A fadiga é descrita como a incapacidade de continuação e manutenção da intensidade de alguma atividade ou exercício físico. Ela é a principal responsável pelo cessamento de esforços físicos em atletas, que sempre tentam diversos protocolos para atenuar essa sensação.
Por isso, no post de hoje darei 5 dicas que podem auxiliar na redução da fadiga e melhora de sua performance.
✔️Consuma carboidratos: iniciar a prática de exercícios com um bom estoque de glicogênio muscular é fundamental para melhora do desempenho e redução da fadiga. Por isso, consuma-os de acordo com suas necessidades e tolerância. O consumo de carboidratos durante provas longas (duração maior que 60 minutos) pode atrasar a fadiga.
✔️Tenha uma alimentação balanceada: a nutrição ótima do atleta é um dos principais aspectos que influenciam positivamente a atenuação da fadiga. Por isso, é bastante recomendada a ingestão de macro e micronutrientes nas quantidades ideais, pois eles atuam na produção de energia, na síntese de tecidos, na produção de hormônios, como co-fatores enzimáticos e antioxidantes diretos. Todos esses aspectos são essenciais ao atleta, que possui uma demanda nutricional maior, devido ao desgaste fisiológico nos treinos.
✔️Beba água: iniciar a prática de exercícios desidratado pode gerar a sensação de cansaço e letargia, piorando o desempenho e antecipando a fadiga.
✔️Descanse: a fase de recuperação muscular ocorre no período de descanso. Portanto, iniciar a prática de exercícios com o tecido muscular totalmente recuperado fará com que a fadiga seja diminuída.
✔️Suplementos alimentares: existem alguns suplementos que podem auxiliar na melhora da performance, do rendimento e redução da fadiga do atleta, como a creatina e a beta-alanina em algumas modalidades, por exemplo. Porém, para a ingestão segura com as doses recomendadas, é necessária a orientação de um Nutricionista.
Instagram: @ariciamotta