Alongamento no esporte

conteiner-fones-de-ouvido-natureza-alegre-luz-do-sol-bonito_1303-3285

O alongamento no esporte

Durante muito tempo alongar fez parte da rotina de preparação da maioria dos esportes, até mesmo em algumas atividades laborais este hábito esteve sempre presente no dia a dia dos profissionais responsáveis pela saúde da empresa. Mas o que e porque  mudou?

A ciência do esporte evoluiu muito nas últimas décadas. Criou se vários instrumentos de mensuração do desempenho e houve uma sistematização dos parâmetros de treinamento. Com isto pode se dar o devido crédito à variáveis como força, flexibilidade, capacidade neuromotora entre outros.

Nesta onda surgiram os vários estudos que mostraram o real papel do alongamento em variáveis como desempenho no esporte, prevenção de lesões e postura. Houve muita polemica e discussão até que um norte fosse encontrado.

Hoje podemos falar que não existe correlação entre alongamento e boa postura. Existem outros fatores mais importantes como ativação muscular e consciência corporal na aquisição e manutenção da boa postura. Em relação aos esportes, existem aquelas atividades em que é importante ter uma boa flexibilidade e amplitude de movimento, em outros esportes como a corrida e ciclismo, em que as amplitudes de movimento são mais restritas e há uma necessidade de transmissão rápida de força o alongamento perde sua importância. Especialmente falando do trail run e corrida em montanhas onde o corredor enfrenta terrenos irregulares e necessita de mudanças rápidas de direção, ter um alongamento excessivo pode dificultar esta rápida transmissão de força e comprometer o tempo de reação do músculo.

Mas então pra que serve o alongamento? Toda vez que temos um músculo encurtado limitando o movimento e o corpo precisa deste movimento, neste caso o alongamento tem um papel importante. Observe que é uma situação específica e individual.

Se alongamento não previne lesões, o que vai prevenir? Existem vários estudos mostrando que o fortalecimento tem um papel importante na prevenção de lesões e aumento da performance. Outro fator que pode ser importante também é o aquecimento. Quanto mais específico for este aquecimento melhor, mais isto é um assunto para outra oportunidade.

Você vai encontrar várias dicas de fortalecimento e aquecimento no nosso curso corrersemlesao.com.br/online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.