Bem, primeiramente tira essa palavra DESEMPREGADO(A) do seu vocabulário imediatamente, depois, continua aqui na leitura.
Aos poucos, as provas de rua estão voltando e com isso rola aquele encontro gostoso pré e pós prova com a galera. E então naquela rodinha de corredores (mantendo um certo distanciamento um do outro), chega você e; conversa vai, conversa vem, alguém lhe pergunta sobre o trabalho e você logo solta, que está DESEMPREGADO (A)! Essa rodinha vai durar mais uns 3 minutos e irá se dissipar, tudo isso por conta do seu desemprego. Não acredita? Faz o teste, pode ser até naquela rodinha de pais na festinha de aniversário de criança.
Por outro lado, na mesma rodinha, na mesma situação a sua resposta é: “no momento eu estou disponível para o mercado”, acredite, você vai ouvir até um “legal” de alguém mais desatento que ouve a frase como se essa fosse a sua nova ocupação.
Isso acontece por que o nosso cérebro entende a palavra desemprego como algo negativo, não que não seja, mas essa situação acontece com naturalidade, afinal quem nunca passou por isso? Senão passou, sinto em lhe falar, mas um dia vai acontecer, salvo se você for a dona ou o dono da empresa!
Sendo assim, preste atenção nesses pontos para se destacar entre os outros “disponíveis no mercado”, ou até mesmo indicar esse artigo para ajudar um amigo ou amiga que também corre.
Continue a treinar.
Não deixe se abater e mantenha a sua rotina de treinos como na época em que estava trabalhando, afinal, a corrida proporciona a liberação de neurotransmissores no nosso corpo e essas substancias produzidas pelos neurônios causam em nós aquela sensação de bem estar, ainda que temporário, mas que será um impulso para a sua jornada diária na busca pela sua recolocação profissional.
Pratique o Networking
No mundo corporativo, 80% das melhores posições são preenchidas por indicações, e há uma grande chance de um de seus amigos corredores terem acesso a uma dessas posições.
Porém, tenha muito cuidado em sua abordagem, não vá direto ao ponto do tipo “me indica lá no seu RH”. Introduza o assunto perguntando como é que está lá na empresa, se está em expansão, se estão contratando e desenvolva a conversa em cima do tema; pegue o gancho de falar sobre sua antiga posição, um breve resumo ou melhor um pitch que desperte na pessoa um interesse em lhe ajudar.
E uma dica importante, se pedir para enviar o seu currículo, faça isso o mais breve possível, se possível saca o celular e envia na hora para o e-mail da pessoa, pois, deixar para depois pode cair no esquecimento e isso vai parecer um que você não está assim tão focado em sua recolocação.
Na hora da entrevista
Tenha em mente isso: Se você foi convocado(a) para uma entrevista, você está dentro do perfil da vaga no quesito técnico, pois, nós head de recrutamento queremos avaliar o seu comportamental e validar as habilidades técnicas que você descreveu em seu currículo.
Dica de ouro para você arrasar na entrevista, usando o potencial de corredor(a) de rua. Geralmente no quebra gelo (aquele blá blá blá inicial) você já lança o papo de que correu pela manhã, ou cita o longão do final de semana, ou seja, já usa a sua persona de corredor.
Atualmente as entrevistas são no modelo por competência, sendo assim, você terá que responder situações onde irá destacar suas competências com situações práticas já vivenciadas, e nessas situações você faz um paralelo com as situações vivenciadas por você na corrida.
Como a sua motivação de acordar cedo no frio com chuva ou em um domingo ensolarado, você faz por que você ama, assim como a sua vida profissional ; ou então como a corrida te traz foco e energia para encarar as situações rotineiras do escritório, ou até mesmo algo sobre a seu espirito competitivo, onde o seu maior adversário é você mesmo, em busca de um melhor pace, de alcançar uma distância mais longa, enfim use esse diferencial a seu favor e destaque-se em sua busca por aquele emprego dos sonhos.
Sucesso em sua corrida e em sua carreira!
Pedro Rodrigues @corre.pedro
Coach de Carreira e Maratonista
Você precisa estar logado para postar um comentário Login