Bora pra cima

Segurança em primeiro plano

Publicados

em

Você é vidrado em performance, seja estando no topo de sua faixa etária, batendo RP´s, superando distâncias? Qual o custo que você está disposto a pagar pelas suas ambições?

Em uma maratona, se você estiver com problemas sérios gastrointestinais, você ignora à vontade em cruzar a linha de chegada e segue em frente mesmo com desidratação severa? Sua performance em um longão na rua não é a mesma sem aquela música nas alturas com aqueles fones tecnológicos no ouvido?

Estes questionamentos feitos são importantes para nos ajudar a refletir se o risco que corremos com algumas atitudes valem mesmo a pena. Será que chegar em casa com a sensação de dever cumprido e ter saúde para poder curtir sua família, começar a semana de trabalho com disposição e energia é importante pra você? Se for mesmo, atente-se a alguns pontos básicos e importantes.

  1. Evite fones de ouvido em treinos outdoor, principalmente em ambientes muito movimentados, seja com veículos ou pessoas. O fone de ouvido tira nossa atenção para o que está ocorrendo ao nosso redor, potencializando riscos de acidentes de diversas naturezas, desde uma torção de tornozelo até um grave atropelamento.
  2. Corra na contramão dos carros, evite corredores de ônibus, calçadas e ciclovias movimentadas. Não tire o olhar um segundo sequer do seu entorno.
  3. Fuja das guias (meios fios) muito inclinados para evitar lesões ou quedas. Procure correr em locais mais nivelados.
  4. Cuidado com descidas e subidas frequentes em calçadas, ainda mais em velocidades mais altas. Você pode acabar calculando errado o passo e cair, ou mesmo gerar uma lesão crônica por este movimento repetitivo.
  5. Carregue consigo seus documentos de identificação, carteira do convênio e dinheiro ou cartão do banco, para alguma urgência, porém os mantenha protegidos e escondidos. Atualmente, existem pulseiras ou outros dispositivos que facilitam a identificação.
  6. Cuidado com a desidratação e falta de energia (alimentação), para isso, hidrate-se e alimente-se bem antes do treino e esteja preparado para seu tipo de treino, principalmente se o mesmo for muito longo e em ambientes quentes e úmidos.
  7. Atenção redobrada nos cruzamentos de trânsito, principalmente com motociclistas e motoristas imprudentes.
  8. Procure treinar em locais seguros e com boa iluminação, evitando locais muito desertos e com altos índices de acidentes e criminalidade.
  9. Use ferramentas como as Rotas, do Strava, para saber quais as rotas mais comuns e indicadas para os treinos seguros e específicos.
  10. Respeite sempre o próximo, evitando discussões, se desequilibrando emocionalmente. Respire fundo e procure curtir ao máximo seu treino.

Bons treinos e bora pra cima, galera!

Rodrigo Lobo @_rodrigolobo

Treinador

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile