Trail Running

Como se recuperar dos treinos de maneira inteligente e evitar lesões

Publicados

em

Estamos cansados de saber o que devemos fazer para evitarmos as dores ou lesões, mas parece que sofremos com algum problema de amnésia quando se pensa nisso. Queremos correr, pedalar, levantar peso e ficarmos mais fortes … mas o que fazemos para recuperar nosso corpo? Seja esse esforço vindo do nosso esporte ou mesmo das horas sentados no trabalho e do estresse do dia a dia? Nada! Quer dizer … fazemos quando dá, quando aquela dorzinha aparece e lembramos (aquela amnésia desaparece  ) que devíamos ter incluído na nossa rotina de treinos os exercícios de recuperação.

Trabalho a mais de vinte e cinco anos na área, atualmente 90% das pessoas que me procuram são ativas e tem dores. Todas têm em comum a ausência de atividades que soltem a musculatura e as articulações. Muitos esquecem que o treino de recuperação está diretamente relacionado não só com a prática dos esportes, mas também com a qualidade de vida.

Podemos iniciar o processo de recuperação com três itens básicos: sono, alimentação e hidratação. Parece óbvio né? Mas muitos não se atentam a isso…

Infelizmente só isso não basta, e muito se pode fazer nesse sentido : uma boa soltura muscular por meio de massagem profissional , banhos de imersão no gelo , sessões de fisioterapia recovery ( com uso de botas de compressão pneumática por exemplo).No entanto sabemos que isso demanda tempo e dinheiro e não é a realidade de muitos.  Fazer o que então? Aí é que começa a confusão, porque você vai ouvir de tudo:

Alongue antes, alongue depois. Use rolo de espuma antes do treino, use o rolo de espuma depois do treino, não use faz mal. Faça mobilidade antes do treino, faça mobilidade depois do treino, não faça mobilidade é besteira. Confusão armada, na dúvida o praticante não faz nada e é aí que está o problema.

Muito treino, muito trabalho sentado, stress, sono ruim, músculos tensos, articulações que não se movem. O resultado disso você já sabe onde vai dar! Dor, lesão.

O ideal é que você procure um profissional que possa te orientar sobre qual tipo de atividade você deve fazer para se recuperar melhor. É importante entender que essa rotina deve ser criada, tem que ter dia e hora marcada , assim como os seu treino principal pois é isso que vai te dar vida longa no esporte.

Recomenda-se a realização de exercícios de mobilidade e alongamento, visando aumentar a amplitude articular e a redução das tensões. Com certeza isso irá minimizar as lesões e auxiliar na recuperação.

A rotina deve ser estabelecida e não criada somente quando o seu corpo reclama. Bons treinos!

Por: Sabrina Schirmer

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile