A Maratona Pedra Azul, uma das provas mais aguardadas do calendário capixaba, será realizada no dia 2 de novembro, com largada e chegada no Quadrado de São Paulinho, na Rota do Lagarto, em Domingos Martins (ES).
A edição de 2025 traz uma conquista especial: a prova foi escolhida para integrar a lista das
50 corridas selecionadas pela Olympikus em comemoração aos 50 anos da marca. O projeto “Correr Transforma” celebra a história da Olympikus no esporte brasileiro e leva ativações especiais para corridas de todo o país.
“É muito importante que a Maratona Pedra Azul esteja entre as 50 provas escolhidas pela Olympikus, já que nossa maratona tem como grande atrativo o cenário em Pedra Azul, um dos destinos turísticos mais impressionantes do Espírito Santo. Além disso, fomos a única corrida do estado a integrar o calendário, o que nos dá uma visibilidade nacional inédita”, explica Yoshiya Suwa, um dos organizadores do evento.
Os participantes poderão escolher entre cinco modalidades: 42 km, 21 km, 10 km, 5 km e a caminhada de 5 km, permitindo que corredores de diferentes perfis participem da competição.
Os horários de largada foram definidos para cada prova, sendo que a maratona terá início às 5h30 e a meia maratona às 6h30. Já as corridas de 10 km e 5 km, assim como a caminhada de 5 km, largam às 7h.
O percurso mais longo, de 42 km, é desafiador e marcante. São 849 metros de ganho de elevação, partindo de 1.000 metros de altitude. O trecho mais exigente aparece logo no km 13: uma subida de 166 metros em apenas 1,2 km, com inclinação de 13%. “Depois desse ponto, o percurso segue alternando subidas e descidas até o km 32, quando atinge o último ponto mais alto. De lá até a chegada, é praticamente todo descendente, recompensando os atletas. Apenas os 6 km finais são em asfalto; o restante é em estradas de terra”, detalha Suwa.
A prova proporciona uma experiência completa aos atletas, acontecendo em uma região conhecida como a “Gramado do Espírito Santo”, famosa por seu charme, gastronomia e atrativos turísticos. A Pedra Azul, formação de granito com 1.882 metros de altura, é cartão-postal do estado e emoldura a prova, que passa por cenários de montanhas, fazendas, cafés, cervejarias artesanais, chocolaterias e pousadas aconchegantes.
Nesta edição, a programação contará com diversas experiências culturais e gastronômicas. Um dos destaques será a parceria com a Festa da Polenta, tradicional de Venda Nova do Imigrante, que levará ao evento a autêntica polenta feita no fogão à lenha, acompanhada de música italiana. “Será uma participação muito especial, unindo esporte, cultura e gastronomia da região”, destaca o organizador.
Outro cuidado da organização é transformar a entrega de kits em uma experiência para os corredores. Em Vitória, o ponto escolhido é o restaurante Barlavento (Av. Dante Michelini, Quiosque 01 – Jardim da Penha), de frente para o mar, proporcionando aos atletas um clima festivo e acolhedor. A retirada ocorrerá no dia 31 de outubro, das 12h às 20h.
Já em Domingos Martins, a entrega será no Terrazzo Dei Nonni (BR-262, km 90 – Vila de Pedra Azul), restaurante com deck panorâmico de frente para a Pedra Azul. Os kits poderão ser retirados no dia 1 de novembro, das 12h às 20h.
Em ambos os locais haverá música, boa comida, bebidas e momentos de recovery com a Galophes, que oferecerá massagens e relaxamento para os corredores.
“Com certeza, a ativação da Olympikus em Pedra Azul será especial. Os atletas vão viver não apenas uma corrida, mas uma verdadeira celebração, com muita energia e um cenário inesquecível”, finaliza Suwa.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login