Siga nossas redes sociais

Destaque

O que é melhor? Bebida, gel ou barra para usar na corrida?

Avatar photo

Publicados

em

O carboidrato melhora o desempenho durante eventos longos (>2h). A ingestão de líquidos pode ajudar a prevenir a desidratação grave e contribuir para o desempenho.

Mas é melhor beber isotônicos, géis, barras ou outras fontes de carboidrato?

Nas corridas os atletas parecem fazer escolhas diferentes e vemos atletas competirem apenas com bebidas, assim como atletas que consomem uma miscelânea completa!

Mas o que deve ser utilizado? Bebida carboidratada, Gel ou Barra?

Estudos

Para responder a essa questão, vamos apresentar dois estudos realizados pela Universidade de Birmingham.

No primeiro estudo, a pesquisadora Beate Pfeiffer comparou a ingestão de uma bebida esportiva com a ingestão de um gel contendo a mesma quantidade de carboidrato mais água. O ciclista pedalou por duas horas em intensidade moderada e consumiu 1 gel por hora (com Composição de glicose: frutose 2:1) com 200 ml de água ou bebida com carboidratos.

Em ambas as tentativas os ciclistas receberam a mesma quantidade de carboidrato. A ingestão média de carboidratos foi alta: 1,8 g/min e ingestão de líquidos

No segundo estudo, foi comparado o uso de uma barra energética com uma bebida com carboidratos. O design do estudo foi muito semelhante: o ciclista pedalou duas horas novamente e, desta vez, recebeu uma bebida com carboidratos ou uma barra energética com água.

A quantidade total de carboidratos ingeridos, bem como a quantidade total de líquidos ingeridos, foi igualada nos dois ensaios. A barra usada neste estudo era uma barra de energia comumente disponível, rica em carboidratos, mas pobre em proteínas, gorduras e fibras.

Estudo 1 – Uso de água + gel de carboidrato

Estudo 2 – Uso de água + barra

Resultados

O que os resultados desses dois estudos nos mostraram que a forma como os carboidratos ingeridos realmente não importa para a oxidação do carboidrato. Em outras palavras, como atleta, você pode misturar e combinar e pode usar géis, barras ou uma bebida esportiva ou o que preferir para obter seu carboidrato. Em termos de fornecimento de fluidos, que não foi testado neste estudo em particular, seria de esperar que, com alimentos sólidos, o fornecimento de fluidos seja ligeiramente prejudicado em comparação com o líquido.

Assim, os atletas podem misturar e combinar fontes de carboidrato que melhor se adaptam às suas preferências.

Alguns atletas preferem apenas líquidos, outros realmente precisam comer algo para passar por corridas mais longas. Para alguns atletas, os géis são uma maneira conveniente de ingerir carboidratos, mas nem todo mundo é fã deles. Portanto, escolha a fonte de carboidrato que funcione para você. Trabalhe o alvo e planeje sua nutrição de corrida junto a um nutricionista.

Por: Fran Santin

Destaque

Estudo realizado na Maratona do Rio 2023 comprova o sucesso do evento deste ano

Avatar photo

Publicados

em

Pesquisa realizada com corredores e espectadores mostra que nove em cada dez pessoas presentes recomendaria o festival para amigos e familiares

O sorriso no rosto e a empolgação observadas entre milhares de corredores e espectadores durante a Maratona do Rio 2023, realizada nos dias 8 a 11 de junho, agora estão traduzidas em números. Um estudo encomendado pela Dream Factory/Dream Spiridon à GERP com o público que compareceu à 21ª edição do maior festival de corrida de rua da América Latina comprovou que o evento realizado sob o tema “Maravilhosa em Cada Km” foi um sucesso. 
 

Para este estudo, foram entrevistados corredores e frequentadores (pessoas que assistiram à prova, ou estiveram presentes nas diversas ações da Maratona do Rio), nos dias 10 e 11 de junho, quando foram realizadas as cinco provas do festival (5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa, com 21+42k). Além de coletar opiniões gerais em relação ao evento, o estudo também traçou um perfil do público.
 

Uma das conclusões desta pesquisa é que a Maratona do Rio foi aprovada por quem esteve presente no festival, e bem avaliada em diversos aspectos. Entre os principais pontos positivos destaca-se o fato de que nove em cada dez pessoas ouvidas recomendariam a Maratona do Rio para amigos e familiares. A nota média dada pelos entrevistados neste tema, em uma escala de 0 a 10, foi quase máxima: 9,58.
 

Em complemento aos dados acima, a Maratona do Rio também atingiu um índice de 87% no NPS (Net Promoter Score), uma metodologia que avalia o grau de satisfação de clientes, e que é amplamente utilizada por empresas de todo o planeta. Este número é obtido pela subtração entre a porcentagem de promotores, ou seja, aqueles que recomendariam a Maratona do Rio para amigos e parentes (89%), e os detratores (apenas 2%). 
 

O resultado alcançado pelo festival no NPS é considerado extremamente alto, e um dos motivos de satisfação apontados pelo público na pesquisa que contribuiu para esta avaliação foi a organização da Maratona do Rio. Neste tema, 40% dos entrevistados que deram nota 9 ou 10 (em uma escala de 0 a 10) para avaliar se recomendariam ou não o festival a amigos e familiares, destacaram o nível de estruturação do festival. Outro fator positivo foi o fato de terem gostado do evento como um todo (20%). 
 

A parte esportiva da Maratona do Rio também foi bastante elogiada pelos corredores. As áreas que receberam mais avaliações positivas foram a premiação (nota média de 9,46, em uma escala de 0 a 10), chegada (9,41), percurso (9,34), hidratação (9,26), entre outros. 
 

As inúmeras atrações de entretenimento e lazer localizadas na Casa Maratona, Village Maratona, Expo e Bosque também tiveram um alto índice de aprovação, com destaque para a programação de shows (nota média de 9,30), organização (9,13), e satisfação geral com o evento (9,08). O line-up musical, apontado como o ponto mais positivo, contou neste ano com artistas e bandas que empolgaram o público, como Toni Garrido, Mart’nália e Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC).
 

“Esta pesquisa realizada durante a Maratona do Rio veio comprovar o que já imaginávamos: que o evento foi um grande sucesso, e caiu nas graças de quem esteve presente, entre corredores e espectadores. Nossa proposta é fazer do festival um dos principais eventos do calendário anual da cidade do Rio de Janeiro, e que ele seja um acontecimento que vá muito além do esporte. Certamente alcançamos este nível de excelência na entrega do produto como um todo, e aproveitamos para detectar o que ainda pode ser aprimorado para os próximos anos”, disse Jued Andari, diretor do cluster de esporte da Dream Factory, organizadora da Maratona do Rio. 

Mais da metade do público da Maratona do Rio é de fora da cidade do Rio de Janeiro

Além de avaliar quantitativamente a Maratona do Rio, a pesquisa da GERP também traçou um perfil do público. Um dos dados que mais chamaram a atenção é que mais da metade das pessoas que passaram pelo festival são de fora da cidade do Rio de Janeiro, entre corredores e espectadores. Esta parcela representa 60% do total. 
 

Esta porcentagem é ainda maior quando são considerados apenas os corredores. A Maratona do Rio 2023 teve 72,5% de inscritos de outras cidades, contra 27,5% de moradores da capital fluminense, entre os cerca de 40 mil participantes. Na avaliação dos números somente das provas de 42k e 21k, a proporção de corredores de fora da cidade do Rio de Janeiro sobe um pouco mais: 85%, contra 15% dos cariocas. 
 

Os dados coletados com os moradores da capital fluminense também demonstram que a Maratona do Rio tem o potencial de reter uma grande parcela da população carioca durante o evento, que preferiu permanecer na cidade ao invés de se deslocar para outras localidades, mesmo em meio a um feriado – como foi o caso da edição deste ano. Entre os participantes da pesquisa que moram no Rio de Janeiro, 42% respondeu que viajaria para outro local caso não houvesse a Maratona do Rio.
 

Estas estatísticas seguem comprovando que a Maratona do Rio é um evento que mobiliza fãs e praticantes de corrida de rua de todos os cantos do país. Os estudos registraram que o festival contou com participantes das cinco regiões, entre corredores e frequentadores. Depois da cidade do Rio de Janeiro, São Paulo apareceu com 15% do total do público, e 4% de Belo Horizonte. As pesquisas também registraram entrevistados de estados como Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, entre outros, e de municípios como Juiz de Fora, Londrina, Fortaleza, Campina Grande e Salvador.
 

Outros dados que chamam a atenção é que a faixa etária principal do público da Maratona do Rio 2023 foi dos 25 aos 44 anos (69%). Demais indicadores de destaque são que a maioria dos frequentadores do festival era formada por pessoas com graduação universitária (45%), optou pelo avião como meio de transporte para se deslocar ao Rio de Janeiro (53%), escolheu o hotel para a acomodação (60%) e permaneceu na cidade para o evento cinco dias ou mais (34%) – confira mais dados abaixo.
 

A 21ª edição da Maratona do Rio, realizada nos dias 8 a 11 de junho deste ano, reuniu cerca de 40 mil corredores em uma grande celebração esportiva com as provas de 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa (21+42k), mas que também contou com muitas outras atrações pela cidade. O evento ofereceu ao público uma ampla programação cultural de shows na Marina da Glória e intervenções artísticas da Maratona com Arte, lojas oficiais e ativações das patrocinadoras do evento na Casa Maratona, venda de produtos de marcas esportivas na Expo, Jantar de Massas especial no Rio Scenarium, entre outras ações.

Perfil geral dos frequentadores da Maratona do Rio

*Cidade onde mora (dados sobre corredores e frequentadores)

  • Rio de Janeiro (capital): 40%
  • Outras cidades e estados: 60% 

*Após o Rio de Janeiro, a cidade com mais corredores ou frequentadores na Maratona do Rio é São Paulo, com 15%, seguida por Belo Horizonte, com 4%

*Cidade onde mora (apenas corredores)

  • Rio de Janeiro: 27,5%
  • Fora do Rio de Janeiro: 72,5%

*Entre os corredores das provas de 21k e 42k, a porcentagem dos inscritos de fora da cidade do Rio de Janeiro é ainda maior: 85% do total

 

Estado onde mora

  • Rio de Janeiro: 43%
  • São Paulo: 22%
  • Minas Gerais: 15¨%
  • Pará: 2%
  • Demais estados: 18%


Faixa etária

  • 35 a 44 anos: 35%
  • 25 a 34 anos: 34%
  • 45 a 54 anos: 16%
  • 18 a 24 anos: 6%
  • 55 a 64 anos: 6%
  • 65 anos ou mais: 3%

     

Grau de instrução

  • Graduação completa: 45%
  • Pós-graduação/mestrado/doutorado: 34%
  • Ensino Médio completo: 20%
  • Até o Ensino Fundamental: 1%

*Meio de transporte utilizado para viajar ao Rio de Janeiro

  • Avião: 53¨%
  • Ônibus: 24%
  • Carro próprio: 19%
  • Carro (carona): 2%
  • Outros: 2%

*Pergunta realizada somente para moradores de fora do Rio de Janeiro

*Hospedagem escolhida para a estadia no Rio de Janeiro

  • Hotel: 60%
  • Locação de casa ou apartamento: 19%
  • Casa ou apartamento de amigos e familiares: 12%
  • Habitação própria: 4%
  • Hostel: 4%
  • Outros: 1%

*Pergunta realizada somente para moradores de fora do Rio de Janeiro 

*Período de estadia no Rio de Janeiro

  • 5 dias ou mais: 34%
  • 4 dias: 32%
  • 3 dias: 23%
  • Até 2 dias: 11%

Acompanhantes dos corredores ou espectadores na Maratona do Rio

  • Amigos: 46%
  • Familiares: 28%
  • Cônjuge: 26%
  • Sozinho: 16%
  • Grupo de assessoria de corrida: 4%

Confira abaixo um resumo dos principais números do estudo

Recomendação

  • Nove em cada dez participantes da Maratona do Rio 2023entre corredores e frequentadores, recomendariam o festival para amigos e familiares. 
  • 9,58 foi a nota média obtida na avaliação sobre recomendação, em uma escala de 0 a 10. O principal motivo apontado para a aprovação do evento foi a organização.
  • 87% foi o NPS (Net Promoter Score) obtido pela Maratona do Rio 2023, um índice considerado bastante alto e que avalia o grau de satisfação de clientes. 

*Corrida (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Premiação: 9,46
  • Chegada: 9,41
  • Percurso: 9,34
  • Hidratação: 9,26

*Este item foi avaliado somente por quem correu a Maratona do Rio, não incluindo frequentadores (espectadores, ou quem esteve presente nas áreas de lazer)

Evento (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Programação de shows: 9,30
  • Organização: 9,13
  • Satisfação geral com o evento: 9,08


Áreas do evento (notas médias, em uma escala de 0 a 10)  

  • Bosque: 9,40
  • Casa Maratona: 9,35
  • Village Maratona: 9,34
  • Expo (lojas) e Foodpark: 9,02

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

NIKE Introduz a Revolucionária Espuma REACTX no Lançamento do INFINITYRN 4

Avatar photo

Publicados

em

A nova tecnologia equilibra as necessidades de performance à preservação do planeta, reduzindo o impacto negativo das emissões de carbono

O que você precisa saber:

  • A tecnologia Nike ReactX estreia no modelo Nike InfinityRN 4. Ela ajuda a proteger o futuro do esporte, já que oferece aos corredores maior retorno de energia enquanto possui uma pegada de carbono mais baixa quando comparada à espuma Nike React.
  • A espuma ReactX é fruto de mais de cinco anos de pesquisas, desenvolvimento e testes, com o objetivo de descobrir um ponto de equilíbrio entre performance e impacto ambiental. O material passa por um processo de injeção, e não de moldagem por compressão. Com isso, a nova espuma oferece um maior retorno de energia, sendo mais sustentável que sua versão anterior, emitindo menos gás carbônico durante a sua produção.
  • Os materiais representam cerca de 70% da pegada de carbono geral da Nike. Avanços em escala no desenvolvimento de materiais sustentáveis vão influenciar todo o setor de moda esportiva a criar produtos mais responsáveis do ponto de vista ambiental. 

Quando comparada à espuma Nike React, a nova ReactX foi estruturada para reduzir no mínimo em 43% a pegada de carbono de um par de entressolas. Isso se deve à redução da energia utilizada no processo de produção. Ao mesmo tempo, a espuma ReactX traz um retorno de energia 13% maior que a espuma React.

O equilíbrio entre performance e impacto ambiental atingido pela ReactX é um feito no mundo da engenharia do esporte de alta performance. A indústria tem dois métodos tradicionais de produzir espumas, que podem ser resumidos da seguinte maneira: injeção ou moldagem por compressão. O processo por injeção, de maneira geral, é mais simples, e por isso tem uma pegada de carbono mais baixa. No entanto, ele tende a oferecer menos devolução de energia e menos benefícios de desempenho. Por outro lado, a moldagem por compressão produz espumas mais responsivas, capazes de devolver mais energia, com a desvantagem de criar mais resíduos e usar mais energia ao longo do processo. Depois de mais de cinco anos de pesquisas, desenvolvimento e testes, a Nike conseguiu encontrar uma maneira de produzir a espuma ReactX pelo método de injeção, sem sacrificar a performance que ela consegue entregar.

O novo tênis combina a espuma ReactX com uma parte superior de Flyknit totalmente redesenhada. Isso permite máxima circulação de ar, ventilação, flexibilidade e contenção dos pés – tudo isso com uma gola de espuma que também traz sustentação. O tecido superleve utiliza, em média, 60% menos resíduos do que o processo tradicional para produzir a parte superior dos tênis. Além disso, a parte superior atualizada tem volume aumentado na região dos dedos, um sistema de sustentação na região intermediária dos pés e um forro resistente à água. 

Por fim, o solado do InfinityRN 4 apresenta o padrão Waffle (inspirado numa máquina de waffle invertida) que oferece excelente tração, além de trazer um design semelhante a uma cadeira de balanço, moldado para proporcionar maior suavidade e flexibilidade à sua passada. Além disso, a base inferior do tênis é mais larga para trazer maior estabilidade.

SERVIÇO

Para uma experiência mais ajustada e confortável, a Nike recomenda escolher um número maior que o tamanho frequentemente usado pelos corredores. A partir de amanhã (16/08), o Nike InfinityRN 4 estará disponível exclusivamente para membros em Nike.com, Centauro.com e lojas Nike. A partir do dia 30 de agosto, o produto estará disponível em revendedores selecionados.

INFORMAÇÕES EXTRAS DOS PRODUTOS:

NIKE INFINITYRN 4

  • Drop: 9 mm

MASCULINO

  • Peso: 353 gramas (tamanho 42)

FEMININO

  • Peso: 281 gramas (tamanho 37,5)

Por: Redação Runners Brasil

Continue lendo

Destaque

Tênis de Corrida Nike Zoom Pegasus 40: Paixão Pelo Brasil

Avatar photo

Publicados

em

Fala, runners!

Preciso compartilhar com vocês sobre esse tênis que eu achei simplesmente maravilhoso! É o Tênis de Corrida Nike Zoom Pegasus 40 da Seleção Brasileira. Assim que vi as fotos e li sobre suas características, fiquei completamente apaixonado por ele.

Primeiro, essa combinação de cores com as imagens da bandeira do Brasil é simplesmente incrível. Ele é superestiloso e, com certeza, chama muita atenção onde quer que você vá. As cores vivas e os gráficos são realmente impressionantes e mostram muito amor à nossa seleção nacional.

Além disso, o conforto parece ser algo excepcional nesse tênis. Imagina só ter um cabedal em mesh para manter meus pés bem arejados durante os treinos? Seria perfeito para as corridas em dias mais quentes. E essa ideia de ter mais espaço para os dedos no antepé é sensacional. Meus pés agradeceriam muito por isso, tenho certeza.

A tecnologia Flywire é algo que sempre me chama a atenção nos tênis da Nike, e vê-la integrada nesse modelo me deixa ainda mais animado. Tenho certeza de que ela proporciona um suporte incrível para os pés, o que é essencial para correr com segurança.

O único ponto triste é que, até agora, não tive a chance de comprá-lo ou usá-lo. Infelizmente, não o encontrei disponível aqui no Brasil, o preço lá fora está cerca de $ 140.

Vamos torcer para que ele fique disponível aqui no Brasil.

Por: Pablo Mateus

Continue lendo

Em Alta