Sem categoria
Quanto tempo você gasta usando celular enquanto você treina ou corre?
![Avatar photo](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_46,h_46/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2022/06/cropped-Edwiges-Parra-46x46.jpeg)
Publicados
2 anos atrásem
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1500,h_1000/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2023/01/Runner-celular.jpg)
Você costuma levar o celular nos seus horários de treino ou de corrida? Se a sua resposta foi sim, vou lhe fazer uma pergunta: Por qual motivo? Parece ser uma pergunta um tanto óbvia quanto a resposta, que poderia ser – “Ah… se alguém precisar falar comigo seja de casa ou do trabalho eu posso atender, pois pode ser alguma coisa importante.”
E se eu te disser que atualmente não é o principal motivo! Hoje a necessidade de registrar os momentos do dia a dia, tem sido mais importante do que de fato vivenciá-los. Isso faz com que as pessoas se distraiam mais, não percebem a importância que envolve vivenciar esse momento com total atenção e dedicação.
Principalmente no pouco e difícil tempo nosso de cada dia, separar em nossas agendas horários para a prática de atividade física.
Agora, uma vez que consegues arrumar um tempinho na sua agenda para dedicar os cuidados não só com sua saúde física e mental, como também uma oportunidade de se experimentar mais em seu movimento, sentir cada parte do seu corpo, sua respiração e todo sistema que envolve sua máquina humana. Meditar na sua respiração, esse é o seu momento de mais vívido e real, por quê desperdiçá-lo para ficar mais conectado a outra máquina que é o celular.
Um dado interessante que compartilho que um estudo de 2022 revelou que os usuários de celular passam entre 4 e 5 horas em aplicativos. De acordo com o levantamento da data.ai o tempo médio acima de quatro horas é registrado em mais de uma dúzia de mercados pelo mundo.
A recomendação para garantir uma boa relação saudável com o artefato eletrônico, um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, é necessário introduzir mais pausas de 20 a 40 minutos entre uso.
Por que falar sobre a nossa relação com as tecnologias que impactam nosso comportamento? O principal motivo está em trazer a consciência a importância da qualidade com que fazemos o uso de celulares em nosso dia a dia, pois há uma tendência real para 2023 um aumento do quadro de adoecimento mental pelo uso abusivo dessas telas.
Quando usamos de forma excessiva nossos celulares, isto traz consequências para o físico, como ‘síndrome do pescoço de texto’ (aquela dorzinha na nuca de tanto ficar de cabeça baixa digitando); problemas relacionados aos olhos, como vista seca e dificuldades para enxergar de perto ou de longe; tensões nos ombros.
Na mente há um comprometimento de nossa atenção, com a aprendizagem; dificuldade de foco, dores de cabeça etc. No nosso emocional, ficamos mais irritáveis, impacientes, ansiosos, deprimidos e alguns casos desenvolver uma dependência tecnológica que é uma doença dentro do quadro das doenças mentais relacionadas a um comportamento de vício de não conseguir ficar longe do celular por muito tempo.
Trazer essa realidade para vocês é uma forma de ajudá-los a refletir melhor na relação com o nosso importante e necessário aparelho. Saber fazer o uso correto nos permite administrar melhor o nosso tempo e usufruir com estado de presença o momento que estamos vivendo no aqui e agora.
O Bem-Estar Mental Digital é uma tendência forte para 2023 no ramo da Psicologia no contexto da Saúde Mental. Para atingirmos esse equilíbrio precisaremos desenvolver algumas habilidades como Disciplina, Autocontrole, Autoconsciência Digital (consciência de si, de suas emoções e no relacionamento com ambiente digital), organização, planejamento e rotina para construção de Bons Hábitos tão essenciais nos dias de hoje e futuro.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1000,h_667/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2023/01/Runner-celular2.jpg)
Dicas para aproveitar seu treino e/ou sua corrida estando mais conectado a si mesmo:
- Se vai sair de casa com o celular, o coloque no modo vibrar;
- Use a caminhada para preparar a mente e sua emoção para iniciar o contato com as sensações do seu corpo, respiração e seu movimento. Treinando sua atenção.
Agora vamos dividir em 3 passos:
Passo 1: Começar parados em pé, em uma posição confortável. Então, trazemos a atenção pouco a pouco para o corpo, observando uma ou duas respirações de maneira consciente (por exemplo, o inflar e desinflar do abdome a cada respiração).
Passo 2: Depois, pouco a pouco, vamos iniciando a caminhada de maneira um pouco mais lenta, por 1-2 minutos, tomando consciência das sensações nos pés a cada passo (por exemplo, o contato com o chão, o peso do corpo sobre a superfície do solo e sobre os pés, as pernas, os quadris em movimento, a temperatura do chão, ou qualquer outra sensação nos pés e em todo o corpo durante a caminhada).
Passo 3: Agora podemos acelerar um pouco mais até estarmos andando em nosso ritmo habitual, mas mantendo a atenção ao corpo até o momento que você começar a imprimir seu ritmo de corrida ou do seu treino.
Você vai observar que sua mente vai vagar por aí em alguns momentos, inclusive aquela vontade de pegar no celular sem um motivo importante vai acontecer, quando isso acontecer, vamos tomar consciência dessas distrações, sem precisar “brigar com a nossa mente” voltando a atenção novamente para a observação dos seus movimentos e sensações do corpo enquanto se exercita.
Para que isso se torne um hábito, você precisa treinar sua mente e discipliná-la toda vez que se dispor a fazer seu treino ou corrida. Você verá com o tempo que ganhará maior capacidade de atenção, habilidade de foco, maior sensação de conexão, regulação emocional, vai melhorar na sua performance.
Depois disso você pode tirar sua selfie, fazer seu reels, stories com a prioridade atendida que é cuidar de você primeiro.
Comece construindo Bons Hábitos ainda em 2022 e Boas Corridas para 2023!
Por: Edwiges Parra
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_384/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2023/01/Colunista-Edwirges-1024x384.png)
Você pode gostar
Review Completo do Asics Gel-Nimbus 27
Review: Saucony Endorphin Pro 4 – Um Tênis de Alta Performance para 2025
A cadência ideal é 180 PPM? Mito vx Ciência!
Adizero Drive RC: O Novo Super Treino Da Adidas
A evolução das concepções de treino, saúde e vida: Do Cartesiano ao Pensamento Sistêmico
Prevenindo o Burnout em Corredores de Rua: Estratégias para Manter uma Vida Esportiva Saudável
Biomêcanica da Corrida
A cadência ideal é 180 PPM? Mito vx Ciência!
![Avatar photo](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_46,h_46/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2022/06/cropped-Felippe_Ribeiro-46x46.jpeg)
Publicados
1 semana atrásem
05/01/2025![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1000,h_667/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2025/01/biomecanica-da-corrida.jpg)
RUNNERS estamos on por aqui!
Falaremos hoje sobre Mitos, Lendas vs o Conhecimento Científico e Empírico.
Então resolvi falar sobre uma das coisas que mais escuto diariamente no meu trabalho, a cadência ideal, correta!
Primeiro o que é cadência?
Cadência é quantidade de passos que o corredor faz em 1 min. Podemos entender como o ritmo na corrida.
Para quem trabalha com biomecânica, essa é uma variável importante dentro de uma avaliação, pois ela pode evidenciar vários acontecimentos dentro do movimento do corredor, como maior impacto, maior frenagem, mostrar o tempo de contato com o pé no solo entre outras.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Porém já respondendo a pergunta do nosso titulo, a resposta é NÃO! Não existe uma cadência ideal, um numero ideal.
Ah! Mais eu ouvi falar que 180 ppm é o ideal!
Ah! Mais meu treinador disse que tenho que nos chegar 180 ppm para me tornar uma ótima corredora!
Desculpe meu caro leitor mas isso é mais uma F-A-L-Á -C-I-A do mundo da corrida !
Essa crença foi baseada em um estudo observacional nas Olimpíadas 1984, quando Jack Daniels, isso mesmo, que não é o cara do Uísque e sim um Running Coach, ou o Guru da época, resolveu contar os passos, em MÉDIA dos corredores de ELITE e que no capítulo cinco do seu livro: Daniel’s Running Fórmula fez nascer o MITO da cadência 180ppm. Sua observaçao foi realizada em seus corredores, a maioria profissionais, e que tinham uma corrida por volta de 20km/h e uma cadência de 180 em média.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_256/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/12/Banner-Revista-RB-3-1-1024x256.png)
Quantos de voce correm perto dessa velocidade ? quanto de voce vivem do esporte? Quanto de voces tem treinamento cardiorespiratório para isso. Entáo não se iluda, e principalmente não se cobre !!!
E essa falácia começou a cair por terra, quando em 2018, um trabalho analisou como a cadência se alterava dependendo da fadiga, velocidade, altura, peso, idade e experiência em corredores de ELITE em uma prova de 100 km. A surpresa foi que a fadiga parecia não importar, necessariamente (diferentemente do que foi encontrado em outros trabalhos em recreacionais), e observou somente alterações dependentes da velocidade e da altura (cada cm adicional da altura foi associado à diminuição de três passos por minuto na cadência).
Hoje sabemos que a cadência depende de outras variáveis como: Velocidade da corrida, comprimento do membro inferior, tipo de contato inicial entre outras variáveis que ainda precisam serem estudadas.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_256/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/12/Banner-ebook-Nutricao-1-1024x256.png)
Podemos contar a cadência ou nosso ritmo na corrida e para isso utilizamos também o metrônomo, isso mesmo aquele aparelhinho de ritmo musical e que pode ser ajustado conforme o ritmo que se queira aderir.
A dica aqui, e muito baseada em ciência e os trabalhos do Professor Bryan Heiderscheit, é que não existe um número mágico, e que podemos manipular, ou aumentar de 5-10% da cadência de base, se necessário, dependendo do objetivo que queremos e que isso parece ajudar a reduzir o impacto no quadril e joelho na corrida, diminuindo o tempo de contato do pé com o solo, frenagem e sobrecarga sem alterar demasiadamente o consumo energético e de fadiga respiratória. Também conseguimos diminuir a pressão plantar com esse pequeno aumento.
Então a mensagem final e para acabarmos de vez com essa falácia, A cadência deve ser especifica, e principalmente individual.
ENTÃO POR FAVOR, TIRA esse número da cabeça, 180 ppm NÃO é o número IDEAL!
Até mais, RUNNERS.
Por: Felippe Ribeiro
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_384/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2022/11/Colunista-Felippe-1024x384.png)
Equipado para Correr
Smartwatch Awards 2024: O Melhor e o Pior do Ano
![Avatar photo](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_46,h_46/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2022/08/cropped-cropped-cropped-Pablo-Mateus-46x46.jpeg)
Publicados
2 semanas atrásem
30/12/2024De
Pablo Mateus![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1920,h_1080/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/12/Fitness-Watches-Awards.webp)
O mercado de smartwatches continua em constante evolução, trazendo novidades e melhorias a cada ano. Em 2024, diversos modelos se destacaram por suas funcionalidades, design e desempenho, enquanto outros acabaram decepcionando as expectativas. Pensando nisso, foi criada uma análise especial para eleger os melhores e piores relógios inteligentes do ano, divididos em categorias como melhor custo-benefício, maior duração de bateria, inovação e até mesmo o design mais bonito.
Essa seleção busca destacar os dispositivos que marcaram o ano, seja por suas inovações ou por atenderem às necessidades específicas de diferentes tipos de usuários. Se você está em busca do smartwatch ideal ou apenas quer saber quais foram os grandes destaques (e decepções) de 2024, esta análise é um guia completo para entender o que o mercado tem a oferecer.
1. Melhor Relógio para Uso Diário
- Vencedor: Apple Watch Series 10
O Apple Watch Series 10 foi eleito o melhor “daily driver” por seu design mais fino, tela maior e leveza, além de oferecer uma experiência fluida no ecossistema Apple. É ideal para quem busca conforto e praticidade no dia a dia. - Menção Honrosa: Google Pixel Watch 3 (45mm)
Para usuários Android, o Pixel Watch 3 foi destacado como uma excelente alternativa, especialmente na versão maior, que oferece uma das melhores experiências no sistema operacional Wear OS.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
2. Inovação do Ano
- Vencedor: Garmin Fenix 8
Apesar de ser semelhante ao modelo anterior, o Fenix 8 trouxe inovações como botões à prova d’água com sensores de proximidade, além de melhorias no design e funcionalidades como lanterna integrada e microfone. - Menção Honrosa: Coros Pace Pro
O Pace Pro foi elogiado pela introdução de uma tela AMOLED, tornando a experiência de uso mais agradável, mesmo sem grandes mudanças no sistema.
3. Melhor Bateria
- Vencedor: Garmin Enduro 3
Este modelo impressiona com até 36 dias de uso típico e mais de 90 dias com energia solar. Para atividades com GPS, oferece até 120 horas de uso contínuo, podendo chegar a 320 horas com exposição ao sol. É ideal para atletas de longa duração e aventureiros.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_256/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/12/Banner-ebook-Nutricao-1-1024x256.png)
4. Melhor Precisão (GPS e Sensor de Frequência Cardíaca)
- GPS: Suunto Race S
O Suunto Race S foi destacado como o mais preciso em atividades terrestres, como corrida e trilhas. - Frequência Cardíaca: Apple Watch Series 10
O sensor de frequência cardíaca do Apple Watch Series 10 foi considerado o mais confiável, com melhorias no design que reduzem vibrações e aumentam a precisão.
5. Melhor Custo-Benefício
- Vencedor: Amazfit T-Rex 3
Com preço acessível (cerca de US$ 280), o T-Rex 3 oferece um bom equilíbrio entre funcionalidades e custo, sendo uma opção híbrida entre smartwatch e relógio esportivo. - Outras Recomendações:
- Coros Pace 3: Excelente para corredores, com preço competitivo (US$ 229).
- Garmin Forerunner 165: Oferece tela AMOLED e métricas avançadas, como “Body Battery”, por cerca de US$ 220.
6. Melhor Mapeamento e Navegação
- Vencedor: Garmin Fenix 8
A Garmin continua liderando em mapeamento e navegação, com mapas roteáveis diretamente no relógio, sem necessidade de aplicativos externos. Isso torna o Fenix 8 e outros modelos da marca ideais para atividades ao ar livre.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_256/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/12/Banner-Revista-RB-3-1-1024x256.png)
7. Relógio Mais Bonito
- Vencedor: Polar Grit X2 Pro
O design minimalista e sofisticado, especialmente na versão com acabamento em titânio e pulseira de couro, garantiu o título de relógio mais elegante do ano. - Menção Honrosa: Apple Watch Ultra 2 (Satin Black)
A nova cor preta fosca trouxe um visual mais atraente ao modelo, mesmo sem mudanças significativas em relação ao ano anterior.
8. Marca Mais Evoluída
- Vencedor: Amazfit
A marca foi reconhecida por melhorias significativas em seus produtos, especialmente no T-Rex 3, que corrigiu problemas de precisão e usabilidade encontrados em modelos anteriores.
9. Maior Decepção
- “Vencedor”: Apple Watch Ultra 2
Apesar de ser um excelente smartwatch, o Ultra 2 foi considerado uma decepção por não trazer inovações significativas em relação ao modelo anterior, exceto pela nova cor.
Conclusão
O vídeo “Smartwatch Awards 2024” é uma análise divertida e subjetiva dos melhores e piores smartwatches do ano. O criador reforça que as escolhas são baseadas em sua experiência pessoal e convida os espectadores a compartilharem suas opiniões nos comentários. Seja você um entusiasta de tecnologia ou apenas alguém em busca do relógio ideal, as categorias apresentadas oferecem uma visão abrangente do mercado atual.
Por: Pablo Mateus
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_384/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2023/07/Colunista-Pablo-1024x384.png)
Sem categoria
HOKA apresenta o novo Skyflow
Modelo foi projetado para elevar seu treino diário
![Avatar photo](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_46,h_46/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2022/08/cropped-cropped-cropped-Pablo-Mateus-46x46.jpeg)
Publicados
4 meses atrásem
26/09/2024De
Pablo Mateus![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_2560,h_1707/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/09/HOKA-Skyflow-04-scaled.jpg)
A HOKA anuncia a chegada do Skyflow, modelo inspirado na geometria Rocker do Skyward X e indicado para quem busca conforto, amortecimento e retorno de energia para os treinos do dia a dia.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_1024,h_256/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2024/09/Banner-Revista-RB-1024x256.png)
Construído com um cabedal em tecido Jacquard super leve e respirável, o modelo transmite imediatamente a sensação de suavidade e calce personalizado. Sua entressola oferece um EVA supercriticamente espumado, que proporciona uma passada extra confortável e sensação elástica, enquanto a tecnologia “Active Foot Frame” garante uma estrutura de suporte e estabilidade, localizada na área do calcanhar suavizando o antepé, para efetivar as passadas sem muito esforço.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
O novo Skyflow já está disponível em www.hokabrasil.com.br e nas lojas da marca, por R$ 1399,99.
Por: Redação Runners Brasil
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_80,h_80/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2025/01/Nimbus-27-03-80x80.webp)
Review Completo do Asics Gel-Nimbus 27
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_80,h_80/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2025/01/image-80x80.webp)
Review: Saucony Endorphin Pro 4 – Um Tênis de Alta Performance para 2025
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossy,ret_img,w_80,h_80/https://runnersbrasil.com/wp-content/uploads/2025/01/biomecanica-da-corrida-80x80.jpg)
A cadência ideal é 180 PPM? Mito vx Ciência!
Em Alta
- Equipado para Correr4 semanas atrás
Os 10 Melhores Tênis de Corrida de 2024 no Brasil
- Equipado para Correr3 semanas atrás
Quais são as características do ASICS Novablast 5?
- Equipado para Correr4 semanas atrás
New Balance 1080 v14: Conforto e Performance em um Só Tênis
- Equipado para Correr4 semanas atrás
Garmin Fenix 8 Pro: O que esperar do próximo lançamento da Garmin?
- Equipado para Correr3 semanas atrás
Garmin Forerunner 165: Principais Características e Comparação com Outros Modelos
- Biomêcanica da Corrida4 semanas atrás
9 dicas para você fazer antes de iniciar na corrida de rua
- Equipado para Correr2 semanas atrás
Amazfit T-Rex 3 vs Garmin Fenix 8: Qual é o melhor relógio para corredores de rua?
- Medicina e a Corrida4 semanas atrás
Além da Corrida: 9 Hábitos Essenciais para Correr Melhor e Evitar Lesões
Você precisa estar logado para postar um comentário Login