Aconteceu
Prova Correndo para Vencer: A Corrida Transformando Vidas!

Publicados
2 anos atrásem

Essa foi uma prova de corrida com muitos sorrisos e vencedores, no asfalto e fora dele.
Perguntei para uma das atletas, na véspera da prova:
– Pra você qual é a melhor coisa na corrida?- ela respondeu de imediato:
– A sensação de liberdade!
Imagino que você, corredor e corredora, também já sentiu isso correndo em uma prova ou treino… acertei?
O vento de leve no rosto, olhar no horizonte, apenas curtindo uma passada após a outra.
No último dia 26/03 aconteceu a primeira prova “Correndo para Vencer”, parte de um projeto, com o mesmo nome, da VEP (Vara de Execuções Penais) de Vila Velha/ES, para internos do sistema prisional que estão em regime semiaberto, e apresentam bom comportamento.
E a atleta que fiz a pergunta no início desse texto, corre através do projeto Correndo para Vencer. Reforçando, assim, a capacidade do esporte de elevar a autoestima e contribuir para a ressocialização.
Importante reforçar, ainda, que a Revista Runners Brasil acredita e apoia o projeto, que é uma excelente ferramenta de inclusão social de homens e mulheres que decidiram recomeçar.
A corrida de rua é extremamente democrática e acolhedora, pois reúne no mesmo ambiente, pessoas com experiências e realidades diferentes.
Cada um com seu objetivo, independente do pace, do tênis, história de vida ou qualquer outra questão.









Fotos: Divulgação organização
E a prova “Correndo para Vencer” realizada em Vila Velha\ES (26/03) foi realmente única!
Não digo apenas pelo percurso, gostoso para correr, com bastante sombra e um trecho com vista do mar.
Ou somente pela simpatia dos “staffs”, que auxiliaram na organização do trânsito e entrega da hidratação.
Tampouco em razão do sorteio de brindes atrativos ou música ao vivo, que trouxe entretenimento para os atletas, amigos e familiares.
Mas pelo conjunto de todas essas ações, concretizadas com zelo e carinho, pela Resultado Final (organizadora da prova), equipe da VEP, liderada pela Juíza Patrícia Faroni, que também é corredora, além de diversos outros colaboradores.



Fotos: Arquivo Gabriel Renaud
Por que uma prova de corrida de rua?
Se você já teve a chance de correr alguma prova, sabe que esse é um momento de festa, de celebrar, de buscar superação, encontrar amigos e trocar experiências.
E, sem dúvida, essa é uma ótima experiência para homens e mulheres que buscam recomeçar. Eles vão ter a sensação de vitória, superação, de festa, juntamente com a endorfina e dopamina que a corrida oferece.
Nós da Revista Runners Brasil agradecemos a Juíza Patrícia Faroni, idealizadora dessa corrida e do projeto “Correndo para Vencer”, pelo convite para participar dessa celebração maravilhosa.
Ah… aguardem novas corridas, pois a equipe da VEP e seus colaboradores, juntamente com a Resultado Final, já estão planejando a próxima edição par 2024.
Eu vou resumir o que foi para mim a prova “Correndo para Vencer”:
Uma grande confraternização em forma de corrida, alimentando a esperança de que o esporte pode sim ser uma porta de entrada para um recomeço, um despertar para saúde e autoestima, além de uma ferramenta de ressocialização efetiva.
E, por fim, digo que o “Correndo para Vencer” comprova que a Corrida é Mais que um Esporte!
Por: Gabriel Renaud
Você pode gostar
Olympikus apresenta novas cores para o Corre Grafeno 3
Zara Athleticz aposta em corrida de alta performance com tênis de placa de carbono
A moda foi para o espaço: tecnologia da Columbia Sportswear protege módulo que pousou na Lua
ASICS apresenta o novo GEL-TRABUCO™ 13: tecnologia, conforto e performance para todos os terrenos
O Impacto do Álcool no Desempenho e na Recuperação dos Corredores de Rua
Sorocaba Speed Run Full Life: O primeiro circuito de corrida com distâncias progressivas na região
Aconteceu
Sicoob Mons Ultra Trail movimenta quase 2 milhões de reais em Nova Trento (SC)
O evento de corridas em trilha contou com quase 700 participantes entre 14 e 17/11

Publicados
4 meses atrásem
21/11/2024De
Pablo Mateus
A quarta edição da Sicoob Mons Ultra Trail, uma das principais corridas de montanha do Brasil, aconteceu em Nova Trento (SC) entre os últimos dias 14 e 17 de novembro e reuniu cerca de 1.500 pessoas entre corredores e acompanhantes. O impacto estimado na economia da região foi de aproximadamente 2 milhões de reais, entre hospedagem, alimentação e despesas adicionais.
A competição contou com representantes de 19 estados do Brasil, além do Uruguai, Argentina, Itália e Portugal e teve com distâncias de 12, 25, 55 e 104 km por trilhas, montanhas e estradões, passando, inclusive, pelo Monte Barão e seus 1.147m de altitude. A chuva forte que caiu a partir da madrugada de sexta-feira foi um desafio a mais.
“A Sicoob Mons Ultra Trail tem como atrativo ser a corrida de montanha mais desafiadora do Brasil, pois tem uma altimetria acumulada (soma dos metros de cada subida do percurso) de 6.100m na distância maior”, conta Danilo Pinheiro, diretor geral do evento. “Além disso, a premiação em dinheiro para os primeiros colocados atrai alguns dos principais atletas de elite do Brasil, assim como o troféu transitório em formato de taça com o nome do campeão e da campeã dos 104 km gravados na base”, completa o dirigente.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Como acontece desde a primeira edição, a Sicoob Mons Ultra Trail movimenta também a economia das cidades vizinhas, como São João Batista e Canelinha, pois as opções de hospedagem em Nova Trento se esgotam rapidamente assim que a data do evento é divulgada.
Além da parte esportiva, a Sicoob Mons Ultra Trail contou com o Adventure Music Festival, que promoveu diversas apresentações culturais com bandas, companhia de teatro e o DJ Monge, um artista local que tem feito sucesso com públicos de diferentes faixas etárias.
O evento começou na quinta-feira com a entrega de kits no interior do Ginásio de Esportes Inácio Gullini e a primeira largada, dos 104 km, foi às 18h de sexta-feira na área externa, em frente à sede do Sicoob Trentocredi. Os 55 km começaram às 6h de sábado no mesmo local, seguidos pelos 25 km às 10h, a prova kids às 10h30 e os 12 km às 14h.

Na prova principal, a disputa masculina ficou entre os paranaenses Cleverson Luis del Secchi, o Fantasma, e Rogério Silvestrin, que passaram boa parte da prova correndo juntos. Ao final, Silvestrin levou a melhor ao vencer com o tempo de 13h25min40, seguido por Cleverson com 13h32min52, Marcos Antônio Boos (14h28min36), Vicente Machado (14h34min31) e Rhayner Bittencourt (15h06min52). “Foi uma prova muito dura por conta da chuva, corri junto com o Fantasma até o quilômetro 95, quando ele sentiu um pouco e eu consegui abrir”, conta o campeão. “Eu queria muito vencer esses 104 km”, completa o atleta que foi vice-campeão em 2023.
Já entre as mulheres, a vitória foi de Juliana Stolarski, que assumiu a liderança a partir do meio da prova. “Como tinha muita lama, o pé afundava e as trilhas pareciam um tobogã. No Monte Barão eu cheguei a sentar em uma raiz de árvore e pensar ‘o que que eu estou fazendo aqui'”, comenta a catarinense que marcou 18h00min41.
“O meu objetivo era fazer um tempo menor, mas por conta da chuva não consegui”, completa. A segunda colocação foi de Josiane Kalfeltz (19h22min36), seguida por Eva Domingos (20h04min42), Leticia Rodrigues (21h16min32) e Alic Viana (22h31min42).
O Sicoob é o patrocinador master do evento desde a primeira edição e, pelo terceiro ano consecutivo, assumiu o naming rights do evento. “A cooperação está no DNA do Sicoob e nós acreditamos que esporte e cooperação têm tudo a ver e é por isso que abraçamos a Sicoob Mons Ultra Trail, um evento que movimenta de maneira muito expressiva o cenário econômico e turístico da cidade e de toda a região”, comenta Valdemar Mafessolli Jr, o Rama, gerente de comunicação e marketing do Sicoob Trentocredi.
Ainda segundo o gestor, além de desafiar atletas de alta performance, a prova também promove a saúde e incentiva as pessoas a iniciarem uma prática esportiva. “O contato com a natureza que o evento promove nos possibilita ajudar a desenvolver o senso de preservação ambiental na comunidade”, ressalta Rama.
A Sicoob Mons Ultra Trail tem patrocínio do Sicoob, ADV Force, Columbia, Body Action e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Esportes.
Os resultados completos, assim como as fotos oficiais, estão disponíveis no site oficial do evento, o monsultratrail.com.br.
Por: Redação Runners Brasil
Aconteceu
NB Meia Maratona de Mar del Plata
Domingo de corrida ao som do mar no litoral argentino!

Publicados
4 meses atrásem
12/11/2024
A cidade Argentina de Mar del Plata, muito conhecida pelas praias, lindas paisagens e o vento forte, recebeu no último domingo mais de 11.000 corredores para mais uma edição da New Balance Medio Maratón de Mar del Plata.
Os mais rápidos da NB Médio Maratón de Mar del Plata 2024
Joaquín Arbe, chubutense, natural da província de Chubut, Patagônia Argentina e Micaela Levaggi, marplatense foram os mais rápidos nesta da Meia Maratona de Mar del Plata.
Arbe garantiu o primeiro lugar após travar uma disputa acirrada com Miguel Maza, que foi definida no sprint final.

Joaquín Arbe venceu com o tempo de 1h08m04s, Maza ficou em segundo com uma diferença de apenas 2 segundos. O terceiro lugar do pódio ficou com Leonardo Guerrero, com o tempo de 1h10m54s.

Já no feminino, Micaela Levaggi, campeã nacional na distância, após realizar prova consistente chegou com folga, quase seis minutos de vantagem, conquistando o pódio com o tempo de 1h18m48s. Segundo e terceiro lugares ficaram com Micaela Conti 1h24s35s e Noelí Vicintin 1h25m18s, respectivamente.

Centenas de pessoas foram à Plaza Almirante Brown, costa marplatense, para acompanhar a corrida e torcer pelos atletas. Além dos 21 km, também tiveram as distâncias de 5km, 10km, além das categorias para portadores de necessidades especiais.
Hernán Pereyra de Buenos Aires, ao lado do seu guia Nicolas Laino, marplatense, conquistaram o primeiro lugar no pódio na categoria adaptados com deficiência visual. Eles se conheceram um dia antes da prova, não tiveram tempo de treinar, mas na corrida as passadas se encaixaram e foram os melhores da categoria, deu pódio!
“Eu estava procurando um corredor que corresse abaixo de 4’30” e Nico se ofereceu. Tivemos uma excelente conexão e fizemos uma boa corrida, não tivemos nenhum percalço e concluímos uma prova impecável, formamos uma boa dupla.” – Hernán Pereyra

A Meia Maratona New Balance de Mar del Plata faz parte da NB Race Series e atrai corredores de várias partes do mundo.

Um dos destaques dessa edição foi a bandeira alviceleste gigante que cobriu os corredores antes da largada e emocionados cantaram o Hino Nacional Argentino.
E para felicidade dos corredores, o calor deu uma trégua, a chuva prevista para o domingo só chegou após a corrida e o temido vento apareceu mais calmo! Cenário perfeito!
Sara Isabel Soria, 74 anos de Buenos Aires, correu primeira vez os 21 km de Mar del Plata e contou o que achou: “A corrida foi bárbara, difícil mais linda, fui feliz demais correndo”.
Agora é segurar a ansiedade e ficar de olho no calendário NB Race series, porque ano que vem tem mais!

Por: Dani Christoffer
Jornalista, repórter, apresentadora e editora da Revista Runners Brasil
Aconteceu
Em etapa inédita, Uphill finaliza calendário de 2024 em Campos do Jordão
Em etapa inédita, Uphill finaliza calendário de 2024 em Campos do Jordão

Publicados
6 meses atrásem
24/09/2024De
Pablo Mateus
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, a cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, recebeu no último domingo (22), a Uphill. Em edição inédita, a terceira e última etapa do circuito em 2024 contou com as provas nas distâncias de 10km e 21km, além da caminhada de 5km.
No sábado (21), a loja da Specialized recebeu os atletas inscritos na prova para retirada de kits. No domingo (22), por volta de 7h, a Praça Capivari deu largada para as provas de 10km e 21km. Enquanto isso, por volta de 8h, o Parque do Pico de Itapeva deu início a largada do Treino Uphill 5km, prova criada para quem tem o sonho de começar no esporte de alto rendimento.
Correndo na categoria de 21km, o grande vencedor entre homens foi o atleta Lucas Ferreira, com o tempo de 1h27m56s. O competidor destacou a dificuldade do percurso e comemorou o resultado. “Foi uma prova muito dura, mas conseguimos manter um ritmo gostoso desde que largamos. Consegui ficar firme na parte da subida que foi bastante pesada. Depois foi força nas canelas e só alegria. Agora é aproveitar a vitória e descansar”, falou.

Entre as mulheres, a mineira Luanna Pimentel foi a grande vitoriosa com o tempo de 1h52m32s. A atleta destacou a dificuldade na subida prova, mas elogiou o percurso e comemorou o feito. “A prova foi linda, percurso muito desafiador, comecinho de 10 parece plano, mas é um falso plano. A subida foi de matar, mas foi do jeito que a gente gosta. Estou muito feliz com a vitória”, falou a atleta de Sapucaí-Mirim.
Na categoria de 10k, o atleta Flávio Lemes, natural de Campos do Jordão, foi o grande vencedor com o tempo de 0h43m09s. O vitorioso destacou a altitude da região e elogiou Douglas Silva, segundo colocado da prova. “A prova foi muito top, sou morador da cidade com muito orgulho, aqui é onde a altitude pega o caboclo. O trajeto foi muito bom, com muita subida, mas também muita velocidade. O segundo colocado foi muito bem, foi guerreiro, corremos juntos a prova inteira, mas estou feliz com o resultado e com a vitória”, falou o jordanense. Com o tempo de 0h56m30s, a competidora Ana Paula Monschen foi a grande campeã dos 10km entre as mulheres. A atleta destacou a organização do evento e comemorou o seu resultado. “O percurso foi sensacional, duro, dificil, mas foi muito maravilhoso. Parabenizo toda organização do evento, super bem organizado e sinalizado. Espero voltar em outras oportunidades”, finalizou.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp
Parceria com a Comgas
Em edição inédita em Campos do Jordão, a Uphill contou com patrocínio da Comgas, que estampou o nome da prova. O evento teve participação de funcionários e colaboradores da empresa.
Gasista da Comgas e morador do Vale do Paraíba, Fabiano Santos competiu na prova e comemorou a parceria entre marca e patrocinador. “É uma iniciativa excelente, traz uma boa propaganda, mostra o nosso nome, que não é só gás, é energia também. Foi uma ótima prova aí, tudo organizado, tudo certinho. Foi uma linda prova e uma bonita parceria entre Uphill e Comgas”, destacou o funcionário.
- Olympikus apresenta novas cores para o Corre Grafeno 3
- Zara Athleticz aposta em corrida de alta performance com tênis de placa de carbono
- A moda foi para o espaço: tecnologia da Columbia Sportswear protege módulo que pousou na Lua
- ASICS apresenta o novo GEL-TRABUCO™ 13: tecnologia, conforto e performance para todos os terrenos
- O Impacto do Álcool no Desempenho e na Recuperação dos Corredores de Rua
O discurso de Fabiano foi endossado por André Jubão, Gerente de Projetos da Uphill: “Pela primeira vez, a Uphill faz uma etapa aqui em Campos Jordão, uma cidade já famosa pelo turismo, onde as famílias curtem muito passear. Acima de tudo, todos gostaram muito de fazer a Uphill aqui em Campos Jordão, graças ao visual maravilhoso aqui no Lago Itapeva, lugar lindíssimo, todo mundo tirando foto, todo mundo curtindo, elogiando o percurso, elogiando o local do Village, e estamos muito satisfeitos. A Comgas foi uma grande parceira para realizarmos um grande evento e esperamos voltar aqui para os próximos anos”, comentou.
Campos do Jordão se destaca no cenário nacional por ser a cidade mais alta do Brasil, atingindo mais de 1.628 metros acima do nível do mar. Além disso, a arquitetura de suas construções antigas é um dos principais pontos da região. Dentro do estado de São Paulo, a cidade é bastante visitada para o Festival de Inverno, considerado o maior festival de música clássica da América Latina. Além do patrocínio da Comgas, o evento contou com parceria da Cosan e Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, Centauro, Klabin, Oakley, Defender e Larocheposay.
Por: Redação Runners Brasil

Olympikus apresenta novas cores para o Corre Grafeno 3

Zara Athleticz aposta em corrida de alta performance com tênis de placa de carbono

A moda foi para o espaço: tecnologia da Columbia Sportswear protege módulo que pousou na Lua
Em Alta
- News3 semanas atrás
Jacob Kiplimo faz história e quebra recorde mundial da meia maratona em Barcelona
- Lançamento: Tênis de Corrida3 semanas atrás
Mizuno Neo Zen: seu melhor tempo é sempre
- Destaque3 semanas atrás
Review: ASICS GEL-NIMBUS 27 LUXE – Conforto, Tecnologia e Sustentabilidade
- Destaque3 semanas atrás
20ª edição do Ayrton Senna Racing Day terá patrocínio da ASICS pelo segundo ano consecutivo
- Nutrição Esportiva3 semanas atrás
Cacau Show Inova e Entra na Categoria de Suplementos Alimentares com Lançamento de Tabletes Funcionais
- Laçamento de tênis na gringa3 semanas atrás
Hoka Clifton 10: A Evolução de um Clássico Chega ao Brasil em 2025
- Boragir4 semanas atrás
Será que as Meias de Compressão Podem Aumentar o Seu Desempenho? A Ciência Responde!
- Destaque3 semanas atrás
Nike Pegasus Premium: A Tecnologia Zoom como você nunca sentiu
Você precisa estar logado para postar um comentário Login