RB Conta sua história

Runners Brasil conta sua história: Wal Aceti

Publicados

em

Foto: Arquivo pessoal Wal Aceti

“Você é o resultado das suas escolhas.”

Esta é a minha frase de vida da nossa atleta RBR Wal Aceti e para ela, as escolhas, foram essenciais em todos os sentidos pessoal, profissional, emocional e físico.

Wal, como gosta de ser chamada, tem hoje 49 anos, é mãe de dois filhos lindos e atua profissionalmente no serviço público no estado do Paraná e sempre procurou acompanhar as rotinas da família, trabalho, casa e, por um certo tempo, não prestou atenção a ela mesma.

Ela disse que “Muitas vezes abri mão do autocuidado para ser excelente nas tarefas que consideramos que não somos insubstituíveis.”.

Como muitas histórias de vida, Wal também passou por um processo de superação e tudo começou com entendimento do que estava passando e o que precisava fazer.

Aos 39 anos ela foi diagnosticada com câncer de mama. E ela lembra que neste processo o questionamento tomou conta de todo o tempo dela “Como eu desenvolvi está doença?”, ela se perguntava. Justamente com ela que cuidava da alimentação, vegetariana desde o nascimento, os hormônios estavam todos normais, nunca tomou anticoncepcional, mas por que com ela?

Tal situação a levou para somente olhar para si, pois estava nova, com filhos pequenos e a sua vida estava por um fio.

Ela teve um anjo na vida dela o Dr. Dalton Ivan Stainmacher que falou para ela “O seu corpo está pedindo socorro, olha pra ele.”

Em dezembro de 2012 o tumor foi retirado com sucesso.

A partir disso ela percebeu que precisava se movimentar e aproveitou a oportunidade que os filhos praticavam tênis e foi “aprender a bater bolinha” e assim participar da rotina esportiva deles.

Wal lembra que estava fora de forma e passou por lesões como todo mundo que começa a se dedicar a fazer algo. Ela acredita que toda escolha tem seus resultados e saber entender e respeitar os limites foram importantes para que ela superasse as lesões, fez fisioterapia, começou a praticar trotinhos, fortalecer e começou a perder peso.

Em novembro de 2013 se inscreveu na primeira prova de corrida de rua, 5km, ela lembra que correu uns 800 metros e caminhou o restante, mas o mais importante “conclui a prova e estava muito feliz, feliz demais”.

Logo em seguida, já muito animada, se inscreveu em outras provas, e outras e outras sem se preocupar com tempo, simplesmente o objetivo era completar, pois cada quilometro era pura superação.

E não muito distante já se desafiou em uma maratona, em 2016 correu a maratona de Porto Alegre com 2 graus negativos e foi mais um sonho realizado.

Ela acreditar que todo corredor de rua sonha em um dia cruzar a linha de chegada dos 42,195m.

Novamente ela se lembra da sensação de dever cumprido, de se superar, de competir com ela mesma, de cuidar do seu corpo, praticar o autocuidado.

Hoje já participou de 7 maratonas: além de Porto Alegre ainda correu a SPCity Marathon em 2017, no mesmo ano a Maratona Internacional de Curitiba, 2018 repetiu Porto Alegre e participou  da Internacional de Foz do Iguaçu (aqui um parêntesis para dizer que foi uma dos mais lindos percursos, além de desafiador), 2019 participou da Internacional de Florianópolis e no mesmo ano na Internacional de Curitiba e ainda várias meias maratonas, inclusive sendo TOP100 na Golden Run 21k Asics 2019, 10kms, 5kms e claro, com acompanhamento de profissionais, ela frisa que não abre mão de ter pessoas especializados ao seu lado e assim emagreceu 16 kg.

Desafio se tornou o sobrenome da nossa RBR atleta que no ano de 2021 para comemorar seus 48 anos correu 48km.

Como a maioria de todos nós, ela é uma atleta amadora, cuida da atividade física e quando termina tem que ir trabalhar. O tempo está aí, nós que temos que aproveitar a oportunidade que ele nos dá, mas temos que lembrar que somos humanos e algumas vezes não estamos dispostos a sair pra treinar, afinal trabalhamos o dia todo. Mas nada é empecilho para que no outro dia possa calçar o tênis e sair para correr, muitas vezes sem ter um percurso definido, é gratificante afirma a nossa atleta.

“O corpo agradece suando, um cansaço prazeroso, os pensamentos reorganizados e mais uma vez superando qualquer tipo de desânimo, impondo aqui a superação, o desejo e a disciplina para levantar do sofá e ir treinar.”

Foi escolhida na cidade de Maringá pela Rede Feminina de Combate ao Câncer para ser a EMBAIXADORA da 1ª Corrida Solidária que será realizada no dia 16 de outubro inscrições no link, https://www.eucorro.com/destaques/corrida-solidaria-rfcc, onde poderá incentivar as pessoas a se movimentarem e repensarem em si, principalmente no autocuidado e saúde.

Wal Aceti só tem a agradecer pelas escolhas dela e afirma que:

“Você é o resultado das suas escolhas.”

Por fim deixa os agradecimentos especiais a Associação Corra Mais Maringá, ao treinador Rodrigo Alves de Oliveira, ao personal Odinei Ribas, seu fisioterapeuta Eduardo Rulling da Sportfisio e ao Dr. Flávio Ricardo (HC180).

Por: Carlos Campelo

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile