Corrida e Dermatologia

A saúde da pele do corredor

Publicados

em

Nessa matéria focamos nossas atenções para colocar luz na saúde do homem a pele não pode ficar de fora.

A principal medida de saúde da pele de qualquer pessoa é sem dúvida nenhuma o uso de FILTRO SOLAR! Ação simples de cuidado que previne o câncer de pele, mas também as manchas e o envelhecimento precoce, que resulta em flacidez e rugas muito antes do previsto. A busca por produtos práticos e fáceis de aplicar é fundamental para garantir a adesão. O uso de protetores específicos rosto e o corpo é a dica número 1! Para o rosto os filtros fluidos e até com algum grau de pigmento (tonalidade cor da pele que aumenta a proteção) são os mais indicados. Existem apresentações em bastão que costumam agradar muito o público masculino e possuem altíssima proteção à água e ao suor, não escorrendo nos olhos- minimizando essa queixa tão frequente. Para quem tem cabelos ralos ou calvície os filtros fluidos ou em spray facilitam a aplicação e não deixam a área branca. Já para o corpo os mais recomendados são em spray, loção ou gel-creme. Esses deixam a pele mais sequinha e diminuem a incidência de acne nas costas, peito e braços, que é muito comum no uso repetitivo do filtro solar.

O cuidado com a proteção física é o uso de acessórios que fazem uma barreira à radiação solar e ampliando a proteção do filtro solar. Viseiras são opções leves e funcionais, mas para quem tem cabelos muito claros e ralos o boné faz uma proteção mais efetiva. Existem produtos com uma trama específica no tecido que confere uma proteção solar
50+, mesmo após lavagens, que são excelentes complementos, porém não substituem o uso do filtro solar tópico. Os óculos de sol oferecem conforto com as lentes adequadas para a luz de cada momento, mas também a proteção UV das retinas que evita danos oculares e melanoma de retina. Esses acessórios deixam nossas corridas confortáveis e protegidas.
E por falar em acessórios, as roupas dry fit adequadas para a corrida em tecidos respiráveis sintéticos e o uso de vaselina sólida e cremes antiatrito evitam as dolorosas assaduras nos mamilos e virilha. No pós treino evite permanecer com as roupas molhadas que favorecem crescimento e instalação de fungos na virilha e nos pés. Cuide do corte das unhas e fique atento ao trauma nessas regiões porque as lesões facilitam a infecção por fungos que, uma vez instalados nas unhas, as tornam um reservatório de infecção e causam micoses com vermelhidão, descamação, bolhas e coceira nos pés sempre que nossa imunidade baixa a guarda.

Autoestima é um reflexo da saúde como um todo por isso vamos também falar em procedimentos dermatológicos estéticos que dão um up na confiança dos homens. A toxina botulínica faz um relaxamento dos músculos do rosto responsáveis por causar as rugas de expressão como as linhas da fronte, entre as sobrancelhas, que dão um aspecto de brabeza e pesam o semblante e os pés de galinha, que são as rugas ao redor dos olhos. Esse é um procedimento de 15 minutos realizado em consultório com resultados surpreendentes e naturais se bem executado. Outra queixa comum são as rugas do sorriso ou rugas de wi fi que costumam surgir por flacidez das bochechas e muito precocemente em pessoas com baixo percentual de gordura corporal. Essa condição pode ser tratada e prevenida com a injeção de bioestimuladores de colágeno que devolvem a firmeza e viço à pele sem estigmas de mudança de formato ou exageros. Além disso as manchas, poros e linhas finas podem ser tratadas com lasers de rápida recuperação em 6-12h. Enfim, é perfeitamente legítimo e possível que homens se cuidem e otimizem aspectos que desejam corrigir com resultados naturais e elegantes. O cuidado da pele faz parte do autocuidado que temos com nosso corpo como praticar esportes, cuidar da dieta e buscar uma rotina de sono reparador. Lembre-se que o barato pode custar muito caro e que profissionais capacitados nunca prometem milagres e soluções mágicas!

Por: Dra. Gabriela Maldonado – Dermatologista

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile