Siga nossas redes sociais

Trail Running

O que esperar de novidades para o Mundo Trail em 2024?

Avatar photo

Publicados

em

O ano de 2023 foi de uma verdadeira efervescência para o Trail running no mundo, mas em especial no Brasil, que teve um calendário recheado de competições, com muitas novas provas se juntando às tradicionais, que já estão consolidadas no país.

Estamos presenciando um crescimento do Trail brasileiro em todas as regiões, se espalhando para além do eixo sudeste-sul, com grande expansão na região nordeste, com circuitos gigantes, como o Desafio Off Road, que chega a ter mais de 1500 inscritos em algumas etapas, e provas supercobiçadas, como o Desafio dos Matões e Delta do Paranaíba, além de outras provas já consolidadas, como Xingó Trail Run e Ultra Trail da Chapada Diamantina.

Ainda falando em nordeste, 2024 reserva uma grande novidade, que é uma prova na Bahia integrando o Skyrunner Brazil Series. Pois é, muitos sequer faziam ideia de que no interior da Bahia há montanhas acima de 2000m de altitude. A Base Trail Run terá até um desafio vertical, com 4 Km e quase 1000m de ganho de elevação, além de uma SkyRace, com 31 Km e 2175 m de ascensão e uma Ultra SkyMarathon, com 50 Km e incríveis 3710 m de desnível positivo.

No Sul já temos consolidado o Campeonato Gaúcho de Trail Running, com várias etapas e uma grande adesão dos corredores, e a tendência é de crescimento. Em Santa Catarina e Paraná, grandes provas também são sucesso e continuarão sendo, como Mons, Perdidos, Jaraguá Sky, entre outras.

No centro-oeste, o circuito da Ultra Macho é bastante tradicional, com etapas em locais paradisíacos na região da Chapada dos Veadeiros. Também vemos a consolidação de provas em Bonito, explorando a linda Serra da Bodoquena para a prática do Trail.

O norte do Brasil ainda é a região com menos provas de Trail, mas vem se expandindo, com destaque para a Ultra Trail Amazônica, que tem distâncias variadas, e teve seus primeiros finishers de 100 milhas este ano, explorando as belezas da selva amazônica.

O Sudeste continua sendo o nicho das maiores e mais badaladas provas. Este ano tivemos como destaque, mais uma vez, a Indomit Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí – SP, com alto nível competitivo e uma multidão de corredores. Em 2024, quando completa seus 10 anos, a tendência é que o sucesso seja ainda maior.

Em Minas Gerais, tivemos a maior edição da mais cobiçada prova de Trail brasileira, a La Misión Brasil, que será ainda maior no próximo ano, com previsão de mais de 3 mil inscritos para encarar a linda e imponente Serra Fina, e com vasta premiação em dinheiro: 75 mil reais. Também temos o crescimento da Cambotas Trail Fest, que vai abrir a temporada competitiva em fevereiro, no povoado de Cocais, em trilhas e montanhas de tirar o fôlego.

O Rio de Janeiro recebeu a primeira edição de uma prova by UTMB no Brasil. A Paraty by UTMB já estreou gigante, com o maior público de uma prova de Trail no país, reunindo quase 3 mil atletas, com um altíssimo nível competitivo, o que tende a se repetir em 2024.

Em termos de produtos, também vem crescendo a oferta no Brasil, com o crescimento da demanda. As marcas vêm enxergando esse crescimento e o aumento do potencial da modalidade, trazendo mais opções para o mercado. No entanto, ainda temos poucas marcas, com grande visibilidade da Salomon, Hoka e On, além de outras marcas que também têm seu público, como New Balance, Adidas, Nike, entre outros. Também estamos observando um grande crescimento da Asics e Evadict, que vêm ampliando sua linha trail e investindo na formação de uma equipe de peso em nível internacional. Tivemos, ainda, o lançamento pela Olympikus de um modelo específico para Trail, que mostra também o interesse da marca em investir na modalidade. Mas se compararmos com Europa, por exemplo, nosso mercado de trail ainda é muito carente.

A tendência, em termos de tênis Trail de performance, parece ser a produção de modelos com placa de carbono e outros materiais rígidos na entressola, algo que veio do asfalto e vem ganhando força nas trilhas, com modelos da The North Face, Salomon, Hoka e outras marcas já sendo vendidos no Brasil.

O crescimento do Trail no país já está escancarado, e a tendência é que continue vertiginosamente, tendo em vista o grande potencial do país em termos de locais para a prática da modalidade, bem como o aumento de sua visibilidade, que vem trazendo mais e mais praticantes a cada ano, impulsionados pela proposta de contato com a natureza, saindo um pouco da monotonia dos espaços urbanos.

Por: Wanderson Nascimento

Jornalista

Atleta de trail running da Go On Outdoor

Acadêmico de Educação Física

Trail Running

Em ascensão como polo esportivo, Monte Verde (MG) receberá o evento de trail running “7 Picos” nos dias 11 e 12 de abril

Organizada pela MOVE, competição terá provas de 6km, 11km e 21km, cujos trajetos atravessarão os principais pontos turísticos da bela natureza do distrito de Camanducaia

Avatar photo

Publicados

em

Um dos principais destinos para a prática do turismo ecológico e de aventura no Brasil, Monte Verde (MG) vem ampliando as suas atividades como polo esportivo e será palco, nos dias 11 e 12 de abril, do evento de corrida de montanha “7 Picos”, com disputas realizadas em distâncias de 6km, 11km e 21km. Inserida ao calendário de competições do trail running nacional, a atração oferecerá aos participantes a oportunidade e o privilégio de poder atravessar quase todos os principais pontos turísticos da exuberante natureza local. As inscrições estarão abertas no site a partir da próxima segunda-feira (dia 10).

 Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Organizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a competição foi batizada com esse nome porque nas serras dos Poncianos e da Mantiqueira, que rodeiam o distrito de Camanducaia, há sete grandes cumes: Pico do Selado, Pico do Meio, Platô, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico da Onça. Nesta primeira edição, ainda não será possível percorrer todas essas paisagens, mas os planos para o evento, nos próximos anos, preveem a ampliação das trilhas e das distâncias para os corredores poderem atravessar o conjunto completo de montanhas. 

Nas provas de 11km e 21km, os participantes atingirão altitude superior aos 2000 metros, de onde poderão desfrutar de um visual deslumbrante, conforme ressalta o corredor Eliomar Miranda, atleta que participará da competição e integrará o estafe da organização das provas. “As minhas expectativas para o evento são as melhores e toda a nossa equipe estará se dedicando para entregar a melhor prova possível. E nas duas distâncias nas quais haverá trechos em que serão ultrapassados os dois quilômetros de altitude, a experiência de contemplação da natureza é maravilhosa”, afirma.

 Com as características ideais para os corredores que pretendem unir prática esportiva e turismo ecológico ao virem para Monte Verde, a atração possuirá trajetos que percorrerão trilhas técnicas e estradas. E a competição oferecerá premiação geral e terá categorias divididas por faixa etária, entre homens e mulheres, sendo que todos receberão medalha de participação. Com estilo livre e para atletas de diferentes níveis, o evento ainda permitirá que os inscritos optem por correr ou caminhar e façam pausas para descansar se desejarem.

Dois dos três percursos das provas levarão os corredores a trechos situados a mais de 2000 metros de altitude

Os percursos nesta estreia do evento de trail running vão passar pelo Pico do Meio, pelo Platô, pela base do Chapéu do Bispo, pela Pedra Partida e pelo Pico da Onça. Para as outras edições, a ideia é ampliar as distâncias e atravessar todos os sete picos aqui da nossa região e que integram as serras dos Poncianos e da Mantiqueira”, explica Miranda, corredor patrocinado pela MOVE e que, no mês passado, venceu a disputa de 10km masculina da Corrida nas Montanhas, um dos eventos da abertura do calendário esportivo de 2025 de Monte Verde.

No mesmo final de semana desta última prova de corrida ocorreram o passeio ciclístico Pedal Luz e disputas do Pedal nas Montanhas. As três atrações abriram a agenda dos “Esportes nas Montanhas”, dos quais o evento “7 Picos” faz parte e que conta em sua programação com outros desafios marcados para 15 março e 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil).
 

Os eventos esportivos realizados no mês passado no distrito de Camanducaia foram prestigiados por quase 300 ciclistas e corredores, que também ajudaram a movimentar a economia local no final de semana dos dias 18 e 19 de janeiro. E, para a competição de trail running marcada para abril, a expectativa é a de que um número maior de participantes marque presença no destino turístico mineiro. “Os eventos de janeiro superaram as nossas expectativas, com mais pessoas do que esperávamos, sendo que as provas foram muito elogiadas pelos participantes. E agora aguardamos por uma quantidade ainda mais elevada de inscritos para o ‘7 Picos’”, projeta Miranda, que também desempenha a função de gestor das áreas das trilhas administradas pela MOVE em Monte Verde.

 Mais informações sobre a atração esportiva de abril poderão ser acessadas ao longo deste mês e dos próximos na página da competição no Instagram. “Será mais um evento imperdível em Monte Verde, que comprova a ascensão do nosso distrito como um polo esportivo e também vai colaborar para atrair um número cada vez maior de atletas que ainda podem aproveitar para desfrutar das inúmeras atrações turísticas do destino. E isso tanto durante as provas quanto ao longo do final de semana em que poderão ficar hospedados na nossa localidade”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE. “Os eventos esportivos do mês passado já foram um grande sucesso e não poderíamos ter uma expectativa diferente para os próximos que ocorrerão aqui”, completa.
  Aos interessados em se abrigar em Monte Verde durante o final de semana da competição “7 Picos”, há mais de 30 hospedagens parceiras com condições especiais para receber os corredores. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (35) 99989-0615 e pelo e-mail esportesmv@monteverde.org.br.

Por: Redação Runners Brasil


Continue lendo

Trail Running

Fila lança o Racer Skytrail, seu primeiro modelo para treinos e provas de trilha

Tênis da marca italiana entrega performance, resistência, conforto e estilo tanto em trilhas como nas ruas

Avatar photo

Publicados

em

A FILA, conhecida por sua inovação e performance no esporte, estreia no universo do trail com o lançamento do Racer Skytrail. Este tênis foi desenvolvido para treinos e provas de trilha, combinando engenharia avançada com design moderno. Resultado de uma parceria estratégica com a Vibram, referência global em tecnologia de borracha, o Racer Skytrail oferece alta resistência e eficiência no grip, tornando-se uma escolha essencial para os corredores de todos os níveis.  

Seu cabedal reforçado garante excelente estrutura e proteção, com uma área reforçada na biqueira para maior segurança. A palmilha perfurada ajuda no escoamento do suor, enquanto o puxador traseiro facilita o calce, adicionando praticidade no uso diário. Para um ajuste eficiente, os passadores extras proporcionam uma amarração firme, e o colarinho macio oferece conforto – mesmo nas trilhas mais longas e difíceis. O ponto refletivo no contraforte oferece maior visibilidade em ambientes escuros ou com pouca luz. O Racer Skytrail une todos os atributos essenciais para o trail com a tecnologia de solado Vibram, proporcionando tração e aderência ideais para terrenos desafiadores.  

“O Racer Skytrail é mais do que um produto inovador; ele marca a entrada da FILA em um segmento em que queremos trazer uma experiência completa ao usuário, com tecnologia de ponta e design pensado para o trail run”, afirma Adriana Magalhães David, head de branding e marketing da FILA Brasil. “Com essa parceria com a Vibram, conseguimos criar um tênis que traduz a essência da marca: oferecer aos atletas, sejam eles amadores ou profissionais, um calçado que alia resistência, eficiência e estilo.” 

Com esse lançamento, FILA reforça seu compromisso com a excelência esportiva, entregando aos corredores um calçado capaz de enfrentar as trilhas mais desafiadoras, sem deixar de lado o conforto e o estilo.
Com numeração do 33 ao 45, o lançamento já está disponível no site pelo preço de R$ 699,99.

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Trail Running

Quais características são importantes em tênis de trilha?

Avatar photo

Publicados

em

Ao escolher um tênis de trilha, é importante considerar várias características que podem influenciar o desempenho e o conforto durante a corrida em terrenos acidentados. Aqui estão algumas características essenciais a serem observadas:

  1. Aderência: Tênis de trilha devem ter solas com cravos agressivos para proporcionar boa tração em superfícies variadas, como lama, pedras e terrenos soltos. Isso ajuda a evitar escorregões e quedas.
  2. Amortecimento: Um bom amortecimento é crucial para absorver o impacto em terrenos irregulares e proporcionar conforto durante corridas longas. Espumas responsivas podem ajudar a melhorar o desempenho.
  3. Proteção: Tênis de trilha devem oferecer proteção contra pedras e outros detritos. Isso pode incluir biqueiras reforçadas e placas de proteção na sola.
  4. Respirabilidade: Materiais respiráveis ajudam a manter os pés secos e confortáveis, especialmente em condições úmidas ou durante corridas longas.
  5. Estabilidade: É importante que o tênis ofereça estabilidade para ajudar a prevenir torções e lesões, especialmente em terrenos técnicos e irregulares.
  6. Durabilidade: Tênis de trilha devem ser feitos de materiais duráveis que resistam ao desgaste causado por terrenos ásperos e condições climáticas adversas.
  7. Ajuste e Conforto: Um ajuste confortável é essencial para evitar bolhas e desconforto. Um bom tênis de trilha deve ter um ajuste seguro, mas não apertado, permitindo algum espaço para os dedos.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Essas características ajudam a garantir que o corredor tenha uma experiência segura e confortável ao enfrentar trilhas desafiadoras.

Por: Equipe Runners Brasil

Continue lendo

Em Alta