Trail Running
A Cultura Trail: EUA vs Europa

Publicados
3 anos atrásem
De
Manuel Lago
Muitos atletas brasileiros de Trail Run sonham em participar das grandes provas internacionais espalhadas pelo mundo, as icônicas UTMB e Western States e todas as demais que acompanhamos através de vídeos e fotografias incríveis nas redes sociais. É tudo tentador e agora mesmo, já estou com vontade de parar de escrever esse texto, abrir uma Pringles com uma cerveja gelada e assistir o Live Coverage de alguma prova que estiver rolando no hemisfério norte. Mas voltemos ao foco do texto…
O Trail Run é muito diferente nos 2 grandes centros mundiais ou alguém acha que é tudo farinha do mesmo saco? A característica das comunidades de atletas norte-americanos e europeus é muita distinta e já começa no modo de se vestir.
Os norte-americanos preferem shorts curtos, aqueles de 3 ou 2 polegadas de comprimento e na maioria das vezes, sem camisa (ou no caso das mulheres, só o Top). Já os europeus, curtem mais as calças capris (aquelas que terminam logo abaixo do joelho ou as bermudas / Shorts que tem algum tipo de compressão. Além disso, também são adeptos de meias altas.


Chega a ser engraçado, nas minhas andanças por esses 2 centros, dá pra confirmar o impacto que ídolos provocam em seus fãs. Alguém conhece o Anton Krupicka? Pois é, ele quase sempre corre sem camisa (mesmo em temperaturas baixas) ou está usando camisa de botão!!! Isso mesmo que você ouviu, camisa de botão! Não se espante em chegar numa prova no Colorado, EUA e se deparar com vários atletas com a mesma indumentária. É o impacto que um ídolo promove! Cria tendências! Eu até hoje ainda não usei esse tipo de camisa numa prova, mas prometo que vou comprar uma, silkar minha marca e meus patrocinadores e alinhar numa prova. De preferência numa que o Krupicka esteja e fazer aquela blogueiragem: Gêmeos Univitelinos rsrsrsrsrsrs
Uma outra característica, é o tamanho e o local onde se prende o número de peito. Os norte-americanos, se precisar, cortam o número todo no menor quadrado possível e prendem-no ao short, em cima de uma das coxas. Já os europeus, são aqueles números maiores, um grande retângulo preso ao centro da blusa com enorme visibilidade. Você já teve a oportunidade de usar as duas versões? Gostou mais de qual? Deixa seu comentário depois, me dá uma moral aí!!!!
Os postos de controle também diferem bastante entre as regiões. Na Europa, normalmente as bebidas são em temperatura ambiente, há frutas mas há muito queijo e salame. Do lado oposto, nos EUA há vários daqueles chocolates Twix, snickers, M&M´s além de bacon, burgers e pizza. Na minha concepção, o mais importante é que aquela coca-cola nos EUA, estará estridentemente gelada! E que diferença faz! Já bebeu coca-cola quente? Não lembrou xarope? E já foi num nutricionista que disse pra você que coca-cola faz mal? Pois é… Cadê aquele comentário maroto pra me dar mais visualização rsrsrsrsrsrs Além disso, existe uma logística bem antagônica na localização dos postos de controle, uma vez que normalmente na Europa, você demora mais a chegar de um posto a outro, enquanto que nos EUA, a distância entre eles é menor. Às vezes, isso deve-se ao tipo de terreno do percurso, às vezes por dificuldade de acesso ao percurso com carros, às vezes por questão de opção mesmo.

Talvez o fator mais polêmico que diferencie essas culturas, seja a questão dos equipamentos obrigatórios. Antes que fiquem dúvidas: a segurança em todas as provas é primordial! Umas provas têm mais recursos enquanto outras nem tanto. Nas montanhas europeias, há muita formação de microclimas e grandes amplitudes térmicas, o que gera preocupação aos organizadores em saber que seus atletas terão material suficiente para se proteger do frio (maioria dos casos) até o socorro chegar. Note que nem todas as provas tem helicópteros de resgate. Portanto, indo para a Europa correr, prepare-se: casaco anorak, camisa 2ª pele, calça impermeável, luva, gorro, lanterna com pilha reserva, mochila de hidratação, kit de primeiros socorros, telefone carregado com chip local, cobertor de emergência… Tudo é checado na retirada do kit ou largada, em algum posto de controle e na chegada. Bem, ao menos deveria ser já que foi solicitado. Virando a moeda ao contrário, nos EUA, na maioria das provas, nem lanterna se pede, mesmo quando há previsão de correr no escuro. Acredito eu, que lá eles se baseiam que o cidadão é consciente dos seus deveres saberá a importância de cada item e ao mesmo tempo tomar a decisão que mais lhe parecer correta. Normalmente, recomenda-se que o atleta tenha experiência prévia em provas similares. Num outro aspecto, como disse anteriormente, nos EUA, os postos de controle são mais próximos em geral, o que facilita o controle de segurança. Além disso, várias provas longas, tem seu percurso em Loops, outro fator a facilitar o controle de segurança.
Já quase acabando aqui de escrever, mas estou louco pra dar aquela conferida na minha última postagem do Instagram e conferir quantos likes eu obtive rsrsrsrs e tentando me lembrar do que eu ia falar, a memória falha mas não tarda!
Medalha? Finisher? O que tem de diferença? Pois bem, na Europa, muitas vezes ganhamos um colete ou casaco de finisher e outras vezes uma medalha mesmo. Já nos EUA, temos canecas ou brindes artesanais sendo oferecidos, mas as medalhas são raras. O que não é raro, são as fivelas de cinto para quem corre as provas de 100 milhas!
Mas ML, e no Brasil? Agora eu preciso descansar do meu longão e colocar um pouco de gelo no meu calcanhar, então quem sabe na próxima edição eu não fale sobre as características das provas Trail no Brasil?
Curtiu? Você prefere prova nos EUA ou na Europa? Deixe seu comentário e eu te dou aquele like!
Bons treinos!
Por: Manuel Lago

Você pode gostar
Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia
Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma
Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
Centauro Desbrava chega a Campinas com percursos de 5 km e 10 km
NIKE VAPORFLY 4: A EVOLUÇÃO DO SUPERTÊNIS QUE REVOLUCIONOU A CORRIDA
Da cidade à montanha: o mais novo e compacto relógio outdoor da Polar, o Grit X2, foi feito para se movimentar com você
Trail Running
World Trail Races chega ao Nordeste: Pipa (RN) será o palco da primeira etapa da liga na região
WTR reforça sua expansão nacional e leva a experiência de trail run e MTB para o Rio Grande do Norte

Publicados
2 meses atrásem
22/05/2025De
Pablo Mateus
A World Trail Races (WTR), referência em esportes de montanha no Brasil, anuncia sua primeira etapa no Nordeste. Em 2026, Pipa, no Rio Grande do Norte, será o cenário de uma experiência esportiva única, marcada para os dias 2 e 3 de maio. A escolha dessa data estratégica, devido ao feriado de 1º de maio, visa facilitar a participação dos atletas e atrair visitantes para esse destino turístico paradisíaco, reforçando um dos pilares da liga de turismo esportivo.
A WTR tem mostrado um crescimento significativo ao longo dos anos, com um aumento de 65% no número de participantes de 2022 para 2024. Esse crescimento reflete a expansão da liga em diversas regiões do Brasil, com a realização de etapas em cidades como Nova Lima (MG), Miguel Pereira (RJ), Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Arraial do Cabo (RJ). “Estamos muito satisfeitos em dar esse passo importante ao levar a WTR para o Nordeste. Essa expansão é reflexo da crescente demanda por eventos de trail run e mountain bike, e também do nosso objetivo de expandir a WTR para todo o Brasil. Estamos ansiosos para levar a experiência WTR para Pipa e oferecer uma nova oportunidade para os atletas vivenciarem nossa marca em um dos destinos turísticos mais incríveis do país”, afirma Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

A realização desta etapa será em conjunto com duas empresas com sólida experiência na execução de eventos no Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte: HI Sports e Superação Eventos. Ambas possuem uma ampla trajetória no mercado e foram fundamentais para garantir que o evento seja realizado com a mais alta qualidade e credibilidade. “A parceria com a WTR fortalece ainda mais nossa atuação na região. Com nossa expertise local e o compromisso com a excelência, estamos prontos para entregar um evento de nível internacional, promovendo o esporte e o turismo de maneira sustentável”, destaca Stênio Bezerra, sócio da HI Sports.
- Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia
- Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma
- Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
- Centauro Desbrava chega a Campinas com percursos de 5 km e 10 km
- NIKE VAPORFLY 4: A EVOLUÇÃO DO SUPERTÊNIS QUE REVOLUCIONOU A CORRIDA

Pipa, localizada no município de Tibau do Sul, é reconhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos. Em 2024, o Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 27,2% na chegada de turistas internacionais, totalizando mais de 25 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo. A realização da etapa da WTR em Pipa visa não apenas promover o esporte, mas também contribuir para o desenvolvimento do turismo local, atraindo atletas e turistas de diversas regiões.
Ao combinar os desafios do trail run e mountain bike com novos destinos, a WTR reforça sua missão de oferecer aos participantes e visitantes uma experiência única. Além da competição, atletas e turistas poderão aproveitar as diversas opções de lazer que Pipa oferece, como trilhas, passeios de barco, arvorismo e, claro, a gastronomia local, famosa pelos pratos típicos do litoral nordestino.
O apoio das autoridades locais também tem sido essencial para a realização deste evento. “A realização da WTR em Pipa representa mais um passo importante na consolidação do município como polo de eventos esportivos de relevância nacional e internacional. É uma oportunidade de mostrar ao mundo nossas belezas naturais, nossa infraestrutura e a receptividade do povo de Tibau do Sul”, afirma Valdenício Costa, prefeito de Tibau do Sul.

A World Trail Races é uma liga de esportes de montanha que combina desafios esportivos de alta performance com a preservação e valorização das belezas naturais do Brasil. Ao longo de sua história, a WTR tem se consolidado como uma plataforma de impacto positivo, promovendo a integração entre esporte e turismo e incentivando a sustentabilidade.
Com a inclusão de Pipa em seu calendário, a WTR segue sua trajetória de crescimento, garantindo que mais atletas e turistas possam viver a emoção das provas em lugares inesquecíveis.
A Liga WTR conta com o patrocínio de grandes marcas como Heineken, VIVO, The North Face, Ford e Vale, que trazem seu apoio para garantir o sucesso do evento. A WTR também conta com o apoio de Mombora e Vono, parceiros que estão juntos na missão de levar o esporte e o turismo a novos patamares no Brasil.
Para mais informações visite www.worldtrailraces.com.br ou siga nas redes sociais: @worldtrailraces.
Por: Runners Brasil
Trail Running
WTR Arraial do Cabo une esporte de montanha e conexão com a natureza neste sábado (24) no RJ
Com inscrições esgotadas, 1.500 atletas de Trail Run participarão da etapa mais tradicional da Liga WTR
Competição terá três distâncias Short 6km, Mid 21km (solo ou dupla), Long 30km, além da Kids Race

Publicados
2 meses atrásem
22/05/2025De
Pablo Mateus
A World Trail Races chega a Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, neste sábado, 24. A 10ª edição da prova, a mais tradicional da Liga WTR, é uma das etapas mais aguardadas do calendário pelo percurso desafiador e também pela paisagem paradisíaca do Caribe brasileiro. A terceira etapa da temporada terá largada na Praia Grande e os participantes percorrerão três distâncias: Short 6Km, Mid 21Km (solo ou dupla), Long 30Km, além da Kids Race.
Com inscrições esgotadas, serão 1.500 atletas de Trail Run de 15 estados do país e estão inscritos também 43 estrangeiros de 13 países, sendo a maior parte da França, Argentina e China.
“Arraial do Cabo tem um lugar muito especial na história da WTR – foi lá que realizamos a primeira etapa – e celebrar a 10ª edição neste cenário é muito simbólico. A cidade é um dos destinos turísticos mais desejados do mundo e oferecer uma experiência de Trail Run em meio a paisagens tão exuberantes, com trilhas entre o mar e a montanha, é um privilégio”, ressalta Gabriela Corrêa, Head de Marca da WTR. “Ano passado foram 10 anos da WTR como liga e, agora, comemoramos 10 edições dessa etapa tão marcante”, completa.
A WTR Arraial do Cabo é a única da temporada que oferece a opção de disputa em duplas (na Mid 21Km), e vale 5 mil pontos para o ranking anual. A etapa foi escolhida para receber essa dinâmica por reunir um percurso circular que passa por dentro da cidade, cenários deslumbrantes, terrenos exigentes e, assim, a procura tem sido crescente por essa categoria. Segundo os organizadores, o formato com a área de transição reforça o senso de comunidade, o compartilhamento da experiência e o apoio mútuo, que é justamente a proposta da prova: conexão com a natureza e com as outras pessoas.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Rodrigo Isaac, diretor da WTR e sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos explica como será o percurso desafiador. “Essa etapa é realmente única. O percurso mistura de tudo um pouco: areia fofa, single tracks desafiadores, descidas técnicas, trechos de paralelepípedo e estradões abertos — tudo isso em meio à vegetação intensa da Mata Atlântica. E o visual não fica atrás: ao longo da prova, os atletas passam por paisagens incríveis, como a escadaria das Prainhas, o mirante do Pontal do Atalaia, a Prainha e a Praia Grande, que é onde fica a nossa Arena. É uma etapa que entrega desafio, diversidade e um cenário de tirar o fôlego em cada metro.”

Conexão e respeito à natureza – Mais do que uma competição, a WTR traz um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. São 11 anos unindo esporte, sustentabilidade e consciência ambiental. As trilhas das provas recebem manutenção do time da Liga antes, durante e após o evento.
Na véspera da etapa (dia 23), das 14 às 17 horas, atletas, colaboradores e voluntários da comunidade local participarão de um mutirão de limpeza na Praia Grande. Será uma ação de coleta de resíduos, mas sobretudo de conscientização ambiental para mudança de hábitos e comportamentos, uma vez que a sustentabilidade é um dos pilares da WTR. Os voluntários inscritos receberão um kit especial pela participação na ação.
- Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia
- Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma
- Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
- Centauro Desbrava chega a Campinas com percursos de 5 km e 10 km
- NIKE VAPORFLY 4: A EVOLUÇÃO DO SUPERTÊNIS QUE REVOLUCIONOU A CORRIDA

“No ano passado a ação foi muito gratificante, mobilizamos 161 voluntários e em apenas 30 minutos retiramos 115kg das areias da Praia Grande. Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas é a nossa forma de retribuir a cidade e ajudar a preservar esse paraíso. Esse comprometimento de todos nos emociona porque cada atitude faz a diferença”, explica Gabriela Corrêa.
Além das ações socioambientais como gestão, separação e reciclagem dos resíduos gerados no evento, serão disponibilizadas inscrições sociais para que projetos esportivos possam levar crianças para a Kids Race. A prova criada para despertar nas crianças a paixão pelo esporte oferece uma experiência completa, todos recebem uma camiseta oficial da etapa, kit lanche e uma medalha, além de participar de aquecimento com recreadores e pintura facial.
Arena WTR aberta ao público – Montada na Praia Grande, a arena estará localizada em frente ao Quiosque Calamares e concentra todas as atividades da etapa, além de local de largada das provas. Aberta ao público terá área de alimentação, shows com banda local no palco Heineken 0.0, ativações dos patrocinadores, massagem gratuita e recovery com crioterapia para os atletas, além da WTR Store, onde são comercializados os produtos oficiais da Liga. A criançada poderá desfrutar também de várias atividades como pintura facial, brincadeiras com recreadores e aquecimento para a corrida.
A WTR Arraial do Cabo conta com o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo. A Liga tem patrocínio da Heineken 0.0, Vivo, Ford e The North Face e apoio Mombora e Vono. Realização AEESB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil) e promoção 213 Sports e Speed Eventos Esportivos. A etapa tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
WTR Arraial do Cabo – 24/maio
Local: Arena WTR – Praia Grande, Arraial do Cabo – RJ
7h – Largada da Trail Run Long
7h30 – Largada da Trail Run Short
7h45 – Largada da Trail Run Mid (solo e dupla)
8h30 às 9h30 – Show
10h às 11h – Kids Race
11h às 12h – Premiação Trail Run Short e Mid (duplas)
12h às 13h – Show
13h às 14h – Premiação Trail Run Mid (solo) e Long
14h – Encerramento da WTR Arraial do Cabo
Por: Runners Brasil
Trail Running
Maior circuito de corridas em trilha do Brasil volta a Campos do Jordão em junho
O Mountain Do Campos do Jordão promete agitar a Serra da Mantiqueira

Publicados
2 meses atrásem
09/05/2025De
Pablo Mateus
Depois de um hiato de cinco anos, o Mountain Do retorna a Campos do Jordão nos dias 14 e 15 de junho para provas de 20, 10 e 5 quilômetros com largadas e chegadas na Praça Pinho Bravo, no bairro Capivari. Realizada pela primeira vez em 2008 e parte do maior e mais antigo circuito de trail run (corridas em trilha) do Brasil, a prova fez parte do calendário até 2019 e agora promete voltar com força total.
“O Mountain Do tem como proposta oferecer provas premium em locais com grande beleza natural”, conta Euclides Neto, o Kiko, responsável pela organização do evento. “Desde a nossa primeira edição, tivemos um casamento perfeito com a Suíça Brasileira, como é conhecida Campos do Jordão”, completa.
- Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia
- Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma
- Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
- Centauro Desbrava chega a Campinas com percursos de 5 km e 10 km
- NIKE VAPORFLY 4: A EVOLUÇÃO DO SUPERTÊNIS QUE REVOLUCIONOU A CORRIDA

O local é um dos destinos mais procurados do país para o turismo de inverno, segundo dados dos sites de viagens Melhores Destinos e Decolar e a corrida acontece no fim de semana anterior ao início da temporada, marcada pelo feriado de Corpus Christi (19 a 22 de junho). “Os corredores terão a oportunidade de correr e fazer turismo em uma das cidades mais charmosas da Serra da Mantiqueira”, ressalta Kiko.
Os percursos valorizam o bioma da Mata Atlântica, com trilhas rodeadas de araucárias, bromélias, pinheiros e a presença do tangará-dançarino, ave típica da região. A programação oficial começa no sábado (14/06), com a entrega de kits e Expo Mountain Do, das 9h às 19h, no Hotel São Cristóvão e no domingo (15/06), a partir das 8h, será dada a largada para todas as distâncias.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Como já é tradição no Mountain Do, o kit atleta será bem recheado e incluirá uma mochila impermeável de 40 litros, boné, camiseta respirável e toalha alusivos ao evento, além do número de peito e chip de cronometragem. Todos os corredores que completarem a prova receberão um medalhão de participação e os campeões de cada categoria (geral e faixas etárias) serão premiados com troféus.
As inscrições já estão abertas com lote promocional e podem ser feitas no site mountaindo.com.br/trail-run/mountain-do-campos-do-jordao. O Mountain Do Campos do Jordão é uma realização da Sports Do, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal e apoio da Prefeitura de Campos do Jordão.
Serviço
Mountain Do Campos do Jordão
Data: 14 e 15/06/2025
Distâncias: 20, 10 e 5 km
Entrega de kits e Expo Mountain Do: 14/06 (sábado), das 9h às 19h no Hotel São Cristóvão (Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, km 45).
Largadas: 15/06 (domingo) 8h na Praça Pinho Bravo – Capivari
Premiação: a partir das 11h
Sobre o Circuito Mountain Do
Inspirado nas provas de revezamento e nas tradicionais competições dos Alpes europeus, surgiu em 2003 com a edição na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, em 2008 foi introduzida a etapa Costão do Santinho e, a partir de 2010, foi criada a Sports Do para expandir a marca. A internacionalização começou em 2012 com uma etapa no Deserto do Atacama (Chile).
Além de Campos do Jordão, o Circuito Mountain Do Trail Run terá ainda as etapas Fim do Mundo, na Patagônia Argentina (09/08), Costão do Santinho, em Florianópolis – SC (13/09), Pedra Branca, em São José – SC (05/10), Selva Amazônica, no Pará (08 e 09/11) e deserto do Saara, no Marrocos (28/11). O circuito conta ainda com uma etapa no formato expedição, marcada para os dias 20 a 26 de junho em Chamonix, na França.
Por: Runners Brasil

Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia

Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma

Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
Em Alta
- Destaque4 semanas atrás
Centauro Desbrava chega a Campinas com percursos de 5 km e 10 km
- Destaque4 semanas atrás
Maratona do Rio divulga pelotão de elite e aumenta a expectativa por quebra de recordes
- News4 semanas atrás
Strava na Maratona do Rio: 80 criadores de conteúdo vão compartilhar suas experiências na plataforma
- Destaque4 semanas atrás
Mizuno apresenta Neo Vista 2, a evolução do super trainer com foco na performance do dia a dia
Você precisa estar logado para postar um comentário Login