Maratona de Berlim

maratonaberlin

Nesse próximo final de semana (24/09) acontecerá a Maratona de Berlim, por isso resolvi fazer um post sobre essa tradicional corrida.

Maratona de Berlim (atualmente BMW Berlin Marathon por razões de patrocínio) é uma corrida de 42,195 km disputada anualmente nas ruas de Berlim por milhares de corredores, normalmente no mês de setembro, aberta a atletas em geral, profissionais ou amadores, o que lhe dá a designação de corrida de massas.

Criada em 1974 por um grupo de atletas do clube SC Charlottemburg, sua primeira edição foi disputada por apenas 286 atletas, com um percurso quase integralmente dentro da floresta de Grunewald, uma área em volta de Berlim Ocidental. Hoje, depois de ganhar as ruas da cidade e do fim da divisão de Berlim, ela é uma maratona muito rápida e de alto nível atlético, por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano, sem grandes elevações. Seus altos prêmios em dinheiro atraem anualmente alguns dos melhores maratonistas do mundo de ambos os sexos. Uma das maiores corridas de rua do mundo, em 2008 por exemplo ela teve a inscrição de 40.827 corredores de 107 países, 35.913 chegadas oficiais e mais de um milhão de espectadores nas ruas. Junto com outras cinco provas, ela forma a World Marathon Majors, um conjunto de importantes maratonas ao redor do mundo, que oferece 1 milhão de dólares em prêmios a serem divididos entre os principais competidores de elite, homens e mulheres, em cada uma delas.

O evento é dividido por dois dias de um fim de semana. No sábado, patinadores – cerca de 8 mil deles – cadeirantes, caminhantes, marchadores e ciclistas com deficiências que correm em bicicletas especiais, disputam uma prova no mesmo percurso e distância da maratona do dia seguinte. Uma corrida para crianças, com um décimo de distância da maratona – 4.219,5 m – também é disputada.

Em 2014, o queniano Dennis Kimetto estabeleceu um novo recorde mundial para a distância nesta maratona, com a marca de 2:02.57, a décima vez que um recorde mundial foi batido em Berlim e o sétimo deles na prova masculina.

Percurso

Demarcado todo dentro da metrópole de Berlim, o percurso da prova começa e acaba próximo ao Portão de Brandemburgo. Por causa da divisão da cidade antes da reunificação da Alemanha, até 1989 ele era limitada à área de Berlim Ocidental. Na edição de 1990, após a queda do Muro, os atletas puderam finalmente atravessar Brandenburgo e a cidade unificada viu corredores passarem por suas duas metades. Um grande número de alemães que participou desta prova cruzou Brandenburgo com lágrimas nos olhos.

Atualmente, após deixar Brandemburgo, o percurso passa por Charlottenburg, contorna o Tiergarten e se dirige ao sul para Friedrichshain. Neste bairro, vira à oeste e passa através de Schöneberg para Steglitz e Zehlendorf, onde vira para o norte de volta em direção ao centro de Berlim. Contornando novamente Schöneberg, o percurso termina fazendo um círculo completo, atravessando novamente o Portão de Brandemburgo até a linha de chegada.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Corridas pelo mundo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s