Ciência Prática

Coesão Social, Lesões e a Roda dos Ratos

Publicados

em

Você já parou para pensar em como nossa vida é literalmente corrida? A começar pela corrida nossa de cada dia… Sim, em geral seguimos um curso até nos tornarmos corredores e este caminho passa por um fenômeno social que nos leva a determinados comportamentos, muitas vezes inconscientes, que é a chamada coesão social, teoria de Émile Durkheim.

Emilie Durkheim é foi um Sociólogo, Filosofo e Antropólogo Judeu, considerado o Pai da Sociologia, segundo ele quanto menor for à divisão do trabalho nas sociedades maior será o vínculo dos indivíduos com o grupo social, coesão pode ser definida como o grau de consenso dos membros de um grupo sobre a percepção de pertencer a um projeto ou situação comum.

Tu já paraste para pensar como chegou até a corrida? Provavelmente alguém do seu círculo de amigos, em determinado momento, o convidou a participar de alguma prova, seja como diversão ou com o intuito de perder peso (conceito totalmente errôneo que pensamos sobre este exercício) e lá se foi você sempre pensando em melhorar performance a cada passo.

No geral corremos no início de qualquer jeito, somente com a orientação dos amigos, que nos leva a superarmos todos os dias nossos limites, levando a volumes cada vez maiores de prova, chegando nos 5kms, depois 10km, após 21kms e seguindo em 42kms acima, até entramos em over training, fratura por estresse e temos que parar o que amamos fazer por um tempo.

Entramos na chamada “roda do rato” em um caminho inverso ao que poderíamos fazer de manheira mais segura, da lesão para o ortopedista, do ortopedista para o Fisioterapeuta, do Fisioterapeuta para um Profissional de Educação Física especializado em corrida de rua, e por fim a indicação para trabalho de treinos de força, todo este caminha poderia ser encurtado.

Provavelmente você está na faixa etária entre 25 e 55 anos, casado ou casada, uma vida estável financeiramente e procurando saúde e performance, pode ou não ter filhos, ser homem ou mulher, mas no geral quer mesmo é ótimos bons tempos na corrida de rua, esporte que ama e provavelmente investe, principalmente após o processo da “roda dos ratos.”

O retorno as corridas após esta fazem sempre varia entre falta de ritmo e a indagação do porquê não consigo a mesma performance de antes, a resposta está na fisiologia, onde o condicionamento neuromuscular tem queda mais acentuada que o cardiorrespiratório, por isso a sensação de ter pulmão, e falta de pernas.

Primeiramente você terá que reorganizar todo seu tempo, encaixar o treino de força, ele te dará toda proteção neuromuscular para cumprir as cargas de treino aeróbio, ou seja, para ir mais longe na sua corrida você terá que ser cada vez mais forte. Dos 8 aos 80 tenha consciência, você será levado pela multidão, para correr mais terá que ser inteligente.

Por: Eduardo Barbosa

Treinador e corredor @edurun

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile