Trail Running

Entenda porquê cada vez mais corredores trocam o asfalto pelo Trail Running

Publicados

em

O Trail Running é uma das diversas modalidades da corrida tradicional. Segundo a Internacional Trail Running Association (ITRA), trail running é uma corrida a pé, aberta a todos, em um ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas, florestas e até em locais cobertos por gelo e neve, com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas e, se essas existirem, não devem exceder vinte por cento da distância total do percurso.

O número de adeptos ao esporte cresceu consideravelmente nos últimos anos e inclusive já é reconhecido como modalidade do atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Corro na trilha há 20 anos aproximadamente, e posso garantir que a experiência de correr no meio da natureza é sensacional. Muitos dos corredores já cansados de fazerem seus treinos sempre com a mesma paisagem se apaixonam à primeira vista.  O contato da natureza, conhecer lugares incríveis onde só podemos chegar com as nossas pernas, e o cheiro do mato, são fatores diferenciais para quem sai do asfalto e experimenta se aventurar.

Dentre os diferenciais, podemos destacar que na trilha os seus pulmões não estão sujeitos a poluição das grandes cidades, o que faz com a corrida seja ainda mais saudável para o praticante.

Corredores cansam de correr sempre nos mesmos lugares, de fazer as mesmas provas e percorrer as mesmas distâncias.

Distâncias a percorrer no trail? Temos para todos os gostos!

Existem provas de 5, 10, 25, 30, 40 km, podendo chegar até as ultras 60, 80, 100, 200 e até 300 km … distâncias estas desafiadoras.

Falando em desafios …

…é o que mais temos!

Não só pelas opções de distâncias, mas também porque a variação do tipo de terreno pode dificultar bastante o deslocamento (pedras, lama, galhos, neve).Além disso, subidas e descidas também são uma característica do esporte, existindo provas onde o acúmulo de quilômetros subidos podem chegar a mais de 10km de subida vertical distribuídos ao longo de toda prova.  

Comparar o pace dos corredores na trilha é muito relativo; altimetria, clima, aclives e declives… tudo isso faz o pace cair. Nos primeiros treinos é comum que sua velocidade seja inferior a praticada no asfalto, mas aos poucos você se acostuma e entende que o melhor de tudo não é comparar o seu ritmo com o ‘’ vizinho do lado” e sim a superação pessoal.

A popularização do trail running deve-se também ao fato de poder ser praticada por pessoas de todas as idades. As ultras são dominadas por corredores experientes que trazem para as provas muitas vezes a sua experiência de vida.

Se você ainda não teve essa oportunidade, experimente. Tenho certeza que será um caminho sem volta.

Por: Sabrina S Schirmer

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile