Correr sem lesão

Como escolher meu tênis de corrida?

Publicados

em

Pelo menos sete em cada dez iniciantes na corrida tem dúvidas quanto à escolha do tênis. Dúvidas que muitas vezes também acompanham os corredores mais experientes. Mas será que a biomecânica pode ajudar nesta escolha? Será que a existe uma relação direta entre lesões e tênis de corrida? Um artigo publicado na Brithish Journal of Sports Medicine em 2015 mostrou uma relação direta entre o conforto do tênis de corrida e prevenção de lesões. O estudo contou com um grande número de voluntários e comparou principal-mente a sensação de conforto com o tipo de pisada. A incidência de lesões foi significa-tivamente maior nos indivíduos que escolheram o tênis com base na pisada do que na sensação de conforto.

Pessoas que usam o calcanhar como ponto de aterrissagem tendem a achar o conforto em tênis com um drop maior e amorte-cimento reforçado no calcanhar. (drop é a diferente entre a parte da frente e de trás do calçado e pode variar de 0 a 12mm) Corredores que aterrissam com o médio e ante pé tendem a achar o conforto em tênis com drop mais baixo. Para este tipo de calçado, amortecimento não é algo essencial e quando existe deve ser na região anterior e lateral do tênis. Corredores que tem os pés mais rígidos tendem a achar o conforto em tênis leves e totalmente maleáveis. Este tipo de pé apresenta pouco movimento que deve ser aproveitado na sua totalidade. Já aqueles que tem pés totalmente móveis tendem a achar o conforto em tênis mais estrutu-rados, que ajudem a musculatura na função de estabilizar o pé. A anatomia do pé é muito diversificada, existem um número muito grande de variações anatômicas e uma delas é a largura do ante pé. Escolher o calçado com a largura correta do seu ante pé vai proporcionar uma boa utilização dos dedos que é um importante mecanismo propulsor e vai influenciar diretamente na sensação de conforto (isto serve não só para o esporte).

Existem algumas marcas que fabricam o mesmo modelo com formas de tamanhos diferentes para o ante pé. O mecanismo de aparecimento de lesões na corrida tem sua natureza multifatorial, a escolha do melhor tênis é um destes fatores. Colocar toda culpa por uma lesão ou todo mérito da prevenção no calçado é negligenciar fatores importantíssimos co-mo o fortalecimento e a periodização do treino. Como já mencionado neste texto, a sensação de conforto é algo muito subje-tivo. Estas dicas irão te guiar na escolha, mas a decisão é totalmente pessoal. Existem pessoas que sentem conforto em tênis extremamente rudimentares e bara-tos e outras em calçados caros e com toda tecnologia que esta indústria oferece. Um conselho que posso dar aos corredores é que testem o tênis antes de comprar. Corram, se possível, alguns quilômetros. Se necessário peçam ajuda a um profissional. Aos fabricantes, invistam em variações de tamanho e em tudo que possa aumentar a sensação de conforto. Incentivem as “demo run”. São eventos promovidos pelas marcas ou lojistas em que os praticantes podem correr alguns quilômetros com o tênis e se familiarizarem com os modelos da marca.

Por: Alexandre Rosa

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile