Nutrição Esportiva

Reaprender a comer saudável do zero

Publicados

em

O planejamento alimentar envolve a organização de todas as suas refeições para um determinado período, considerando as características individuais de cada paciente.

É o momento em que você precisa desenvolver um cardápio alinhado às suas necessidades e objetivos, elencando quais alimentos devem fazer parte de sua rotina para alcançar um resultado esperado, que seja de fácil realização, e ainda você acaba ganhando tempo para sua rotina semanal. Alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza.

Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, alimento original.

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados; não troque a “comida feita na hora” como: caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, por produtos que dispensam preparação culinária como: sopas de pacote, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios e embutidos, maioneses e molhos industrializados.

Uma alimentação saudável pressupõe alguns cuidados com os alimentos consumidos. Alimentos não corretamente higienizados, utensílios sujos, insetos e as próprias pessoas podem ser fontes de contaminação.

Para assegurar a qualidade da alimentação e evitar riscos de infecções ou intoxicações, os alimentos devem ser escolhidos, con-servados e manipulados de forma correta Para higienizar seus legumes e verduras, primeiro lave um a um em água corrente com cuidado. Em seguida, prepare uma solução clorada com 1 litro de água e 10 ml (1 colher de sopa rasa) de água sanitária a 2,5%. A água sanitária deve ser sem perfume e com recomendações para uso em alimentos. Coloque os vegetais já lavados de molho na solução de água clorada por 15 minutos, depois enxague-os para retirar o excesso de cloro.

Investir nas ervas aromáticas e especiarias, enriquecem o sabor dos alimentos, uma ótima opção é substituir o sal e condimentos industrializados (como caldos em cubinhos e em pó) por condimentos naturais como tomilho, louro, alecrim, cebolinha, orégano, salsinha, coentro, noz-moscada e outros. Além de dar cor e sabor aos alimentos, as ervas aromáticas, os temperos e naturais trazem muitos benefícios à saúde, atuam diretamente na prevenção de muitas doenças, dentre elas, algumas das mais comuns e mais preocupantes nos dias atuais, como colesterol, diabetes e hipertensão.

Por: Karine Lima – Nutricionista Esportiva CRN- 10: 7906

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile