A maioria dos atletas tendem a treinar sua capacidade física, técnica e tática e acabam não conquistando os resultados planejados exatamente por não treinarem as suas emoções.
Não é apenas o recorde pessoal e sim tudo que se refere em conquistar um resultado, mesmo que seja apenas completar uma prova sem exigência de um tempo ou performance.
Por isso vamos falar das emoções.
Em princípio é saber que as emoções são o medo, a alegria, a raiva, a tristeza e o amor, são as reações instintivas do ser humano e acessadas via estímulos externos e internos. Enquanto os sentimentos são as formas de reação frente as emoções pelos valores pessoais que são importantes para o indivíduo.
É isso mesmo, sentimentos e emoções não são a mesma coisa.
Com esta constatação o atleta pode começar a conquistar os resultados desejados, focando nos sentimentos.
Os sentimentos são divididos em duas grandes vertentes os positivos e os negativos e surgem pelos valores frente as emoções. Os sentimentos que experimentamos são inúmeros e aqui seguem uma lista dos sentimentos mais marcantes que são os sentimentos negativos como irritação, hostilidade, baixa autoestima, depressão, procrastinação, desanimo, receio, frustração, ciúme, desespero e ansiedade, e os sentimentos positivos como gratidão, afeto, bem-estar, humor, alta autoestima, compaixão, confiança, empatia, esperança, paixão entre outros.
Todo dia são experimentos todo e quaisquer tipos de sentimentos, eles irão surgir em todos os momentos, inclusive nos momentos que são fundamentais para a realização do objetivo desejado.
Identificar os sentimentos mais marcantes são muitas vezes difíceis de identificar sozinho, porém possível fazer uma auto análise.
Para começar a fazer auto análise é estar atento aos sentimentos e um dos mais poderosos exercícios é responder as perguntas.
O que estou sentindo neste exato momento?
Como estou reagindo frente a este sentimento?
Este sentimento está me ajudando ou não?
Eu preciso deste sentimento?
Se não precisar deste sentimento comece então a treinar no que fazer para que ele não apareça naquele momento que mais for importante, naquela corrida alvo, naquela meta a ser batida, naquele recorde pessoal.
Como exemplo considere a seguinte frase “naquela subida eu vou quebrar”. Esta frase fará o atleta a sentir o que? Como será que o corpo dele reagirá? O sentimento irá ajuda-lo ou não? Ele realmente precisa deste sentimento? E esta frase “estou me sentindo bem e vou seguir exatamente como treinei” quais seriam as respostas para questões anteriores.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login