Você já ouviu falar na Teoria das Inteligências Múltiplas?
É comum percebemos no nosso círculo pessoal que temos algumas pessoas com certas habilidades e algumas que apresentam mais facilidade para aprender uma nova atividade enquanto outros tem mais facilidade para fazer amigos ou fazer cálculos. E outros demoram mais para aprender a falar em público.
E por qual motivo isso acontece?
Aqui entramos na Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner, a manifestação de cada uma dessas habilidades são reflexos dos tipos de inteligência que temos mais desenvolvidas em nós. Elas se manifestam em múltiplas formas e não apenas por meio do raciocínio lógico.
Para explicar os diferentes tipos de inteligência que podemos desenvolver, Gardner criou, em 1994, a Teoria das Inteligências Múltiplas.
O que é a Teoria das Inteligências Múltiplas?
De acordo com a teoria, a inteligência deve ser analisada como um conjunto de aptidões humanas. Elas se manifestam de diversas maneiras e em níveis de desenvolvimento diferentes, capacitando cada indivíduo para resolver problemas em determinados ambientes.
Os estudos de Gardner apontam para a existência de 8 tipos de inteligência exploradas pelo ser humano:
1- Linguística;
2- Logico-matemática;
3- Musical;
4- Espacial;
5- Cinestésica;
6- Naturalística;
7- Interpessoal; e
8- Intrapessoal.
Todas as inteligências, segundo o cientista, são importantes para que o ser humano seja competente em suas habilidades e produtivo na sociedade.
Com essa visão, a Teoria das Inteligências Múltiplas rompe a ideia tradicional da inteligência como algo exclusivamente logico matemático e medido por meio de QI, e pontua o desenvolvimento de habilidades como um processo construtivo.
Se eu tiver apenas uma dessas inteligências, terei uma excelente performance profissional e pessoal?
Provavelmente não.
A Teoria das Inteligências Múltiplas, explora a ideia de inteligências até certo ponto independentes, mas que raramente funcionam isoladas. Em muitos casos, é possível observar pessoas que combinam o desenvolvimento de três tipos de habilidades para realizar um trabalho, como por exemplo um cirurgião. Ele necessita da inteligência espacial combinada com a destreza da corporal e foco no intrapessoal.
Há pessoas que desenvolveram todas essas inteligências?
São raros os casos de pessoas que possuem todas essas habilidades bem desenvolvidas, por isso é importante identificar nossas habilidades para estimular o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.
Características de cada uma das inteligências
Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa interessante Teoria, compreenda melhor o que caracteriza cada corredor com o tipo de inteligência.
Linguística
São os que detém a habilidade de relatar com exatidão alguma prova que participou, que conseguem se comunicar com outras pessoas facilmente, inclusive em outros idiomas. Profissões em destaque: jornalistas, políticos e poetas.
Lógico-matemática
São os que conseguem facilmente calcular o pace, velocidade, distância e ajustar a rota para conseguir o resultado esperado. Profissões em destaque: cientistas, engenheiros, economistas.
Espacial
São os que conseguem montar uma rota, um percurso e habilmente a alteram em se perderem. Profissionais em destaque: arquitetos, engenheiros, paisagistas, cirurgiões.
Cinestésica
São os que tem coordenação motora, hábeis em perceber o movimento corporal e exuberantes nos treinos educativos. Profissionais em destaque: profissionais de educação física, atletas, cirurgiões. Essa inteligência é a única considerada pelos cientistas como capaz de gerar qualidade de vida quando aprimorada.
Musical
São os que correm melhor escutando música. Profissionais em destaque: cantores, instrumentistas, fonoaudiólogos.
Naturalística
São os que preferem trilhas, contato com a natureza. Profissionais em destaque: agrônomos, engenheiros florestais, ambientalistas.
Interpessoal
São os que gostam de correr junto, montam equipes e são grandes incentivadores. Profissionais em destaque: psicólogos, terapeutas, treinadores.
Intrapessoal
São os que gostam de correr longas distâncias e preferencialmente sozinhos, são focados e determinados. Profissionais em destaque: cirurgiões, controladores de tráfego aéreo, astronautas.
E aí, conseguiu identificar qual ou quais as suas inteligências mais desenvolvidas? A sugestão é que tenha pelo menos 3 delas.
O que é mais importante é que você compreenda que essas inteligências estão diretamente relacionadas com a sua performance pessoal e profissional. Quanto mais você desenvolver sua inteligência, mais sucesso e realizações perceberá na sua vida!
Dessa forma, se você quer aumentar sua habilidade intelectual para alcançar uma performance pessoal e profissional muito maior.
E o que é mais importante: é possível desenvolver as inteligências.
Isso mesmo: é possível desenvolver sua inteligência a fim de realizar mais e melhor! Para isso, você é preciso conhecer a fundo qual o seu perfil comportamental e assim investir em outras áreas para fomentar outras inteligências.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login