar 120kg. Tem 10 maratonas e 1 ultramaratona. Conheceu a atual esposa na Expo SP City em 2019 e diretor Achilles Brazil
-Márcia Lopes- Ex-sedentária e ex-obesa. Começou a correr aos 50 anos e hoje com 56 anos e 4 maratonas
Bus Ticket: ao final da corrida será destinado o serviço de transporte da chegada para largada. O transfer é opcional e pode ser adquirido no momento expo da prova.
Por: Redação Runners Brasil
Você pode gostar
Robôs nas ruas: a corrida que uniu tecnologia e resistência humana em Pequim
Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria
Para elas: C6 Bank River Run chega a São Paulo
NimBUS chega à Barra Funda e ao Jardim Paulista para conectar corredores a ASICS House
Saucony lança os novos Guide 17 e Ride 17 com foco em inovação, conforto e performance
News
New Balance anuncia terceira edição da NB 15K São Paulo em local inédito, e lança nova prova no Rio de Janeiro
Marca amplia calendário e mostra sua força no universo da corrida com eventos que acontecerão nos dias 10 de agosto e 26 de outubro

Publicados
1 mês atrásem
22/03/2025De
Pablo Mateus
A New Balance segue fortalecendo sua posição como referência em corrida de rua e anuncia novidades em seu calendário de corridas proprietárias. Além da realização da terceira edição da New Balance 15K São Paulo em um novo local, no dia 10 de agosto, a marca lança também a inédita New Balance 15K Rio de Janeiro, que acontecerá em 26 de outubro. Essa expansão reflete a consolidação da New Balance no território brasileiro.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Com percursos de 7,5K e 15K, a New Balance 15K São Paulo retorna ainda maior, com 8 mil corredores esperados. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento – acesse aqui. O kit inclui a própria inscrição e o número de peito, além de itens como camiseta e meia da New Balance, sacochila, e a medalha que será entregue ao corredor após a conclusão do percurso.
A base da New Balance 15K São Paulo será montada neste ano no Parque do Povo, onde ficará o pórtico de largada e chegada para as duas distâncias. O percurso da prova será ao longo da Marginal Pinheiros, percorrendo os bairros do Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Olímpia.

Em 2024, 6 mil corredores tomaram as ruas da região do Pacaembu e do centro da capital paulista em outubro, em uma prova que esgotou as inscrições com mais dois meses de antecedência. Mais do que uma corrida de rua, a New Balance 15K São Paulo entregou uma experiência completa para os corredores que tiveram à disposição diversas ações gratuitas, como a customização das camisetas na retirada do kit e, no dia da prova, áreas de recovery com botas de compressão e crioterapia e personalização das medalhas com gravação do tempo. Além disso, também teve um espaço dedicado para a exposição do lançamento da marca, o Fresh Foam X 1080 v14, onde os participantes puderam conhecer o modelo, que tem como principais características versatilidade, amortecimento, conforto e estilo.
- Robôs nas ruas: a corrida que uniu tecnologia e resistência humana em Pequim
- Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
- Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria
- Para elas: C6 Bank River Run chega a São Paulo
- NimBUS chega à Barra Funda e ao Jardim Paulista para conectar corredores a ASICS House

A New Balance 15K São Paulo faz parte das iniciativas da marca norte-americana no impulsionamento do segmento de running no Brasil. Mas, indo além do que apenas realizar uma prova, a New Balance tem como um de seus principais objetivos em suas corridas proprietárias estimular cada vez mais a presença das pessoas no universo da corrida de rua, independentemente das características de cada indivíduo. Este é o conceito por trás da campanha global Run Your Way.
Em outubro, no dia 26, será a vez da Cidade Maravilhosa receber a New Balance 15K Rio de Janeiro. A programação também prevê as distâncias de 15K e 7,5K. Mais detalhes serão divulgados em breve, como percurso, inscrições, kit do corredor, entre outras informações. A novidade faz parte do plano de expansão da New Balance no Rio de Janeiro. Em fevereiro, a marca inaugurou sua primeira loja física na cidade, no RIOSUL Shopping.
Além da etapa em São Paulo e, agora, no Rio de Janeiro, a marca também irá contar com a New Balance 42K Porto Alegre, em 27 de abril, que reunirá 10 mil corredores na capital gaúcha em sua segunda edição. A prova foi recentemente reconhecida pela World Athletics, autoridade máxima do atletismo mundial, como uma das melhores maratonas do mundo.
“A cada ano buscamos novas formas de incentivar e conectar a comunidade de corredores com a New Balance. Por isso, aumentar as inscrições da NB 15K São Paulo e expandir nosso calendário de provas para o Rio de Janeiro representa um passo importante nesse compromisso”, disse Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance no Brasil.
Serviço – New Balance 15K São Paulo
Data
10 de agosto de 2025 (domingo)
Distâncias
7,5k e 15k
Local (largada e chegada)
Parque do Povo – largada e chegada
Veja os mapas das distâncias – 7,5K e 15K
Programação (horários)
- 6h30 – largada 15k
- 7h – largada 7,5k
Inscrições – New Balance 15K São Paulo
Início das inscrições
20 de março (quinta-feira)
Onde se inscrever
Site oficial da New Balance 15K São Paulo – acesse aqui
Valores
- 1º lote – R$ 149,00
- 2º lote – R$ 169,00
- 3º lote – R$ 199,00
Composição do kit do corredor
- Inscrição
- Sacochila
- Camiseta New Balance
- Meia New Balance
- Número de peito
- Medalha (a ser entregue após o corredor concluir a prova)
Por: Redação Runners Brasil
News
Jacob Kiplimo faz história e quebra recorde mundial da meia maratona em Barcelona

Publicados
2 meses atrásem
16/02/2025De
Pablo Mateus
O mundo do atletismo foi surpreendido neste final de semana com uma das performances mais impressionantes da história das corridas de longa distância. O ugandense Jacob Kiplimo, de apenas 24 anos, quebrou o recorde mundial da meia maratona ao completar os 21,1 km em incríveis 56 minutos e 42 segundos durante uma prova realizada em Barcelona, Espanha. Este feito não apenas superou o recorde anterior, mas também estabeleceu um novo marco na história do esporte.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Uma performance inacreditável
Kiplimo, que já era considerado um dos maiores nomes da modalidade, mostrou desde o início da prova que estava em um dia especial. Com condições climáticas perfeitas – temperatura em torno de 10°C e ausência de vento –, o atleta começou em um ritmo alucinante. Ele completou os primeiros 5 km em 13 minutos e 34 segundos, já 20 segundos à frente do ritmo do recorde anterior, estabelecido pelo etíope Yomif Kejelcha em 2024, com o tempo de 57:30.
A cada quilômetro, Kiplimo parecia desafiar os limites humanos. Aos 10 km, ele registrou um tempo de 26 minutos e 46 segundos, o que o colocou em um ritmo projetado para terminar a prova em menos de 57 minutos. Nesse ponto, ele já estava quase um minuto à frente do segundo colocado, o queniano Geoffrey Kamworor, ex-recordista mundial da meia maratona.

Quebrando barreiras
O momento mais impressionante da corrida veio no marco dos 15 km, quando Kiplimo cruzou a marca em 39 minutos e 47 segundos, tornando-se o primeiro atleta da história a completar essa distância em menos de 40 minutos. Este tempo não apenas superou o recorde mundial dos 15 km, que já pertencia a ele, mas também consolidou sua posição como um dos maiores corredores de todos os tempos.
- Robôs nas ruas: a corrida que uniu tecnologia e resistência humana em Pequim
- Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
- Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria
- Para elas: C6 Bank River Run chega a São Paulo
- NimBUS chega à Barra Funda e ao Jardim Paulista para conectar corredores a ASICS House
Nos quilômetros finais, mesmo com uma leve desaceleração, Kiplimo manteve o controle absoluto da prova. Ele cruzou a linha de chegada com 56:42, quebrando o recorde anterior por impressionantes 48 segundos – a maior melhoria em um recorde mundial da meia maratona em gerações. Para se ter uma ideia da magnitude do feito, o ritmo médio de Kiplimo foi de 2 minutos e 41 segundos por quilômetro ou 4 minutos e 19 segundos por milha.
Um feito histórico
A performance de Kiplimo foi descrita como “beamoniana”, em referência ao lendário salto em distância de Bob Beamon nos Jogos Olímpicos de 1968, que redefiniu os limites do atletismo. A quebra do recorde mundial da meia maratona por uma margem tão significativa é algo raramente visto no esporte, e o tempo de 56:42 já é considerado um dos maiores feitos da história das corridas de rua.
Além disso, Kiplimo terminou a prova com mais de dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Geoffrey Kamworor, que completou a corrida em 58:44 – um tempo que, em qualquer outro dia, seria considerado extraordinário.

O futuro de Kiplimo
Com apenas 24 anos, Jacob Kiplimo já é amplamente reconhecido como o maior corredor de meia maratona de todos os tempos. No entanto, o ugandense não pretende parar por aí. Ele está programado para fazer sua estreia na maratona completa no prestigiado evento de Londres ainda este ano. Dada sua performance em Barcelona, muitos já especulam que ele pode ser o próximo grande nome a desafiar a barreira das duas horas na maratona sob condições regulamentares.
O que Kiplimo realizou em Barcelona não foi apenas uma vitória ou um recorde. Foi um momento que redefiniu o que acreditamos ser possível no atletismo. O mundo agora aguarda ansiosamente para ver o que mais este fenômeno pode alcançar.
Por: Pablo Mateus

News
Olympikus e Box 1824 revelam pesquisa sobre comportamentos dos corredores

Publicados
3 meses atrásem
29/01/2025De
Pablo Mateus
“Já olhou para um corredor e pensou ‘o que passa na cabeça dele?’”. Sim, isso agora é possível. “Por dentro do corre” é o nome do estudo pioneiro realizado pela Olympikus, marca esportiva do Brasil, em parceria com a consultoria estratégica Box 1824. Com uma abrangência inédita, a pesquisa revela os hábitos, perfis e motivações dos 13 milhões de brasileiros que fazem da corrida muito mais do que um esporte.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Quarto esporte mais praticado no país, a corrida atrai cada vez mais adeptos, seja pela saúde física e mental ou pela transformação que proporciona.
A pesquisa uniu análises qualitativas e quantitativas. Foram 2.000 entrevistas online em todas as regiões e classes sociais, complementadas por observações em São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado? Um mapa completo do universo dos corredores no Brasil.

Quem são os corredores brasileiros?
Distribuição regional: A maioria dos corredores está no Sudeste (53%), seguido pelo Nordeste (21%).
Perfil demográfico: 51% dos praticantes são homens e 49% mulheres. Entre os corredores, 47% são brancos, 37% pardos e 11% pretos.
Classes sociais: A maior concentração está na classe B (48%), com um número significativo também na classe C (33%).
Idade: A faixa etária predominante é de 25 a 45 anos (46%), mas 42% têm mais de 45 anos, mostrando que a corrida é para todas as idades.
Um dado interessante é o aumento da adesão feminina. Mais da metade das mulheres que correm (56%) começou a praticar o esporte há menos de um ano, superando a marca de 38% entre os homens.

O que motiva os corredores?
Correr vai além do físico: é disciplina, transformação e estilo de vida. Segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados veem na corrida uma forma de cuidar da saúde mental e física. Para 79%, correr é muito mais do que um esporte: é um estilo de vida.
Quais são os sentimentos que a corrida desperta?
Felicidade: 42% se sentem mais felizes após a corrida.
Autodescoberta: 80% dizem redescobrir o corpo por meio da prática.
Pertencimento: Para metade dos corredores, correr é uma oportunidade de fazer novos amigos.
- Robôs nas ruas: a corrida que uniu tecnologia e resistência humana em Pequim
- Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
- Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria
- Para elas: C6 Bank River Run chega a São Paulo
- NimBUS chega à Barra Funda e ao Jardim Paulista para conectar corredores a ASICS House



Liberdade de escolha
O estudo também aponta que a corrida é democrática: 64% dos participantes acreditam que não existe uma forma “certa” de correr. Seja buscando performance, saúde ou diversão, os brasileiros percorrem em média 9,2 km por semana, e apenas 23% participam de provas oficiais.
Tem interesse sobre o assunto?
O estudo vai além dos números. Ele celebra as histórias e memórias que conectam os brasileiros à corrida. Para quem deseja saber mais, a pesquisa completa está disponível gratuitamente no site da Olympikus.
Por: Hidaiana Rosa
Instagram: @hidaianarosa

Robôs nas ruas: a corrida que uniu tecnologia e resistência humana em Pequim

Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna

Yopp e Maratona do Rio anunciam renovação de parceria
Em Alta
- Destaque1 mês atrás
adidas faz treinos grátis que rendem até vinho e comida de graça aos corredores
- Equipado para Correr1 mês atrás
O Brasil no topo do pódio do Strava: o impacto do país no crescimento global da plataforma
- Equipado para Correr1 mês atrás
Como escolher o primeiro par de tênis para corrida: Um guia essencial para iniciantes
- Equipado para Correr1 mês atrás
Converse lança a linha Running, inspirada pela simbiose entre o movimento esportivo e do estilo de vida contemporâneo
- News1 mês atrás
New Balance anuncia terceira edição da NB 15K São Paulo em local inédito, e lança nova prova no Rio de Janeiro
- Destaque1 mês atrás
PUMA lança campanha global ‘Go Wild’ com novo posicionamento de marca e estratégia
- Destaque1 mês atrás
Strava realiza mais uma edição em São Paulo da Marcha das Minas, celebração anual de empoderamento no esporte
- Destaque1 mês atrás
Comunidade católica e corredores de todo o Brasil vão se juntar para a Corrida Marista Night Run
Você precisa estar logado para postar um comentário Login