Entre os últimos dias 12 e 15 de novembro, atletas de 12 países estiveram na cidade de Nova Trento (SC) para participarem da Sicoob Mons Ultra Trail, corrida de montanha que chegou à quinta edição em 2025 e que ganhou ares épicos com a introdução de percursos de 100 e 200 milhas (160 e 320 km). O francês Martin Perrier e a italiana Francesca Canepa venceram a prova maior com o tempo de 47h23min22 e 59h40min02, respectivamente.
As três maiores distâncias da Sicoob Mons Ultra Trail fizeram parte da grande final do One Hundred World Championship, um campeonato mundial de Ultra Trail que teve início em Portugal no mês de janeiro. A largada das 200 milhas aconteceu no centro de Nova Trento e o percurso passou por trilhas, estradas de terra e trechos técnicos em meio à Mata Atlântica com ganho de elevação (soma dos metros de todas as subidas do percurso) de mais de 9.300m.
“Foi difícil, mas incrível. Não estou acostumado a esse tipo de terreno, então estou cheio de arranhões por conta dos trechos na mata”, conta o campeão Martin Pierre. “Até o final éramos quatro atletas com chances de ganhar a prova, o que foi incrível para uma distância de 200 milhas”, completa o francês. Damian Watson, da Nova Zelândia, foi o segundo com 47h50min54, seguido pelo português Bruno José de Souza (48h33min02) e por Maicon Cellarius, melhor brasileiro na prova, com 51h15min22.
“Todos os estrangeiros eram melhores corredores do que eu, correm mais rápido, então minha estratégia foi parar por menos tempo nos pontos de apoio”, conta Cellarius. “Correr a Mons foi uma experiência muito legal, principalmente com o Martin e o Damian, porque trocamos de posição várias vezes durante a prova”, completa.
Já Francesca, começou em um ritmo leve, chegou a estar em último durante alguns trechos da prova, mas foi se recuperando até cruzar a linha de chegada em primeiro com o tempo de 59h40min02. “Eu queria muito ser campeã, corri parte do tempo com a Jodie (Stutt), mas quando vi que a vitória estava em risco, disse a mim mesma que precisava acelerar”, ressalta a italiana que não gostou das partes de trilha no meio da mata. “Eu saí desse trecho muito desmotivada, mas depois fui me motivando aos poucos”, completa a atleta que venceu a UTMB em 2018. A canadense Jodie Stutt foi a segunda, com o tempo de 59h51min16, seguida pela brasileira Leticia Saltori (61h55min55).
“Fazer essas 200 milhas foi algo maravilhoso, um desafio pessoal. Em 2023, eu corri os 12 km aqui e recebi a notícia de que meu irmão tinha falecido, então corri aqui fazendo uma peregrinação para homenageá-lo”, conta Saltori emocionada. “O percurso estava muito bem marcado, tinha certeza de que a Mons iria entregar um evento incrível e foi realmente espetacular. Agradeço a todos que me acompanharam e torceram por mim”, completa a paranaense.
Nas 100 milhas, a vitória ficou com Rodrigo Oliveira, ao marcar 19h58min29, contra 22h31min59 de Cleverson Luiz del Secchi, o Fantasma, e 23h30min03 de Felipe Costa. “Eu estava bastante receoso e ansioso, porque nunca havia feito uma prova de 100 milhas”, conta Rodrigo. “Mas cheguei bem preparado e, ao longo da prova, o corpo respondeu bem e consegui abrir para conquistar esse resultado”, completa.
No feminino, a vitória ficou com Susany Peradt, atual bicampeã brasileira de corrida em trilha e montanha na categoria Long Trail (100 Km). “Nos primeiros 60 km, sofri muito com o calor, depois chega o Monte Barão para humilhar a gente e, no final, precisei ter perna pra correr mais 40, 45 km”, conta a campeã sobre o trecho mais técnico da prova, com 1.147m de altitude. Ela marcou 27h55, seguida por Juliana Uavnizack (28h17min53) e Isadora Rosso (31h05min42).
Na prova de 100 km, o destaque ficou para o bicampeonato de Rogério Silvestrin e Ivânia Rambo, que tiveram mais uma vez seus nomes gravados na base da taça transitória, dedicada aos vencedores da distância.
A Sicoob Mons Ultra Trail entrou para a história do esporte brasileiro por ter criado pela primeira vez percursos com distâncias de 200 e 100 milhas, que se uniram às já tradicionais provas de 100 km, 55 km, 25 km e 12 km, além de um trajeto de 5 km urbano. “Foi um grande desafio organizar um evento deste tamanho, mas estamos muito satisfeitos com o feedback dos atletas”, comenta Danilo Pinheiro, um dos responsáveis pela organização do evento. “Tanto os brasileiros quanto os estrangeiros ficaram muito satisfeitos com a parte técnica e com a nossa estrutura de arena, que esse ano foi montada em parceria com a Corre Brasil, uma empresa especializada em organização de grande eventos esportivos”, completa o dirigente.
Já João Andrade, fundador da One Hundred, ficou satisfeito em ver que os brasileiros puderam correr de igual para igual contra alguns dos melhores corredores de elite do mundo. “Isso mostra que o trail running está em forte crescimento no país. Tivemos muitos inscritos nas provas longas, mas a grande quantidade de pessoas nas curtas indica que há cada vez mais iniciantes na modalidade, o que é excelente para o nosso esporte”.
A edição 2025 da Sicoob Mons Ultra Trail teve 1.100 inscritos, um recorde desde que o evento foi criado, em 2021. Para acessar o resultado completo, acesse https://monsultratrail.com.br/.
A Sicoob Mons Ultra Trail tem patrocínio do Sicoob Trentocredi e apoio da Prefeitura de Nova Trento por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Secretaria de Cultura e Turismo. A realização é da Mons Ultra Trail e da Corre Brasil.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login