Review Tênis Runners Brasil

A Revolução de um Icone: New Balance 1080 v13

Publicados

em

Salve Runners! Espero que todos tenham passado um final de ano cheio de alegria, muita festa e aproveitaram para descansar, pois esse ano promete e muito nas novidades e lançamentos do nosso mundo da corrida.

Pensando neste momento ainda de base e de recuperação de todos, resolvi escrever sobre um dos tênis que mais me surpreenderam nos últimos dias de 2023 e nesse começo de 2024, que foi o New Balance 1080 v13. Essa versão foi para mim a mais inovadora lançada nos últimos 5 anos desse ícone.

O 1080 v13 vem se apresentado agora com 262g (No 42Br), uma entressola reformulada com o novo FreshFoam X e seu drop diminuído de 8mm para 6mm, além disso ele ficou mais alto com 32mm na frente e 38mm atrás (Stack Height) e e sua base mais larga e mais estável que as versões anteriores. Seu cabedal feito em Engineered Mesh trouxe mais respirabilidade  e um contraforte mais acolchoado que trazem todo o conforto para os pés.

Junto ao novo FreshFoam X foi possível trazer mais leveza, mais retorno e mais absorção para um modelo que era conhecido apenas por ser confortável, mas que agora flutua em mais de uma categoria, como tênis de rodagem e o daily trainer que te possibilita um uso mais amplo do modelo.

Primeiras Impressões

Ao calçar o 1080 v13 automaticamente vem aquele comparativo com as outras versões, mas surpreendentemente não as lembra em nada, sendo um tênis que produz uma sensação deliciosa nos pés e que ao se caminhar com ele já percebe o quanto ele está mais leve, mais estável e confortável nos pés.

A primeira corrida com ele sem dúvida foi fantástica, um misto de conforto e responsividade que eu nunca tinha visto no 1080, a leveza do tênis em relação aos seus concorrentes diretos também impressiona, e nesse quesito para mim hoje é a minha escolha para os treinos de recuperação e/ou regenerativos e os treinos de Fartlek onde preciso pensar em recuperar o corpo.

On The Road

Para esse tênis  o primeiro treino foi um longo de 16km com algumas acelerações no meio, e nada melhor que isso para conseguir testar todas as funcionalidades  que se prometiam. E realmente entregou tudo que foi prometido desde o início, e na minha opinião ele saiu da simples capacidade de ser um tênis de amortecimento e passou a ser um tênis muito mais versátil. Nas acelerações respondeu de forma impressionante, nada comparado a um tênis de carbono ou com mais foco em performance, mas pelo histórico do modelo surpreende e muito.

O New Balance 1080 v13 seguiu para mais alguns testes, fiz um treino de tiro com ele também e aí sem novidades, funciona bem se comparado a seus antecessores, mas não tão bem quanto aos específicos para isso. Nos regenerativos funcionou muito bem e trouxe aquela sensação de fadigar menos a musculatura, o que ajuda e muito na recuperação para os treinos seguintes.

Opinião Final

Sem dúvida nenhuma houve uma  grande evolução do 1080 v13 em relação a seus antecessores, tanto na capacidade de entrega do tênis quanto no seu conforto. Isso trouxe uma superioridade em relação aos seus concorrentes (Asics Nimbus 25 e o Skechers MaXRoad 6) tanto na leveza quanto na versatilidade do tênis.

Seu cabedal se mostrou mais respirável e menos quente para nossos dias de verão, sendo mais confortável e, combinado a uma meia mais apropriada, trouxe uma ventilação bem interessante para o modelo.

Agora vamos para os Pros e Contras:

Prós:

– Conforto Maior que seus concorrentes e seus antecessores;

– Peso de 262g trouxe ele para uma categoria mais versátil;

– E a base mais larga deixa o tênis mais estável.

Contras:

– Valor dele pode ser um impeditivo para ser um tênis mais acessado pelos corredores;

– E ainda tenho um senão sobre a durabilidade da sola dele.

E sem dúvida se estiver pensando em um tênis apenas para seus treinos, aqui teria a melhor opção dentre seus concorrentes, mas não ache que terás um tênis de velocidade e para provas mais rápidas que não terá, agora pensando em provas de ultramaratonas e mais longas ele te entrega tudo que precisaria.

Até a próxima!

Por: Gustavo Pavesi

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile