Notícias

Quais os melhores suplementos para corridas de longas distâncias?

Publicados

em

Antes de falar de suplementação é preciso deixar bem claro que não existe nada no mundo que supere um bom treino, com uma boa alimentação e um descanso adequado. Sem uma base bem feita não existe suplemento que faça milagre.

Mas, pensando em otimização nos resultados da prática da atividade física, assim como prevenção de lesões e melhora na recuperação, existem vários recursos ergogênicos que podem ajudar e, em vários casos serem essenciais para uma boa performance.

Vou pontuar aqui 3 deles, que utilizo muito na minha vida pessoal e na prática clínica.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp 

O primeiro deles, sem dúvidas nenhuma, seria a suplementação de carboidratos.

Fornece energia para o cérebro e para os músculos, permite manter intensidade por um tempo prolongado, diminui a fadiga e ainda auxilia na recuperação. Para corredores, a forma mais prática ainda são os géis de carboidratos. Existem várias marcas no mercado e minha sugestão é que experimentem durante os treinos para criar uma boa estratégia para o dia da prova

A cafeína possui tantas evidências positivas na melhora de desempenho físico que até 2004 era considerada dopping pela WADA ( Agência Mundial Antidoping).

Hoje, faz parte de um programa de monitoramento da agência, mas seu uso é permitido para atletas. Principalmente em atividades longas, aumenta o estado de alerta, reduzindo a fadiga e melhorando resistência muscular. Mas, cuidado! Esses benefícios só são observados nos indivíduos metabolizadores rápidos de cafeína e a quantidade também precisa ser avaliada de forma individual. Não pense em quanto mais melhor. Não é assim que funciona. C omo a cafeína é metabolizada no fígado, pode acontecer um efeito rebote, ou seja, ao invés de aumentar a resistência a fadiga, pode acontecer exatamente o contrário. Então, fica a dica; A cafeína é um ótimo recurso ergogênico, mas não é para todo mundo e não qualquer quantidade.

Um pool de vitaminas do complexo B juntamente com um Magnésio dimalato seria meu terceiro suplemento escolhido para atletas de Endurance. As vitaminas do complexo atuam como coenzimas em reações metabólicas essências que transformam carboidratos, gorduras e proteínas em energia utilizável ((ATP).

Além de otimizar a produção de energia, ajudam na recuperação muscular, melhoram transporte de oxigenio e nutrientes para células alvo, previnem anemia, fadiga crônica, auxiliam na transmissão de impulsos nervosos, o que é extremamente importante para coordenação motora e resposta muscular eficientes,

Mas, é claro que toda suplementação deve ser feita de forma individualizada e prescrita por um profissional qualificado, de preferência um nutricionista esportivo.

Por: Runners Brasil

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile