Trail Running

Alimentação e hidratação durante uma ultramaratona

Publicados

em

Dicas que poderão auxiliar no seu desempenho!

Ultramaratonas exigem amplo conhecimento do próprio corpo e suas reações, para que se comporte bem e com segurança, ao longo das horas de esforço que a competição exige. Antes de mais nada, o atleta deve estudar o percurso da prova, regulamento, entender os tipos de terreno, clima, equipamentos necessários, horários de corte, pontos de apoio, que irão ou não fornecer alimentação e hidratação, de qual tipo (quente ou fria, doce ou salgada), entre outros aspectos.

A depender das características, as competições de longa distância, passam facilmente de 12h ou mais de duração, ou seja, é extremamente importante ter um planejamento alimentar adequado, que forneça a quantidade de energia necessária para a manutenção do esforço prolongado.

Vale lembrar que cada atleta tem a sua necessidade nutricional diferente e que antes de mais nada, consulte um(a) nutricionista para tirar suas dúvidas e adequar sua dieta de forma personalizada.

Porém, algumas questões devem ser levadas em consideração, como a escolha dos alimentos que levaremos para a corrida. Durante o processo de treinamento, sempre indico aos meus atletas que façam testes com aqueles que pretendem utilizar no dia da prova, evitando assim qualquer tipo de mal estar. Acostumar o corpo com o tempo de mastigação, ingestão e digestão, faz com que tenhamos noção de como o corpo irá reagir quando houver o consumo.

Em geral, as competições de ultramaratona oferecem pontos de apoio com diferentes opções de alimentação, ou até mesmo, permitem que um carro de apoio forneça o que for necessário para a melhor performance do atleta. Mesmo assim, é indicado levar em sua mochila de hidratação, além de água pura, eletrólitos em pó que irá auxiliar para o melhor equilíbrio dos níveis de sódio, potássio e magnésio do corpo, géis de carboidrato, barras energéticas, frutas secas, algum tipo de alimento que contenha sal, bebidas esportivas, entre outras opções que estejam de acordo com os gostos e desejos do participante.

Por falar em hidratação, sabemos de sua importância em nosso dia a dia, então imaginem antes, durante e após uma prova de longa distância. É de extrema importância

que se mantenha bebendo água e/ou bebidas esportivas em intervalos regulares em todos estes períodos.

Sem água, nosso corpo não regula de forma eficaz a temperatura corporal, perde a capacidade de transportar nutrientes e oxigênio para as células, eliminar toxinas e manter a saúde dos tecidos e articulações.

Com o passar do tempo, perdemos mais água e eletrólitos através do suor, aumentando assim o risco de desidratação e dos problemas de saúde relacionados, como queda da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, fadigam tontura, náuseas, dores de cabeça, desmaios e até mesmo, em casos mais graves, morte.

Evite riscos desnecessários, converse com seu/sua nutricionista, entenda com o treinador(a) as características da competição, estude o regulamento, faça um bom planejamento e principalmente, teste tudo antes da prova. Com certeza as chances de chegar até o final saudáveis e cheios de energia aumentam muito!

Bons treinos!

Por: Raphael Bonatto

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile