Corrida & Carreira

5 formas de trazer as qualidades da corrida para seu ambiente de trabalho

Publicados

em

Quem corre sabe que, além de se exercitar, está cuidando e trazendo inúmeros benefícios comprovados para sua saúde física e mental. Por trás do suor, técnicas de respiração, mobilidade, atividade aeróbica e muscular, mente equilibrada e saudável, está um ótimo recurso para o desenvolvimento humano e, por que não, profissional.

A prática do esporte possibilita que entremos em contato com nossas limitações, identificando as fragilidades. A nossa corridinha diária também nos ensina a lidar com desconfortos, frustrações e pensar em estratégias que nos ajudem a vencer e transpor desafios, não só melhorando nosso rendimento para a atividade física, mas também elucidando soluções para problemas do dia a dia.

A corrida nada mais é que uma maneira de recrutar sua inteligência emocional, desenvolvendo habilidades potenciais ligadas a todas as áreas da vida, seja ela pessoal, familiar ou profissional. É o momento em que é possível se conectar, com foco e atenção, aos sentimentos e vivências que podem te ajudar a ter destaque no trabalho, por exemplo.

A corrida como impulsionador do seu trabalho

Competições ou treinos de corrida são um perfeito paralelo do mundo corporativo. Isso porque os dois exigem coragem para começar (uma competição, uma carreira, a disputa por uma vaga, a conversa durante uma entrevista, o envio de um currículo, um treino nos dias de preguiça), o planejamento de metas, foco e dedicação nas atividades, investimento no próprio aprimoramento, conquista de objetivos e o reconhecimento deles.

No trabalho, correr também auxilia profissionais a serem melhores líderes, aumentarem sua produtividade, gerirem intercorrências e conviverem em equipe e, com constância, é possível que as corridas se tornem mais que aliadas à sua profissão, fornecendo qualidades também para equilibrar sua saúde mental.

Treinos de corridas estão entre os melhores lugares para desenvolver habilidades e aprimorar essas capacidades que, no ambiente de trabalho, se tornam qualidades e diferencial profissional.  Aqui ensino 5 formas de como você pode implementar as qualidades da corrida no seu ambiente de trabalho para torná-lo mais vívido e cheio de resultados. Sempre é hora de começar e observar ao seu redor!

1 – Defina objetivos

Quando decidimos e começamos a praticar corrida, definimos objetivos e metas, como por exemplo, se queremos melhorar nossa saúde, nos divertir ou buscar performance. Também é o momento ideal para entender o que depende do nosso esforço pessoal e o que vai precisar de outras pessoas, como orientação adequada, para ser realizado/conquistado a longo prazo. No ambiente de trabalho, ter essa organização e clareza mental possibilita traçar estratégias que vão ao encontro dos resultados esperados, criar parcerias e aumentar ou diminuir o ritmo do projeto.

2 – Trace planos e tenha disciplina

Esse é o momento de pensar em como tudo será colocado em prática para atingir o objetivo. Planejar seu dia a dia profissional é como se programar e preparar para correr uma maratona dentro do país ou fora. Vai te exigir disciplina, foco, atenção, ritmo e constância.

3 – Seja flexível (o famoso jogo de cintura)

As adversidades estão aí para que possamos ser testados e capacitados ao mesmo tempo, nos tornando mais hábeis em lidar com situações, cenários e pessoas. Quando corremos, podemos nos deparar com alguma dor não prevista e, por vezes, para cumprir o objetivo precisaremos nos adaptar, aprendendo a lidar com o desconforto. Avaliar obstáculos, refazer cálculos, analisar rotas, ou seja, ter um “plano b” pode ser necessário. Com rotina, você vai formulando esse mindset e entendendo que ser flexível também é uma maneira de enfrentar os problemas. Garanto que é só acreditar!

4 – Confie no processo

A única certeza que temos é que contratempos existem e vão surgir durante o processo, alguns com maior peso e outros com um grau menor. Entender que isso faz parte da sua jornada pessoal, profissional ou do seu desempenho esportivo, é colocar pensamentos e sentimentos de forma funcional e positiva enquanto se trabalham as metas. Acreditar que é possível virar o jogo é ter o melhor enfrentamento para transpor os obstáculos que vivenciamos diversas vezes na corrida, de uma prova a treinos, ou no ambiente profissional, lidando com gestores, clientes, prazos e altas demandas. Adquirir essa força motriz faz você ter a possibilidade de renascer e se reinventar na vida como um todo.

5 – Lide com as diferenças

Gosto muito de uma frase de Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros séculos do cristianismo: “Na essência somos todos iguais, nas diferenças nos respeitamos”. É preciso ter muito jogo de cintura/flexibilidade para lidar com a grande diversidade de pessoas, tanto nas provas de corrida, como nos treinos em grupos de assessorias. É neste cenário que temos a oportunidade de treinar a convivência, tolerância e a individualidade de cada um, levando essa vivência para seus próprios empreendimentos, em ambientes que você é colaborador, para empresas que você atua e no seu ambiente profissional como um todo.

Não é à toa que incentivo meus pacientes e clientes corporativos a correr. Corrida é vida, cada um com seu pace e ritmo, adquirindo e desenvolvendo suas habilidades. O mais importante é Sua Mente estar ON!

Edwiges Parra, Psicóloga organizacional e corredora amadora

@edwigesparra_psicologa

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Em Alta

Sair da versão mobile