Se por acaso você passar pela avenida Paulista toda quarta-feira por volta de 22h vai perceber um grupo enorme de mais ou menos 100 pessoas correndo, com sorrisos no rosto, uma animação além do normal de qualquer pessoa naquele horário no meio da semana. Esse grupo é o “Vem Com Nois”, uma família, como descreve Caio Bellantani um dos fundadores do grupo.
Caso você não more na cidade de São Paulo, vale aqui uma explicação: segundo estudo dos engenheiros de trânsito, quarta-feira é o dia mais movimentado na cidade. É o dia que as pessoas mais deslocam para resolver compromissos na rua. E a avenida Paulista é uma das principais vias da cidade. Um dos lugares que mais reúne pessoas em São Paulo. Então porque marcar os treinos nesse lugar? Quando eu conversei (e corri) com eles em 2018 ficou claro que a resposta era na verdade uma pergunta: por que não?
O Vem Com Nois começou quando Caio começou a correr no Outra Fé (veja coluna da semana passada). Ele via o Poldo e tudo o que acontecia naquele grupo, gostava da maneira como o corre acontecia: “eu achava o que ele fazia era insano. Eu nem tinha pretensão de criar uma crew ou algo assim, mas gostava de ver como ele fazia a coisa acontecer.”
Foto: Robson Silva
Mas o VCN não começou exatamente como uma crew. Caio deu início às atividades produzindo conteúdo para internet. Embora as redes sociais já existissem naquele momento, a onda de influencidores digitais, especialmente no universo da corrida ainda não existia da forma como conhecemos hoje.
Já nessa dinâmica, Caio passou a frequentar os treinos do NIke Running Club (NRC) da Nike e foi convidado para trabalhar como pacer. Lá ele conheceu as outras pessoas que junto com ele formaram a crew. No NRC Caio aprendeu muita coisa: como “puxar” um treino, como atender e receber as pessoas, como fazer tudo como uma forma de trabalho mesmo e não uma brincadeira: “afinal de contas estávamos lidando com pessoas.” Ele organizou essas ideias, pensou em um modelo de negócios, apresentou o projeto e conseguiu o apoio da Nike.
Em 2017 a Adidas criou o “Adidas Runners”. A empresa passou a monitorar as principais crews da cidade e fizeram um convite para o Vem Com Nois participar do projeto. “Eles entenderam que nós tínhamos condições de estar junto com eles pra iniciar o projeto junto com eles aqui no Brasil. Nós ficamos muito felizes com o convite, topamos e hoje temos um grupo de corridas bem grande na cidade.”
Fotos: Robson Silva
E desde então, e muitos projetos depois, Vem Com Nois é uma das principais running crews da cidade, reunindo centenas de pessoas em cada “corre”. Quando Caio é perguntado por que tanta gente comparece, ele explica a fórmula: “a gente faz tudo com muito amor. Ok, somos um grupo de corrida mas não é só isso que a gente quer passar. A gente procura passar energia, amor ao próximo, incentivar as pessoas a trazerem um amigo que está precisando de ajuda para vir aqui correr… “
E foi por causa dessa energia que duas mulheres que percorriam quase 35km, saindo da Cidade Tiradentes para frequentar os treinos, decidiram criar uma crew de corrida no extremo da Zona Leste, periferia de São Paulo. Daqui 15 dias vamos contar a história do “Tamo Junto C.T.”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login