Nutrição Esportiva

Segurança Alimentar na Corrida

Publicados

em

A segurança alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso para o consumo de alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares.

A insegurança alimentar não é só a falta, mas também a substituição de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, por alimentos menos nutritivos, que muitas vezes, são aqueles ricos em farinhas e açúcares, na tentativa de compensar o preço dos alimentos.

O conhecimento dos hábitos alimentares de atletas e esportistas, em especial na sua primeira refeição, é fundamental para uma adequada contribuição do estado nutricional na busca de melhorar o treinamento e a performance desse atleta.

Muitas vezes o comportamento nutricional adotado por atletas amadores sofre influência de uma série de fatores, entre eles o grande número de informações sobre alimentação e suplementação que são divulgadas, muitas vezes, através de meios não científicos.

O uso de uma dieta adequada em atletas é um dos elementos mais importantes na prática esportiva, especialmente para atletas em treinamento que antecedem competições específicas. Desse modo, os atletas devem fazer uma boa distribuição de macronutrientes, de forma que o mesmo tenha sua demanda energética atendida, bem como o estado de saúde geral. Ainda, os atletas devem consumir apropriadas quantidades de micronutrientes como vitaminas e minerais.

A perda hídrica pela sudorese, principalmente em ambientes quentes, pode acarretar desidratação, alterar o equilíbrio hidroeletrolítico, dificultar a termorregulação, reduzindo o desempenho de quem pratica. Sendo assim, deve-se ingerir aproximadamente 500 mL de líquidos nas duas horas antecedentes ao exercício, devendo continuar a hidratação desde o início do exercício em intervalos regulares de modo a suprir as perdas hídricas causadas pela transpiração. Após o exercício, a ingestão hídrica deve objetivar o suprimento de possíveis perdas de água e eletrólitos acumulados.

É necessário também chamar atenção quanto ao uso de bebidas alcoólicas. O etanol em excesso gera desidratação, reduz a endurance muscular, o desempenho esportivo, gera efeitos deletérios sobre habilidades psicomotoras e diminuição da cognição.

O acompanhamento nutricional individualizado é extremamente importante para adequação para a modalidade esportiva de preferência, garantindo assim a oferta de nutrientes essenciais otimizando o desempenho esportivo e promovendo a saúde.

Vale ainda ressaltar que vivenciamos uma pandemia no que diz respeito ao Coronavírus, então além dos cuidados básicos com a manipulação de alimentos e suplementos durante os treinos, se faz necessário um cuidado extra:

– Sempre que sair para os treinos, higienize com álcool em gel as embalagens dos géis;

– Lave sempre as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%;

– Limpe com álcool 70% as superfícies de objetos que você usa com frequência, como celulares;

– Evite tocar nos olhos, nariz ou boca, antes de lavar as mãos;

– Proteja o rosto com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar;

– Mantenha distância de pelo menos um metro das pessoas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile