News
Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos, recordes e estreias
Publicados
1 ano atrásem
De
Pablo Mateus
Atletas de 21 estados brasileiros se desafiaram subindo a Serra de SC em provas de corrida e ciclismo.
O fim de semana da Rio do Rastro Marathon, organizada pela Corre Brasil e Mountain Do, foi marcado por bicampeonatos, novas marcas, estreia de modalidade e muita festa de corredores e ciclistas, agora Guardiões da Serra. No sábado,14 de maio, com o dia amanhecendo foi a primeira largada, em frente a prefeitura de Lauro Müller. A prova de 25km de corrida foi a que mais reuniu atletas. Eles subiram a misteriosa serpente de Santa Catarina num dia de muito sol, temperatura agradável e com a serra aberta, proporcionando um cenário espetacular durante todo o percurso.
Os dois vencedores da prova, também estiveram no pódio em 2021. Tatiane Gomes Marcos, de Morro da Fumaça (SC) foi a campeã com 2h20m39s. “Consegui me superar mais um ano. Fiz um tempo abaixo do que eu esperava. Foi uma prova linda, fluiu desde o início, estou muito feliz com o resultado. A Serra é sempre uma surpresa e uma energia diferentes. Eu costumo dizer que é um lugar mágico, não dá para explicar, tem que vivenciar isso aqui para entender”, contou a campeã que no passado ficou em segundo lugar geral dos 25km.
O atleta e treinador de Balneário Camboriú, Ojanio dos Santos, não só melhorou o próprio tempo de 2021, quando ficou em 3º lugar, como venceu nos 25km e registrou a melhor marca da modalidade da Rio do Rastro Marathon: 1h52m. “Eu já saí forte no início, disposto a liderar de ponta a ponta e consegui. E nos últimos 7km (trecho mais difícil) consegui ter uma boa concentração correndo no momento necessário e caminhando também, e chegar na reta final com energia para fazer um bom ritmo e cruzar a linha de chegada com a torcida do público”, comemorou Ojanio que já confirmou que vai estar presente em 2023 para tentar quebrar o próprio recorde.
PERCURSO MAIS DESAFIADOR PARA OS CICLISTAS DOS 40KM DE MTB
Também no sábado, os ciclistas se desafiaram serra acima, com largada perto do paredão de Orleans. O percurso precisou ser alterado no início da prova, por causa da chuva intensa do início do mês que provocou alguns deslizamentos de terra. Para Belén Luz, de Balneário Camboriú (SC), a prova ficou um pouco mais difícil, por ter estrada de chão, mas nada impediu a ciclista de mais uma vez marcar seu nome na Rio do Rastro Marathon. “Eu não achei que ia conseguir vencer esse ano, porque eu sou mais do asfalto. Mas a estrada estava bem compactada, e foi emocionante, só tenho a agradecer. A serra estava um espetáculo, o visual parecia pintura. Estava tudo demais, a organização, muito hidratação, muitos staffs sinalizando o percurso, a energia das pessoas torcendo, todo mundo engajado, que é o espírito da Serra né?”, disse a bicampeã dos 40km de MTB, com 2h10m55s.

No masculino, a prova foi decidida nos primeiros 10 quilômetros, ainda na estrada de chão, com um pelotão de cinco ciclistas que seguiu até o pé da Serra. Entre eles, Alan Andrade, de Orleans (SC) que conquistou o segundo troféu da Rio do Rastro Marathon. Em 2021 foi o campeão dos 40km de ciclismo de estrada (Speed). “Foi a minha primeira vez em provas de Mountain Bike, e foi uma experiência incrível, passar por estradas de chão que eu não estou acostumado, mas me senti muito bem, principalmente no final, quando acabamos decidindo o resultado. Faltando uns dois quilômetros para a parte final da Serra eu lancei outro ataque e consegui abrir uma certa vantagem e manter até o fim final da prova”, relatou o campeão que completou o percurso em 1h50m50s.
CURITIBANO VENCE PELA 2ª VEZ A MARATONA DE ESTRADA MAIS DIFÍCIL DO BRASIL
Com 14 maratonas no currículo, Alan Frank subiu a serra de olho no bicampeonato, e o objetivo já foi conquistando logo no começo da prova, quando assumiu a liderança. O curitibano seguiu firme na primeira colocação durante todo o percurso. No topo da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, a chegada do bicampeão foi narrada com muito emoção e vibração do público. “Essa prova é inigualável. A segunda edição foi mais difícil que a primeira, mas mais uma vez eu consegui vencer a maratona de estrada mais difícil do Brasil. A minha vitória sempre foi comigo mesmo, e deu certo”, contou eufórico o bicampeão ao locutor Marcelo Goma, ao cruzar a linha de chegada dos 42km.

Depois de comemorar com a namorada Talitha Miquelasso, que no sábado correu os 25km da Rio do Rastro Marathon, Alan falou mais da prova. “Estou muito feliz com o resultado, mesmo com um percurso mais pesado no começo, por causa das mudanças ocasionadas pelas chuvas dos últimos dias. No final o vento também judiou bastante, soprou para tirar a velocidade. Eu não bati meu recorde (3h09m em 2021), mas conquistei a vitória novamente”. Agora, o maratonista que fechou a prova em 3h13m37s, como falou o locutor do evento, é o homem da Rio do Rastro Marathon a ser batido.
No feminino teve estreia de atleta no pódio da Rio do Rastro Marathon. Suzany Perardt, de Florianópolis comemorou o aniversário antecipadamente e realizou o sonho de subir correndo a serra. “Foi demais, uma prova muito bem organizada, com muita água no percurso. Eu estou muito feliz, a serra é realmente maravilhosa. Deu tudo certo, melhor do que eu tinha planejado. Eu tinha uma meta e pensei muito nessa semana que passou. Eu queria fazer em 4 horas, e eu consegui 3h54m28s. Foi muito emocionante a minha chegada”, contou a maratonista que pela terceira vez completou os 42km, sendo a primeira Rio do Rastro Marathon.

ESTREIAS: DESAFIO DOS 12 E MISSÃO DO GUARDIÃO
A 2ª edição da Rio do Rastro Marathon foi ainda maior e mais desafiadora. No domingo, no mirante 12 da Serra do Rio do Rastro, cerca de 100 atletas encararam o Desafio dos 12 serra acima, se superando e apreciando os imensos paredões de concreto rodeado por um cenário deslumbrante. No feminino, a vencedora foi Franciele Viglas Steinck, de Lages (SC) com o tempo de 1h26m08s. No masculino, o campeão foi Mauricio Hernandes Afonso, da equipe Diklatex, com 1h15m30s de prova.
O fim de semana também foi marcado pela Missão do Guardião. Cinquenta atletas aceitaram o desafio de correr nos dois dias: 25km no sábado e 42km no domingo. Cada um que completou a Missão levou além das duas medalhas das modalidades, um medalhão dos 67km, e os cinco primeiros subiram ao pódio. A campeã da Missão do Guardião foi Susana Battassini, de Joaçaba (SC) que fechou as duas provas somando 8h37m13s. No masculino, o mais rápido foi o atleta de Araruama (RJ) Claudinei Luiz Palhano, com 6h13m57s.
Os cinco primeiros colocados nos 25km e 42km de corrida, além de troféu estão com vagas garantidas para a 3ª edição da Rio do Rastro Marathon, em data ainda a ser confirmada.
Sabine Weiler
Assessora de Imprensa
Rio do Rastro Marathon
Jornalista SC 1279 JP
Você pode gostar
News
ASICS GEL-Cumulus™ 25 chega à sua versão mais inovadora

Publicados
3 dias atrásem
18/09/2023De
Pablo Mateus
Modelo recebe as mais novas tecnologias da marca japonesa: FF Blast PLUS e PureGEL
A ASICS anuncia o lançamento de um de seus mais tradicionais tênis de corrida, o GEL-Cumulus™ 25, agora em sua versão mais inovadora, seguindo a revolução iniciada pelo GEL-Nimbus™ 25. Com alta tecnologia e amortecimento, é um tênis versátil para acompanhar os corredores de diferentes níveis e em diversos tipos de treinos.
O GEL-Cumulus™ 25 chega ao mercado com um avanço notável de tecnologia na entressola: a PureGEL™ e a FF BLAST™ PLUS, que promovem mais amortecimento, aterrisagens mais suaves e proporcionam também uma melhor responsividade. Indicado para rodagens, provas e treinos intervalados, a versão masculina (número 40) pesa 266g; e a feminina (número 38) 229g.
- Desacelere para Acelerar: Como o Ritmo Fácil Melhora seu Desempenho
- Acelerando o Passo: Como Melhorar Sua Velocidade na Corrida
- Melhorando seu Pace na Corrida: 12 Dicas Eficazes
- Maratona de Berlim 2023: O Que Esperar da Corrida do Ano
- ASICS GEL-Cumulus™ 25 chega à sua versão mais inovadora
Além disso, a 25ª versão do GEL-Cumulus™ foi desenvolvida de forma mais sustentável. Seu cabedal em Engineered jacquard mesh é feito com mais de 90% de materiais reciclados. O tingimento da palmilha OrthoLite™ X-30 também foi feito por um processo que reduz o uso de água em aproximadamente 33% e as emissões de carbono em aproximadamente 45% em comparação com as tecnologias de tingimento convencionais.
O solado compost com as borrachas AHAR™ LO e AHAR™ PLUS conferem maior durabilidade ao tênis, já que que são borrachas com elevada resistência à abrasão. Além disso, foram colocadas de forma estratégica em zonas de maior desgaste da sola exterior para ajudar na aderência e reduzir o peso geral do tênis sem comprometer a durabilidade. Esta nova versão volta também a ser importada para o Brasil.
“O GEL-Cumulus™ 25 acompanha a revolução que começamos no início do ano, com as principais tecnologias da ASICS. Estamos redefinindo os padrões de conforto e desempenho com esse tradicional e versátil modelo da marca, conseguindo com que mais corredores tenham acesso às nossas tecnologias para corridas mais seguras”, afirma Daniel Costa, diretor de produtos e inovação ASICS na América Latina.
O GEL-Cumulus™ 25 já está disponível nas lojas e e-commerce da ASICS e nos parceiros especializados, pelo preço sugerido de R$ 899,99.
Por: Redação Runners Brasil
News
Com premiação especial, New Balance 42K Porto Alegre de 2024 abre período de inscrições

Publicados
6 dias atrásem
15/09/2023De
Pablo Mateus
Campeão da maratona pode receber até R$ 150 mil em caso de quebra de recorde. Aquisições dos kits já podem ser feitas no site oficial da prova
Com uma das maiores premiações em corridas de rua do país como destaque, a inédita New Balance 42K Porto Alegre abriu o período de inscrições para a prova, que acontecerá no dia 28 de abril de 2024, na capital gaúcha. O evento, que contará com quatro distâncias (maratona, meia maratona, 10k e 5k) para reunir cerca de 7 mil corredores, oferecerá R$ 190 mil no total, e mais um bônus de R$ 100 mil em caso de quebra de recorde dos vencedores da maratona. Os kits já podem ser adquiridos no site oficial.
Um dos atrativos da corrida em Porto Alegre é o prêmio em dinheiro que estará em jogo. O valor destinado aos campeões masculino e feminino da maratona será de R$ 50 mil cada. Em caso de quebra das melhores marcas já estabelecidas no país na maratona na história, haverá um bônus de R$ 100 mil (oferecimento KTO). Se os vencedores das provas masculina e feminina atingirem este feito, o valor será dividido ao meio. Caso a marca seja atingida em apenas um naipe, o ganhador levará o bônus de maneira integral. Os tempos de referência foram estabelecidos por Vanderlei Cordeiro de Lima em 2011 (2h11m19s), e pela queniana Rumokol Chepkanam em 2012 (2h31m21s).
Outro fator importante é o relevo plano do percurso, às margens do Lago Guaíba, que favorece os corredores a atingirem seus recordes pessoais devido à ausência de subidas desgastantes. A estrutura principal da New Balance 42K Porto Alegre será erguida no bairro Golden Lake, onde ficará o pórtico de chegada das quatro provas, além da largada da meia maratona, 10k e 5k – a maratona iniciará no Monumento ao Expedicionário (Redenção).



“A New Balance 42K Porto Alegre certamente estará entre as principais provas do calendário nacional em 2024. Esperamos que o evento seja um grande festival que reúna tanto os principais atletas do país quanto os milhares de apaixonados por corrida que farão parte da grande massa de participantes. Estamos muito otimistas com o que está por vir, e acreditamos que há boas chances de novos recordes serem estabelecidos”, disse Claudio Soirefmann, organizador da New Balance 42K Porto Alegre.
A base da prova no bairro Golden Lake também contará com uma Expo com diversas atrações, entre elas palestras sobre corrida e uma loja especial da New Balance, onde os corredores poderão experimentar e comprar itens da linha de performance da marca.
Além do espaço para venda e exposição de produtos, a New Balance estará no kit do corredor. A camiseta oficial da New Balance 42K Porto Alegre foi desenvolvida pela marca exclusivamente para a prova em poliamida com tecnologia dry, para facilitar a transpiração e proporcionar secagem rápida. O kit também contará com um par de meias personalizadas da New Balance, além de número de peito e medalha de participação.
Em Porto Alegre, a New Balance terá como foco estimular cada vez mais a presença das pessoas no universo da corrida de rua, independentemente das características de cada indivíduo. Este é o conceito por trás da campanha global Run Your Way da marca, e também das provas patrocinadas ou promovidas pela New Balance no Brasil e no exterior. Entre elas estão duas das principais Majors do calendário internacional (Maratonas de Nova York e Londres), e as provas nacionais New Balance 42K Porto Alegre e New Balance 15K São Paulo, que acontecerá no dia 12 de novembro na capital paulista.
- Desacelere para Acelerar: Como o Ritmo Fácil Melhora seu Desempenho
- Acelerando o Passo: Como Melhorar Sua Velocidade na Corrida
- Melhorando seu Pace na Corrida: 12 Dicas Eficazes
- Maratona de Berlim 2023: O Que Esperar da Corrida do Ano
- ASICS GEL-Cumulus™ 25 chega à sua versão mais inovadora
“A presença da New Balance em Porto Alegre em um grande evento de corrida de rua é bastante estratégica para a marca. Esta história ganhou força neste ano, com a realização da POA Half Marathon no mês de abril, e agora damos um passo adiante com a New Balance 42K Porto Alegre em 2024. Teremos mais corredores, e introduzimos a maratona como prova principal da programação. Ampliar esses horizontes vão ao encontro da nossa campanha Run Your Way, que visa ter cada vez mais novos corredores pelo mundo”, falou Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance.
As inscrições para a New Balance 42K Porto Alegre já estão abertas. Os valores do primeiro lote são de R$ 195,00 para o kit para as distâncias de 5k e 10k, e R$ 225,00 para a maratona e meia maratona (valores sem taxas acrescidas).
A NB 42K Porto Alegre terá patrocínios do Golden Lake, KTO, Hospital Moinhos de Vento, Guimarães e 3 Corações, com hidratação oficial da Água de Pedra e Powerade. A agência oficial é a Sub 4. A NB 42K Porto Alegre também contará com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Esportes de Porto Alegre, e EPTC. A organização e realização da prova é da Run Sports.
NB 42K Porto Alegre – Serviço
Data
28 de abril de 2024 (domingo)
Local
Porto Alegre (RS)
Distâncias e horários
- 42k (maratona) – largada às 6h no Monumento ao Expedicionário (Redenção), com chegada no Golden Lake
- 21k (meia maratona) – largada às 6h (largada e chegada no Golden Lake)
- 10k – largada às 6h10 (largada e chegada no Golden Lake)
- 5k – largada às 6h10 (largada e chegada no Golden Lake)
Kit do corredor – composição
- Camiseta New Balance + meia personalizada New Balance + número de peito + medalha de conclusão
Onde se inscrever
Premiações
Maratona (masculino e feminino)*
- 1º lugar – R$ 50 mil
- 2º lugar – R$ 15 mil
- 3º lugar – R$ 10 mil
- 4º lugar – R$ 5 mil
- 5º lugar – R$ 3 mil
* A maratona terá um bônus de R$ 100 mil, em caso de quebra da melhor marca da história já registrada no país nesta distância. Se a marca for quebrada tanto no masculino quanto no feminino, os recordistas receberão R$ 50 mil cada. Se o recorde for quebrado em apenas um gênero, o atleta receberá o valor total (R$ 100 mil).
Marca masculina – 2h11m19s (Vanderlei Cordeiro de Lima – 2002)
Marca feminina – 2h31m21s (Rumokol Chepkanam, do Quênia – 2012)
Meia maratona (masculino e feminino)
- 1º lugar – R$ 3,5 mil
- 2º lugar – R$ 1,5 mil
- 3º lugar – R$ 1,25 mil
- 4º lugar – R$ 750,00
- 5º lugar – R$ 500,00
Categoria cadeirante, especial e deficiente visual (masculino e feminino)
- 1º lugar – R$ 500,00
- 2º lugar – R$ 400,00
- 3º lugar – R$ 300,00
- 4º lugar – R$ 200,00
- 5º lugar – R$ 100,00
Por: Redação Runners Brasil
News
Viegas embarca para Berlim para sua primeira maratona

Publicados
6 dias atrásem
15/09/2023De
Pablo Mateus
A convite de ASICS e Centauro, atleta amador parte em busca de um de seus sonhos na corrida
De Guaianases, periferia de São Paulo, para Berlim, uma das principais capitais do mundo. Das voltas na quadra perto de casa, na Zona Leste de São Paulo, para os 42,195km que reúnem os principais cartões-postais da cidade, como o Reichstag (Parlamento), a praça Potsdam Platz e a chegada no icônico Portão de Brandemburgo. Viegas, que é um atleta amador e cantor famoso por sua participação nos programas No Limite (2021) e BBB (2018), está prestes a realizar um sonho muito especial: correr sua primeira maratona em Berlim, em setembro. Na bagagem, o atleta leva todo o apoio de ASICS e Centauro, que ofereceram suporte com treinador, médico do esporte e nutricionista durante toda sua jornada de treinamento.
A corrida passou a fazer parte da vida de Viegas em um momento que ele enfrentava limitações financeiras e estava um pouco acima do peso, algo que trazia dificuldade para ele na hora de correr. “Na minha cabeça, nesse momento, a única coisa que me restava era a corrida. Comecei a correr em uma quadra perto de casa, mas confesso que não curtia muito. Então, uma vez um amigo disse que estava se preparando para fazer uma maratona e me chamou para correr com ele na rua e resolvi tentar. Naquela época, eu corria no máximo uns 3km na esteira e nesse dia corremos 8km na Radial Leste e voltei muito feliz, senti uma vibe muito legal.”



Depois dessa época, a corrida passou a fazer parte de sua vida. Viegas comenta que encontrou na prática uma forma de se desligar do mundo e o esporte também foi fundamental durante a pandemia, quando passou por uma depressão por não poder exercer sua profissão de músico. “A corrida foi o que me salvou, para ter algum tipo de energia e uma luz. Ela me fez encarar a vida de uma forma diferente. Foi com a ajuda dela que nasceu o Corre Kilombo, um coletivo independente formado apenas por pessoas pretas que correm juntas”, explica o cantor.
Ao longo do tempo, Viegas foi aumentando aos poucos a distância percorrida até conseguir completar os primeiros 10km em uma prova de rua. Ele gostou tanto que começou a treinar para fazer uma corrida de 21km, que aconteceu na ASICS Golden Run, em 2022, e partir daí, passou a sonhar com a maratona. Quando a ASICS e a Centauro souberam que ele tinha essa vontade, decidiram se unir e levá-lo para correr os 42,195km na Maratona de Paris.
- Desacelere para Acelerar: Como o Ritmo Fácil Melhora seu Desempenho
- Acelerando o Passo: Como Melhorar Sua Velocidade na Corrida
- Melhorando seu Pace na Corrida: 12 Dicas Eficazes
- Maratona de Berlim 2023: O Que Esperar da Corrida do Ano
- ASICS GEL-Cumulus™ 25 chega à sua versão mais inovadora
“Conversamos com seu treinador e com profissionais da área para saber se havia tempo suficiente para montar um ciclo de treinamento para a Maratona de Paris. Como eles disseram que sim, convidamos o Viegas para uma reunião de encerramento de ano em 2022 e fizemos a surpresa do convite”, lembra Constanza Novillo, diretora de marketing da ASICS América Latina.
Mas como todo atleta em preparação para uma grande prova, Viegas também enfrentou alguns imprevistos. Durante o treinamento para a prova na França, quase na reta final, ele torceu o tornozelo, rompeu os ligamentos e precisou adiar o sonho.
“Quando torci meu tornozelo no treino, eu estava na minha melhor fase. Isso aconteceu nos primeiros quilômetros e ainda restavam uma hora e meia. Então, pensei ‘e se eu torcer em Paris? Eu não vou parar, então vou continuar meu treino’, mas aí acabou piorando. Quando recebi a notícia de que não ia dar para correr em Paris, fiquei muito triste”, comenta Viegas.
“Na ASICS, prezamos pela nossa filosofia ‘mente sã em um corpo são’, e como a equipe que cuidava da recuperação do Viegas recomendou que ele não fizesse a prova, nos reunimos com a Centauro, decidimos alterar nosso plano e dar mais tempo para ele se preparar”, conta Constanza. ”Embora a gente soubesse do impacto que isso poderia ter, optamos pela sua saúde e segurança” , explica.
Viegas ficou em recuperação por 4 meses, fazendo acompanhamento com fisioterapeuta e médico do esporte. Após a liberação dos especialistas, as duas marcas, junto com o atleta, decidiram retomar o projeto. Desta vez, a melhor opção foi inscrever Viegas na Maratona em Berlim, uma das maiores do mundo. “Com tudo isso que passei, hoje me sinto mais forte e busco usar tudo que aconteceu como um aprendizado para, desta vez, fazer tudo de uma outra forma. Já fiz meu primeiro treino de 30km e fiquei muito feliz, me senti muito bem”, diz Viegas.
O cantor comenta ainda que ter recebido esse convite da ASICS e da Centauro tem um significado ainda maior, relacionado com sua representatividade. “Eu costumo falar que venho de um lugar onde as pessoas não sonham. É muito triste falar isso, mas nem todos têm essa dimensão. Em Guaianases, a maioria das pessoas não vê qualquer perspectiva em sair do país para praticar esporte, não acha que é possível. Eu morei lá por 37 anos e não tenho nenhuma referência de alguém que saiu de lá bem-sucedido. Acho que não tem como você sonhar em ser alguma coisa que você nunca viu. Com isso, posso mostrar para os meninos da periferia que existe outro tipo de vida, posso mostrar que existem outros caminhos.”
Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing da Centauro, comenta sobre a parceria com o cantor. “O comprometimento e a resiliência de Viegas são uma verdadeira inspiração para todos nós na Centauro. Sua jornada é um exemplo de como o esporte pode superar obstáculos e transformar vidas. Estamos honrados em fazer parte deste sonho, apoiando-o ao longo de sua jornada para a Maratona de Berlim e para alcançar novos horizontes, não apenas como atleta, mas como um símbolo de esperança e oportunidade para aqueles que também sonham alto”, afirma.
“Para Berlim quero aproveitar cada quilômetro e dar o meu melhor, respeitando os limites do meu corpo. Principalmente por se tratar de uma prova longa em que o corpo e a mente precisam estar em equilíbrio para eu conseguir chegar bem até o final”, completa Viegas.
Por: Redação Runners Brasil

Desacelere para Acelerar: Como o Ritmo Fácil Melhora seu Desempenho

Acelerando o Passo: Como Melhorar Sua Velocidade na Corrida

Melhorando seu Pace na Corrida: 12 Dicas Eficazes
Em Alta
- Review Tênis Runners Brasil4 semanas atrás
Fila Racer Carbon 2
- Review Tênis Runners Brasil4 semanas atrás
ASICS Gel-Kayano 30
- Nutrição Esportiva4 semanas atrás
Qual a melhor forma de se recuperar após um treino intenso?
- Histórias da Corrida4 semanas atrás
Nunca é tarde pra começar!
- Receitas FIT RB4 semanas atrás
Arroz Integral com Frango e Brócolis
- Babi por aí4 semanas atrás
Dicas de tênis da OnRunning para Trail
- Dicas de filmes para corredores4 semanas atrás
Dicas de filmes RB #08 – Lorena, la de pies ligeros
- Coração de Corredor4 semanas atrás
O coração que pulsa nas trilhas
Você precisa estar logado para postar um comentário Login