Correr sem lesão

Fisioterapia Made in Brasil para o corredor

Publicados

em

Nunca o papel do fisioterapeuta para atletas de corrida profissionais ou amadores foi tão importante e requisitado. E a fisioterapia brasileira soube, na sua grande maioria, entender as necessidades dos atletas, compreender os regionalismos, e se desenvolver de maneira em que pudesse atender as expectativas.

A Organização Mundial da Saúde preconiza a quantidade de um (1) fisioterapeuta para cada 1,5 mil habitantes, temos hoje no Brasil, de acordo com um estudo realizado em por uma agência juntamente com os conselhos regionais de fisioterapia, na média geral, uma proporção de 1,13 fisioterapeuta para cada 1.000 habitantes, ou seja, média maior que a preconizada pela OMS. No norte de Portugal, em 2020, a média era de um (1) fisioterapeuta para cada 100 mil habitantes.

O número de clínicas de fisioterapia aptas a atender o corredor cresceu bastante tanto no sistema público quanto nas clínicas particulares. A ascensão do pilates no país proporcionou a explosão no número de estúdio, especialmente nas cidades menores onde antes não havia tal recurso. 

A assistência recebida ao final de um treino nos principais points de corrida do pais é algo que não se vê em lugar nenhum do mundo. Hoje, o corredor brasileiro pode ter acesso ao fisioterapeuta através dos pontos de apoio montados pelas assessorias de corrida. Nas grandes capitais isso já acontece há algum tempo, nas cidades do interior tem crescido muito o número de equipes, grupos de corridas e eventos tem crescido também.  Este tipo de suporte também está presente ao final das grandes provas onde a organização do evento juntamente com alguma clínica local montam uma estrutura de recovery e primeiro atendimento que proporcionam conforto, segurança e tranquilidade para o corredor. E em várias ocasiões de maneira gratuita.

Existem hoje no Brasil um grande número de grupos de estudo, pós-graduações e laboratórios de biomecânica que não somente formam grande número de profissionais, mas capacitam para que eles possam trazer as inovações da ciência para o dia a dia do corredor.

A internet e redes sociais estão repletas de profissionais brasileiros qualificados que espalham conhecimento de qualidade em fisioterapia e biomecânica na língua portuguesa. Conteúdo e criatividade que são vistos no mundo inteiro.

Se você é corredor u praticante de atividade física, é muito provável que já tenha feito alguma sessão de fisioterapia seja para tratamento, prevenção ou mesmo recuperação esportiva, não é mesmo? E qual sua nota parra a “fisioterapia made in Brasil”? Ou mesmo para o serviço oferecido em provas e treinões? Conte com a gente!

Por: Alexandre Rosa

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile