Neurociência e a Corrida

Memória Saudável

Publicados

em

O exercício físico pode melhorar a sua memória e o processo de aprendizagem, pois a atividade física como um todo tem vários benefícios quando se trata da saúde mental, que vão desde melhorias na aprendizagem até à prevenção de doenças e atenuação dos efeitos do envelhecimento do cérebro.

O ato de exercitar-se aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões ocorrendo assim uma maior produção de neurônios e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células.

Ainda há muito que se aprender sobre os benefícios cerebrais do exercício aeróbico, porém já há evidências cientificas que a corrida diária por vários quilômetros a um ritmo moderado pode estimular o crescimento de novas células cerebrais.

Hoje sabemos que o exercício, especialmente exercício aeróbico, tem efeitos positivos sobre a função cerebral em várias frentes, que vão desde o sistema molecular até ao nível comportamental.

Benefícios para o cérebro:

  1. Eleva a quantidade de neurotransmissores;
  2. Promove a reparação celular;
  3. Melhora a memória;
  4. Aumenta a concentração;
  5. Melhora a capacidade de planejar e realizar tarefas.

Com isso:

  • O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue fornece oxigênio e glicose, que o cérebro precisa para a execução de tarefas como a atenção e concentração mental.
  • O regime de exercícios aeróbicos pode aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.
  • A atividade física intensa aumenta ainda a produção e a liberação de neurotransmissores, especificamente dois neurotransmissores comuns – glutamato e ácido gama-aminobutírico, ou GABA.
  • O exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.

Todos estes benefícios não são apenas para adultos, mas para as crianças também. O exercício é crucial para o cérebro em fase de desenvolvimento das crianças. Aqueles que fazem mais exercício tendem a obter melhores notas, uma melhor concentração, e até mesmo a obter uma melhor noite de sono. 

Pode ser difícil começar um programa de exercícios se você não se mantém ativo, mas tudo começa com a sua mentalidade: não pense no exercício como um mal necessário, mas sim como algo positivo que você faz por si mesmo por causa de todas as coisas que ele te devolve.

Por: Carlos Campelo

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile