News
Atletas do Trail Run encaram o desafio de correr na Floresta Amazônica neste fim de semana
Publicados
6 meses atrásem
Atletas de vinte estados do Brasil estão prontos para encarar neste fim de semana, uma das maiores aventuras do mundo trail run. O Mountain Do Selva Amazônica terá sua primeira edição e escolheu o estado do Amapá para realizar o evento que une esporte, cultura, segurança, entretenimento e consciência ambiental.
A experiência única em meio à rica fauna e flora da maior floresta tropical do mundo, testará a força, resistência e os limites de 520 corredores, nos dias 8 e 9 de junho. Eles vão desbravar as trilhas desafiadoras em percursos de 9km, 21km, 42km e 63km.
A ultramaratonista Letícia Saltori está na seleta lista dos 50 atletas que vão encarar 42km no sábado e 21km no domingo, completando o Desafio 63km do Mountain Do Selva Amazônica. Com vários títulos, e uma longa experiência em competições nacionais e internacionais em diversos terrenos e climas, a paranaense confessa que mesmo acostumada com acúmulo de volume e intervalos pequenos entre uma prova e outra, será um grande desafio correr na Floresta Amazônica, no Amapá, principalmente por causa do clima e dos cuidados além com a hidratação.
“Será uma experiência inédita. Não vejo a hora de encarar a Selva, principalmente por conhecer um lugar que já era parte de um sonho, que poderei realizar ao lado do meu marido (Marco Aurélio Piazza). O Mountain Do faz parte da nossa trajetória, primeiro com o Deserto do Atacama e agora essa estreia na Floresta Amazônica. Não tenho dúvidas que será sucesso e uma experiência incrível”, comenta empolgada Letícia pela oportunidade de participar da prova.
A escolha pelo Amapá
O Mountain Do é uma marca brasileira, que nasceu em Florianópolis (SC), especializada nos desafios mais extremos pelo mundo, com edições realizadas em 12 países. Há 21 anos organizando provas em desertos, na altitude e na neve, a inédita prova para desbravar a Floresta Amazônica surgiu a partir de um convite do governo do Amapá.
“Nós temos apostado em eventos como este, que unem o esporte e o turismo, porque são uma forte atividade econômica para o Amapá, respeitando sobretudo a floresta em pé”, afirma Clécio Luís, governador do Amapá.
O vice-governador, Teles Júnior, diz ainda que apoiar o Mountain Do é uma estratégia para atrair novos negócios, turistas, e para que o Amapá possa ter visibilidade nacional em diversas áreas esportivas, culturais e turísticas. Além de receber os atletas ao lado do governador, Clécio Luís, o vice Teles Júnior correrá os 9km da prova, no domingo.
“O Mountain Do escolheu o local que melhor representa a Amazônia brasileira, por ser a região mais bem preservada da floresta: o Amapá. E eu vou encarar esse circuito desafiador”, completa o vice-governador.
Desafios da Floresta Amazônica
Correr na Floresta Amazônica exige equilíbrio, agilidade e força. O percurso é praticamente plano, mas os atletas encontrarão muitas subidas e descidas, entre trilhas, estrada de chão e passagem por igarapés, que são pequenos riachos com água limpa, o que exige mais atenção. Será uma experiência desafiadora, mas acessível.
“Em vários trechos os atletas vão conseguir imprimir um ritmo bacana de corrida, mas em alguns momentos do percurso terão desvios pequenos. As trilhas e picadas foram abertas por mateiros, e a equipe do Mountain Do reforçou a limpeza para receber a prova. Para correr num terreno variado, é preciso ter um tênis especial para trilhas, com pequenas travas que ajudam na aderência”, comenta Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.
Considerando que esta é uma época de chuvas no norte do país, além da alta umidade na floresta, os atletas vão enfrentar muito calor, com temperaturas previstas para oscilarem entre 24 e 28 graus. Por isso, a hidratação é ainda mais fundamental. Os postos de hidratação serão a cada cinco quilômetros, mas a recomendação é que os atletas levem mochila ou colete de hidratação, com no mínimo 1 litro de água, e reposição de eletrolíticos, além de carboidratos para garantir a energia até cruzar a linha de chegada.
Com uma biodiversidade incrível, outro obstáculo que os corredores vão ter que encarar na Floresta Amazônica é a quantidade de mosquitos. “O ideal é usar blusa de manga longa com tecido respirável, calças ou bermudas com meias até os joelhos, bandana e boné para se proteger. Além disso, caprichar no uso do repelente e protetor solar, e nada de ficar muito tempo parado durante a prova”, recomenda Kiko.
A organização do Mountain Do Selva Amazônica conta com a parceria do Exército Brasileiro e profissionais locais altamente qualificados e habilitados para atuar em meio à Floresta, oferecendo suporte imediato e rápido resgate, caso seja necessário, para garantir o bem-estar de todos os envolvidos.
Programação
Na sexta-feira, 07 de junho, às 11 horas, a prova será oficialmente lançada em uma cerimônia no Palácio do Governo para convidados com a presença do governador Clécio Luís, e vice-governador Teles Júnior. Já das 13h às 15h, na Fortaleza de São José do Macapá, será a retirada dos kits, para os 100 atletas que correrão os 21km e 42km no sábado.
A prova que marca o início do desafio, será na Fazenda Globo, que fica na pequena cidade de Porto Grande, a 108 quilômetros da capital Amapá. O grupo ficará em acantonamento em uma comunidade local e a largada no dia 08 de junho será às 7h15 da manhã.
O treinador de corrida e profissional de Educação Física, Felipe Costa da Silva, está na expectativa para chegar ao Amapá. O catarinense está acostumado a correr provas de montanha e trilhas, mas conta que até agora não teve uma experiência que se compare à Selva Amazônica.
“Sempre tive vontade de conhecer uma parte da selva, ainda mais correndo que é a minha paixão. Moro no Sul, e agora estamos num período de temperaturas mais baixas, então sei que os maiores desafios serão o calor e a umidade. Estou muito animado com a oportunidade de vivenciar os dois dias de prova, com percursos diferentes e ter a experiência de dormir na comunidade e conhecer a cultura da região”, destaca o ultramaratonista.
No domingo, o seleto grupo de 100 atletas, volta às trilhas para fechar os desafios 63km e 42km. Outros 420 atletas desbravarão os percursos de 9km e 21km em uma área de manejo sustentável, com bosques e trilhas, na Fazenda Andina, localizada a 28km do centro de Macapá. A largada será às 7h15 da manhã.
Kit da prova e Premiação
O kit da prova inclui itens essenciais para a aventura e experiência única de conexão com a natureza: porta-número com pochete e apito para os atletas dos 63km e 42km, número de peito com chip de cronometragem, mochila ultraleve e resistente à água, toalha, camiseta Dry Fit, bandana, squeeze, boné especial para a selva e seguro atleta. Após a prova, todos receberão o tão desejado medalhão Mountain Do Selva Amazônica.
Os dois dias intensos, desbravando as trilhas de um ambiente selvagem e imersos na cultura amazônica, serão comemorados no fim da tarde de domingo, a partir das 18h15 no Trapiche do Rio Amazonas, em frente ao Hotel do Forte com premiação e um show.
Todos os participantes dos 63km e 42km, receberão troféus. Já os campeões dos 63km e 42km serão coroados como o Rei e a Rainha da Selva, na soma dos tempos das provas.
Os 21km premiarão os três primeiros colocados na geral, além dos três melhores por categoria na faixa etária na meia maratona. Nos 9km, os cinco primeiros masculino e feminino receberão troféus.
Sobre o Mountain Do
O Mountain Do é pioneiro no trail running no Brasil, e se tornou uma referência neste universo da corrida. Teve sua primeira edição em 2003 em Florianópolis/SC, com a modalidade de revezamento em equipes. Em 2010 o Mountain Do expandiu suas etapas para diversas cidades do Brasil.
Em 2012 ultrapassou as fronteiras continentais chegando ao Deserto de Atacama (Chile), e nos anos posteriores iniciou sua trajetória na Patagônia Argentina com o Mountain Do Fim do Mundo no Ushuaia (2014), no Peru, com o Mountain Do Vale Sagrado dos Incas (2016), no Marrocos com o Mountain Do Deserto do Saara (2017), e mais recentemente chegou aos Alpes Europeus, com o Mountain Do Explorer Mont Blanc.
Em 21 anos de corrida, o Mountain Do já realizou mais de 90 corridas, e reuniu mais de 70 mil atletas de vários países. Uma jornada que continua colecionando experiências pelo mundo, proporcionando histórias inesquecíveis na corrida, sempre desafiando limites e explorando novos horizontes.
Mais informações: https://mountaindo.com.br/trail-run/mountain-do-selva-amazonica/
Conheça um trecho do percurso do Mountain Do Selva Amazônica: https://www.instagram.com/reel/C6MsX8TOPG2/?igsh=NXY5MjV2OTZ0ejhq
Por: Sabine Weiler
Você pode gostar
Liberação Miofascial: Vale a Pena para Corrida?
Os Melhores Tênis de Corrida de 2024: Versatilidade, Conforto e Desempenho
De 1% de chance de sobreviver às Maratonas: A incrível Jornada de Superação
Segunda Temporada de Sprint:Bastidores dos Treinos ao Pódio Olímpico
Polar conta com descontos de até R$ 1.800 na Black Friday
PUMA lança nova série de tênis inspirada nas grandes maratonas mundiais
News
Vomero 18: Amortecimento Máximo em nova linha de Tênis de Corrida da Nike
• Novo Vomero oferece o amortecimento mais alto da família até hoje graças à combinação de duas espumas exclusivas da marca:
ZoomX e ReactX.
• No Brasil, o Vomero 18 estará disponível no primeiro trimestre de 2025.
Publicados
2 semanas atrásem
21/11/2024De
Pablo MateusFique à vontade – e corra mais rápido e mais longe, superando os seus limites. Este é o convite da Nike para todos os corredores, concretizado no novo Vomero 18. O tênis estabelece um padrão inédito de amortecimento máximo e conforto para as corridas de rua.
Criado a partir das necessidades e sugestões de mulheres corredoras, o modelo se adequa a todos os gêneros e representa o que há de melhor nessa categoria de tênis ao destacar sua suavidade e maciez. O Vomero 18 favorece uma corrida que coloca o conforto em primeiro lugar e oferece uma sensação de leveza.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
O novo Vomero traz uma combinação das espumas ZoomX, ao longo de toda a extensão do tênis, e ReactX, no calcanhar e na parte dianteira dos pés. Assim, corredores têm dupla camada de amortecimento – e, consequentemente, passadas seguras e confortáveis, proporcionando um amortecimento sem igual. A sola do modelo tem altura de 46mm (6 mm a mais do que a versão anterior e a mais alta na história da família).
Amortecimento máximo é a sensação ideal para as corridas do dia a dia. As passadas confortáveis e suaves atendem a uma ampla gama de atletas: desde quem está começando e colocando um tênis de corrida nos pés pela primeira vez, até atletas experientes que desejam aumentar sua quilometragem ou começar a recuperação pós-prova – bem como qualquer pessoa em busca de um dia inteiro de conforto.
“Ouvimos as opiniões e sugestões de muitas corredoras”, diz Ashley Campbell, Gerente de Produto de Running Footwear. “Quando elas pensam em amortecimento máximo, pensam numa experiência suave, leve, que reduz o impacto no momento em que os pés tocam o solo. Somos obcecados por detalhes e queremos oferecer essa exata sensação à comunidade da corrida. Tudo aliado ao melhor design e às mais modernas tecnologias disponíveis”. Campbell continua: “essa filosofia está presente em todos os elementos do Vomero 18. Ele foi criado para oferecer a todos os corredores, desde atletas do cotidiano até praticantes de elite, passadas extremamente confortáveis que sustentam o corpo e proporcionam uma sensação de suavidade. Com isso, possibilitamos que cada pessoa atinja seus objetivos de corrida”.
A sola do Vomero é feita de borracha durável, que garante tração mesmo após muitos quilômetros. A curvatura elevada possui uma geometria que favorece uma transição ultra suave entre calcanhar e dedos. A parte superior é feita de malha macia, estruturada e flexível, que garante ventilação nas regiões dos dedos e da língua do tênis.
Além da versatilidade funcional, o Vomero 18 também atrai olhares pelo visual único. Ele é ousado e delicado ao mesmo tempo, e se destaca dos demais tênis graças aos detalhes de design que se encaixam em qualquer corrida e qualquer situação do dia a dia. Um exemplo: o design do calcanhar do Vomero sugere movimento, e é nessa parte que os corredores sentem o amortecimento máximo a cada passada. O formato curvilíneo é bonito do ponto de vista estético e assegura continuidade ao longo de muitos quilômetros de corrida. As texturas dos materiais se complementam, criando um aspecto dinâmico.
Desenhado para atender às preferências de estilo dos atletas, a paleta de cores permite que cada pessoa expresse a própria individualidade. O tom “Atmosphere Pink” simboliza a alegria gerada por uma longa corrida. O padrão e os toques coloridos dão personalidade ao look e traduzem a sensação criada pelo tênis.
A Nike está ampliando o estilo confortável e o design moderno do Vomero 18 para a linha de tênis infantis de corrida, oferecendo pela primeira vez espuma ReactX à próxima geração de pequenos corredores. Os modelos para crianças têm também a maior altura na sola dentre todos os modelos da Nike para esse público.
A família Vomero é uma das três categorias exclusivas que compõem o lineup simplificado de tênis de corrida de rua da Nike. Juntos, os modelos reúnem os ícones mais conhecidos e adorados da marca, com foco naquilo de que os corredores mais precisam: amortecimento. O Vomero 18 reflete uma nova era de amortecimento máximo e altíssimo conforto. Já a família Pegasus oferece amortecimento responsivo, que devolve energia para o usuário durante um dia inteiro de movimentos. Por fim, os modelos Structure trazem amortecimento de sustentação, favorecendo a estabilidade das passadas.
O novo lineup oferece a todos os corredores uma alternativa para seu tipo preferido de amortecimento, não importa o estilo de corrida de cada um. Com esse grupo de modelos, também fica mais fácil decidir qual tênis traz a combinação certa de benefícios, tecnologia e preço para cada perfil. O resultado final é uma experiência mais atraente e acessível, sobretudo para atletas que se prepararam para começar no mundo da corrida ou acrescentar um novo modelo à sua coleção.
“Os corredores nos disseram que querem uma experiência mais intuitiva na hora de escolher um tênis de corrida. Pensando nisso, simplificamos o lineup de tênis de corrida de rua da Nike, sempre com foco cirúrgico na eterna necessidade de amortecimento”, explica Marian Dougherty, Diretora Sênior de Global Running Footwear. “O novo conjunto de tênis parte de famílias icônicas da marca e orienta as pessoas na hora de escolher o modelo certo para cada uma – seja o atleta iniciante ou experiente, esteja em busca de amortecimento responsivo, máximo ou de sustentação”.
INFORMAÇÕES EXTRAS DO PRODUTO:
NIKE VOMERO 18
- Drop: 46 mm no calcanhar/ 36 mm no antepé
MASCULINO
- Peso: 325,4 gramas (42BR masculino)
FEMININO
- Peso: 262,7 gramas (37,5BR feminino)
KIDS
- Peso: 225,7 gramas
- Altura da entressola: 27 mm
SERVIÇO
No Brasil, o Nike Vomero 18 estará disponível no primeiro trimestre de 2025.
Por: Redação Runners Brasil
News
Runners Brasil Apresenta: Nilson Lima e as Lições de 374 Maratonas – Não Perca Esse Episódio Inspirador!
Publicados
3 semanas atrásem
14/11/2024De
Pablo MateusNeste episódio imperdível do podcast Runners Brasil, Darlan Souza entrevista uma verdadeira lenda das maratonas: Nilson Lima. Com um impressionante currículo de 374 maratonas ao redor do mundo, Nilson compartilha sua trajetória de conquistas, superação e amor pela corrida. Ele fala sobre o crescimento e a evolução das provas no Brasil, o papel vital da amizade e do apoio mútuo na vida dos corredores, e como a corrida pode transformar vidas – em qualquer idade.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Spoilers Exclusivos!
Aqui vão alguns pontos altos que você verá nesse episódio:
- Maratonas Históricas e Emocionais: Nilson nos leva para uma viagem emocionante por algumas das provas mais tradicionais do mundo, como a Maratona de Boston e a Maratona na Grécia. Ele revela os desafios, a logística e o que torna essas competições tão especiais e memoráveis.
- A Importância da Conexão Humana no Esporte: Para Nilson, a corrida vai muito além do esporte; é uma maneira de formar laços e construir amizades que perduram para sempre. Ele compartilha como essa conexão com outros corredores é essencial para a saúde e felicidade de qualquer atleta.
- Evolução e Respeito nas Provas Brasileiras: Nilson comenta como as maratonas no Brasil evoluíram em qualidade e organização, mas também enfatiza a necessidade de respeito e segurança nas competições, abordando temas como a presença dos “pipocas” e o impacto do trânsito sobre os atletas.
- Preparação e Vida Ativa: Com anos de experiência, Nilson destaca a importância de uma equipe de apoio qualificada, o treinamento físico, e o quanto manter-se ativo é essencial para uma vida plena, independentemente da idade.
Se você quer se inspirar com uma das maiores figuras da maratona brasileira e entender o verdadeiro impacto da corrida na vida das pessoas, acesse agora o canal do Runners Brasil e assista a essa conversa inesquecível com Nilson Lima!
➡️ Assista ao episódio completo no YouTube: Nilson Lima – Lições de 374 Maratonas
Deixe-se levar por essa história inspiradora e descubra como o amor pela corrida pode transformar vidas!
Por: Pablo Mateus
News
Circuito de Corridas CAIXA chega à capital do Tocantins dia 24 de novembro
As inscrições para a etapa de Palmas da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil já estão abertas podem ser feitas pela Internet
Publicados
1 mês atrásem
05/11/2024De
Pablo MateusO Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 chega a cidade de Palmas no dia 24 de novembro. A capital e maior cidade do estado do Tocantins promete reunir milhares de corredores, entre amadores e elite, na Praia da Graciosa, local de largada da etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. E as inscrições já estão abertas.
Para garantir participação na estreia do Circuito CAIXA à capital do Tocantis basta acessar a página https://circuitocaixa.com/palmas/. O site oficial do evento também traz todas as informações sobre a prova. A prova contará com os percursos de 5km e 10km.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Porta de entrada de Palmas, a Graciosa é a principal praia da cidade. Revitalizada desde 2016, conta com estrutura para receber turistas e moradores, com estacionamento e rampas de acessibilidade.
Com 520 metros de orla a praia é ideal para a prática esportiva dentro e fora da água. Para quem é do mar, as opções são stand up, canoagem e caiaque, além da natação. Para quem é da terra, ciclismo e corrida são as pedidas, já que a estrutura conta com 1.200 metros de ciclovia e 500 metros de pista que abrange toda a orla.
Kits – Os atletas amadores da cidade de Palmas, região e também do interior contarão com duas opções de inscrição para correr o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series. O Kit Popular (R$ 89) e o Kit Caixa (R$ 129). Os preços não incluem a taxa de serviço.
O Kit Popular dá direito a número de peito, chip de cronometragem e medalha de participação, enquanto o Kit Caixa agrega uma camiseta e uma meia para os corredores.
Clientes com cartão de crédito Caixa têm 20% de desconto. Funcionários da Caixa também contarão com condições especiais. Assim como corredores acima de 60 anos, que pagarão R$ 44,50 (Kit Popular) e R$ 64,50 (Kit Caixa).
Pegada do Bem também está de volta – O retorno do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em 2024, trouxe de volta o Pegada do Bem, ação social criada há 10 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos e que já arrecadou mais de 3 mil pares de tênis, beneficiando mais de 70 instituições. Desde a primeira etapa deste ano, em Brasília, dia 14 de julho, a organização do Circuito Caixa tem recebido doaçōes, que serão direcionadas e entregues para entidades de Porto Alegre, que terá sua etapa realizada dia 1º de dezembro.
Tradição esportiva – Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA recebeu mais de 316 mil pessoas em 143 provas pelo Brasil até 2018, quando teve sua interrupção forçada em função da pandemia após 15 anos de uma história de sucesso. Agora, em 2024, serão 10 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País.
O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 tem patrocínio da CAIXA, com realização da HT Sports e é evento oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e do Comitê Paralímpico Brasileiro.
CIRCUITO CAIXA 2024
14/07 – Brasília – Esplanada dos Ministérios – realizada
21/07 – Belo Horizonte – Praça Nova Pampulha – realizada
01/09 – Aracaju – Passarela do Caranguejo/Farol Coroa do Meio – realizada
08/09 – Salvador – Praça do Piatã – realizada
15/09 – Maceió – Estacionamento do Jaraguá – realizada
02/11 – Goiânia – Paço Municipal
10/11 – São Paulo – CERET
17/11 – Campo Grande – Parque das Nações Indígenas
24/11 – Palmas – Praia da Graciosa
01/12 – Porto Alegre – Rótula das Cuias da Av. Beira Rio
08/12 – Vitória – Praça do papa
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Por: Redação Runners Brasil
Liberação Miofascial: Vale a Pena para Corrida?
Os Melhores Tênis de Corrida de 2024: Versatilidade, Conforto e Desempenho
De 1% de chance de sobreviver às Maratonas: A incrível Jornada de Superação
Em Alta
- Fortalecimento Muscular1 mês atrás
Aeróbico e Musculação: Estratégias para o Emagrecimento Eficiente
- Treinamento1 mês atrás
Quais são os principais desafios físicos ao correr uma maratona?
- Vem aí1 mês atrás
Circuito de Corridas CAIXA chega a São Paulo em novembro
- Nutrição Esportiva1 mês atrás
A Importância da Proteína para Corredores de Rua
- News1 mês atrás
Circuito de Corridas CAIXA chega à capital do Tocantins dia 24 de novembro
- Coração de Corredor3 semanas atrás
O “Desafio” do Pati
- Aconteceu3 semanas atrás
NB Meia Maratona de Mar del Plata
- Equipado para Correr3 semanas atrás
Comparação Completa: Garmin Fenix 8 vs Enduro 3
Você precisa estar logado para postar um comentário Login