Treinamento

Quais os cuidados devo tomar nos treinos de corrida em dias de frio?

Publicados

em

Treinar no frio exige uma série de cuidados que devemos tomar para manter nossa integridade e rendimento. Nosso corpo tende a se adaptar as condições amenas no decorrer dos treinos. Seguindo essas orientações seus treinos renderão muito!

Durante os corrida em dias de frio, é importante tomar alguns cuidados para garantir sua segurança e bem-estar. Nosso organismo, em dias de temperatura amena, passa por uma série de adaptações fisiológicas para se adaptar e manter a temperatura interna estável.

Quando está frio os vasos sanguíneos da pele se contraem, diminuindo o fluxo sanguíneo pela superfície da pele, ajudando a conservar o calor do núcleo do corpo, resultando em pés e mãos gelados, pois chega menos sangue nessas regiões.

Para manter a temperatura corporal, temos uma resposta involuntária do corpo, os tremores, que ocorrem para gerar calor através do movimento, aumentando a temperatura. Outra resposta involuntária do organismo são os arrepios, que são parecidas com os tremores, sinalizando um estímulo externo, como forma de defesa, para geração de calor.

Nos dias mais frios nossa taxa metabólica é aumentada, pois o corpo precisa produzir mais calor, gastando mais energia, consumindo mais calorias. É por isso que você sente mais fome no inverno.

O frio pode causar inflamação nos tecidos nasais, o que resulta em congestão nasal e nariz entupido, essa tambem é uma resposta recorrente à proteção do nosso corpo, onde os vasos sanguíneos se dilatam na tentativa de aquecer o ar inalado antes que cheguem nos pulmões.

A prática de atividade física nesses períodos é de grande importância, desde para estimular nosso organismo na produção de calor, até para a manutenção dos níveis sanguíneos e bem-estar imunológico. Porém devemos tomar alguns cuidados durante essas práticas.

Devemos usar roupas em camadas para ajudar a regular sua temperatura corporal. Optando por tecidos leves e respiráveis na camada interna para absorver o suor e uma camada externa à prova de vento e impermeável para proteger contra o frio e a umidade. As extremidades, como mãos, pés e orelhas, são especialmente vulneráveis ao frio. Use luvas e meias adequadas para manter as mãos e os pés aquecidos.

Antes de começar a correr, realize um aquecimento adequado para preparar seu corpo para o esforço físico. Faça alguns minutos de alongamento dinâmico e movimentos leves para aumentar a circulação sanguínea, aquecer a musculatura e lubrificar as articulações.

Mesmo que a sensação de sede seja menor em temperaturas mais frias, é fundamental manter-se hidratado durante os treinos. Beba água antes, durante e após a corrida para evitar a desidratação.

O frio pode afetar seu desempenho, então dê tempo para se adaptar às condições climáticas e diminua um pouco a intensidade do treino, especialmente no início, até que seu corpo aqueça e se acostume ao frio. Estando bem aquecido, pode engrenar o ritmo normal.

Após realizar o seu treino, troque as roupas molhadas ou suadas logo em seguida para evitar o resfriamento do corpo e tome um banho quente para se aquecer e relaxar os músculos.

Sim, realmente é mais difícil manter a regularidade dos treinos em tempos frios, porém depois que esquenta o ritmo flui. Tomando esses cuidados, certamente seus treinos renderão muito bem.

Bons treinos!

Por: Keneti Diego

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile