Siga nossas redes sociais

News

Você usa seu GPS do jeito errado

Avatar photo

Publicados

em

Há uma crescente cada vez maior em nossa sociedade do uso de assessórios para melhorar na corrida, o que inclui relógios GPS com cada vez mais funções, onde muitas vezes nem sabemos como usar tudo que eles têm para nos oferecer. Quando eu comprei meu primeiro relógio GPS, a primeira coisa que fiz foi arrumar a data e o horário nas configurações, já que eu o uso durante todo o dia, só que demorei mais de 10min procurando como ajustar isso, vendo vídeos e tutoriais, até que fiz que a única coisa que precisava ser feita: sincronizar o GPS. Eu sei, é algo extremamente simples, mas eu como inexperiente na época, não sabia (já fica a dica caso for comprar o seu).

Mesmo com o crescente uso dos relógios GPS pelos corredores profissionais ou amadores, vemos um outro cenário surgindo, corredores fazendo provas, ganhando-as e batendo recordes sem usar qualquer tipo de relógio. É o caso da ganhadora da São Silvestre de 2022, Catherine Relin, do recordista das 10 milhas da Europa, Emile Cairess e da recente ganhadora da maratona de Londres, Sifan Hassan, entre outros.

O que explica isso? Talento, genética, gosto pessoal? Acredito que sejam duas coisas, de acordo com o que estudo e pelas entrevistas dos atletas: a primeira é a capacidade de interocepção (falaremos disso mais adiante, não saia do artigo) e de como o relógio limita o seu potencial na corrida.

Se você decidir correr sua próxima prova mantendo o mesmo ritmo sempre, usando o relógio GPS para fazer essa marcação, significa automaticamente que já decidiu o quão rápido pode completar a distância total. Você não deixou a mínima oportunidade de se surpreender com um dia bom, de ter condições climáticas favoráveis ou de estar se sentindo bem. Você limitou o seu potencial antes mesmo da largada ser dada.

Dois dos pensamentos que já passaram pela sua cabeça enquanto você estava correndo e foi conferir o ritmo no relógio foram:

– “Esse ritmo está muito rápido, não vou conseguir sustentar até o final”.

– “Estou correndo muito devagar, tenho que acelerar, se não vou completar a prova mais lento do que planejei”.

Consegue perceber como esses pensamentos são negativos? Quando nos baseamos exclusivamente na informação do GPS, naquele número que está ali apresentado, nomeamos o que estamos sentindo (muito rápido, muito lento, não vou conseguir, estou cansado…) e mudamos toda a nossa corrida dali em diante, simplesmente por causa de um número, de uma estimativa externa que é imperfeita e não de como estamos nos sentindo realmente. Aí que entra o papel fundamental da interocepção.

A interocepção, é a nossa capacidade de sentir e entender as sensações internas do corpo, como cansaço, fome, estresse, fadiga, dor. Quando você olha para o pace, pode se sentir ansioso, tenso, estressado por conta daquele número e não porque de fato sente isso. Ao entender seus sentimentos e prestar atenção aos sinais do seu corpo, você corre de uma maneira mais relaxada, podendo deixar ele livre para alcançar o potencial máximo daquele dia.

Para que você entenda um pouco mais sobre essa habilidade, vou descrever uma situação, e você pensa o que ela te lembra, pode ser?

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Suor nas palmas das mãos
  • “Borboletas” no estômago
  • Inquietação
  • Pensamentos sobre o amanhã.

A primeira coisa que você pensou foi… ansiedade? Estresse? A maioria vai dizer alguma dessas duas opções, mas e se eu te disser que esses mesmos sentimentos remetem a estar entusiasmado antes de uma prova? Entusiasmado antes de uma grande viagem? O que você sentiu ou sentirá antes do primeiro encontro com uma pessoa amada? As sensações são as mesmas, mas dependendo do nome que você dá para o que está sentindo, você reage de uma forma diferente. Esse é o poder da interocepção.

É bastante comum durante uma corrida olharmos para o relógio GPS e falar/pensar “estou lento”, só que ao fazer isso, você mexe com seu psicológico. Você passa a aceitar a decisão do relógio, coloca sentimentos em cima desse pensamento (estresse, ansiedade), aumenta a sua velocidade para tentar se encaixar dentro do pace que planejou e aumenta a sua cobrança interna. Tudo isso interfere de forma negativa na sua corrida.

Esse é o motivo de muitos corredores deixarem o GPS de lado, para não ter essa interferência negativa nos pensamentos, e acabar limitando o seu potencial. Correndo de acordo com o que estão sentindo, deixa a corrida mais leve e prazerosa, fazendo alcançar resultados que muitas vezes não eram “previstos”. É claro que por eles terem feito milhares de quilômetros nos seus treinos, possuem uma precisão maior ao julgar como estão se sentindo e qual o pace aproximado estão correndo. Essa capacidade é desenvolvida nos treinos, mas a notícia boa é que nós também podemos treinar para melhorar ou desenvolver nossa interocepção.

Aqui vai um passo a passo para aplicar em seu próximo treino, e consequentemente em suas corridas:

  • A primeira coisa que fazemos quando o relógio vibra ou envia aquele sinal sonoro é olharmos para ver em que ritmo estamos. Eu quero que você resista a isso. Não olhe para o GPS enquanto ele não der a marca de 1km.
  • Corra prestando atenção nas suas sensações, tanto físicas quanto mentais. Esqueça o pace por um momento. Tente sentir como está a sua respiração, o quanto o seu calcanhar está elevando, como está se movendo.
  • Quando o relógio der a marcação de 1km, pense primeiro em que pace está correndo e diga para si mesmo mentalmente, e só depois olhe para o relógio. Assim você consegue comparar o a informação com o que está sentindo, desenvolvendo uma capacidade maior de interocepção.

Lembre-se que um campeão é feito nos detalhes. Aplique as técnicas que foram escritas aqui, perceba e intérprete seus sinais internos, acredite no seu potencial e não deixe que o pace delimite como está se sentindo. Boa corrida, treino ou prova!

Por: Nestor Junior

News

Maratona do Rio 2023: Transmissão Ao Vivo pela ESPN 2 e Star+

Avatar photo

Publicados

em

A Maratona do Rio / Michelob Ultra e a Meia Maratona do Rio / Claro estão se aproximando, trazendo consigo a emoção e a beleza das corridas pelas maravilhas do Rio de Janeiro. E neste ano, uma novidade emocionante aguarda os entusiastas das corridas de rua: a transmissão ao vivo da Maratona do Rio / Michelob Ultra no canal ESPN 2 e no streaming do Star+.

No domingo, dia 11, a partir das 5:00h, a Maratona do Rio / Michelob Ultra terá sua largada no Aterro do Flamengo, levando os corredores em um trajeto que exibirá tanto as maravilhas urbanas quanto as belezas naturais da cidade. Ao longo do percurso, os participantes terão a oportunidade de contemplar pontos turísticos icônicos, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, o Museu de Arte Moderna e o Museu Histórico Nacional. Além disso, atravessarão as famosas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo, proporcionando uma experiência única e inspiradora.

Mas antes disso, no sábado, dia 10, às 6:00h, ocorrerá a Meia Maratona do Rio / Claro, com largada no Leblon. Essa prova desafiadora de 21K também permitirá que os corredores apreciem as paisagens deslumbrantes do Rio de Janeiro enquanto testam seus limites pessoais.

E para os atletas mais destemidos e apaixonados, o Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio oferece a oportunidade de enfrentar as duas provas consecutivamente, correndo os 21K no sábado e os impressionantes 42K no domingo. Um verdadeiro desafio de resistência e superação.

A transmissão ao vivo da Maratona do Rio / Michelob Ultra, uma parceria da organização com a adidas, proporcionará aos espectadores a chance de acompanhar toda a emoção dessa corrida épica. Se você não puder estar presente pessoalmente, poderá assistir à transmissão no canal ESPN 2 ou no streaming do Star+, garantindo que não perderá nenhum momento dessa experiência espetacular.

Prepare-se para viver a adrenalina, a superação e a beleza do Rio de Janeiro através da Maratona do Rio / Michelob Ultra, da Meia Maratona do Rio / Claro e do Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio. Não deixe de assistir à transmissão ao vivo e testemunhar a grandiosidade dessas corridas históricas.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

News

Maratona do Rio divulga medalhas da 21ª edição

Avatar photo

Publicados

em

Ao todo, foram apresentadas cinco láureas, uma para cada prova, que formam uma imagem em mosaico quando juntas

Muito se engana quem pensa que medalhas são meros pedaços de metal. Depois dos quilômetros percorridos, elas se tornam a materialização de memórias, sentimentos e valores. E para os corredores que participarão do festival Maratona do Rio, de 8 a 11 de junho, estes símbolos acabam de ganhar forma. Nesta sexta-feira, 26 de maio, foram apresentadas as medalhas que premiarão todos os atletas que completarem uma prova na 21ª edição da Maratona do Rio.

Cada distância tem um design para chamar de seu: Prova de 5k / Raízen (dia 10, às 9:30h), Prova de 10k / Raízen (dia 11, às 8:30h), Meia Maratona do Rio / Claro (dia 10, às 6:00h), Maratona do Rio 42k (dia 11, às 5:00h) e o Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio, que consiste em correr 21k no sábado e 42k no domingo. Diferentes e especiais por si só, juntas se transformam em uma imagem em mosaico, despertando nos corredores em estágio avançado um incentivo a mais para se testar em todas as provas da Maratona do Rio.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

News

ASICS lança super chinelo

Avatar photo

Publicados

em

ASICS apresenta a ACTIBREEZE™ 3D SANDAL, um produto inovador impresso em 3D que é projetado especialmente para ajudar o corpo e a mente dos atletas a se recuperarem depois de uma prova ou de um treino.

ACTIBREEZE™ 3D SANDAL apresenta uma estrutura geométrica inovadora, possível graças a um método de design paramétrico e a avançada tecnologia de impressão 3D, para proporcionar conforto e proteção excepcionais aos atletas.

Outros elementos-chave do design da ACTIBREEZE™ 3D SANDAL incluem uma estrutura de treliça aberta e espessa, essa formação única oferece excelente resfriamento e respirabilidade; e sua base extra larga fornece uma plataforma macia e estável.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 no Instituto ASICS de Ciência Esportivas (ISS), o lançamento da ASICS mantém os níveis de temperatura e umidade dos pés mais baixos do que outros chinelos de recuperação disponíveis no mercado atualmente.

A combinação de todas essas características contribui para otimizar a recuperação de um atleta na fase pós-treino, contribuindo para que ele esteja pronto para voltar e ter o melhor desempenho no próximo dia de corrida. 

O diretor geral de produtos de Performance na ASICS, AJ Andrassy, falou sobre a importância da tecnologia. “O ACTIBREEZE™ 3D SANDAL representa nossa crença de que inovação em calçados esportivos não deve se limitar àquilo que o atleta usa quando está treinando ou competindo. Queremos continuar explorando novas maneiras de otimizar ainda mais a recuperação pós-corrida e o relaxamento tanto do corpo quanto da mente de nossos atletas”.

Genki Hatano, pesquisador líder no Departamento de Criação do Futuro, no ISS, responsável pelo design paramétrico, disse: “Este chinelo é bem diferente de tudo que já criamos. Seu design exclusivo fornece integridade estrutural enquanto ainda possibilita a capacidade de ser transformado parametricamente. O resultado é um chinelo que fornece a quantidade certa de porosidade – combinando respirabilidade e resiliência para oferecer níveis otimizados de suporte e maciez. A bem-sucedida implementação desse método também nos aproxima de um futuro promissor no qual um calçado pode modificar livremente sua forma para se ajustar exatamente ao perfil de cada atleta”.

ACTIBREEZE™ 3D SANDAL está disponível exclusivamente na loja da ASICS do Shopping Morumbi, em São Paulo, pelo preço sugerido de R$ 799,99.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta