Corrida & Carreira

O estado de atenção plena pela prática da corrida

Publicados

em

Por Edwiges Parra – Psicóloga, Palestrante, Professora, Instrutora de Mindfulness, Colunista da Revista Você RH e Maratonista.

UM BREVE CONTEXTO E REFLEXÃO

Quando falamos em habilidade atencional, nos referimos a capacidade de vivenciar a vida em todos os momentos e áreas em estado de consciência plena. Pode-se resume como trazer repetidamente a atenção para o que acontece no momento, mas de um modo especial: sem brigar a todo momento com a realidade, julgando-a e obtendo respostas comportamentais reativas por dificuldade de controlar seus impulsos.

Nos dias de hoje somos tomados por tantos estímulos externos, um mundo hiperconectado, trafegando o tempo todo informações, dados, conteúdos 24hs/dia seja pelas telas de computador, smartphones e tablets.

Ficamos mais plugados com o mundo e desconexos de si mesmos. O ser humano anda mais distante de sua consciência, do seu emocional, de sua alma e de seu corpo. Não é à toa, que o sofrimento psíquico-emocional que leva ao adoecimento mental vem crescendo de forma assustadora nos últimos tempos. Pessoas se sentindo, sozinhas, carentes, inseguras, incapazes e sem esperança.

Passamos muito tempo em uma espécie de transe, envolvidos em lembranças, fantasias e outros pensamentos, o que quase sempre nos atrapalhe. Convido a sair desse transe e caia na realidade. Se praticar atenção plena (Mindfulness), você poderá identificar suas crenças limitantes, seus julgamentos desmedidos, melhorar regulação emocional diante de pessoas, circunstâncias, situações e adversidades.

SIGNIFICADO DE ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS)

Atenção plena é um estado natural da mente, acessível a qualquer pessoa. Esse estado consiste no exercício de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, intencionalmente, numa atitude de maior aceitação e menos pré-julgamentos.

COMO PODEMOS PRATICAR ATENÇÃO PLENA PARA DESENVOLVER O FOCO NO MOMENTO PRESENTE, ACALMAR A MENTE E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA?

Existem duas formas de praticar o estado de atenção plena (Mindfulness), por meio de práticas formais e informais.

Práticas formais são técnicas ou exercícios de meditação mais estruturados para o treino da atenção plena, que exigem dedicação, tempo e um pouco de disciplina para incluirmos em nossa rotina diária.

Práticas informais se referem à aplicação do estado de atenção plena da vida diária, por exemplo, quando você executa atividades cotidiana (como escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça) dedicado atenção plena a ela, pode-se dizer que você está realizando uma prática informal.

E aqui por que não incluir atividades cotidianas como a CORRIDA? Eu uso a corrida como forma de conectar-me com os meus pensamentos, reconhecer as minhas emoções no momento, perceber a minha respiração, sentir as batidas de meu coração e conectar com cada movimento e sensação no corpo.

Um estudo feito em 2017, a técnica de Mindfulness (atenção plena) também ajuda na prática de atividades físicas. No caso da corrida, ela funciona como uma meditação ativa, sendo essencial para os corredores manterem o foco em diversos fatores. Como por exemplo, em suas sensações físicas, pensamentos e emoções.

COMO PRATICAR ATENÇÃO PLENA ENQUANTO CORRE?

Corra ao ar livre

Aqui você oportunidade ao ar livre, poder contemplar e se conectar com a natureza, que traz benefícios para nosso cérebro. No entanto, não vale nos treinos de tiros, ok?! Rsrs… Usemos os regenerativos, naquele pace amigo e soltinho! 

Não use fones de ouvido

Sabemos que correr escutando a playlist favorita, faz desse momento muito prazeroso. Porém, a prática da meditação requer atenção, e qualquer distração pode prejudicar os resultados de desenvolver habilidade atencional.

Mantenha o foco no seu corpo

Aqui já começa a nossa prática meditativa, coloco intencionalmente e com curiosidade o foco nas sensações presentes no seu corpo e cada movimento, passada. Logo, fique atento aos seus pés encostando no chão e aos movimentos dos braços indo para trás e para a frente. Observar esses detalhes traz ainda mais resultados.

Repare ao sentir uma sensação de dor ou desconforto

Ao se dar conta de alguma dor ou desconforto presente, busque desacelerar seu ritmo de corrida ou se for preciso pare. Por outro lado, se você estiver ciente disso e achar que consegue continuar correndo, pare e aumente gradualmente sua resistência.

Por fim queridos corredores, é por meio deste tipo de meditação temos a oportunidade de treinar nossa mente na habilidade atencional, ganhamos na medida que praticamos a capacidade de ter foco, produtividade, bom treino de regulação emocional, qualidade de vida e bem-estar que trará impactos positivos na vida pessoal e profissional.

Habitem seu corpo e sua mente!

Boas Corridas!

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile