Nutrição Esportiva

Corrida, Nutrição e Veganismo

Publicados

em

Olá! Sou Marcela Worcemann, maratonista, vegana e nutricionista esportiva! A partir de agora, escreverei para vocês sobre esses 3 assuntos, tudo junto e misturado!

Como a primeira impressão é a que fica, queria separar esse primeiro texto pra contar um pouco da minha história no esporte, veganismo e nutrição para que vocês me conheçam melhor.

O esporte sempre fez parte da minha vida e já fiz um pouco de tudo: patinação, ginástica olímpica, boxe, ballet, triatlhon, travessia aquática, yoga…. mas o esporte que me acompanha assiduamente há cerca de 18 anos é a corrida! Comecei a correr aos 18 anos e fui evoluindo nas distâncias até chegar a maratona. De lá pra cá já foram 5 e estou a caminho da maratona número 6!

Foi o esporte que me levou a nutrição e a nutrição que me levou ao veganismo, portanto todo esse pacote faz parte tanto da minha vida particular quanto profissional. É sempre um prazer enorme ter espaço para falar sobre esses assuntos que tanto amo e me dedico.

Veganismo e performance esportiva parecem assuntos que não se misturam, mas muito pelo contrário, a ciência e a prática têm nos mostrado cada vez mais que eles são um casamento perfeito. Como tudo na vida, existem sim alguns pontos de atenção, mas quando bem planejada, a alimentação a base de plantas pode ser uma excelente aliada dos atletas e esportista em geral.

A intenção dessa coluna não é militar sobre o veganismo ou atacar quem come carne, mas, de uma forma leve e educativa, mostrar seus benefícios para a saúde e performance esportiva contar o que a ciência tem falado sobre o assunto e mostrar casos práticos do veganismo no esporte. Não espero (só um pouquinho) que as pessoas virem veganas lendo meus textos, mas que parem alguns minutos para refletir sobre seus hábitos alimentares e abram a cabeça para testar novas possibilidades.

Os impactos positivos do veganismo são inúmeros, tanto no bem-estar animal, quanto na preservação do meio ambiente, e ainda na promoção da saúde humana. E a boa notícia é que você não precisa ser 100% vegano para aproveitar todos seus benefícios…. pequenas mudanças no dia a dia podem ter grande impacto na sua vida.

Espero que você aproveite meu conteúdo, me mande suas sugestões e, principalmente, quebre paradigmas e preconceitos sobre o veganismo no esporte.

Até a próxima!

Por: Marcela Worcemann

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile