Correr sem lesão

Como se recuperar após correr uma maratona

Publicados

em

Boa recuperação é essencial para que você possa correr cada vez e mais e sem lesões. Quanto maior o nível esforço o atleta é submetido melhor terá que ser o processo de recuperação para que não haja consequências do esforço feito e mais rápido ele possa voltar a prática esportiva.

Sem sombra de dúvidas, o sono e descanso são as formas mais eficazes de recuperação. O sono de qualidade provê ao corpo elementos necessários para regeneração tecidual. Começar um novo ciclo de maratona ou mesmo uma nova semana de treinos ainda com a sensação de cansaço pode ser um indicativo de lesões.

Nos últimos anos várias formas de acelerar o processo de recuperação foram aprimorados ou desenvolvidos. Muito desta evolução é um legado gerado pelo desenvolvimento das competições de crossfit espalhadas pelo mundo onde deixar o atleta apto a competir em intervalos curtos é uma necessidade absoluta.

As milenares técnicas de massagem ganharam novos formatos e incrementos. A modalidade de massagem mais utilizada é a massagem esportiva onde são aplicados movimentos profundos no sentido das fibras musculares podendo ou não serem intercalados com recursos térmicos e óleos especiais. A massagem esportiva geralmente é agressiva e não deve ser realizada no pré competição e nem logo após períodos de grande esforço, mas é fundamental alguns dias após para deixar a musculatura “solta” para novo esforço. As massagens relaxantes e liberação leve sempre terão espaço no processo de recuperação devido a sensação de bem-estar causados por elas, ideais para a recuperação imediata, muitas vezes ali mesmo no final da prova. As massagens de liberação ou inibição miofasciais tem papel importantíssimo não só na recuperação, mas também na prevenção de lesões.

O uso de botas de compressão pneumáticas tem sido cada vez mais visto em clinicas de fisioterapia e espaços de recuperação. Essas botas, através de um aumento e diminuição de pressão cíclicos, causam uma massagem vascular e muscular ajudando assim no processo de relaxamento e recuperação muscular.

Os recursos térmicos continuam sendo formas bastante utilizadas de recuperação muscular. O uso de contraste quente e frio alternado promove uma massagem vascular e sensação de relaxamento que costumam ter um apelo muito positivo entre os atletas.

Modalidades como ventosaterapia, uso de pedras quentes e óleos aromatidos, agulhamento seco, eletroterapia também são utilizados na recuperação. Alguns com validade científica mais ou menos questionável outros com pouca aprovação entre os próprios atletas. Você pode encontrar essas formas entre a preferência de terapeutas e corredores.

 Uma medida simples, barata e eficaz de recuperação é o chamado descanso ativo. Consiste em você fazer de maneira suave alguma atividade aeróbica. Uma boa dica é utilizar uma atividade que utilize musculatura diferente do esporte principal. No caso do maratonista, a natação seria uma boa forma de descanso ativo.

Alexandre Rosa @alexandrecarlosrosa

Fisioterapeuta e maratonista

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile