Siga nossas redes sociais

Sua mente ON

Corrida com nossos melhores companheiros!

Avatar photo

Publicados

em

Endorfina associada com uma boa dose de ocitocina!

Caros corredores, é fato e sabido que a corrida como prática de atividade física regular e constante, faz bem tanto para saúde física e mental de todos.

Especialmente para as pessoas que tem características emocionais mais ansiogênicas ou até mesmo tenha um diagnóstico de transtorno mental como depressão, síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada.

Vale ressaltar que um dos hormônios liberados pela prática esportiva é a endorfina, uma vez que esta é responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e o tão esperado relaxamento que claro, vem depois! rsrs.

Além disso, para reforçar no seu engajamento esta atividade, é que ela é um ótimo aliado para conectar tanto a saúde física e mental num único momento. Os exercícios de aquecimento e a mecânica do movimento ajudam aliviar a tensão do corpo e relaxar os músculos.

Um exemplo dessa dinâmica acontecendo em um só momento, é que enquanto nós estamos nos movendo, os músculos vão trabalhando o destencionamento do corpo, principalmente depois de um dia de trabalho estressante ou até mesmo no acordar cedo para já começar com a energia renovada para o dia e este movimento ajuda a liberar endorfinas para o nosso cérebro.

AGORA QUE TE AJUDEI A REFORÇAR SEUS ESTÍMULOS MOTIVADORES PARA CONTINUAR PRATICANDO SUA CORRIDA, QUE TAL ACRESCENTARMOS UMA BOA DOSE DE OCITOCINA NISSO?

De acordo com os especialistas, o convívio entre humanos e cães aumenta a produção de ocitocina, serotonina e dopamina, diminui o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

A ocitocina em especial, conhecida como o ‘hormônio do amor’, incentiva e fortalece laços sociais. Um estudo realizado na University of South Australia pela Dr Janette Young, a relação entre animais de estimação ajudou na regulação emocional e estresse durante o período fatídico da pandemia.

Além disso, para a Psicologia sobre as terapias assistidas através dos nossos queridos e estimados companheiros de quatro patas, os cães. Muitos estudos começaram a surgir, a partir da curiosidade em tentar entender qual é o efeito emocional que os cães exercem na vida de seus tutores. No geral, percebeu-se que os benefícios são inúmeros, inclusive nos casos de pessoas com comorbidades físicas e mentais.

A partir dessas constatações, surgiu uma terapia complementar conhecida como cães terapeutas, que podem auxiliar no tratamento da ansiedade, pacientes com câncer, autismo, transtornos sociais diversos, pessoas hospitalizadas, com deficiência na aprendizagem, esquizofrenia, entre outros. Essa abordagem também é conhecida como “Cino” vem do grego que quer dizer “cachorro”. Sendo assim, a cinoterapia nada mais é do que a terapia feita com auxílio de cachorros.

IMAGINE JUNTAR VOCÊ, SUA CORRIDA E SEU CÃO?

Essa combinação da corrida e cachorros, não poderia ser melhor e vem ganhando adeptos desde a década de 90 e foi denominado como conhecido como canicross que consiste em praticar corrida lado a lado do seu melhor amigo, liberando endorfina pelo exercício físico e a ocitocina pela afetividade com nossos bichinhos peludos.

Esses hormônios produzidos e liberados pelo nosso organismo produzem uma sensação de prazer e bem-estar.

No entanto, assim como você começou a correr passando por todo ciclo inicial e evoluindo gradativamente, o seu cão também vai precisar e é importantíssimo avaliar se a raça dele é apropriada para lhe acompanhar na corrida.

O que os especialistas orientam é que se comece com pequenas distâncias e respeito o limite do seu cão. Mantenha-o sempre a sua frente ou no máximo ao seu lado permitindo que ele faça o ritmo do treino.

Antes de começar o recomendável é que se busque todas as informações necessárias para garantir que a corrida com seu cão seja segura e prazerosa, porque o que não queremos é transformar esse momento estressante!

Desejo boas corridas e mantenham Sua Mente On!

Por: Edwiges Parra

Em Alta