Corrida & Carreira

Como a corrida influencia sua produtividade no trabalho

Publicados

em

Uma coisa é certa: a corrida é para todos!

Cada um no seu ritmo, no seu pace, com seu corpo, sua história e seus motivos entendem que, uma vez praticada com regularidade e constância, é possível sentir seus benefícios invisíveis e visíveis no dia a dia. Mas, antes de falar da sua influência na produtividade no trabalho, quero ressaltar os impactos positivos que a corrida traz para a saúde mental.

Atualmente, muitos projetos científicos comprovam a relação benéfica da prática do exercício físico para qualquer pessoa, especialmente aquelas que sofrem de depressão ou ansiedade. A corrida, como atividade aeróbica, libera uma substância importante para o nosso cérebro, a maravilhosa endorfina, responsável pelos sentimentos de alegria, entusiasmo e que no psicológico promove a motivação, o que reduz o índice de estresse e melhora a sensação de bem-estar.

Quanto mais regular e constante for a prática de corrida, maior será o seu contato com esses sentimentos e sensações por tornar essa experiência rotineira.

A corrida no aperfeiçoamento das habilidades

Para que a produtividade possa aparecer de forma efetiva, precisará a priori de um estado de saúde psicoemocional em equilíbrio e funcional. Do ponto de vista da psicologia, uma pessoa produtiva é aquela que possui capacidade de alcançar objetivos de vida, riscar itens da lista de tarefas e concluir projetos pessoais. No mundo do trabalho, o conceito de produtividade diz respeito a produzir o máximo possível com a menor quantidade de recursos. Ser produtivo é, de certa forma, otimizar o seu trabalho para gerar mais resultados com menor esforço.

Logo, para exercer uma melhor produtividade é necessário primeiramente que você esteja bem, mas isso não é suficiente. Ser produtivo requer o recrutamento de competências comportamentais (soft skills), aquelas atitudes, habilidades e conhecimentos adquiridos com base na aprendizagem de nossas experiências e relações com outras pessoas. Nesse caso, a corrida traz essa oportunidade de experimentar e treinar essas atitudes, tornando-se mais hábil e capaz em expressar comportamentos de forma funcional, seja na vida pessoal ou no trabalho.

A corrida como uma boa influenciadora na produtividade

Na minha experiência pessoal como corredora amadora, foi perceptível a potencialização das competências de organização, planejamento, disciplina, regularidade, engajamento e constância com a prática da atividade. Outras ainda que se destacaram consideravelmente nesse processo foram o foco e o alto nível de concentração para cumprir e superar metas.

          Todas essas habilidades estão diretamente ligadas com a sua produtividade no trabalho, pois colaboram e auxiliam na melhora da performance em qualquer profissão. Isso quer dizer que se você é um praticante de corrida, elas estão bem aí, ao seu alcance. Além disso, quando você corre, é notável a melhora da:

  • Atenção e disposição: que se intensificam satisfatoriamente, diminuindo os efeitos nocivos do sedentarismo, melhorando o seu desempenho e reduzindo o desgaste em relação ao estresse;
  • Engajamento em novos desafios: pois, após a conquista de um objetivo, você sempre está buscando novas metas e o foco passa a ser na evolução contínua; e
  • Menor estresse: já que mais substâncias redutoras de estresse são liberadas e ajudam na sua regulação emocional…

Qualidades que, no ambiente de trabalho, são importantes para o crescimento na carreira, promoção, reconhecimento e convivência com outras pessoas, sejam elas colegas, gestores ou líderes. Elas ainda influenciam na entrega de demandas, cumprimento de prazos e atividades e enfrentamento de problemas.

Seja na vida pessoal ou no trabalho, a corrida traz uma oportunidade incrível de você experimentar-se por inteiro, pois sua vivência resulta em aprendizados riquíssimos que possibilitam maior conhecimento de si mesmo, na relação com o outro e no ambiente, o que para a produtividade é bagagem de impulsionamento.

Como psicóloga, seja na saúde mental dos meus pacientes, especialista organizacional e professora que incorporo na psicoterapia de tratamento, nas aulas e nos meus clientes corporativos, o uso da corrida como agente funcional é significativo para uma vida saudável e próspera.

          A sua corrida é uma fonte incrível e inesgotável de desenvolvimento. Está na hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e se surpreender positivamente também no âmbito profissional. Você consegue!

Edwiges Parra, Psicóloga organizacional e corredora amadora
@edwigesparra_psicologa

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile